Sinusite na Gravidez

A sinusite durante a gravidez é um problema bastante habitual, especialmente para as mulheres com um historial de crises alérgicas ou de sinusite antes da gestação.

sinusite

Durante a gravidez, o organismo da grávida fica mais suscetível a infeções, e como tal, é comum haver episódios de sinusite ao longo da gestação. No entanto, nesta fase da sua vida, a mulher está limitada nos tratamentos médicos que pode fazer.

De seguida pode saber mais sobre qual o tratamento mais adequado para sinusite na gravidez, e ainda, um tratamento caseiro que pode fazer em casa para aliviar os sintomas.

Tratamento para sinusite na gravidez

Durante a gravidez, a mulher fica um pouco menos protegida contra infeções, devido à diminuição da sua imunidade. Dessa forma, fica mais suscetível à proliferação de bactérias ou fungos nas zonas perinasais.

Quando a sinusite é causada por uma infeção bacteriana, o médico poderá prescrever antibióticos adequados para grávidas, classificados como de risco B (por exemplo, amoxicilina), juntamente com corticoides (por exemplo a prednisona).

Nalguns casos pode mesmo ser prescrito paracetamol, para reduzir o desconforto e as dores. Adicionalmente a grávida pode aplicar um descongestionante (à base de pseudo-efedrina), comprado em qualquer farmácia, por um período máximo de 5 dias.

Tratamento caseiro para sinusite na gravidez

Além do tratamento prescrito pelo médico, pode fazer o seguinte tratamento caseiro, totalmente seguro, que irá ajudar a aliviar os sintomas durante uma crise. Faça duas vezes por dia nebulizações, por períodos de 20 minutos, seguidas de uma lavagem nasal.

Para fazer esta lavagem nasal, coloque algumas gotas de uma solução isotónica caseira, que iremos ensinar a fazer de seguida, nas narinas. Esta solução isotónica irá ajudar a eliminar toda a secreção do nariz.

Para fazer a solução isotónica, deve colocar num recipiente meio litro de água fervida (ou filtrada), uma colher de sal e uma colher de bicarbonato de sódio. Misture tudo muito bem, até formar um líquido homogéneo, sem vestígios do sal. Reserve, e coloque algumas gotas no nariz ao fim de cada nebulização.

O que Procura?
Alergia Respiratória
loading...

06. Julho 2014 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *