Salsa

A planta medicinal Salsa de nome cientifico (Petroselinum crispum) usa-se para aliviar inflamações do figado e do baço. É hemostática. A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e de feridas; é depurativa; combate infecções urinárias (Ler: Chá de Salsa Para Infecção Urinária); controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando sumo cru três vezes por dia.

Em infusão (30 gr de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção de urina e climatério na mulher. A infusão combate gases, flatulência e acidez do estômago, alivia a dor da menstruação. Em cataplasma melhora feridas, abcessos e contusões.

Uma mistura de salsa, azeite e sal introduzida no dente acalma a dor produzida pela carie. Uma folha de salsa fresca e picada na zona dorida alivia as picadas de insectos. As folhas usam-se tambem como condimento. Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos. Ler: Chá de Salsa para Emagrecer.

Em infusão aliviam as cólicas de bexiga e, em emplastros, curam contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada a usos farmacológicos. Elimina o mau hálito. Não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).

Contém tanta vitamina A e vitamina C que tem sido reconhecida como anticancerígena; também contém ferro e manganésio. Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocado sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (é abortiva).

RAIZ DE SALSA

FOTO DE SALSA DE RAIZ GROSSA

As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque activam o aparelho urinário. Sendo diurético será bom para prevenir pedras renais (litíase) e cistites.  Uma infusão de raízes e sementes pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;

– Laxativo suave;
– Anemias e convalescenças;
– Para infecções oculares;
– em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
–  previne a queda de cabelo e caspa;

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa ( eliminação de gases ), Diurética, Depurativa, Emenagoga ( promove a menstruação ), Anti-inflamatória, Anti-caspa. Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.

CHÁ DE SALSA – RECEITA1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa ( se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função). Abafe durante 8 minutos e beba. O ideal são 2 xícaras ao dia. Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.

FOLHA DE SALSA

Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.

Salsa (crua)
Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)
Energia 151 kJ (36)
Carboidratos 6,3 g
Açúcares 0,9 g
Fibra dietética 3,3 g
Gordura 0,8 g
Proteína 3,0 g
Tiamina (Vit. B1) 0,1 mg (8%)
Riboflavina (Vit. B2) 0,2 mg (13%)
Niacina (Vit. B3) 1,3 mg (9%)
Ácido pantotênico (B5) 0,4 mg (8%)
Vitamina B6 0,1 mg (8%)
Folato (Vit. B9) 152 mg (38%)
Vitamina C 133,0 mg% (222)
Vitamina K 1640,0 mg% (1562)
Cálcio 138,0 mg (14%)
Ferro 6,2 mg (50%)
Magnésio 50,0 mg (14%)
Fósforo 58,0 mg (8%)
Potássio 554 mg (12%)
Zinco 1,1 mg (11%)
As porcentagens são relativas ás recomendações da E.U.para adultos.Fonte: USDA Nutrient database

São estes alguns dos beneficios da Salsa.

29. Março 2010 by admin

51 Comentários no Fórum

  1. Eu me concidero um naturalista porque eu já tomo o suco dessa planta a tempo, e agora conhecendo outras propriedades é que vou continuar muito mais, obrigado

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *