Ruptura do Tendão de Aquiles (rasgão ou ruptura no calcanhar)

O tendão de Aquiles localiza-se atrás do tornozelo. Faz a ligação do calcanhar do pé aos músculos da barriga da perna. Os tendões são tecidos que ligam o músculo ao osso. Uma ruptura é um rasgão ou uma fractura. O tendão pode ficar rasgado total ou parcialmente. Um rasgão pequeno pode demorar 8 a 12 semanas a curar.

Causas da ruptura do tendão de aquiles:

Quase sempre é de origem traumática e acontece durante um esforço físico, em pessoas a partir dos 30 anos de idade. É típico aparecer durante um jogo de futebol naquele homem de 40 anos que faz de vez em quando um jogo com os amigos.

Sinais e sintomas de ruptura do tendão de aquiles:

Existe o aparecimento súbito de dor muito intensa na parte detrás do tornozelo, seguida da impossibilidade de caminhar e de se colocar em bicos de pés. Pode aparecer equimose (pisado).

Diagnóstico:
Pelas queixas atrás referidas e pela palpação dolorosa do tendão e sensação de haver localmente um buraco.

Cuidados a ter:

Em termos preventivos, importa estar fisicamente bem preparado parra a prática desportiva, fazê-la regularmente, praticar alguma musculação localmente, realizar frequentemente exercícios de alongamento e aquecer bem antes de se iniciar o tal jogo de futebol.

Riscos e Complicações da ruptura do tendão de aquiles:

Se não for devidamente reparada, a ruptura total não cicatrizará e a pessoa ficará com incapacidade permanente para a marcha, de se colocar em bicos de pés, de subir escadas, etc. Nas parciais mal curadas poderá resultar dor ou mal-estar crónico e défice nas actividades quotidianas.

Tratamento de ruptura do tendão de aquiles

No contexto desportivo, deve-se parar de imediato a actividade em causa, colocar gelo, elevar o tornozelo e depois colocar uma ligadura compressiva. Pode tomar paracetamol ou ibuprofeno para as dores. Mas não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.Pode precisar de usar muletas para o(a) ajudar a andar. Se tiver um rasgão pequeno, pode precisar apenas de colocar gesso. O gesso impede o movimento do tornozelo. No caso de rupturas totais pode ser necessário recorrer à cirurgia. Após a cirurgia há necessidade de se fazer fisioterapia para ganhar amplitude articular e fortalecer o tendão.

Em: Outros Temas | 5 comentários

5 Comentários no Fórum

  1. rompi o tendão dia 4/09 e minha cirurgia está marcada para o dia 23/09, estou cheio de dúvidas se terei complicações em relação ao tempo de demora na cirurgia.

  2. Tive problema em junho e agora resolvi fazer uma ressonância por nao estar conseguindo voltar aos movimentos e equilibrios normais, estou fazendo fisioterapia e hje recebi o resultado da ressonancia que diz o seguinte: Rotura completa do tendão de aquilis, com retração e indefinição de suas porções proximai e marcada indefinição de suas porçoes distais. Temos a impressão que só fibras insercionais estão viáveis.Qual seria a indicação do tratamento? Moro em um lugar distante e só voltarei em novembro a ter apoio médico quando voltar a minha cidade. Obirgada.

  3. rompi 70% do tendao de aquiles
    s tenho que opera ou com o tempo e ciscatris sozinho

  4. tbm estou soflendo com. meu. calcanhar. cortei na janela de casa ja faz 1mes que estou com o gesso quero andar mas naum posso

  5. Tenho exames que mostram que tenho uma ruptura parcial no tendão de aquiles, no entanto fiz uma ressonância que diz(técnica )=Sequências multiplanares ponderadas em T1 e DP, sem e com supressão de gordura, e com técnica STIR .Gostaria de saber se acabou a ruptura pois as dores continuam,té mais.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *