Sangramento na Gengiva (prenúncio de gengivite)

O sangramento na gengiva não é uma doença, mas um sinal de doença. Na grande maioria dos casos é um sinal de um estado chamado gengivite que apenas significa inflamação das gengivas. Em casos raros o sangramento das gengivas pode ser um sinal de outros estados.

Causas do sangramento na gengiva:

O sangramento das gengivas normalmente é devido a gengivite resultante de negligência nos cuidados básicos dos dentes. Se não lavar ou utilizar o fio dental convenientemente, após as refeições, ficarão bocados de comida em volta da base dos seus dentes. A saliva irá infiltrar-se e secará parcialmente. Isto oferecerá um espaço ideal para que os germes da boca se instalem e multipliquem. O material que resulta da alimentação deteriorada, da saliva seca e dos germes chama-se placa e, se não se vir livre dela com regularidade é apenas uma questão de tempo antes que termine em gengivite inflamação das extremidades das gengivas em volta da base dos dentes, com sangramento que ocorre ao menor ferimento, tal como a lavagem dos dentes. A gengivite grave está normalmente associada com a generalidade de mais problemas de dentição envolvendo a inflamação das fibras frágeis, o periodôntio, que mantém os dentes no seu lugar. A isto chama-se periodontite.

A gengivite pode facilmente ser resolvida através de uma boa higiene dental. Uma lavagem regular dos dentes e aplicação de fio dental após as refeições irá remover a placa e prevenir a gengivite. A gravidez causa a flacidez, o amolecimento das gengivas e pode conduzir ao aumento do sangramento, por isso é necessário um cuidado dental complementar. Alguns indivíduos parecem ser mais propensos ao sangramento das gengivas do que outros. As restantes causas possíveis do sangramento das gengivas, em comparação com a gengivite, são raras. O sangramento pode ser devido ao escorbuto. Isto é uma deficiência de vitamina C que raramente se encontra na actualidade excepto nas pessoas mais velhas que vivem com um dieta de chá e bolos (bolo de leite com uvas passas). Uma dieta preenchida por fruta fresca e vegetais com algumas semanas a ingerir comprimidos de vitamina C irá rapidamente curar o escorbuto. Não obstante, o escorbuto é um estado perigoso com efeitos muito mais importantes do que o simples sangramento das gengivas e deve ser reportado ao seu médico. Outras causas possíveis são a hemofilia e a leucemia aguda, mas ambas têm muitos outros efeitos e a pessoa afectada estará a par deles.

Sinais e sintomas de sangramento na gengiva:

O sangramento das gengivas pode ocorrer devido a nenhuma razão aparente, mas na generalidade ocasionada pela lavagem dos dentes ou limpeza com fio dental. Verá o sangue na sua escova de dentes e na saliva. As gengivas são normalmente frágeis quando a escova de dentes está em contacto com elas e durante um tempo podem ficar doridas após a lavagem.

Prevenção e Cuidados a ter:

O cuidado adequado dos dentes irá prevenir a causa mais frequente de sangramento das gengivas. Uma escova de dentes eléctrica pode ser recomendada para as pessoas que têm tendência para lavar demasiado os seus dentes.

Tratamento do sangramento na gengiva:

A limpeza mecânica dos dentes é considerada ser o método mais eficaz de tratamento, para além de qualquer especial pasta de dentes ou elixir bucal. Escove os seus dentes diariamente e faça check-ups regulares aos dentes. O tratamento anual das cavidades das gengivas com clorexidina por um dentista, normalmente sob anestesia local, pode ser eficaz para aqueles que têm problemas mais graves.

24. Maio 2011 by admin
Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *