Ruptura do Tendão de Aquiles (rasgão ou ruptura no calcanhar)

O tendão de Aquiles localiza-se atrás do tornozelo. Faz a ligação do calcanhar do pé aos músculos da barriga da perna. Os tendões são tecidos que ligam o músculo ao osso. Uma ruptura é um rasgão ou uma fractura. O tendão pode ficar rasgado total ou parcialmente. Um rasgão pequeno pode demorar 8 a 12 semanas a curar.

Causas da ruptura do tendão de aquiles:

Quase sempre é de origem traumática e acontece durante um esforço físico, em pessoas a partir dos 30 anos de idade. É típico aparecer durante um jogo de futebol naquele homem de 40 anos que faz de vez em quando um jogo com os amigos.

Sinais e sintomas de ruptura do tendão de aquiles:

Existe o aparecimento súbito de dor muito intensa na parte detrás do tornozelo, seguida da impossibilidade de caminhar e de se colocar em bicos de pés. Pode aparecer equimose (pisado).

Diagnóstico:
Pelas queixas atrás referidas e pela palpação dolorosa do tendão e sensação de haver localmente um buraco.

Cuidados a ter:

Em termos preventivos, importa estar fisicamente bem preparado parra a prática desportiva, fazê-la regularmente, praticar alguma musculação localmente, realizar frequentemente exercícios de alongamento e aquecer bem antes de se iniciar o tal jogo de futebol.

Publicidade

Riscos e Complicações da ruptura do tendão de aquiles:

Se não for devidamente reparada, a ruptura total não cicatrizará e a pessoa ficará com incapacidade permanente para a marcha, de se colocar em bicos de pés, de subir escadas, etc. Nas parciais mal curadas poderá resultar dor ou mal-estar crónico e défice nas actividades quotidianas.

Tratamento de ruptura do tendão de aquiles

No contexto desportivo, deve-se parar de imediato a actividade em causa, colocar gelo, elevar o tornozelo e depois colocar uma ligadura compressiva. Pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para as dores. Mas não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.Pode precisar de usar muletas para o(a) ajudar a andar. Se tiver um rasgão pequeno, pode precisar apenas de colocar gesso. O gesso impede o movimento do tornozelo. No caso de rupturas totais pode ser necessário recorrer à cirurgia. Após a cirurgia há necessidade de se fazer fisioterapia para ganhar amplitude articular e fortalecer o tendão.

Publicidade

11. Maio 2011 by admin

8 Comentários no Fórum

  1. Pessoal, rompi o tendão de aquiles jogando padle, numa arrancada para chegar na rede, com dois minutos de jogo!! confesso que não cheguei a alongar antes de entrar na quadra, se bem que o médico informou que fraco do jeito que o tendão estava teria rompido igualmente!! Rompi no dia 09/02/2015 e fiz a cirurgia no dia 13/02/2015! Uma semana depois voltei ao consultório para retirar a tala de gesso e o médico achou melhor permanecer mais uma semana!! Então com duas semanas de cirurgia retirei a tala e coloquei uma bota tipo robofoot, sendo que o médico indicou fisioterapia!! Como lia em vários blogs que os pacientes ficavam no mínimo um mês ou dois imobilizados, indaguei com o mesmo se não era muito cedo! Foi então que o médico informou que não é mais aconselhável iniciar fisioterapia tardiamente sob pena de perder os movimentos do pé ou a recuperação ficar mais lenta!! O fato é que dia 15/03 fez um mês de cirurgia, quando já estava na segunda sessão de fisioterapia e a vida segue!! Para os amigos que, como eu, tem muito medo de cirurgia e de sentir dores, motivo pelo qual não fiz no mesmo dia do rompimento a cirurgia, digo que façam e não percam tempo!! A cirurgia não dói e nunca doeu o tendão! O que senti foram dores no pé quando coloquei o gesso porque forçava o pé para baixo, na posição equina, como eles falam!! Mas na cirurgia nunca!! Nem na hora de retirar os pontos senti dor, ao contrário do que eu lia na internet, onde pessoas informam que tirar os pontos dói muito!! Então façam a cirurgia e iniciem logo a fisioterapia para voltarem a ter uma vida normal!! Um abraço a todos.

  2. Descrição curta e direta sobre esta lesão. Eu conto minha “aventura” no blog tendaoaquiles.wordpress.com
    Parabéns pela iniciativa.

  3. tive uma ruptura parcial do tendão de aquiles e gostaria de saber se posso fazer algum exercicio para recuperação pois tenho minha panturrilha sem nenhum movimento. está dando pra ver seguidamente que esta solta..ma não tenho nenhum tipo de dor..veja alguma melhora de como estava antes..mas tenho medo pois pisei e senti como se fosse um choque..mas graças a Deus senti um pouco de dor ..mas não senti mais nada..obrigado

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *