Segurança Doméstica

Segurança Doméstica: A sua casa pode tornar-se um lugar seguro se implementar algumas alterações. Bastam alguns pormenores, retoques e atenções nas várias divisões da casa para que a segurança doméstica se torne uma realidade.

O que é a segurança doméstica?

Algumas transformações dentro de casa podem tornar o espaço doméstico um lugar mais seguro para viver. É importante certificar-se da segurança da sua casa se você ou um familiar estiverem em fase de recuperação de uma doença ou se algum dos habitantes utilizar uma bengala, um aparelho para ajudar a andar, uma cadeira de rodas ou se houver idosos. Enumeram-se, de seguida, algumas formas para ajudar a transformar a sua casa num local onde a segurança marca presença.

c Segurança Doméstica

Em todas as divisões

Cabos eléctricos

Certifique-se de que todos os cabos eléctricos estão em boas condições. Não utilize nenhum equipamento se o cabo estiver danificado. Mantenha todos os cabos eléctricos fora dos locais de passagem, incluindo os fios do telefone. Cubra as tomadas eléctricas com fichas de segurança a fim de evitar acidentes com crianças.

Segurança contra o fogo e queimaduras

Mande instalar detectores de fumo ou de calor. Verifique regularmente as baterias destes equipamentos e substitua-as se estiverem gastas. Alternativamente, substitua as baterias duas vezes por ano: no dia 1 de Janeiro e, novamente, no dia 1 de Julho. Saiba qual é a saída de emergência de cada uma das divisões da sua casa. Considere a hipótese de ter uma saída de emergência ou uma escada portátil nas divisões do segundo andar ou superiores. Cubra quaisquer tubos de aquecimento e radiadores que estejam descobertos a fim de evitar queimaduras. Mande inspeccionar e limpar a caldeira todos os anos.

Defina a temperatura do cilindro da água para uma temperatura não superior a 48ºC. Isto evitará que os membros da família sofram qualquer espécie de queimaduras. Mantenha a gasolina na garagem, num recipiente seguro e devidamente aprovado e identificado. Mantenha o recipiente afastado das chamas. Mantenha-o também afastado de papéis, panos e outros elementos facilmente inflamáveis.

Chão

Desimpeça o espaço e elimine os tapetes se algum dos seus familiares utilizar uma bengala, um aparelho para ajudar a andar, uma cadeira de rodas ou se for idoso. Alternativamente, fixe todas as extremidades dos tapetes ao chão. Tal ajudará a evitar quedas.

As Alcatifas espessas podem dificultar os movimentos a alguém que utilize uma cadeira de rodas ou um aparelho de auxílio equipado com rodas. Poderá ter de substituir a sua alcatifa por uma outra mais fina. Cole ou fixe por meio de pregos quaisquer pontas da alcatifa que estejam soltas. Repare tambem quaisquer orifícios e áreas danificadas no chão, nos degraus ou nos passeios. Mantenha as áreas de passagem e o chão arrumados. Se entornar qualquer coisa, limpe o local o mais depressa possível a fim de evitar possíveis quedas.

Iluminação

Certifique-se de que todas as divisões e corredores estão bem iluminados. Coloque luzes de presença fortes nos corredores e em todas as divisões para garantir a segurança de qualquer membro da família que se levante durante a noite. Verifique os candeeiros e certifique-se de que está a utilizar a lâmpada correcta. O quebra-luz poderá queimar-se se a lâmpada for demasiado forte para determinado candeeiro.

Escadas

Aplique fita adesiva de cores fortes nos rebordos dos degraus se tiver dificuldades em ver. Tal ajudá-lo-á a ver onde põe os pés. Certifique-se de que todas as escadas estão devidamente equipadas com corrimões que respeitem as normas de segurança.

Acesso para a cadeira de rodas

Se necessário, instale rampas fora das portas para ajudar as pessoas que se movimentam numa cadeira de rodas a entrar e sair de casa. Instale ainda rampas sobre as soleiras das portas mais salientes para que as cadeiras de rodas possam passar facilmente de divisão para divisão. Se necessário, alargue a abertura das portas a fim de facilitar a passagem de uma cadeira de rodas pela porta.

Casa de banho

Coloque barras de apoio na banheira e nas paredes do duche. Coloque ainda barras de apoio na parede adjacente à sanita. Coloque tiras ou um tapete anti-derrapante no piso da banheira e do duche. Se tiver dificuldades em entrar ou sair da banheira, tente colocar um banco dentro da mesma ou, então, uma cadeira de plástico no duche a fim de que possa estar sentado enquanto toma banho. Certifique-se de que os pés da cadeira são anti-derrapantes. Isso evitará que eles escorreguem ao sentar-se.

Instale um chuveiro de mão. Tal facilitar-lhe-á o acto de enxaguar o corpo enquanto estiver sentado na banheira ou no duche. Instale torneiras fáceis de rodar no duche/banheira e na pia. Utilize uma sanita alta se tiver dificuldades em levantar-se ou baixar-se. Coloque uma outra cadeira com pés anti-derrapantes próximo da pia. Poderá, assim, sentar-se caso se canse ou tenha uma sensação de desmaio ao baixar-se para limpar a pia. Pendure todos os espelhos, prateleiras e ganchos a uma altura suficientemente baixa que lhe permita alcançá-los estando sentado numa cadeira ou numa cadeira de rodas. Desligue os aparelhos eléctricos da corrente quando não os estiver a utilizar. Mantenha-os afastados da água.

Quarto

Certifique-se de que a cama não desliza ao sentar-se. Retire-lhe as rodas, se for o caso. Poderá querer utilizar uma cama de hospital eléctrica caso se sinta fraco ou confuso. É possível fixar à estrutura da cama barras, que poderá utilizar para se levantar e trocar de posição na cama. Mantenha as barras laterais erguidas para evitar eventuais quedas. Certifique-se de que as rodas da cama estão travadas.

Coloque uma sineta ou uma campainha num local de fácil acesso para o caso de querer chamar alguém, se precisar de ajuda. Mantenha um telefone ao lado da cama. Poderá utilizá-lo em caso de emergência ou se precisar de obter ajuda imediata. Certifique-se de que consegue alcançar facilmente o candeeiro da mesinha de cabeceira. Se se levantar durante a noite, comece sempre por acender o candeeiro da mesinha de cabeceira. Isso ajudará a evitar eventuais quedas. Mantenha uma lanterna com pilhas na mesinha de cabeceira se não conseguir colocar um candeeiro ao lado da cama. Se necessário, mantenha uma cadeira para fazer as necessidades, um urinol ou uma arrastadeira ao lado da cama.

Cozinha

Coloque um pequeno extintor num local de fácil acesso e ensine os seus familiares a utilizá-lo. Mande inspeccionar o extintor com a frequência recomendada pelo fabricante. Poderá ter de reorganizar a sua cozinha. Coloque os apetrechos de cozinha, os alimentos, os pratos e as panelas que usa com mais frequência num local de fácil acesso.

Poderá necessitar de diminuir a altura das bancas da cozinha se se deslocar numa cadeira de rodas. Mantenha as facas e outros objectos cortantes fora do alcance das crianças. Mantenha as pegas das panelas viradas para dentro. Tal evitará que alguém choque contra a pega, fazendo cair a panela.

Sala

Reorganize a disposição da mobília, se necessário, para que se possa deslocar facilmente pela sala. Coloque almofadas extra, consoante necessário, a fim de aumentar a altura das cadeiras ou dos sofás. Isto permitir-lhe-á levantar-se e sentar-se mais facilmente. Instale o telefone num local de fácil acesso.

Em: Beneficios Para a Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *