Sacha Inchi: 10 Benefícios Surpreendentes Para a Saúde da “Semente Mágica”

Existem diferentes tipos de nozes e sementes cultivadas em todo o mundo.

A Sacha Inchi é única, tanto na forma do seu fruto como na sua impressionante quantidade em nutrientes.

Os seus benefícios para a saúde incluem a capacidade de melhorar a aparência da pele, regular a pressão arterial, auxiliar a perda de peso e muito mais.

Dito isto, é importante compreender todos os detalhes deste alimento, incluindo a sua informação nutricional, potenciais benefícios para a saúde e possíveis efeitos colaterais.

Planta Sacha Inchi

O que é a Sacha Inchi?

Sacha Inchi é uma planta perene nativa da América do Sul e é conhecida por vários nomes, incluindo Amendoim Inca e Amendoim da montanha.

O nome científico desta planta é Plukenetia volubilis.

Desde há centenas de anos que estes simples corpos frutíferos são cultivados na América do Sul por indígenas, mas as sementes só agora começaram a ser exportadas para outros países.

Estas plantas são também amplamente cultivadas no Sudeste Asiático e tornaram-se um snack bastante comum na Tailândia.

O fruto desta planta é pequeno e em forma de estrela, contendo entre quatro a sete vagens.

Torna-se verde após o amadurecimento, mas geralmente é deixado a secar, de modo a que a polpa não comestível dentro da fruta possa secar, deixando as sementes fáceis de separar e consumir.

Existe uma semente em cada uma das vagens da fruta, e as sementes são bastante semelhantes às amêndoas, tanto no sabor como na acessibilidade dentro da vagem.

As sementes não podem ser consumidas cruas, mas após serem assadas, estas podem ser um snack delicioso e incrivelmente saudável, graças à alta concentração de nutrientes encontrados no seu interior.

O que Procura?
Inalação de Vapor com Óleo Essencial de Eucalipto: Efeitos Colaterais e Contra Indicações

Na verdade, as sementes de Sacha Inchi têm sido amplamente chamadas de “superalimentos” em certos grupos de cura.

óleo Da Semente Da Planta Sacha Inchi

O óleo derivado destas sementes é também altamente procurado pela sua concentração em antioxidantes e compostos orgânicos ativos.

Fatos nutricionais da Sacha Inchi

As sementes de Sacha Inchi têm altas quantidades de nutrientes, incluindo gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, bem como proteínas, vitamina E, fibras dietéticas, potássio, cálcio, magnésio, vitamina A e vários outros antioxidantes.

As sementes de Sacha Inchi contêm um alto nível de calorias, com aproximadamente 6 calorias por grama desta semente.

Uma pequena dose é suficiente para aproveitar os restantes benefícios destas sementes para a saúde.

Benefícios da Sacha Inchi para a saúde

Planta Sacha Inchi

Alguns dos benefícios para a saúde mais impressionantes da Sacha Inchi incluem melhorar a digestão, ajudar na perda de peso, controlar a diabetes, estimular a capacidade cognitiva e diminuir a inflamação, entre outros.

Cuidados com a pele

Com um alto nível de ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, assim como vários antioxidantes, estas sementes saborosas podem ser uma excelente adição ao seu regime de cuidados da pele.

São capazes de ajudar a melhorar a aparência da pele, além de reduzir as rugas, e as manchas, como as de envelhecimento.

Conheça 10 Óleos Essenciais Anti-envelhecimento, para Combater Rugas, Manchas e Sinais da Idade

Para além disso, têm propriedades anti-inflamatórias calmantes que ajudam a prevenir a psoríase e o eczema.

Perda de peso

Embora haja um nível significativo de calorias nas sementes de Sacha Inchi, há também uma enorme quantidade de fibras dietéticas.

Apenas um punhado destas sementes pode saciar o seu apetite e evitar excessos alimentares, assim como lanches entre as refeições.

Isto pode dar um grande impulso aos seus esforços para perder peso, ao mesmo tempo que fornece uma ampla gama de outros nutrientes essenciais.

Cuidados com cabelo

O que muitas pessoas não percebem é que uma certa quantidade de gorduras saudáveis é necessária para uma boa saúde do cabelo.

Estas podem ajudar a manter a humidade do cabelo, evitando assim o cabelo seco e as pontas espigadas.

O que Procura?
Triphala: A Mistura de 3 Frutas que Luta Contra o Câncer e Prisão de Ventre

Podem também estimular o crescimento e a reparação do cabelo, e até mesmo eliminar a inflamação no couro cabeludo, assim como a caspa.

Redução da pressão arterial

Com níveis consideráveis de potássio em cada punhado de sementes de Sacha Inchi, diminuirá a pressão arterial caso sofra de hipertensão.

O potássio é um vasodilatador, o que significa que pode ajudar a reduzir a pressão nas artérias e nos vasos sanguíneos.

Por sua vez, isto diminui o risco de aterosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e doença cardíaca coronária.

Melhoria da digestão

As fibras dietéticas são um elemento-chave nos processos digestivos normais e as sementes de Sacha Inchi possuem altos níveis destas.

Esta fibra é capaz de ajudar a aumentar o volume das fezes e a evitar sintomas de obstipação, inchaço, cólicas e diarreia.

Pode ainda ajudar a diminuir o risco de cancro colorretal e de hemorroidas, que podem ser causadas pela passagem imprópria de alimentos e fezes no intestino.

Prevenção da diabetes

Os ácidos gordos ómega-3 foram associados à redução dos níveis de açúcar no sangue, juntamente com as fibras dietéticas que podem regular a quantidade de insulina e de glicose libertadas no corpo.

Juntas, estas duas substâncias presentes nas sementes de Sacha Inchi podem prevenir o aparecimento da diabetes naqueles que têm alto risco de a desenvolver.

Podem também reduzir o risco de picos e quedas dos níveis de açúcar no sangue, naquelas pessoas que já foram diagnosticadas.

Redução dos níveis de colesterol LDL

A adição de gorduras “boas” ao corpo é a maneira mais rápida de reduzir os seus níveis de colesterol LDL (de baixa densidade) que causa doenças cardíacas coronárias e deposição de placas ateromatosas nas artérias.

Prevenção de distúrbios cognitivos

A inflamação é a principal causa de distúrbios cognitivos, particularmente quando está presente na forma de estresse oxidativo.

Este dano inflamatório pode causar doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Aumentar o seu nível de ácidos gordos ómega-3 pode ajudar na defesa contra estas doenças.

Melhoria da qualidade do sono

Um dos nutrientes esquecidos na Sacha Inchi é o triptofano, um aminoácido importante que pode acelerar a libertação de serotonina, que é uma hormona do “bem-estar”.

O que Procura?
Chia: Para que Serve, Benefícios, ContraIndicações e Informação Nutricional

Em conjunto com o magnésio presente na Sacha Inchi, pode induzir relaxamento em pessoas que sofrem de distúrbios do sono e de insónia.

Cuidados com os olhos

Com altos níveis de vitamina A e de betacarotenos, as sementes de Sacha Inchi podem ajudar a potenciar a saúde da visão, evitando a degeneração macular relacionada com a idade e atrasando o aparecimento das cataratas, à medida que envelhecemos.

Efeitos colaterais

Planta Sacha Inchi De Nome Científico Plukenetia Volubilis

Este novo “superalimento” tem muitos potenciais benefícios para a saúde, mas existem alguns efeitos colaterais a serem considerados, tais como as náuseas e as mudanças de humor.

Náuseas

Algumas pessoas experienciam náuseas e distúrbios gastrointestinais após comerem Sacha Inchi, mas isto acontece na maior parte das vezes quando as pessoas consumem muitas destas sementes.

Devido à sua densidade em nutrientes, apenas um pequeno número destas sementes deve ser consumido para que os seus benefícios surtam efeito.

Humor

Os efeitos da Sacha Inchi na alteração do humor são bem conhecidos, principalmente devido ao seu impacto em certos neurotransmissores importantes no organismo.

Isto pode interferir com outros medicamentos prescritos e esta interferência pode resultar em alterações emocionais que podem ser desconcertantes.

Se ocorrerem mudanças de humor severas, pare de comer estas sementes imediatamente.

loading...

07. Setembro 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *