5 Remédios Caseiros para Tratar a Teníase em Humanos - Fotos Antes e Depois

5 Remédios Caseiros para Tratar a Teníase em Humanos

O tratamento médico da teníase geralmente envolve a toma de medicação forte para livrar o corpo da infecção causada pelos parasitas Taenia solium e Taenia saginata.

Se procura soluções naturais sem o risco dos efeitos colaterais provocados pelos fármacos, tente o cravo-da-índia e o alho.

Remédios Caseiros Para Tratar A Teníase Em Humanos

O abacaxi, o mamão, e as sementes de abóbora também podem ajudar. As carnes e o peixe são os principais criminosos quando se trata de infecções causadas pelo parasita tênia em seres humanos.

Tomar algumas precauções simples como – comprar produtos de qualidade, a sua preparação correta, e cozinhá-los na temperatura certa, vão ajudar a manter o desenvolvimento de teníase longe do seu intestino.

A infecção por tênia ou  solitária, por vezes surge de forma silenciosa, sem quaisquer sintomas óbvios imediatos – até o indivíduo perceber, perda de peso, sentir dor abdominal, ou, pior, descobrir que essas malditas larvas chegaram ao cérebro ou bloquearam alguma parte do intestino.

Se a simples ideia de tomar medicação forte ou realizar uma intervenção cirúrgica, preocupa você, é uma boa ideia cortar o problema pela raiz com alguns remédios caseiros, bem simples de preparar e administrar.

Ou melhor ainda, evitar a infestação intestinal originada pela tênia, tomando as devidas precauções.

5 Remédios Caseiros para Tênia

De seguida estão expostos alguns tratamentos caseiros que estão em estudo para o seu uso na cura e controle de infecções por tênias em humanos.

Papaia (mamão)

O mamão e seu suco são antiparasitários e excelentes para nos livrarmos de vermes naturalmente. O látex leitoso da papaia, extraido da sua pele/casca, é um anti-helmíntico potente que combate helmintos ou vermes parasitas.

É, portanto, capaz de expulsar ou matar o parasita, neste caso as tênias, sem causar qualquer dano ao nosso corpo. (1)

No entanto, note que este remédio pode causar gastrite em alguns usuários. Sendo um fruto abortivo, ele também pode aumentar as contrações uterinas em mulheres grávidas e apenas deve ser tomado depois de consultar o médico ou ginecologista. (2)

As sementes de papaia secas ao ar também têm atividade antiparasitária significativa sobre os parasitas intestinais em humanos.

Moa as sementes e tome duas colheres de chá de pó de sementes com um pouco de mel com o estômago vazio.

Alternativamente, faça um batido com, leite de coco, uns pedaços de papaia, e umas sementes secas de papaia em pó, e beba. (3 PDF)

Abacaxi

Abacaxi

O ananás ou abacaxi contém enzimas (Cisteíno protease) que degradam as proteínas e podem ajudar a digerir as cutículas da ténia, o revestimento protetor resistente presente nos vermes.

O que Procura?
Candida Auris: Saiba Como se Contagia e os Perigos desta Superbactéria Mortal

Beba bastante suco de abacaxi fresco durante alguns dias. Para melhores resultados use também a casca da fruta para fazer o suco. (4)

Como tomar:

Sugerimos a ingestão do suco de abacaxi, quer ao longo do dia ou logo pela manhã com o estômago vazio. Realize o processo durante alguns dias para melhores resultados.

Alho

Suplemento De Alho

Tanto o alho cru como o seu óleo podem ser utilizados para o tratamento de infecções por ténia, devido às suas propriedades antiparasitárias. Os compostos de enxofre presentes no alho são pensados como os responsável por esta ação benéfica. (5)

Como tomar:

É um tratamento caseiro simples que só necessita que mastigue dois a três dentes de alho com o estômago vazio na parte da manhã.

Alternativamente, esmague dois dentes de alho cru, coloque-os em leite, e ferva-a. Beba com o estômago vazio.

Mantenha este regime por alguns dias a uma semana.

Cravo da Índia

Pesquisas indicam que o Cravo da Índia (Syzygium aromaticum, Eugenia caryophyllus) têm demonstrado actividade anti-helmíntica (parasiticida, vermicida, vermífugo).

Na verdade, os investigadores descobriram que a suspensão de pó de cravo foi 4,5 vezes mais potente do que o alho fresco em pó. Também mostrou ser 7,3 mais ativo que a piperazina, uma droga anti-helmíntica. (6 PDF)

Como tomar:

Adicione uma colher de chá de Cravo da Índia em Pó, em água quente, durante cerca de 10 minutos. Beba o chá de cravo da Índia algumas vezes por semana para ajudar a matar os ovos e os vermes.

Sementes de abóbora

Sementes De Abóbora

A Teníase é uma doença parasitária do sistema digestivo devido a infestação pelo verme tênia (Taenia solium e Taenia saginata).

Num estudo realizado, os indivíduos com teníase receberam sementes de abóbora combinadas com extrato de noz de areca (pinangue).

Cerca de 79 por cento dos participantes libertaram vermes inteiros. Quase todos aqueles que expulsaram os vermes, fizeram-no no prazo de 3 horas depois de ser administrado o tratamento; alguns deles em menos de 30 minutos.

O remédio utilizado foi a ingestão de extrato de noz areca, e sementes de abóbora descascadas, seguido de sulfato de magnésio diluído a 30 por cento em água.

O tratamento foi realizado com o estômago vazio.

Alguns dos participantes relataram tonturas e náuseas como efeitos colaterais. (7)

Escusado será dizer que, para esta solução, o tratamento terá de ser administrado por um médico ou profissional especializado em naturopatia.

Como fazer em casa:

Em casa, você pode consumir sementes de abóbora cruas. Uma forma agradável para esta solução é misturar as sementes com leite de coco e fazer uma papa de consistência semelhante à papa de aveia, seguido por um copo de água ou dois para ajudar nos movimentos intestinais.

O que Procura?
Cistite

Uma só vez de uso deve ajudar a limpar o sistema de vermes.

Melhores Práticas para Combater a Infecção por Tênia

Livrar-se do verme o mais rápido possível é importante para evitar infectar outras pessoas que vivem e interagem com a pessoa infectada.

Uma vez que o parasita pode multiplicar-se rapidamente quando presente no corpo, a sua primeira e melhor linha de defesa é impedir a infecção por tênia, antes de acontecer.

De seguida elaboramos uma lista com o que deve fazer.

Comprar Carne de Qualidade

Não confie em marcas desconhecidas de carnes ou peixes. As marcas bem estabelecidas, grandes ou pequenas, são mais propensas a ter controlos de qualidade rígidos, que não apenas cumprem com as normas de qualidade alimentar, como também incorporam as melhores práticas de forma a minimizar o risco de contaminação por tênias ou larvas. (8)

Cozinhar a carne corretamente

Enquanto a carne bovina, suína e o peixe, são os criminosos mais conhecidos quando se trata de fontes de infecção por tênia em seres humanos, é importante cozinhar bem todas as espécies de carne.

Certifique-se de que fica totalmente cozida e este cozimento é realizado à temperatura recomendada. Os peixes devem ficar opacos 8sem brilho), enquanto as carnes devem ser cozidas até que os sucos sejam claros, e não vermelhos ou rosa.

Evite a contaminação cruzada, assegurando que a carne cozida e pronta a comer não entra em contato com a carne crua.

Use um termômetro de alimentos para verificar a temperatura da carne cozida na sua parte mais grossa. A temperatura deve atingir os 145 ° F ou 160 ° F para as carnes moídas. (9)

Congelamento

As Larvas de tênia e os seus ovos geralmente não conseguem sobreviver a temperaturas muito baixas.

O Serviço Nacional de Saúde sugere o congelamento de peixe e carnes a temperaturas inferiores a 10 ° C ou 14 ° F durente 48 horas ou mais para matar esses parasitas e seus ovos. (10)

Higiene

Lave sempre as mãos corretamente, especialmente depois de ir ao banheiro. A higiene inadequada pode originar a infecção por tênia não apenas através de comida e bebida, como através do contato com superfícies contaminadas, como maçanetas! (11)

Recomenda-se lavar bem as mãos antes de preparar alimentos. Sempre que lidar com carne crua, mantenha-a separada de outros alimentos.

Lembre-se de lavar sempre as mãos com água e sabão depois de ter tocar em carnes cruas e antes de começar a trabalhar em outra preparação de alimentos. (12)

Use copos e palhinhas para beber refrigerantes de lata ou garrafa

Sempre que estiver bebendo bebidas em lata ou refrigerantes, ou mesmo água engarrafada, use um copo ou uma palhinha.

Isto porque esses recipientes podem ser contaminados durante o transporte ou armazenamento e quando bebe-los, os ovos ou as larvas presentes podem ser ingeridos, infectando-o.

O que Procura?
9 Extraordinários Remédios Caseiros para infecção do ouvido

Viagem Segura

Quando viajar para locais propensos a infestações por tênia, como alguns países em desenvolvimento, seja cauteloso.

Beber água da torneira pode nem ser sempre livre de contaminantes, uma vez que os esgotos podem não ser os ideais, criando condições favoráveis para que as tênias cresçam e se espalhem.

Aqui estão algumas coisas que pode fazer para se manter seguro:

  • Beba sempre água engarrafada ou ferva a água antes de beber.
  • Lave sempre as frutas e legumes antes de consumir.
  • Evite as frutas e os vegetais crus, sob qualquer forma; o consumo de carne crua está completamente proibido.
  • Garanta que a carne e o peixe que consome são cozidos adequadamente.

Quando consultar o médico

Parasita Ténia

Os remédios caseiros descritos acima são projetados para limpar o organismo das tênias e suas larvas, e podem até mesmo ajudar a prevenir infecções.

No entanto, se não observar resultados em poucos dias ou se tiver sintomas mais graves de infecção, deve procurar ajuda médica imediatamente.

Com a consequência e risco aumentado de doenças mais graves, como o acidente vascular cerebral e até mesmo o bloqueio do intestino ou dos dutos presentes no corpo, é importante lidar com o problema o mais rápido possível.

Dicas para prevenir o contágio de Teníase através do seu cão

Além de tomar precauções para evitar uma infestação de tênia, você também deve levar o seu cão ao veterinário para desparasitação.

É fácil ignorar esses membros da família de quatro patas, mas eles compartilham a sua vida e também podem facilmente transmitir a infecção como qualquer outro membro da família.

Administrar a medicação anti-tênia regularmente conforme prescrito ajuda a proteger contra a ocorrência de Cistos Hidáticos, hidatidose, doença parasitária transmitida pelas fezes de cães infestados com o verme.

Tal como o nome acima indica, esta infecção pode causar a formação de cistos em órgãos vitais do corpo, incluindo o fígado, tornando-se potencialmente perigosa.

Enquanto as fezes de gato também possam conter vermes, acredita-se ser uma situação mais difícil de ser transmitida aos seres humanos.

De seguida estão listadas algumas precauções a tomar no caso de ter um animal de estimação (13):

Utilize sempre luvas de borracha para eliminar as fezes do cachorro.

Se o cão estiver infectado, não atire simplesmente as fezes no lixo. Em vez disso deve, ou queimá-las ou enterrá-las bem profundamente.

Lave bem as mãos depois de manipular as fezes do cachorro, esteja ele infectado ou não.

Evite incluir qualquer tipo de carne crua ou miudezas à refeições do seu bichinho. Use apenas marcas de comida para cachorro conhecidas.

Não permita que o cão defeque perto de jardins ou hortas.

loading...

30. Junho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *