Tanchagem

Descubra as propriedades e os benefícios da planta medicinal Tanchagem, também conhecida por tanchagem maior e para que serve. Nome cientifico: (Platango major).

A tanchagem maior Possui propriedades adstringentes. As folhas em infusão usam-se como cicatrizantes; combate diarreias, problemas gastrointestinais e dores de dentes, desinflama os gânglios, pára os catarros dos brônquios, e inflamações da boca e garganta.

As folhas limpas e escaldadas em água a ferver sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes; usa-se também contra a lepra, mordeduras de cão e queimaduras. Em banhos sentados usa-se contra o excessivo fluxo da mulher (leucorreia).

As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorróidas. A infusão de folhas usa-se para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. Há mais de 120 variedades de platango. É adstringente. As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.

Chá de Tanchagem

Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e aquele pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente 2 colheres de sopa em um litro de água e esperar até esfriar. Coe e está pronto.

Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos, é um grande remédio! Boa sorte!

A Planta

Também conhecida como transagem, esta é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas.

Originária da Europa e citada em antigos escritos como uma planta que entrava no preparo da maioria dos remédios medicinais. Era considerada sagrada pela tradição anglo-saxã.

As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.

FOTO DA PLANTA

Indicações Terapêuticas

Afecções das vias respiratórias como boca e garganta, infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.

É adstringente, combate inflamações nos ouvidos, olhos, gengivas, garganta, amígdalas, faringe, estômago, Intestinos, rins, bexiga, gripes e apendicite.

Combate ainda a conjuntivite, hemorróidas, problemas urinários, auxilia contra diarréia, cólica infantil, febres intestinais e cura feridas.

São estes alguns dos beneficios da planta tanchagem. Tenha uma vida positiva.

Testemunho de Silvia dia 2011/10/13

Olá pessoal! Eu conheci o chá de tanchagem em 2004 quando tinha uma ferida no útero e acusação de HPV (o vírus que pode provocar cancêr no útero), por falta de dinheiro na época e também falta de tempo para correr atrás de tratamento público, não fiz tratamento convencional com medicamentos, ao invés disto tomei o chá de tanchagem juntamente com chá de alfavaca durante 4 meses e a cada duas semanas fazia “duchinha vaginal” com o chá de morno para frio, passado um tempo voltei ao médico, refiz todos os exames e o meu útero estava limpinho sem nenhuma ferida, já não tinha nenhum tipo de corrimento e tambem não acusou mais HPV, parece ter sido um milagre!

A pessoa que me indicou a combinação dos chás disse ter uma amiga que se curou de cancêr no útero pelo uso dos chás! Ainda hoje, de tempo em tempo, tomo os chás por algumas semanas, são ótimos para uma série de coisas… Espero ter ajudado.

Obrigado pelo seu testemunho Silvia
Cumprimentos
Administração

Leia Também:

Extrato de própolis

29. Março 2010 by admin

103 Comentários no Fórum

  1. Olá Rhuan,

    O Autor deste artigo e Administrador do Website chama-se Rui Guerreiro,

    Atentamente,
    Rui Guerreiro

  2. Boa noite, quais são os autores ou fonte desta pesquisa?

  3. Sofria de refluxo, e azia quando comia qualquer coisa, muito terrível mesmo, quando fui indicado por uma amigo á beber o chá da erva, nunca mais sofri com azia ou má disgestão.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *