Remédios para Dor de Garganta

A dor de garganta é um problema bastante frequente, e que pode acontecer devido a diversas situações.

dor de garganta

Especialmente nas alturas do ano em que as temperaturas e a humidade relativa são incertas e mudam frequentemente, é natural que as pessoas mais sensíveis sofram alguns problemas, e uma das manifestações mais frequentes é a dor de garganta.

Igualmente a dor de garganta é um sintoma que geralmente acompanha a gripe e constipações.

Apesar de ser uma inflamação geralmente não muito grave que causa este problema, é muito importante que o mesmo seja tratado o mais cedo possível e da melhor forma possível. Isto para evitar complicações maiores, e simultâneamente para aliviar a dor.

A dor de garganta pode ser muito limitativa, e em algumas pessoas pode mesmo complicar pequenos gestos do dia-a-dia, como por exemplo o de comer, isto porque a dor de garganta pode ser mais significativa e incomodativa aquando da ingestão de alimentos ou líquidos.

Consoante as necessidades, podem existir várias formas de tratar a dor de garganta. Geralmente, utilizam-se o ibuprofeno, nimesulida e diclofenaco para tratar este problema, sendo que isso depende da situação.

No entanto, aqui estamos a falar de remédios que podem ser tomados apenas sob prescrição médica, e que não são naturais. Para além disso, podem possuir efeitos secundários e contra-indicações que não são desejáveis.

Sendo assim, vejamos então alguns remédios naturais, nomeadamente para a dor de garganta infantil, remédios caseiros, remédios naturais, remédios para a dor de garganta durante a gravidez e durante a amamentação, pois sob diferentes condições do paciente aquilo que devemos tomar como remédio pode variar.

Índice do Artigo:

Leia Também:  Tratamento para Má Digestão Caseiro

Remédios para dor de garganta infantil

As crianças são geralmente mais sensíveis, e nestes casos o consumo de remédios não naturais é ainda mais desaconselhado do que o costume, pelo que é preciso ter algum cuidado especial. No entanto, de forma geral, remédios aconselháveis para a dor de garganta infantil são os seguintes:

  • Ingestão de água em quantidades muito significativas, a uma temperatura ambiente, poderá ajudar a hidratar o corpo e a reduzir a inflamação e as dores;
  • Ingestão de gengibre, que se apresenta como um excelente anti-inflamatório natural, o que poderá ajudar bastante a melhorias na condição do paciente;
  • Alguns sumos naturais de frutas à base de morango, maracujá e abacaxi ajudarão a manter a garganta hidrata e fortalecem ainda o sistema imunológico da criança, neste caso.

No caso de crianças, remédios não naturais como a aspirina são altamente desaconselhados, pelo facto de os seus efeitos colaterais poderem ser potencialmente graves.

Mesmo aqui, a prescrição de remédios por parte do médico deve ser cuidadosa, e se conseguirmos resolver a dor de garganta apenas recorrendo a remédios naturais tanto melhor.

Remédios caseiros para dor de garganta

Para pacientes em geral, existem alguns remédios naturais de fácil preparação que poderão ajudar bastante a aliviar a dor de garganta de forma rápida e simples.

Nomeadamente, vejamos algumas destas soluções:

  • Ingestão de um suco preparado à base de cerola, diariamente, irá ajudar a aliviar a dor de garganta devido à sua riqueza em vitamina C;
  • Gargarejo com água (a uma temperatura morna), à qual se deve juntar sal (pouco) e limão. Este gargarejo deverá ser feito duas vezes ao dia, e durante dois minutos em cada vez;
  • Gargarejo com chá de romã (cascas de romã, neste caso), nomeadamente fervendo 6 g de cascas de romã em 150 mL de água.
Leia Também:  Cólica Estomacal - Causas e Remédio Caseiro com Chá Medicinal

Estes são bons remédios caseiros para complementar eventuais tratamentos acessórios que estejam a ser realizados, ou tratamentos prescritos pelo médico.

Remédios naturais para dor de garganta

Para além dos remédios caseiros acima já referidos, existem ainda alguns remédios naturais que poderemos utilizar para a dor de garganta. Nomeadamente, vejamos numa lista alguns destes remédios naturais:

  • Gargarejos com água (a uma temperatura morna) e sal (em pouca quantidade);
  • Utilização de um spray de mel junto com própolis, aplicando o mesmo 3 a 4 vezes por cada dia;
  • Ingestão de gotas de Extrato de Própolis (5 gotas) e 1 colher de mel, uma vez por dia;
  • Aumento significativo do consumo de alimentos ricos em vitamina C no geral, com é o caso do abacaxi, morango, e laranja, que ajudam a combater a infeção e a fortalecer o sistema imunitário de forma generalizada.

Remédio para dor de garganta na gravidez

No caso de gravidez, deveremos ter especiais cuidados com o tipo de medicamentos que tomamos para tratar os diferentes tipos de doenças dos quais podemos sofrer, mas também no caso de medicamentos naturais os cuidados deverão ser redobrados.

A amoxicilina é um remédio frequentemente usado (com prescrição médica), mas que deverá ser tomado com alguns cuidados significativos.

Todos os remédios naturais já acima citados poderão ser utilizados nesta situação.

Remédio para dor de garganta na amamentação

Durante a amamentação, e conforme no caso de gravidez, existem alguns cuidados a ter em atenção. No entanto, os remédios naturais já referidos podem ser utilizados.

loading...

15. Julho 2014 by Diogo

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *