5 Sinais e Sintomas de Cárie Dentária a Estar Atento - Fotos Antes e Depois

5 Sinais e Sintomas de Cárie Dentária a Estar Atento

As cáries dentárias são um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades.

Manchas brancas nos dentes, dor, mau hálito, sensibilidade dentária, ou sabor desagradável na boca são alguns dos sintomas de cárie dentária. No entanto, por vezes o evento ocorre sem qualquer sintoma.

Imagem De Cárie Dentária

O consumo de alimentos que contenham amido ou açúcar gera matéria-prima para que as bactérias presentes na boca produzam ácidos.

Esses ácidos começam a desgastar o esmalte, que é a camada rígida dos dentes.

Certos minerais, como o cálcio e o fosfato, que estão presentes na saliva, além do flúor, presente nos cremes dentais ou na água, podem repor os minerais perdidos durante um ataque ácido e ajudar na reparação de esmalte.

No entanto, uma frequente exposição a ácidos pode afetar tanto o esmalte dos dentes que a quantidade de minerais perdidos tende a superar a de minerais repostos.

Consequentemente, uma cárie ou orifício começa a se desenvolver. (1)

Entre os dentes e nas superfícies (usadas durante a mastigação) são os locais mais suscetíveis à decomposição causada pelas partículas de comida e à placa bacteriana — uma camada de deterioração formada por bactérias a partir de ácidos e partículas de comida —, a qual pode ficar aderida no local. (2)

Os dentes também podem sofrer deteriorações ao redor de obturações devido ao acúmulo de bactérias em fissuras, resultantes de fratura ou enfraquecimento das próprias obturações.

Isso é significativo principalmente em indivíduos adultos mais velhos, que perderam o benefício do flúor, presente enquanto eles estavam em fase de crescimento. (3)

Sintomas das Cáries Dentárias

Como reconhecer os sinais de uma cárie dentária e buscar ajuda a tempo? Às vezes, o problema surge de forma assintomática, o que pode ser um problema. Contudo, em outros casos é possível perceber alguns sinais.

Marcas e manchas brancas nos dentes

Os Primeiros Sinais De Cárie Dentária Pode Aparecer Como Manchas Brancas Nos Dentes

Um ponto branco no seu dente pode ser um sinal precoce de cárie.

O que Procura?
Colocação de implantes dentários em pessoas com diabetes: podem fazer?

No início do desenvolvimento de uma cárie, uma mancha branca pode surgir devido aos minerais perdidos pelo esmalte do dente.

Trata-se de um sinal precoce de cáries — nesse momento, o esmalte pode se reparar usando os minerais da saliva ou flúor.

Conforme a perda de minerais e a destruição do esmalte avançam, você pode começar a notar manchas marrons, cinzas ou pretas no dente afetado. (4)

Sensibilidade nos dentes

Dentes Sensiveis

Ao atingir a camada situada abaixo do esmalte, conhecida como dentina, a cárie pode provocar sensibilidade no dente afetado. O problema acontece principalmente ao comer doces, alimentos ácidos ou quentes.

Mau hálito

Mau Hálito

As mesmas bactérias que causam cáries também podem liberar um cheiro desagradável após decomporem as partículas de alimentos que permanecem na boca.

O mau cheiro pode ser imperceptível e, além disso, as outras pessoas podem evitar dizer que você está com mau hálito. Contudo, um teste simples pode ajudá-lo.

Como testar o mau hálito

Use a parte posterior da língua para lamber seu pulso e espere a saliva secar. Se o pulso exalar um cheiro desagradável, provavelmente o mesmo estará ocorrendo com o seu hálito.

Vale ressaltar que o fato de ter mau hálito não significa necessariamente que você tenha cáries.

Determinados fatores, como dietas restritivas, e condições médicas, como diabetes e infecções na garganta, nos pulmões ou no nariz também podem causar mau hálito. (5)

Sabor desagradável na boca

Sabor Desagradável Na Boca

Se tiver alguma deterioração do dente, é possível que você sinta um sabor desagradável na boca de vez em quando.

Esse gosto ruim é devido novamente a bactérias e substâncias ( liberadas após o consumo dos alimentos).

Dor de dente

Dor De Dente

As cáries dentárias podem causar dor no dente impactado, nas áreas adjacentes ou até mesmo nos maxilares. Contudo, tudo depende do nível de abrangência da cárie.

A progressão da dor em um dente cariado

Fase 1: Os dentes estão envolvidos pelo esmalte, uma camada rígida de proteção destituída de nervos ou vasos sanguíneos. Nesse esmalte, a cárie não causar dor.

O que Procura?
Implante Dentário Melhora Auto Estima de Pacientes (Veja o Antes e Depois)

Fase 2: Quando a cárie atinge a dentina, você pode experimentar a sensibilidade e a dor. Inicialmente, essa sensibilidade pode se manifestar apenas perante o consumo de alimentos frios, quentes ou doces.

No entanto, conforme a decomposição se expande ainda mais para a camada mais interna do dente (a polpa, situada no miolo do dente e composta de tecidos moles, contendo nervos e vasos sanguíneos), a dor pode se tornar mais persistente.

Nesta fase, a dor pode ocorrer mesmo se o dente não estiver em contato com alimentos frios, quentes ou doces.

Fase 3: Caso a polpa seja lesionada e morra, a dor pode desaparecer temporariamente.

Neste caso, a dor pode se manifestar quando você morder algo ou ao pressionar o dente com a língua (ou dedo), pois a raiz do dente estará inflamada ou infectada.

Posteriormente, a infecção pode provocar uma dor constante que piore durante a mastigação. (6)

Eis algumas coisas que você precisa saber sobre dores de dente relacionadas a cáries:

  • A dor pode ser constante ou intermitente.
  • A dor pode piorar durante a alimentação, principalmente se envolver alimentos frios ou quentes. A dor pode ainda se intensificar à noite, quando você for se deitar.
  • Você pode sentir uma dor intensa, ou leve e constante.
  • Às vezes, pode ser difícil determinar qual a origem exata da dor. Uma cárie presente em um dente molar inferior, por exemplo, pode fazer com que você sinta dores na orelha. Já quando o problema acomete os dentes superiores, pode parecer que a dor seja proveniente das cavidades nasais, que ficam próximas das vias nasais. A parte mais próxima da maxila em relação ao dente afetado também pode ficar dolorida.

Vale frisar que se a dor de dente persistir por mais de dois dias você deve buscar tratamento médico o mais rapidamente possível.

Retardar o tratamento pode piorar a situação e acarretar uma dor constante e latejante. (7)

A saber

Especialidade Médica: Odontologia

Possíveis Complicações: Inflamação em torno do dente, perda de dente, infecção ou formação de abscesso.

Causas: Bactérias produtoras de ácido a partir de restos de alimentos. Conheça outras causas de cáries.

O que Procura?
Implantes Dentários ou Dentaduras - Qual a Melhor e suas Vantagens

Fatores de risco: Dieta rica em açúcar simples, diabetes mellitus, síndrome de Sjogren, medicamentos que diminuem a saliva, ou boca seca.

Prevenção: Dieta pobre em açúcar, escovar os dentes, flúor.

Medicação: Paracetamol (acetaminofeno), ibuprofeno

loading...

18. Julho 2017 by Fabricio

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *