Como saber o seu tipo de pele - Fotos Antes e Depois

Como saber o seu tipo de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo também aquele que está visível para o exterior. Como tal, além da sua função de proteção do organismo, a pele tem ainda uma grande importância estética. Como tal, merece cuidados diários que a ajudem a manter-se saudável e bonita. Mas para lhe dar os cuidados corretos, é essencial conhecer o seu tipo de pele.

Como saber o seu tipo de pele

Para manter a pele saudável e com uma aparência bonita é importante conhecer as características da sua pele, de modo a poder escolher os produtos mais adequados e os cuidados específicos para as necessidades do seu tipo de pele. Atualmente, a maioria dos produtos que se colocam na pele, sejam de limpeza, hidratação, tratamento, ou mesmo até de maquiagem, são específicos para um tipo de pele, procurando assim responder às necessidades e características particulares dessa pele. Neste artigo poderá saber um pouco mais sobre os vários tipos de pele, e ainda, como saber qual o seu. Confira.

Tipos de pele

A pele é geralmente dividida em três grandes grupos: normal, oleosa ou seca. Esta divisão tem a ver com a produção da oleosidade da pele. No entanto, existem mais alguns tipos, como a pele mista e sensível. Além disso, o facto de hoje ter um tipo de pele não significa que não possa mais tarde ter outro, já que ao fim de vários anos, em algumas situações, o tipo de pele pode alterar-se. Conheça de seguida as características principais de cada tipo de pele

Pele normal

A pele normal apresenta uma produção de oleosidade ajustada às necessidades da sua estrutura, o que lhe permite ter uma hidratação natural adequada e um funcionamento mais equilibrado. Dessa forma, a pele normal geralmente não tem irregularidades e imperfeições, possuindo uma textura aveludada, suave e agradável. Normalmente, a pele normal não desenvolve manchas ou espinhas, tendo um tom rosado e saudável. Continuação » 20 Remédios Caseiros para Pele Normal

O que Procura?
Pele oleosa: o que comer, e o que não comer?

Pele Oleosa

A pele oleosa é caracterizada por uma produção excessiva de sebo, sendo por isso também conhecida por pele lipídica. Devido à quantidade de sebo produzida, a pele tem uma aparência muito brilhante, úmida e gordurosa, tendo tendência para desenvolver acne, cravos e espinhas. Este é um tipo de pele muito comum na adolescência, devido às alterações hormonais naturais nessa fase da vida, mas também em alguns adultos. Apesar de na maioria dos casos de adultos com pele oleosa existir uma predisposição genética, há outras causas para a pele oleosa como uma dieta rica em alimentos gordurosos, excesso de sol e stress.

Pele Seca

A pele seca, ao contrário da pele oleosa, tem um nível de oleosidade muito baixo, deixando assim a pele com uma hidratação deficiente e com uma aparência descamativa e baça. Apesar de nestes casos a pele ser, de uma forma geral, seca em todos os locais, é-o especialmente nas pernas, braços, cotovelos e mãos. Além disso, devido à sua constante exposição aos fatores ambientais, o rosto é também uma das áreas mais afetadas. As causas principais para a pele seca é a predisposição genética, banhos demorados com água muito quente e exposição a condições como sol em excesso, frio e vento. Devido às suas características, este é um tipo de pele que desenvolve rugas mais precocemente que os outros tipos de pele.

Pele sensível

Este é um tipo de pele muito sensível e frágil, e que se irrita facilmente. Dessa forma, situações como exposição ao frio, calor ou vento, ou mesmo a novos produtos, pode causar coceira, ardor, sensações de picadas, manchas e cor avermelhada.

Pele mista

A pele mista, como o próprio nome indica, é um tipo de pele que conjuga zonas de pele seca com outras de pele oleosa. Normalmente a pele tende a ser mais seca à volta dos olhos, bochechas e boca, enquanto é mais oleosa na testa, nariz e queixo.

Como saber o seu tipo de pele

Se você não sabe o seu tipo de pele, o melhor que tem a fazer é consultar o seu médico dermatologista, que assim lhe poderá tirar todas as dúvidas quanto às características da sua pele e quanto aos cuidados que deve ter com ela. Contudo, há também uma forma simples para saber o seu tipo de pele, que pode fazer você mesmo em casa. Confira.

O que Procura?
Cabelo Quebrado

Logo ao acordar, passe um lenço de papel limpo na pele do rosto. De seguida, deve observar com atenção o lenço e a pele num local com bastante luz. Confira de seguida como interpretar os resultados observados:

  • Se o lenço ficar limpo e a pele parecer suave, então a pele é normal.
  • Se o lenço ficar com manchas sujas e um pouco translúcidas, então a pele é oleosa.
  • Se o lenço de papel ficar limpo e sem sujidade, mas a sua pele ficar com uma sensação de estar esticada, áspera, pouco elástica e com um aspeto ressecado, então a pele é seca.
  • Se o lenço apenas ficar um pouco sujo, devido à passagem por locais como a testa, o nariz ou o queixo, então tem uma pele mista.
  • Se o lenço do papel ficar limpo de sujeiras, mas a pele ficou com uma sensação de coceira e com um aspeto avermelhado, então a pele é sensível.

Saber o seu tipo de pele será fundamental para escolher os produtos mais adequados, tanto de limpeza, tratamento ou cosmética, e assim, evitar complicações derivadas da aplicação de substâncias não apropriadas para a sua pele.

loading...

03. Abril 2015 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *