11 Remédios Naturais para Gripe e Resfriado Comum Surpreendentes

O resfriado comum é uma infecção do nariz e da garganta causada por um vírus. Cada pessoa contrai narmalmente entre dois a quatro resfriados por ano.

Os sintomas de resfriado comum, que geralmente aparecem um a três dias depois de ter sido exposto a um vírus do resfriado são: corrimento nasal, tosse, congestão nasal, dor de garganta, espirros, olhos lacrimejantes, dor de cabeça leve, fadiga leve, dores no corpo e febre.

Remédios Naturais para Gripe e Resfriado Comum

remedios-caseiros-para-gripe-e-resfriado-comum

De seguida estão listados os 11 remédios caseiros mais populares para a prevenção e tratamento do resfriado comum e gripe.

Além destes remédios, alguns alimentos também podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico, bem como também podem ser recomendados remédios adicionais para alívio da tosse e do gotejamento pós-nasal.

Tenha em mente que não existe apoio científico que afirme de que qualquer um destes remédios naturais possa realmente tratar o resfriado. É também importante saber que a medicina alternativa não deve ser utilizada como um substituto ao tratamento tradicional, mas sim como um complemento.

Se você está considerando o uso de um tratamento natural para o resfriado, certifique-se de consultar primeiro o seu médico.

Suplementos de Zinco

pastilhas-de-zinco

O zinco é um mineral essencial que é necessário em mais de 300 enzimas no nosso corpo. É encontrado naturalmente em alimentos como carne, fígado, frutos do mar e ovos. A dose diária total recomendada (RDA) é 12 mg para mulheres e 15 mg para homens, quantidades encontradas na maioria dos multivitamínicos.

As pastilhas e cápsulas de zinco são frequentemente encontradas em farmácias, Online e em algumas lojas de produtos naturais que o comercializam como remédio específico para o resfriado.

Estudos realizados descobriram que o zinco ajuda a reduzir a duração dos sintomas de resfriado, especialmente se as pessoas começarem a tomá-lo dentro de 24 horas após os sintomas da gripe surgirem.

O zinco também reduz a gravidade dos sintomas, reduzindo a duração dos sintomas em três a quatro dias. O único problema é que muitos destes estudos tiveram algumas falhas, sendo necessários mais estudos e qualidade nos fundamentos.

As pastilhas de zinco podem funcionar através do bloqueio da replicação do vírus do resfriado (evitando a sua propagação) ou alterando a capacidade do vírus do resfriado entrar nas células do nariz e garganta.

As pastilhas de zinco utilizadas nos estudos continham um mínimo de 13.3mg de zinco elementar. As pastilhas foram tomadas a cada duas horas durante o dia, iniciando-se imediatamente a toma após o aparecimento dos sintomas da constipação.

Os estudos que concluíram a ineficácia do zinco continham doses muito baixas do mineral e acrescentaram compostos que alteram o seu sabor, conhecidos como redutores da eficácia do zinco, tais como o ácido cítrico (encontrado nos frutos citrinos), ácido tartárico, sorbitol, ou manitol.

As pastilhas de zinco geralmente contêm gluconato de zinco ou acetato de zinco, fornecendo 13.3mg de zinco elementar em cada pastilha. É normalmente recomendado que as pessoas tomem uma pastilha a cada duas ou quatro horas durante o dia para um máximo de seis a 12 pastilhas por dia.

Efeitos secundários do zinco

Os efeitos secundários do zinco podem incluir náuseas e um sabor desagradável na boca. As pastilhas de zinco não são recomendados para prevenir constipações ou para uso a longo prazo, uma vez que os suplementos de zinco quando consumidos em excesso (cerca de 15 mg por dia) podem interferir com a absorção do mineral cobre e resultar numa deficiência de cobre. Saiba mais sobre o Zinco no alívio do resfriado.

Leia Também:  Aspirina Natural

Vitamina D

vitamina-d

Existem algumas evidências que sugerem que as pessoas com níveis mais elevados de vitamina D podem ter um risco mais reduzido de contrair o resfriado comum. Saiba mais sobre a vitamina D no combate e prevenção de gripes e resfriados.

Astrágalo (Astragalus propinquus)

astragalo-astragalus-propinquus

A raiz de Astragalus propinquus (Astragalus membranaceus) tem sido muito utilizada na medicina tradicional chinesa para reforçar a imunidade e prevenir gripes e resfriados. Estudos descobriram que o astrágalo tem propriedades antivirais e estimula o sistema imunológico, e foram realizados alguns ensaios clínicos que avaliaram a eficácia do astrágalo contra constipações em seres humanos.

O astrágalo é também um antioxidante e tem sido sugerido para condições tais como a doença cardíaca. Ele está sendo investigado como um possível tratamento à base de plantas para as pessoas com condições de saúde que enfraquecem o sistema imunológico.

O Astragalus pode ser encontrado e comprado em cápsulas, chá, ou em forma de extrato em lojas de produtos naturais ou como raiz seca em lojas de ervas chinesas. A raiz seca da planta pode ser difícil de encontrar em alguns locais.

A medicina tradicional chinesa normalmente recomenda tomar o astragulus para prevenir resfriados, mas deve evitá-lo se você já estiver doente. Uma tigela de sopa fervida com raiz de astrágalo é a dose recomendada a tomar uma vez ou mais por semana, durante todo o inverno, para evitar os resfriados.

O Astrágalo pode aumentar a potência de alguns medicamentos antivirais, tais como o Aciclovir (Zovirax) e o Interferon (interferão), agravando desse modo os potenciais efeitos secundários destas drogas (tais como insuficiência renal e outros efeitos secundários).

Ele também pode neutralizar alguns medicamentos imuno-supressores, tais como a ciclofosfamida (Cytoxan, Neosar) e os corticosteróides. Ajuda a baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, aumentando desta forma os efeitos dos medicamentos para a pressão arterial e diabetes. Conheça alguns benefícios do astrágalo.

Alho

alho

O alho é um dos remédios caseiros mais populares para resfriados. Muitas culturas usam-no com bastante regularidade para este fim, quer se trate de uma simples sopa de galinha com alho, bebidas, ou sucos elaborados com alho esmagado cru, ou comer diretamente o alho cru. O único contra deste super alimento é causar mau hálito, o que faz muitas pessoas desistirem do seu uso após alguns dias.

Pensa-se que o composto do alho que combate o resfriado seja a alicina, que oferece propriedades antibacterianas e antifúngicas.

A alicina é o que dá ao alho o seu sabor distintivo. Para maximizar a quantidade de alicina a ingerir, o alho deve ser picado ou esmagado em estado fresco, completamente cru. Para as pessoas que não suportam o sabor desagradável do alho, este também está disponível em forma de pílulas.

Num estudo realizado em 146 pessoas, os participantes foram divididos, metade tomou o suplemento de alho e a outra metade tomou um medicamento placebo, durante 12 semanas, entre novembro e fevereiro.

As pessoas que tomaram o alho reduziram o risco de apanhar resfriado em mais de metade. O estudo também concluiu que o alho reduziu o tempo de recuperação nas pessoas que apanharam o resfriado. No entanto são necessárias mais pesquisas para confirmar estes resultados.

Efeitos secundários do alho

O Alho tem alguns efeitos secundários e são necessárias algumas regras de segurança. O Mau hálito e o odor corporal são, talvez, os efeitos colaterais mais comuns. No entanto também têm sido relatados casos de tonturas, sudação, dor de cabeça, febre, arrepios e corrimento nasal.

Consumir grandes quantidades de alho pode irritar a boca ou resultar em indigestão. Os Suplementos de alho devem ser evitados por pessoas com distúrbios hemorrágicos, duas semanas antes ou após uma cirurgia, ou por aqueles que tomam medicamentos coagulantes, tais como a varfarina (Warfarina, Marevan, Varfine, Coumadin) ou suplementos que afetem a coagulação do sangue, tais como a vitamina E ou ginkgo biloba.

Leia Também:  Remédio caseiro para a dor muscular

O alho também pode baixar os níveis de glicose no sangue e aumentar a liberação de insulina, por isso deve ser usado com cautela por pessoas que tomam medicamentos que baixam o açúcar no sangue. As Pessoas com alergia a plantas da família do lírio (incluindo cebola, alho-poró e cebolinha) devem evitar o alho.

As mulheres grávidas devem evitar o alho em forma de suplemento, pois pode aumentar o risco de hemorragia. Saiba mais sobre o alho na prevenção do resfriado.

Vitamina C

vitamina-c

Em 1968, Linus Pauling, PhD, propôs a teoria de que as pessoas tinham necessidades individuais para cada vitamina e em alguns casos seriam necessárias quantidades mais elevadas do que as recomendadas pela Recommended Dietary Allowances (RDA).

Pauling propôs que a toma de 1000 mg de vitamina C por dia podia reduzir a incidência dos resfriados na maioria das pessoas. Desde então, a vitamina C tornou-se um dos remédios mais populares para o resfriado.

Uma revisão realizada pela Cochrane Collaboration examinou se os suplementos de vitamina C em doses de 200 mg ou mais por dia podiam reduzir a incidência, duração ou gravidade do resfriado comum.

Os pesquisadores analisaram 30 estudos publicados anteriormente (envolvendo um total de 11.350 participantes) que preencheram todos os critérios de qualidade.

Eles descobriram que a vitamina C parece não prevenir o resfriado comum. No entanto houve uma ligeira redução da duração e gravidade dos sintomas de resfriado, e a vitamina aparece reduzir significativamente o risco de pessoas envolvidas em atividades físicas intensas (como corrida de maratona ou esqui), ou naquelas expostas a temperaturas frias apanharem o resfriado.

Efeitos secundários da vitamina C

A vitamina C quando consumida em quantidades superiores a 2.000 mg pode causar diarreia, fezes soltas, e gases.

Mel

mel-de-trigo-mourisco

O mel é uma remédio caseiro para tosse e constipações bastante popular em muitas culturas. Um novo estudo do Archives of Pediatrics and Adolescent fornece a primeira evidência que mostra que o mel pode ajudar a acalmar a tosse das crianças e ajudá-las a dormir melhor.

Os pesquisadores deram mel e medicamentos para a tosse com sabor de mel a 105 crianças com resfriado. Todas as crianças melhoraram, mas o mel marcou consistentemente a melhor classificação na redução dos sintomas de tosse nessas crianças.

Os pesquisadores afirmam que o mel pode funcionar como um revestimento calmante para a garganta irritada e acredita-se ter efeitos antioxidantes e antibacterianos. O mel de cor escura, tal como o mel de trigo mourisco utilizado no estudo, é particularmente riquíssimo em anti-oxidantes.

Contra indicações do mel

O mel não é recomendado em crianças menores de 1 ano de idade devido ao risco de botulismo. O uso regular do mel durante a noite pode também promover do desenvolvimento de cavidades e placa bacteriana nos dentes.

Echinacea (Equinácea)

echinacea-equinacea

Apesar das recentes descobertas questionarem o uso da equinácea para gripes e resfriados, esta ainda é uma das ervas mais populares usadas nos dias de hoje. Um estudo realizado em 2005 pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine descobriu que a equinácea pouco faz para prevenir ou reduzir o resfriado comum. Haviam muitos críticos do estudo, dizendo que o estudo não deve ser usado como prova de que a equinácea não funciona para este.

A Cochrane Collaboration realizou uma revisão de 15 estudos sobre a echinacea e descobriu que ela é tão eficaz como um medicamento placebo, ou seja, não previne o resfriado.

Embora existam vários tipos de equinácea, as partes acima do solo (folhas, flores e caules) da Echinacea purpúrea foram usadas na maioria das pesquisas.

Os Herbalistas recomendam a toma de Echinacea a cada duas a três horas com uma dose diária total de três ou mais gramas por dia ao primeiro sinal de sintomas. Depois de vários dias, a dose deve ser reduzida e continuar durante a semana seguinte. A Echinacea é também um ingrediente do Airborne, um suplemento que contém vitaminas e ervas vendido em farmácias.

Leia Também:  Tratamento caseiro para olho de peixe

Ginseng

ginseng

Embora existam muitos tipos de ginseng, a espécie cultivada na América do Norte chamada Panax quinquefolius ou “ginseng norte-americana” tornou-se popular como remédio para gripes e resfriados. Os compostos polissacarídeos e ginsenosides são pensados ser os constituintes ativos do ginseng.

Um dos produtos mais populares do gingeng em todo o mundo é o Cold-fX.

Dois estudos testaram o Cold-fX em 198 idosos, que receberam Cold-FX ou um placebo. Não houve diferenças estatisticamente significativas no número de pessoas que contraíram a gripe e nenhuma diferença na gravidade ou duração da gripe.

Os pesquisadores analisaram os resultados de dois estudos em conjunto e só então os resultados mostram que o Cold-fX reduziu a incidência da gripe. Embora seja popular e algumas pessoas adorem o produto, são necessários ensaios independentes que determinem a segurança e a eficácia do produto.

Efeitos secundários e contra indicações do gingeng

Existe alguma preocupação de que o ginseng possa reduzir a eficácia de alguns medicamentos como a varfarina (Coumadin) ou da aspirina.

O gingeng pode interagir com os medicamentos para a diabetes, com os antidepressivos conhecidos como inibidores da MAO, com os fármacos antipsicóticos (por exemplo, clorpromazina (Torazina), flufenazina (Prolixin), olanzapina (Zyprexa)), com os fármacos que estimulam o sistema nervoso central (usados para tratar condições tais como o déficit de atenção e transtorno de hiperatividade, condições de narcolepsia, obesidade e doenças cardíacas) e com a terapia de reposição hormonal ou com os contraceptivos orais.

Pensa-se que a raiz de ginseng tenha propriedades similares ao estrogênio e geralmente não é recomendada em pessoas com patologias relacionadas com as hormonas, tais como miomas uterinos, endometriose e câncer de mama, ovários, útero ou da próstata.

As pessoas com doenças cardíacas, esquizofrenia ou diabetes também não devem tomar a raiz de ginseng, a menos que sob a supervisão de um médico.

Gengibre

Ferva raiz de gengibre para ajudar com refluxo ácido

A raiz do gengibre é outro remédio bastante popular para a tosse, resfriados e dores de garganta. É usado na medicina tradicional chinesa para tratar a tosse e constipações acompanhadas de coriza com corrimento claro nasal, dores de cabeça, pescoço,  dores no ombro, e língua branca. Na Ayurvédica, medicina tradicional da Índia, o gengibre também é usado para a tosse e constipações.

Chá de gengibre é um remédio bastante popular para os sintomas de resfriado e dor de garganta.

Contra indicações e efeitos colaterais do gengibre

Embora o consumo de gengibre em quantidades normais raramente cause efeitos colaterais, quantidades excessivas podem causar azia e indigestão. As pessoas com cálculos biliares, distúrbios hemorrágicos e aquelas que tomam medicamentos como a aspirina e a varfarina (Coumadin), devem consultar o médico antes de tomar o gengibre.

O Gengibre deve ser evitado duas semanas antes ou depois de realizar uma cirurgia.

Sabugueiro

sabugueiro-sambucus-nigra

O Sabugueiro (Sambucus nigra) é uma erva que tem uma longa história de uso como remédio caseiro para resfriados, sinusite e gripe. Em estudos preliminares de laboratório, foi descoberto que o extrato de sabugueiro ajuda a combater os vírus.

Os investigadores acreditam que as antocianinas, compostos encontrados naturalmente no sabugueiro, podem ser o componente ativo que fortalece o sistema imunológico e bloqueia o vírus da gripe em entrar nas células.

As Lojas de produtos naturais vendem-no em forma de suco, xarope e cápsulas.

Efeitos secundários do sabugueiro

Os efeitos secundários, embora raros, podem incluir indigestão leve ou reações alérgicas. Apenas devem ser usados os extratos preparados, porque as folhas frescas, flores, cascas, brotos jovens, frutos verdes e raízes contêm cianeto e podem resultar em envenenamento por cianeto.

Inalação de vapor de eucalipto

inalacao-de-vapor-de-eucalipto

A inalação de vapor com óleo essencial de eucalipto pode ajudar a reduzir os sintomas de gripes e resfriados. Pensa-se que ajuda a limpar o muco presente nas vias respiratórias. Aprenda como preparar a inalação de vapor com óleo essencial de eucalipto.

loading...

11. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *