Salsa

A planta medicinal Salsa de nome científico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do fígado e do baço. É uma planta hemostática.

A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e em feridas; é uma planta depurativa; combate infecções urinárias (Ler: Chá de Salsa Para Infecção Urinária); controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando o sumo ao natural três vezes por dia.

Em infusão (30 gramas de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção urinária e no climatério na mulher.

Recomendado » 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária

A infusão de salsa combate gases, flatulência, acidez do estômago e alivia a dor da menstruação. Usada em cataplasma melhora feridas, abscessos e contusões.

Uma mistura de salsa, azeite e sal aplicada no dente acalma a dor produzida pela cárie dentária. Uma folha de salsa fresca e picada aplicada na zona dorida alivia as picadas de insectos.

As folhas desta maravilhosa planta usam-se também como condimento, muito apreciado pelos Portugueses. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos. Ler: Chá de Salsa para Emagrecer.

Em infusão aliviam as cólicas da bexiga e, em emplastros, cura contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada apenas a usos farmacológicos.

Elimina o mau hálito, e não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).

Contém tanta vitamina A e vitamina C que tem sido reconhecida como planta anticancerígena; também contém ferro e manganésio.

Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocando sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (pois é abortiva).

Leia Também:  Chá verde

Índice do Artigo:

Raiz de Salsa

Foto de salsa de raiz grossa, Fonte

As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas para o tratamento de doenças renais e inflamações da próstata, uma vez que activam o aparelho urinário.

Sendo uma planta diurética será excelente para prevenir pedras renais (litíase) e cistite (Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados).

A infusão de raízes e sementes de salsa pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;

– Laxativo suave;
– Anemias e convalescenças;
– Para infecções oculares;
– em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
– previne a queda de cabelo e caspa;

Propriedades Medicinais

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa ( eliminação de gases ), Diurética, Depurativa, Emenagoga ( promove a menstruação ), Anti-inflamatória, Anti-caspa. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.

Chá de Salsa – Receita1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa (se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função).

Abafe durante 8 minutos e beba. O ideal são 2 xícaras ao dia. Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.

Folha de Salsa

Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.

Salsa (crua)
Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)
Energia 151 kJ (36)
Carboidratos 6,3 g
Açúcares 0,9 g
Fibra dietética 3,3 g
Gordura 0,8 g
Proteína 3,0 g
Tiamina (Vit. B1) 0,1 mg (8%)
Riboflavina (Vit. B2) 0,2 mg (13%)
Niacina (Vit. B3) 1,3 mg (9%)
Ácido pantotênico (B5) 0,4 mg (8%)
Vitamina B6 0,1 mg (8%)
Folato (Vit. B9) 152 mg (38%)
Vitamina C 133,0 mg% (222)
Vitamina K 1640,0 mg% (1562)
Cálcio 138,0 mg (14%)
Ferro 6,2 mg (50%)
Magnésio 50,0 mg (14%)
Fósforo 58,0 mg (8%)
Potássio 554 mg (12%)
Zinco 1,1 mg (11%)
As porcentagens são relativas ás recomendações da E.U.para adultos.Fonte: USDA Nutrient database
Leia Também:  Linhaça

São estes alguns dos benefícios da Salsa.

E você, já conhece ou fez uso desta planta maravilhosa? Compartilhe suas experiências e tire suas dúvidas no fórum.

loading...

29. Março 2010 by admin

56 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Ola
    estou procurando sementes de salsa raiz
    alguém sabe onde comprar

    Grata

  2. tem um tempo que estou sangrando pelo fiófó por casa das hemorroidas. se toma cha de salsa será que vou milhorar do fiofó?

  3. onde posso encontrar essa planta?

  4. Tomo cha de salsa para limpeza e purificação dos rins, funciona ou não

  5. EU ADORO CHÁS , E JÁ TOMO ESTE CHÁ A ALGUM TEMPO.

  6. Eu me concidero um naturalista porque eu já tomo o suco dessa planta a tempo, e agora conhecendo outras propriedades é que vou continuar muito mais, obrigado

  7. Onde vende o chá de salsa em SP

  8. boa tarde queria saber si posso oma cha da raiz de salsa por que to com hemorragia so que estou gravida sera que nao fais mal

  9. eu tenho estopenia hernia de dico bocite em fim sou doroza vou passar tomar chá de salsa

  10. esfregar salsa sobre picadas de insecto é como deitar água numa fogueira. Agora estou a tomar conta da minha mãe que teve um AVC e as fraldas queimam a pele nas virilhas. Hoje comecei a fazer um emplastro de salsa esmagada a ver se resulta.

  11. Gostaria de saber se o chá de salsa,limpa a pele ?

  12. estou com sangramento a trinta dias por causa de um nodulo no ovario esquerdo gostaria de saber se eu tomar o cha da salsa eu consigo estancar o sangramento ate eu conseguir operar

  13. MUITO BOM

  14. tenho dores fortes nos rins estou tomando o cha da salsa, fervo e coloco na geladeira e otimo

  15. Caro Carlos:
    Só os que promovem (participam) de um ‘evento’, podem dele ‘usufruir’. Fora disso é ‘preconceito’. Se o Sr. tiver necessidades, ‘faça uso primeiro’, depois critique os ‘resultados’. Salto de sapatos de raiz seca de salsa não é má ideia’ pois o formato (da raiz) é um perfeito salto. … Mas convenhamos que para fazer ‘saltos de sapatos’ existe ‘planta’ (ERVA), MELHOR: Ex ‘PAPAGAIO-é leve, e branquinho; GENIPAPO – é duro e praticamente inquebrável; A ‘BRAÚNA’ teria a durabilidade do ferro, inclusive se for usada ‘dentro d’água’, e não enferruja, … e assim por diante.
    Para ‘incredulidade’, (que não fica bem em nenhum cientista: ‘homens sábios’), até para ‘esta doença’ a salsa deve ‘prestar’, pois o Sr. Aymar colocou a culpa na ‘SALSA’, mas o ‘artificial’ da sua mistura é o ‘ASS’.
    TUDO ‘DEMAIS’ traz prejuízos, sem dúvidas.

  16. gostaria de sabe se a pessoa diabetica pode tomar o cha de salsa?

  17. Oiiiiii minha filha tem 1 ano e 2 meses, e ainda mama estou tentando tirar ela do peito, ela ja come de tudo e o peito ja se tornou uma chupeta pra ela. Vou começar a trabalhar e queria saber se o cha de salsa seca mesmo o leite?

  18. A salsa serve para tanta coisa que virá um dia que vai servir como salto de sapato . Ora, tenham dó . DEVAGAR E SEMPRE . obrigado . Carlos

  19. Boa noite lendo os comentarios resolvir mandar o meu: tive problema de esofagite eu sei salsa com cenora , salsa e couve mas ñ foi um dia usei varios dia obiteve bom resoltado (tambem fiz o tratamento) continuei com os sucos e ate hoje quando sinto o esofago doendo faço uso da salsa , aprovete pois é verdade o beneficio da salsa . obrigado quem mandou eu usa-la.

  20. tomei o suco de salsa para um sangramento no esofago e melhorei bem.

  21. IVONE

    TENHO O MESMO PROBLEMA DE BEXIGA HIPERATIVA.
    JÁ FIZ DIVERSOS EXAMES, CENTIGRAMA RENAL, URETROCITOSCOPIA, ESTUDO URODINÂMICO E NãO CONSIGO VER-ME LIVRE DESTE PROBLEMA. POR VEZES TENHO DORES E PARECE QUE ESTOU SEMPRE COM UMA INFECÇÃO URINÁRIA, O QUE NÃO É VERDADE.
    SE POSSIVEL GOSTAVA DE TER UM TRATAMENTOP ALTERNATIVO PARA ESTE PROBLEMA.
    GOSTAVA DE CONTACTAR COM A IVONE PARA TROCAR IMPRESSÕES.
    OBRIGADO

  22. BOM DIA! SÓ PRECISO DE UMA RESPOSTA. A RAIZ DE SALSA RESOLVE O PROBLEMA DE NÃO CONSEGUIR SEGURAR A URINA? NÃO BEXIGA ARRIADA, NÃO É INCONTINENCIA NÃO TENHO INFECÇÃO URINÁRIA. TUDO FOI PESQUISADO ATRAVEIS DE EXAMES FIZ ATÉ URODINAMICA ( UM MEDICO FALOU EM BEXIGA HIPERATIVA ME MEDICO E NADA) NÃO SEI O QUE FAZER É HORRÍVE. AGUARDO ANCIOSA UMA RESPOSTA, POR FAVOR. GRATA.

  23. Gostaria de saber si acaso é verdade que o cha da raiz de salsa é abortivo????

  24. vou tomar para infecçao urinaria e espero obter resultado ok

  25. muito bacana esta pagina de vcs gostei nota 10, pois tive em outros sites e nao tinha ficado satisfeita.

  26. Tenho pedra nos dois rins e agora me aparece uma tal de gordura no figado, sera que posso tomar o cha ou a salsa batida no liquidificador?

  27. Pode tomar o cha de salsa com adoçante ou fruta.
    Tipo abacaxi.

  28. gostaria de saber se pode ser usado da seguinte maneira: bater um maço de salsa no liquidificador com 2 litros de agua?

  29. gostaria de saber o que que é bom para infecção urinaria…

  30. A salsa em cha faz bem a pedra do rim ,problemas de bexiga, deporativo do sangue e emagrece ente outros beneficios.

  31. tenho alguns problemas cardiacos. posso tomar o chá de salsa?

  32. boa tarde, gostaria de saber se o chá de salsa emagrece
    e como fazer para tal?

  33. oi gostaria de saber se salsa estimula a menstruação qdo em atraso

  34. salsa, faz como suco, bata no liquidificador, 2 limões com casca e tudo, coloca gengibre e bata tudo, coe, e sirva gelada, e muito bom

  35. estou tomando o cha de salsa ,mais faço hemodialise sera que faz algum mal

  36. para usar 01 maço de salsa qual a quantidade de agua devo usar e o tempo de fervura

  37. Aymar tem razão. Uma vez que a salsa contem uma quantidade razoável de potássio, é preciso ter cuidado com a a superdosagem desse elemento. O potássio em excesso pode provocar distúrbios cardíacos e outros problemas. (http://emedix.uol.com.br/vit/vit008_1fpotassio.php).

    Não sou médico, mas pelo que já li, é importante que se faça um exame para saber as deficiências minerais e de vitaminas do organismo.

    Estou usando o xá, mas com muita precaução.

  38. ATENÇÃO : OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE SALSA SÃO REALMENTE TUDO ISSO QUE FOI DITO SOBRE , PORÉM AS PESSOAS QUE FAZEM O USO CONTÍNUO DE ” ASS ” NÃO PODE TOMAR SEM ACOMPANHAMENTO MÉDICO, POIS ACONTECEU COMIGO, TOMEI O CHA DE SALSA PARA AUMENTAR A URINA. E TIVE VÁRIAS COMPLICAÇÕES CARDÍACAS, TARQUECARDIA COM BATIMENTO PRÓXIMO DE 140/ MINUTO, QUASE TIVE MAIORES CONSEQUENCIAS, TODO MEDICAMENTO NATURAL TEM EFEITOS CO-LATERAIS SIM , CUIDADO OK,

  39. ainda estou em teste.

  40. gostaria de saber se o cha de salsa é bom para o acne e quantas chavenas de chá devo beber por dia e por quanto tempo. obrigada

  41. Já ouvi falar que cura a cistite e hoje consegui raiz da salsa e comecei a tomar e lendo este site descobri que afinal a salsa é ótima para tudo na vida. Então começarei a utiliza-la mais freqüente.Abraço.

  42. Tive cistite e infeccao urinaria…tomei antibioticos enao resoveu…somente depois que tomei cha de salsa, faz 4 anos que nao tive mais esses problemas!!!!

  43. Comecei a usar a salsa batida no liquidificador 1/2 maço, com um copo de água gelada(copo americano), acabo de bater e tomo, pois tenho alergia a tudo com cheiro forte. Exemplo: perfume, inseticida, aquele remédio que mata o mosquito da dengue(minha língua fica pinicando e a boca amargando, dizem que é o baço), após um mes de uso volto a falar-lhes se deu resultado.OK.
    Obrigada.
    Nanci Rachel.
    Bom Natal!

  44. eu to tomando o suco para eliminar enchaco calsado pelo sal e to adorando

  45. acho pessimo

  46. eu queria saber de onde vem a salsa

  47. o cha e benefico para cistite??quantas vezes ao dia tenho que ingerir o cha?pois li a materia e fala sobre o caso de ingerir o sumo pra infecçao urinaria,mas gostaria de saber se o cha tambem resolve ou tem que ser so o sumo

  48. Tenho a salsa como um legume bom para a saúde, por isso a utilizo com muita frequencia, sobretudo em sopas e saladas, apenas e só. Fiquei assustado, no entanto quando um dia destes ouví uma senhora funcion ária aquí da Biocoop no Figo Maduro em Lisboa, dizer que a salsa era um perigo para o pâncreas…………fiquei sem resposta, confesso, nunca tal ouví alguma vez na minha vida, mas a senhora disse aquilo com uma conficção, que me deixou na dúvida. O PÂNCREAS…esta é boa…..
    na dúvida vou continuar até aparecer uma opinião fundamentada no contrário à luz da ciência alimentar e da investigação. Muito obrigado

  49. A salsa é muito boa para secar espinhas, já tomei o chá e resolveu.

  50. Adoro a salsa faço um suco que é uma delícia:Esperimente;1 laranja, um punhado de salcinha, mel ou aodçante, a gosto, bata no liquid. e tome sem coar.

  51. queria saber quem descobriu a salsa…

  52. Faz abdominais e corre! Só assim perdes barriga! Duvido que alguma substância se especialize em tirar gordura visceral. Exercício bastante. Sentado e a dormir ninguém tonifica o que quer que seja! Por mais que faça dieta!

  53. gostaria de saber se o chá da salsa emagrece e tira a barriga

  54. Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.
    Um amigo já me tinha falado dos benefícios da Salsa, mas nunca pensei que fosse tão rica e fizesse tão bem a tanta coisa, vou começar a utilizá-la com frequência

  55. estou tomando para emagrecer chá verde com salsa e abacaxi é muito bom o sabor é bem agradavel!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *