Solução natural para tratar tosse (Folha de Mirtilo, Vaccinium myrtillus)

A tosse é um problema com que todos nós lidamos muito frequentemente, e muitas vezes nem sabemos muito bem o que é especificamente a tosse e quais as suas causas.

Numa definição resumida pode-se dizer que a tosse é uma contração espasmósdica (termo técnico) da cavidade torácica. Esta contração faz com que seja libertado ar dos pulmões de forma bastante violenta e repentina, e também daí surge o som que fazemos quando tossimos.

A tosse é um mecanismo de defesa que o nosso corpo possui para poder filtrar substâncias indesejadas no mesmo, como algumas bactérias, poeiras, vírus, e outros agentes potencialmente abrasivos.

mirtilos ajudam a baixar a pressão arterial

No entanto, apesar de este ser um mecanismo de proteção torna-se bastante desagradável, e em alturas que estamos com tosse excessiva esta chega mesmo a ser prejudicial, pois provoca alguma irritação no nosso sistema respiratório.

Existem hoje em dia bastantes medicamentos e xaropes que têm como objetivo eliminar a tosse excessiva e desagradável. A maioria dos xaropes existentes utiliza agentes que potenciam algumas secreções dos pulmões e assim evitam a tosse, utilizando no entanto alguns químicos e substâncias ativas fortes.

Solução natural para tosse

Mirtilo

Em casa podemos preparar o nosso próprio remédio natural para a tosse, sendo este muito mais económico e ao mesmo tempo muito mais saudável. Vejam-se os ingredientes:

• 2 colheres de sopa de folhas de Mirtilo;
• Água a ferver;
Mel.

Relativamente ao modo de preparar, deverá juntar as folhas de mirtilos com água a ferver. Depois, deverá deixar a mistura fervida repousar, no mínimo, por 5 minutos e esta está pronta a consumir.

Forma-se no fim um chá que deverá ser adoçado com o referido mel nos ingredientes da receita. Recomenda-se que este chá seja tomado mais ou menos de quatro em quatro horas, devendo beber-se sempre uma chávena desta solução natural nesse intervalo de tempo.

Leia Também:  Suco de brócolis para estimular o cérebro

espécie de arando Vaccinium corymbosum

Leia Também:

os mirtilos protegem o colesterol dos danos oxidativos

Alimentos e Substâncias que ajudam a combater a tosse: Funcho (Chá de Funcho), Anis Estrelado, Alho, Alcaçuz, Tanchagem, Malva, Alfavaca, Aloé Vera, Lúpulo, Manjericão, Folhas de Eucalipto, Arruda, Anis (Erva Doce), Figo, Dióspiro

Doenças Relacionadas: Tosse Crônica, Faringite, Constipação, Pneumonia, Meningite, Síncope Vasovagal, Bronquite Aguda, Sarampo, Antraz, Tuberculose, Sinusite , Gripe

loading...

14. Agosto 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *