Terçolho (pequeno abcesso na pálpebra causado por uma glândula da raiz de cabelo)

Um terçolho é um pequeno abcesso na pálpebra causado por uma glândula da raiz de cabelo. Uma raiz de cabelo é o local na pele onde cresce o cabelo. A cabeça do terçolho costuma estar no exterior da pálpebra. Mas também pode estar no interior da pálpebra.

Ler: Remédio Caseiro contra Terçol (Terçolho)

Causas do terçolho:

Também pode ser um germe chamado bactéria a causar um terçolho.

Sinais e sintomas:

  1. O topo ou a base da pálpebra pode estar quente, vermelho, inchado e magoado.
  2. Pode ter uma sensação arenosa no olho. Ou, os seus olhos podem produzir mais lágrimas que o normal.
  3. Pode aparecer uma cabeça de pus branca ou amarela na pálpebra, alguns dias após o terçolho se formar.

Prevenção e Cuidados a ter:

Não esprema o terçolho. Mantenha as mãos afastadas dos olhos para evitar propagar a infecção para outras partes do olho. Lave várias vezes as mãos com sabão e seque-as com uma toalha limpa. Mantenha as pestanas limpas. Use um produto para remover a maquilhagem em vez de utilizar apenas sabão e água. Isto evita que esfregue muito os olhos, e elimina a maquilhagem nos olhos com maior eficácia. Também pode impedir que tenha outro terçolho. A sua maquilhagem para os olhos pode ter germes, que podem ter provocado o terçolho. Deite fora a maquilhagem dos olhos e todos os produtos utilizados para a aplicar. Use maquilhagem nova depois do terçolho desaparecer. Não partilhe a sua maquilhagem dos olhos com outras pessoas.

Contacte o seu médico se:

  1. A dor no olho piorar.
  2. Tiver alterações na visão.
  3. O terçolho não tiver desaparecido após 7 dias.
  4. O treçolho voltar num curto período de tempo após o tratamento.
  5. Tiver vermelhidão à volta do olho.
  6. Tiver corrimento proveniente do olho.
  7. Tiver uma temperatura superior a 37,5ºC.

Tratamento do terçolho:

Normalmente, um terçolho abre sozinho para deixar drenar o pus. Mas pode precisar de colocar uma compressa quente sobre o olho. Os médicos podem dar-lhe um medicamento para tratar a infecção. Pode ser necessária uma cirurgia se o terçolho não drenar sozinho. Um terçolho não afecta a sua visão e, normalmente, desaparece após 7 dias. Coloque uma compressa quente limpa sobre o olho durante 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes por dia. A compressa diminui o inchaço e a dor. Para fazer a compressa, mergulhe uma toalha em água quente. Torça a toalha e coloque-a cuidadosamente sobre o olho.

loading...

25. Maio 2011 by admin

7 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Boa noite D. Eliana,
    Acho que face às circunstâncias não era má ideia tentar descobrir a que substancias/alimentos ele é alérgico, pois evitar causas de alergia é importante para evitar a situação e despitar as causas. Tente analisar as possiveis causas:quando é que piora, esteve em contacto com o quê quando piorou, faça um diário. Às vezes pode ser um champô que vai para os olhos, um detergente da roupa, da casa, do infantário, velas, sprays, tanta coisa. Tente observar e procure descobrir. Depois procure um especialista e pergunte-lhe como pode descobrir se é bacteriana, viral, parasitária, ou alérgica, ou outra. Se for de causa alérgica(dado que não acusou nada a biopsia e reage bem aos corticosteroides parece ser) o médico que faça testes para descobrir as causas da alergia! Se não está satisfeita com o trabalho do médico procure outro nem que seja privado e compare as duas opiniões. Procure várias opiniões, leia sobre o assunto,casos semelhantes, etc. Provavelmente tem alergia a algo e depois a alergia como não é logo tratada vai irritando a zona e evolui para infecção. Mas imagine que é um parasita que causa alergia – Por isso observe tudo, os hábitos, etc.e aponte as datas em que piora e o que fez nesse dia em que começou a piorar. O que é que fez de diferente há 3 anos atrás? Começou a usar algum produto diferente? QUe hábitos mudaram? Analise tudo. Existem também pomadas para treçolhos de origem alérgica, ainda não lhe receitaram?
    Espero ter ajudado. Não sou da área de saúde, mas quero ajudar.

  2. tenho um netito, de 10 meses aparece com treçolho, como se pode curar , já foi ao médico e lhe receitou soro fisiológico , e umas gotasa alftalmicas , nao é oara alame pois nao ?

  3. já tive um terçolho mas foi por baixo do olho na zona onde ganhamos olheiras o que me disseram para fazer foi esfregar um anel (aliança)ate o anel ficar bem quente e colocar no terçolho fiquei muito melhor nunca pus nada nem fiz mais nada a não ser isso para alem de aliviar sentimos muito melhor.
    espero ajudar

  4. Boa tarde, tive um terçolho há 2 dias atras, e “espremi” a cabeça de pus branca. Será que vou ter alterações na visão ?

  5. eu tenho uma pergunta: quantos dias demora até o treçolho ir embora? :c

  6. Eliana pode ser calázio ou pode ser terçol pode ser varias coisas, recomendo que procure médicos em clinicas famosas para exames de PRINCIPALMENTE sangue que vão mostrar o real problema.
    Compressas Mornas são muito eficientes e trocar travesseiros pode ser uma boa de vez enquando.
    Antibióticos e remédios contra inflamação podem ser indicados, tratamentos homeopaticos algumas vezes são mais eficientes.

  7. TENHO UM FILHO COM 5 ANOS COM UM PROBLEMA QUE ARRASTA JA A 3 ANOS E ESTOU CANSADA DE ANDAR NOS HOSPITAIS E NÃO VEJO O CASO RESOLVIDO. ALÉM DE TER PAPILAS GIGANTES FICA COM UMA FERIDA NA PALPEBRA INFERIOR QUE JÁ ATÉ FEZ RASPAGEM PARA O LABORATORIO MAIS NÃO ACUSOU NADA, A UNICA COISA QUE O ACALMA É COLIRIO COM CURTICOIDES QUE NADA BOM. SE PODEREM AJUDAR-ME AGRADECIA.
    ATENTAMENTE,
    ELIANA

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *