10 Remédios Caseiros para Eliminar Fungos nas Unhas dos Pés e Mãos (Onicomicose)

Os fungos presentes nas unhas, também chamados de onicomicose, são uma infecção fúngica muito comum que acomete as unhas dos pés, e em menor grau, as unhas das mãos.

O sintoma mais visível é uma descoloração branca, castanha ou amarela de uma ou mais unhas.

O problema pode espalhar-se e fazer com que as unhas engrossem ou se tornem quebradiças.

Fungos Nas Unhas Dos Pés (Onicomicose)

Dermatófitos Causadores

Trichophyton rubrum é o dermatófito mais comum envolvido na micose de unha (onicomicose).

Outros dermatófitos que também podem estar envolvidos no evento são: T. interdigitale, Epidermophyton floccosum, T. violaceum, Microsporum gypseum, T. tonsurans, e o  T. soudanense.

Outros patógenos causadores incluem a Candida e alguns fungos não dermatofíticos (nondermatophytic molds), em especial as espécies Scytalidium (nome recentemente alterado para Neoscytalidium), Scopulariopsis, e Aspergillus

As espécies Candida causam o problema principalmente em pessoas cujas mãos estão muitas vezes submersas em água.

Remédios Caseiros Para Fungos Nas Unhas Dos Pés (Onicomicose)

Seja época de sandálias ou não, o fungo das unhas dos dedos dos pés normalmente não é o que você quer ver quando olha para seus os pés, apesar da situação também poder ocorrer nas mãos.

Felizmente, existem muitos tratamentos que pode testar!

Os antifúngicos orais de prescrição, como a terbinafina (Lamisil) ou o fluconazol (Diflucan) são as opções médicas tradicionalmente utilizadas para tratar os fungos das unhas.

Estes tratamentos são muitas vezes eficazes, no entanto podem por vezes causam sérios efeitos colaterais que vão desde a simples dor de estômago e tonturas até graves problemas de pele e icterícia.

Devido a esse possível efeito colateral, muitas pessoas optam pelo caminho natural, optando por alguns remédios caseiros.

De seguida estão listados os 10 tratamentos caseiros mais eficazes e comprovados pela ciência.

Vicks VapoRub

Vicks VapoRub Combate Fungos Nas Unhas Dos Dedos Dos Pés Onicomicose

O Vicks VapoRub é uma pomada tópica. Embora concebida para a supressão da tosse, os seus ingredientes ativos, cânfora e óleo de eucalipto, podem ajudar a tratar o fungo presente nas unhas dos dedos dos pés.

O que Procura?
Tomar vitamina D para Combater o Resfriado Comum?

Um estudo realizado em 2011 concluiu que o Vicks VapoRub teve um “efeito clínico positivo” no tratamento da onicomicose. Para usar, aplique uma pequena quantidade de Vicks VapoRub na área afetada pelo menos uma vez por dia.

Extrato de Ageratina (snakeroot)

Ageratina Pichinchensis

O extrato da folha Ageratina (snakeroot), da espécie Ageratina Pichinchensis é um antifúngico feito de plantas da família do girassol.

Um estudo realizado em 2008 mostrou que o remédio é tão eficaz contra o fungo das unhas quanto o medicamento antifúngico de prescrição ciclopirox.

No estudo, o extrato de Ageratina Pichinchensis foi aplicado na área afetada três vezes durante o primeiro mês, duas vezes por semana durante o segundo mês, e uma vez por semana durante o terceiro mês.

Óleo da árvore do chá

Óleo Essencial Da árvore Do Chá

O óleo essencial da árvore do chá, conhecido cientificamente como Melaleuca alternifolia, é um óleo essencial com capacidades antifúngicas e anti-sépticas incríveis.

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health, alguns estudos clínicos de pequena escala mostraram que o óleo da árvore do chá pode ser eficaz contra o fungo das unhas dos pés.

Para usar esta solução, administre o óleo da árvore do chá diretamente sobre a unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete de algodão.

Óleo de orégano

Oleo De Oregano Conheca Os Beneficios Do Melhor Antibiotico Natural

O óleo de orégano contém timol. De acordo com uma avaliação realizada em 2016, o timol possui propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Para combater o fungo, aplique o óleo de orégano na unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete.

Algumas pessoas usam o óleo de orégano e o óleo da árvore do chá em conjunto.

Ambos os produtos são bastante fortes e podem causar irritação ou reações alérgicas em algumas pessoas. A sua combinação pode aumentar ainda esse risco. Use com moderação.

Extrato de folha de oliveira

Extrato Líquido De Folha De Oliveira

Pensa-se que uma substância ativa no extrato de folha de oliveira, a oleuropeína, possui capacidades antifúngicas, antimicrobianas e imunitárias.

Pode aplicar uma pomada de folha de oliveira (disponível em algum websites internacionais como a www.amazon.com) diretamente sobre o fungo das unhas ou ingerir em forma de cápsula.

De acordo com esta avaliação, tomar uma a três cápsulas de folha de oliveira ás refeições, duas vezes por dia, é mais eficaz do que a aplicação tópica com a pomada de folha de oliveira.

O que Procura?
16 Poderosos Tratamentos Caseiros para Vitiligo e Melhorar a Pigmentação

Beba muita água durante todo o tratamento.

Óleos ozonizados

Os óleos ozonizados, tais como o azeite e o óleo de girassol, são “injetados” com gás de ozônio.

De acordo com um estudo realizado em 2011, este tipo de exposição ao ozônio em baixas concentrações e em curta duração pode, depois, inativar muitos organismos, como fungos, leveduras e bactérias.

Outro estudo realizado verificou que o óleo de girassol ozonizado foi mais eficaz no tratamento do fungo dos pés que o antifúngico tópico de prescrição, ketoconazol (Xolegel).

Para eliminar o fungo com o óleo ozonizado, basta colocar o óleo na unha afetada duas vezes ao dia.

Vinagre

Vinagre De Maça

Apenas existem evidências anedóticas que apoiam o vinagre como um tratamento para o fungo das unhas.

Ainda assim, é um remédio caseiro razoavelmente seguro para experimentar.

Para usar este método, coloque o pé afetado em água quente com vinagre (2 partes de água para uma de vinagre) durante até 20 minutos por dia.

Opte sempre por usar vinagre orgânico.

Listerine

Listerine Original Cor âmbar

O Listerine contém ingredientes como mentol, timol e eucalipto, que possuem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Talvez por esse fato seja um remédio caseiro tão popular para os fungos das unhas.

Os adeptos do tratamento recomendam colocar o pé afetado numa bacia com “Listerine Original”, de cor âmbar, durante 30 minutos por dia.

Alho

Suplemento De Alho

Uma avaliação realizada em 2009 concluiu que o alho possui algumas capacidades antimicrobianas e antimicrobianas.

Pode optar por tratar os fungos recorrendo ao alho, colocando alguns dentes de alho picados ou triturados na área afetada, durante 30 minutos por dia.

Para evitar o mau cheiro provocado pelo método, combata os fungos de dentro para fora, através da ingestão de cápsulas de alho. Tome as cápsulas tal como indicado pelo fabricante.

Mude a sua dieta

Mude A Sua Dieta

A ligação entre uma dieta e uma boa saúde está mais que comprovada. Quanto mais saudáveis forem os alimentos que consome, melhor será a capacidade do corpo lutar contra condições como estes fungos.

O que Procura?
28 Tratamentos Caseiros para Celulite Infecciosa em Crianças e Adultos

Dê ao seu corpo os nutrientes que necessita. Consuma:

  • Iogurtes ricos em probióticos
  • Proteínas suficientes para suportar o crescimento das unhas
  • Ferro suficiente para evitar que as unhas fiquem frágeis
  • Uma dieta rica em ácidos gordos essenciais
  • Alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como produtos lácteos com baixo teor de gordura

Quando consultar o médico

Na maioria dos casos, o fungo das unhas dos pés é considerado apenas um problema estético.

Ainda assim, pode causar complicações graves em algumas pessoas.

Se tiver diabetes, a onocomicose pode levar ao desenvolvimento de úlceras nos pés ou a outros problemas nos pés.

De acordo com um estudo realizado em 2012, quando o problema se torna crônico, passa a ser um fator de risco para o desenvolvimento de celulite infecciosa (celulite bacteriana) nas pernas.

Trata-se de uma infecção da pele que acomete as pernas e outras área do corpo e tem como sintomas, vermelhidão, inchaço e dor na área afetada.

Se tiver diabetes ou um sistema imunológico comprometido, não deve usar remédios caseiros. Em vez disso, visite o médico para um tratamento adequado.

Conclusão

Os remédios caseiros podem ser mais eficazes do que alguns medicamentos prescritos para o tratamento de fungos das unhas dos dedos dos pés.

Embora os remédios caseiros geralmente ofereçam menos efeitos colaterais, existem poucas evidências científicas de que realmente funcionam.

São muitos os fatores que entram em jogo ao tentar eliminar estes malditos fungos, como a penetrabilidade da unha, a gravidade da infecção e a saúde geral de cada indivíduo.

Os tratamentos naturais podem também demorar mais tempo a combater o fungo do que a maioria dos medicamentos de prescrição, tópicos ou antifúngicos sistêmicos.

Você pode não ver resultados durante vários meses.

A reinfeção é comum.

Uma vez que a infecção tenha desaparecido, mantenha as unhas dos pés sempre secas, limpas e bem aparadas.

Os casos mais graves podem causar dor e danos irreversíveis nas unhas afetadas.

Se nenhum destes remédios caseiros se mostrar eficaz no combate da onicomicose (tinea unguium) ou causar algum efeito colateral, consulte o seu médico.

Nunca deixe o problema por tratar!

Continuação » Unhas dos Pés Grossas? Saiba Porquê.

loading...

05. Setembro 2017 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Nunca damos a atenção devia aos nossos pés , realmente é muito feio e nojento o aspecto de unhas com sangue pisado ou com fungos , vale a pena um tratamento a risca.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *