Síndrome do Túnel do Carpo

O síndrome do túnel do Carpo é uma inflamação e tumefacção no canal entre o braço e mão, área do punho. O canal cárpico (túnel do carpo) é uma pequena área do punho, que constitui a passagem entre o braço e a mão de estruturas como vasos sanguíneos e o nervo mediano.

Um movimento sistemático do punho na mesma direcção pode provocar inflamação e tumefacção (inchaço) no canal. Esta tumefacção exerce pressão sobre o nervo mediano provocando o síndrome do túnel do carpo também conhecido como síndrome do canal cárpico.

Uma lesão no punho, artrite, diabetes ou a gravidez podem também ser factores de pressão sobre o nervo mediano.

Sinais e sintomas do síndrome do túnel do Carpo:

Poderá ter um ou vários dos sintomas seguintes:

  1. Desconforto impreciso e doloroso na mão, no antebraço e no braço.
  2. Dor aguda partindo do punho e subindo pelo braço, normalmente à noite.
  3. Rigidez do punho de manhã ou cãibras nas mãos.
  4. Formigueiro, ardência ou dormência, normalmente no polegar, no indicador e no dedo grande da mão afectada.
  5. Incapacidade de fechar a mão.
  6. Fraqueza nos dedos ou insegurança da mão (deixar cair objectos).
  7. Pele seca, inchaço ou alterações de cor na mão.

Diagnóstico:

Poderá necessitar de efectuar um electromiograma (EMG) ou estudos de condução nervosa (NCS) para ajudar os médicos a saberem mais sobre os seus problemas no pulso. Estes testes medem a actividade eléctrica dos músculos em descanso e em utilização.

Um EMG também testa os nervos que controlam os músculos.

Cuidados a ter:

Tome sempre os medicamentos da forma prescrita pelo médico. Contacte o seu médico se achar que os medicamentos não o(a) estão a ajudar ou se sentir efeitos secundários.

Não deixe de tomar os medicamentos antes de falar com o seu médico. Mantenha uma lista escrita dos medicamentos que está a tomar. Leve sempre consigo a lista dos medicamentos ou os frascos dos medicamentos quando tiver consultas com os seus médicos.

Saiba porque está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os medicamentos.

Se sentir dores durante a noite, poderá ser útil esfregar ou abanar a mão ou pendurar a mão sobre a parte lateral da cama.

Contacte de novo o médico se:

  1. Ainda sentir dores e dormência passadas cerca de 2 semanas.
  2. Surgirem sintomas novos e desconhecidos.

Riscos e Complicações:

Atrofia muscular e incapacidade motora definitiva.

Tratamento do síndrome do túnel do Carpo:

O síndroma do canal cárpico poderá desaparecer por si próprio. Poderá, em alternativa, ser necessário o uso de talas ou medicamentos injectáveis para resolver o problema.

Por vezes, poderá ser necessário recorrer à cirurgia para libertar o nervo comprimido. Poderá utilizar anti-inflamatórios e o paracetamol para as dores. Alguns anti-inflamatórios poderão ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome anti-inflamatórios se for alérgico(a) à aspirina.

Poderão ser-lhe administradas injecções de medicamentos designados por esteróides como forma de fazer diminuir a inflamação. Os médicos poderão adicionar anestésicos aos esteróides. Estes medicamentos ajudam a diminuir a dor e o inchaço.

Como estas injecções fazem diminuir as dores e o inchaço poderá pensar que o pulso está recuperado e que poderá voltar a executar trabalhos pesados. É bastante importante não fazer exercícios até receber o consentimento por parte do médico.

Poderá fazer com que o síndroma do canal cárpico agrave se começar a praticar exercício demasiado cedo. O primeiro passo no tratamento do síndroma do canal cárpico é o descanso do punho e a interrupção das actividades que poderão estar na origem do problema.

O descanso proporcionado ao punho ajuda a reduzir o inchaço. Se os sintomas estiverem relacionados com o trabalho, poderá ser necessário recorrer a equipamentos de trabalho diferentes para diminuir a irritação do canal cárpico, tal como um teclado de computador especial.

Poderá ser necessário evitar a prática de determinados desportos se tais actividades estiverem na origem do problema.

Quando a dor, o latejar e a dormência desaparecerem, comece a fazer movimentos normais e lentos. Poderá ser usada uma tala para evitar que dobre o punho. É particularmente importante utilizar a tala durante a noite.

Use a tala enquanto sentir dor e dormência na mão. Poderá demorar entre 1 a 2 meses.

Informação para profissionais de saúde e estudantes de medicina:

SÍNDROME DE TÚNEL DO CARPO – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO

A neuropatia compressiva mais comum, causada por compressão do nervo mediano (que inerva os músculos flexores do pulso e dos dedos). As mulheres de meia-idade e aquelas com história de uso das mãos em atividades repetitivas são comumente acometidas por este síndrome.

Classicamente, a dor piora à noite (dorme com as mãos junto ao corpo) e é exacerbada pelo movimento das mãos. Os Sintomas iniciais são de dor ou parestesias no polegar, indicador, dedo médio e parte lateral do dedo anular; progressão para emaciação da eminência tenar.

A irradiação da dor para o antebraço, ombro, pescoço, tórax e outros dedos da mão não é rara. Geralmente é idiopática; quando o início é bilateral, considerar causas secundárias, como a artrite reumatóide, amiloidose, sarcoidose, hipotireoidismo, diabetes, gravidez, acromegalia e gota.

Primariamente o diagnóstico é clínico; detecção de déficits por teste eletrodiagnóstico (avaliação da velocidade de condução nervosa) é muito útil para orientar o encaminhamento na liberação cirúrgica.

Diagnóstico diferencial

  1. radiculopatia cervical em C6 ou C7
  2. síndrome do desfiladeiro torácico, resultando em neuropatia do plexo braquial
  3. mononeurite múltipla
  4. siringomielia
  5. esclerose múltipla
  6. angina de peito, especialmente quando do lado esquerdo

Tratamento

Medidas conservadoras no início, incluindo repouso da mão, uso de talas, antiinflamatórios. Em certas ocasiões, injeção de esteróides no tunel do carpo. Descompressão cirúrgica em alguns casos; mais bem efetuada antes do desenvolvimento de atrofia tenar.

Dica

Ao obter uma históría de dor no braço, lembrar que a síndrome do túnel do carpo afeta os três dedos e meio radiais, enquanto a isquemia miocárdica acomete um dedo e meio ulnares – e tenha esperança de que seja o braço direito.

Referência
Katz JN, Simmons BP: Clinical practice. Carpal tunnel syndrome

Em: Doenças Ortopédicas | 3 comentários

3 Comentários no Fórum

  1. eu tinha uma dor no ombro esquerdo que eu não segurava nada na mão caia tudo, mas no dia 01\ 02\ 2013 eu fiz a cirugia do carpo no mesmo dia eu não sentia mas a dor no meu ombro e nem no lugar que eu fiz a cirugia estou boa, boa asim não posso pegar peso mas eu faço algumas coisas leve como dobrar uma roupa não carrego nada pesado na mão que eu fiz a cirugia, quem tem este tipo de dor tem que procurar um medico pode ate não ser mas sempre é bom fazer um exame

  2. tenho 36 anos e a sete anos tenho muitas dores nas mãos ,e dormencia,trabalho em um mercado,faço todo o serviço pesado,desde a limpeza até pegar engradados de cervejas cheias,abastecer prateleiras,freezer e geladeiras,trabalho treze horas,seguidas,fiz o eletroneuromiografia e a medica disse que meus nervos estão muito inflamados,só de digitar no computador,sinto muita dor,sera que consigo encostar pelo inss,como auxilio doença tenho 3 meses de carteira assinada me respondam por favor,ou ate mesmo consigo me aposentar com esse problema?

  3. tenho cindrome de tunil do carpo ja fis cirurgia nas duas maos meu eletrom.deu de moderado a severo continuo com dores e dormencia devo fazer outra cirurgia

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *