Temperatura Retal – Como medir

A temperatura retal é uma forma de medir a temperatura do seu filho. O médico poderá querer medir a temperatura retal em crianças com menos de cinco anos. Um termómetro rectal possui uma ponta pequena que pode ser tranquilamente introduzida no recto da criança. Apesar desta ponta especial, o termómetro pode, mesmo assim, magoá-la se não for usado correctamente. Certifique-se de que segue cuidadosamente as instruções para medir a temperatura retal. Um termómetro é uma pequena vareta de vidro dotada de uma linha de prata no interior. A linha de prata é constituída por mercúrio. Quando o mercúrio aquece, sobe pelo tubo de vidro.

Porquê este tipo de medição?

A temperatura retal é a forma mais exacta de se saber se o seu filho tem febre. As temperaturas medidas por via retal constituem a melhor forma de determinar a temperatura real do corpo. A temperatura rectal é sempre superior à temperatura que é, vulgarmente, medida na boca, pois o recto está mais quente. A temperatura retal normal de uma criança é de 37,8ºC enquanto que na boca é 37,3ºC.

Como medir?

A temperatura retal é medida através da cuidadosa introdução do termómetro no recto da criança. O reto é a extremidade do intestino, sendo a sua abertura designada por ânus. O ânus é o orifício por onde as fezes são eliminadas do organismo. Introduza delicadamente a extremidade arredondada do termómetro no ânus. Pare quando deixar de ver a extremidade arredondada. Não empurre mais o termómetro para dentro do ânus. Segure o termómetro firmemente no lugar. Este procedimento poderá ser mais fácil se o seu filho estiver deitado de lado ou de barriga em vez de estar deitado de costas.

Tratamento: Mantenha o termómetro retal limpo. Lave-o devidamente com água morna e sabão após cada utilização. Coloque o termómetro num local seguro de forma a estar pronto para ser novamente utilizado.

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde, Tecnologia | 1 comentário

One Comment

  1. em qual momento deve medir a temperatura retal?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *