11 Remédios Caseiros para Remover Calos dos Pés

As calosidades dolorosas nos pés fazem você infeliz? Mergulhe o calo em água morna e lime com uma pedra-pomes para remover a pele dura.

Hidrate a área calejada regularmente. Use almofadas para evitar o atrito e opte sempre por usar sapatos confortáveis.

Conheca 12 Remédios Caseiros Para Acabar Com Os Calos Nos Pés

O Alcaçuz (regaliz), aloe vera, óleo de linhaça, óleo de rícino, vinagre, e a calêndula, todos eles têm propriedades emolientes e hidratantes, enquanto que o sal é um excelente esfoliante.

Use e abuse dos seguintes remédios naturais para combater os calos, rapidamente e definitivamente.

Os calos nos pés não são apenas desagradáveis, como também podem-se tornar dolorosos.

Como e porque é que essas calosidades se desenvolvem na pele? Basicamente, se esfregar-mos repetidamente uma área da pele, durante um longo período de tempo, ela vai endurecer e engrossar, dando-se a formação de um calo descolorido (amarelado ou acinzentado).

Os calos geralmente desenvolvem-se na bola do pé (a parte acolchoada da sola do pé entre os dedos dos pés e a arcada plantar), mas também podem aparecer entre os dedos do pé, no calcanhar, ou fora do dedo pequeno ou grande.

Os saltos altos ou os sapatos desconfortavelmente apertados são muitas vezes os principais responsáveis – uma vez que colocam pressão sobre essas áreas, incentivando a formação do calo. (1)

No consultório dermatológico o médico pode retirar o calo com recurso a uma faca – mas este não é definitivamente o melhor método a tentar em casa! Em vez disso, use como recurso os seguintes tratamentos caseiros.

Remédios caseiros para remover calos dos pés

Mergulhar e Esfregar/Lixar

Esfregar Pedra Pomes Nos Pés Ajuda A Eliminar As Calosidades

Mergulhe o calo em água quente durante cerca de 5 a 10 minutos. Este método ajuda a suavizar a pele grossa. De seguida esfregue o local com uma pedra-pomes.

Primeiro, precisa molhar a pedra-pomes com água morna e usá-la delicadamente como uma lixa para retirar o calo.

O que Procura?
30 Tratamentos Caseiros Eficazes para Alopecia Areata

Esfregue usando movimentos laterais ou circulares para se livrar da pele morta. No entanto, tenha cuidado para não remover demasiada pele – o que pode causar sangramento e deixar a pele vulnerável a infecções. (2)

Hidratar

Aplicar regularmente um hidratante nos pés calejados pode, a longo prazo, ajudar a suavizar a pele dura.

Alguns óleos naturais como o óleo de coco e o óleo de sésamo, também funcionam bem como hidratantes, evitando que a pele seque, formando uma barreira protectora que impede a humidade de escapar. (3) (4)

Tenha em mente que os hidratantes funcionam melhor quando a pele está ligeiramente úmida.

Almofadas de Proteção

Almofadas De Proteção Para Os Dedos Dos Pés

As almofadas de proteção podem ajudar o desenvolvimento de calos quando existe atrito no local.

Corte dois pedaços de adesivo moleskin em forma de meia lua e posicione-os em torno do calo para fazer uma forma de rosca com o calo no centro.

Também pode usar aquelas luvas (mangas) para os dedos dos pés ou as biqueiras em gel que se encaixam entre os dedos dos pés para protegê-los.

As palmilhas para sapatos e o estofamento personalizado que redistribui a pressão na base do pé também podem ser úteis se você for propenso a calos. (5)

Comprar sapatos confortáveis

O uso de sapatos confortáveis ​​(com um bom encaixe) também ajuda a aliviar a pressão do calo.

Certifique-se de que os sapatos são largos o suficiente para manter os dedos dos pés afastados uns dos outros e profundos o suficiente para manter os dedos afastados do topo, evitando a fricção.

Antes de comprar um novo par de sapatos, lembre-se de testar ambos, e andar um pouco para se certificar de que eles são realmente confortáveis.

Além disso, tente realizar a compra no período da tarde ou noite – uma vez que os pés tendem a estar ligeiramente inchados depois de andar o dia todo.

Dê uma pausa ao seu par de sapatos favorito e opte por “variedade”. Esta simples mudança ajuda a evitar que os pés se esfreguem no mesmo lugar continuamente.

Óleo de linhaça

óleo De Linhaça

O que Procura?
10 Remédios Caseiros para Infecção Vaginal por Fungos Candida Albicans: O que você pode fazer

O óleo de linhaça, com propriedades emolientes (amolecimento) e anti-inflamatórias, pode ser útil se você tem calos.

Os ácidos gordos essenciais presentes no linho (Linum usitatissimum) dão a este óleo, propriedades de cura, suavização da pele, hidratatantes e calmantes. (6)

Como usar: Mergulhe os pés em água morna, e em seguida, aplique um pano embebido em óleo de linhaça quente no calo. Envolva com um filme plástico e deixe atuar durante a noite.

Use Aloe Vera

O Aloe vera tem aminoácidos e ácido salicílico que ajudam a suavizar as células da pele endurecidas. A sua ação antibacteriana e anti-inflamatória, também são úteis. (7)

Como usar: Corte uma folha de babosa ao meio, extraia a substância gelatinosa presente no interior, e aplique no calo. Deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, esfregue suavemente o calo com uma pedra-pomes ou pano seco.

Tente o Alcaçuz

Raiz De Alcaçuz

Também conhecido como regaliz, o alcaçuz (de nome científico Glycyrrhiza glabra), contém substâncias similares ao estrogênio, que ajudam a suavizar a pele dura e retirar o calo naturalmente. (8)

Como usar: Faça uma pasta através da trituração de algumas varas de alcaçuz e misture-as com vaselina. Aplique a pasta à pele calejada para amaciá-la.

Óleo de rícino e Vinagre

Oleo De Ricino

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é outro ingrediente bem conhecido pelas suas propriedades suavizantes e hidratantes da pele.

Para além disso, ele também ajuda estimular a produção de colágeno e elastina que proporcionam elasticidade e estrutura na nossa pele. (9)

Adicione um pouco de vinagre (que ajuda soltar a pele endurecida) à mistura, e terá um poderoso agente de amolecimento e remoção de calos.

Como usar: Aqueça quantidades iguais de vinagre e óleo de rícino e mergulhe o calo no preparado. Em seguida, lave o local e use uma pedra-pomes para esfregar e eliminar a pele áspera.

Calêndula

óleo De Calêndula

Sabemos há séculos que a calêndula ou margarida (Calendula officinalis), é uma das melhores amigas da nossa pele. (10)

Não só suaviza e hidrata a pele, como também tem propriedades anti-inflamatórias. Vamos colocá-la sobre esses calos duros?

Como usar: Aplique o óleo de calêndula diariamente na pele calejada para amaciá-la.

O que Procura?
Carboxiterapia para Olheiras

Esfoliação Com Sal

Esfoliação Com Sal

O sal de granulação fina (sal fino) é outra opção excelente para esfoliar a pele.

Como usar: Misture uma colher de sopa de sal comum com uma colher de sopa de óleo de oliva (azeite). Massageie a mistura na pele endurecida antes de tomar banho e enxague no chuveiro.

Corte as unhas dos pés

A unhas muito grandes podem forçar os dedos dos pés a empurrar os sapatos, originando atrito.

Para garantir que os dedos dos pés não estejam sob pressão, mantenha as unhas curtas.

Tenha em mente que, se tiver alguma condição médica como a diabetes, neuropatia periférica, ou doença arterial periférica, todas elas causadoras de problemas circulatórios, deve consultar o médico quando existe a formação de calos ou calosidades nos pés. (11)

loading...

29. Junho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *