Sarampo (infecção da gargante, dos canais que vão para os pulmões ou da pele)

O sarampo é uma infecção da garganta, dos canais que vão para os pulmões, dos pulmões ou da pele. O sarampo é mais comum nas crianças mais pequenas, se bem que as crianças mais velhas e os adultos também possam sofrer da doença. Muitas das crianças são vacinadas (imunização) contra o sarampo, para evitar que sejam infectadas. O sarampo pode provocar problemas graves.

Causas do sarampo:

Esta infecção é causada por um vírus. A doença pode espalhar-se rapidamente para as outras pessoas que não tenham sido vacinadas, ou que ainda não tenham sido infectadas. Pode demorar entre oito a 12 dias até aparecer o sarampo, após a exposição ao vírus.

Sinais e sintomas do sarampo:

Os primeiros sintomas do sarampo podem ser febre, cansaço, tosse ou corrimento nasal. O seu filho pode perder o apetite e as luzes fortes podem ser incomodativas para os seus olhos, que podem estar vermelhos. O seu filho também pode ter tosse seca ou estar mais sonolento que o normal. Por vezes, as crianças vomitam ou têm diarreia. Podem surgir pequenos pontos brancos na boca e na garganta. Pode ainda ter uma erupção cutânea, que se inicia na cabeça e se espalha para o resto do corpo, até aos pés. Normalmente, os sintomas desaparecem três dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

O diagnóstico do sarampo é clínico, feito apenas com base na observação do médico.

Riscos e Complicações:

O sarampo pode tornar-se uma doença muito grave e mesmo mortal, em alguns casos. É importante que a criança seja seguida atentamente por um médico.

Tratamento do sarampo:

Dê ao seu filho paracetamol para a febre e para o confortar. Não dê aspirina ao seu filho. Ele deverá descansar, comer alimentos saudáveis e beber água ou sumos. Deverá evitar o contacto com outras pessoas durante cinco dias após o aparecimento da erupção cutânea. Telefone para a escola ou para o infantário do seu filho para os avisar que ele tem sarampo.

Fotos de crianças com sarampo:

 

Em: Dermatologia, Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *