Síndrome do Alcoolismo Fetal – (problemas do bebé caso a mãe ingira álcool durante a gravidez)

O síndrome do alcoolismo fetal é o nome dado a um grupo de problemas que poderão ocorrer ao bebé quando este nascer.

Esta situação poderá ocorrer devido ao facto da mãe do bebé ingerir álcool em excesso durante a gravidez. O bebé poderá sofrer de problemas mentais, físicos ou do comportamento. Estes problemas continuarão a ocorrer durante a vida do bebé.

De que forma o álcool pode afetar o bebé?

Quando a grávida bebe álcool, este também é ingerido pelo feto. A quantidade de álcool presente no sangue da mãe também é a quantidade de álcool que irá ser transportado para o sangue do feto.

Quanto mais álcool a mãe ingerir durante a gravidez maior será o perigo para o seu bebé. A situação poderá ainda ser mais grave caso a mãe comece a beber ainda nos primeiros meses da gravidez, numa altura em que os sistemas corporais do feto ainda estão em formação.

Sinais e sintomas do síndrome do alcoolismo fetal

O bebé poderá nascer com algum dos problemas seguintes caso a mãe beba álcool durante a gravidez. Poderá ser mais pequeno, pesar menos ou ter uma cabeça pequena.

Os dedos das mãos, dos pés, o rosto, o coração ou os rins poderão não estar formados normalmente. Um bebé com síndroma do álcool fetal poderá sofrer de danos cerebrais a longo prazo. Poderá também sofrer de problemas de audição, de visão, de dentição ou de fala.

Leia Também:  Bebê com Fenilcetonúria

O bebé poderá também sentir dificuldade em controlar os movimentos corporais. Alguns bebés com síndroma do álcool, fetal sofrem de problemas duradouros de comportamento, como hiperactividade, nervosismo ou incapacidade de concentração.

Cuidados a ter

Que quantidade de álcool poderei ingerir antes de ser considerado prejudicial para o bebé?

Os médicos não conseguem determinar a quantidade ou que tipo de álcool poderá ser prejudicial para o bebé. Tal fica a dever-se ao facto de cada bebé ser afectado de forma diferente. Não se sabe se há uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerida durante a gravidez.

A própria ingestão de pequenas quantidades de álcool aumenta o risco de provocar defeitos de nascença no bebé. A melhor atitude a ter será não ingerir nenhuma quantidade de álcool durante a gravidez. Será mesmo melhor abster-se de ingerir álcool antes de ficar grávida.

Há algum período durante a gravidez no qual seja seguro ingerir álcool?

Os órgãos corporais do bebé formam-se durante as primeiras 13 semanas de gravidez. No entanto o seu cérebro sofre grande parte do seu desenvolvimento durante as últimas 13 semanas de gravidez. O álcool danifica o cérebro do bebé mais do que qualquer outro órgão, podendo estes danos manterem-se a longo prazo.

Será demasiado tarde para deixar de beber caso esteja grávida?

Nunca é tarde demais para deixar de beber de forma a ajudar o bebé a crescer e a desenvolver-se. O bebé terá maiores probabilidades de ser saudável se deixar de beber imediatamente.

Poderei ingerir álcool no caso de estar a amamentar o bebé?

O álcool é rapidamente transportado pelo sangue até ao leite existente no peito. O bebé recebe esse álcool ao ser amamentado.

Leia Também:  Choro pode causar Danos Cerebrais em Bebês

Tratamento do síndrome do alcoolismo fetal

Que poderei fazer caso pretenda deixar de beber?

Fale com o médico, com os amigos mais próximos ou com membros da família caso pretenda deixar de beber. Poderá ainda aderir a grupos de apoio para pessoas com problemas de alcoolismo. Esses grupos poderão fornecer-lhe o apoio e as informações de que necessita.

loading...

11. Maio 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *