Tinea Corporis (tinea do corpo)

A tinea corporis também conhecida como tinea do corpo é uma infecção da pele que se manifesta em várias partes do corpo, tais como o rosto, o pescoço ou os pés. Também é vulgarmente designada em Portugal por tinha do corpo. Esta infecção é mais comum nas crianças, embora qualquer pessoa a possa apanhar. A tinea corporis também surge com mais frequência nos climas quentes e húmidos. Com a devida medicação pode demorar 1 a 4 semanas a desaparecer.

Causas da tinea corporis:

A tinha do corpo é provocada por um germe, designado por fungo, que se pode encontrar na terra ou nos animais domésticos infectados. Pode ser facilmente transmitida pelo contacto directo, sobretudo nas escolas e nos infantários, bem como mediante a partilha de toalhas, sapatos ou chuveiros.

Sinais e sintomas:

Apresentam-se, de seguida, os sinais de tinea corporis nas várias partes do corpo. A infecção alastra em círculo, à medida que se desenvolve, deixando um pedaço de pele com aspecto normal no meio, do qual resulta o aspecto de círculo. Produz, no rebordo do círculo, uma lesão vermelha e descamativa. A pele fica ainda ligeiramente saliente devido à irritação. Pode, inclusivamente, dar a sensação de que se encontra um verme (worm) debaixo da pele, razão pela qual, em inglês, a tinha do corpo assume a designação de ringworm. Não existe, porém, nenhum verme sob a pele.

Pele do corpo: As lesões no corpo são vermelhas, redondas e achatadas, podendo também manifestar-se sob a forma de escamas.

Rosto: As lesões podem provocar prurido e originar a formação de escamas e de uma erupção cutânea.

Pés: As lesões podem surgir num ou em ambos os pés. Encontram-se, geralmente, entre os dedos e podem ser vermelhas, originar bolhas e causar prurido. A pele entre os dedos dos pés pode ainda apresentar fissuras e escamas.

Virilha: A virilha é o ponto de união entre o abdómen (barriga) e a coxa. Poderá ter uma erupção cutânea vermelha e descamativa na parte interior das coxas ou na virilha.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

O médico analisar-lhe-á cuidadosamente a pele. É possível que lhe retire uma pequena quantidade de escamas de pele. Um microscópio será, então, usado para analisar a amostra de pele e determinar se tem tinea corporis. O médico poderá dar-lhe um creme ou uma pomada para o prurido. Terá de aplicar um medicamento antifúngico sobre a pele infectada para eliminar o fungo. Não coce as lesões. Se a infecção não desaparecer ou se alastrar, poderá ter de tomar outro medicamento por via oral. Se o seu animal doméstico estiver infectado, deverá levá-lo a um veterinário para que possa ser tratado.

Tratamento da tinea corporis

Tratamento da Tinea corporais com o cetoconazol creme a 2%

Estudo realizado: Trinta pacientes portadores de Tinea corporis foram tratados com cetoconazol creme a 2%, aplicado somente uma vez ao dia, durante quatro semanas. Obteve-se 96,7% de cura micológica. Não houve registro de efeito colateral.

Outras opções:

Canesten

A preocupação com a imagem e o aumento das actividades desportivas intensifica a propensão para as infecções fúngicas, como é o caso do pé-de-atleta. Normalmente associados a ambientes húmidos, os fungos encontram nestas zonas condições especialmente favoráveis para o seu desenvolvimento. Os espaços interdigitais dos pés, as virilhas e axilas são as partes onde se verifica uma maior incidência de infecções. É por isso muito importante ter a máxima precaução em piscinas, saunas, duches, ginásios e áreas públicas onde o contacto com a humidade é directo. Na prevenção e tratamento das infecções fúngicas, Canesten Spray – atomizador é a solução eficaz, cómoda e rápida. Este antimicótico de largo espectro á base de Clotrimazol é indicado para a aplicação em zonas de acesso mais difícil e pilosas. Graças á forma de aplicação rápida e cómoda, Canesten Spray-atomizador é mais facilmente absorvido pela pele impedindo, deste modo, o contacto com o produto na hora da manipulação. Segundo um estudo recentemente realizado pela Bayer, Canesten está associado a : experiência (pioneiro), notoriedade (o mais conhecido), acessibilidade (preço acessível) e aplicação agradável.

O Clotrimazol, substância activa de Canestenâ, é utilizada há 30 anos para tratar infecções fúngicas. A eficácia na hora de tratar micoses da praia (pityriasis versicolor) exantema da transpiração (tinea e tinhas (tinea corporis) continua vigente e está comprovada por numerosos estudos clínicos realizados em milhares de pacientes. A taxa de eliminação de fungos situa-se entre os 85 e os 100% em casos de dermatomicose. A tolerância local, que chega a ser de 98% fazem deste medicamento a primeira escolha do consumidor. É fácil e cómodo de usar, não tem contra-indicações e não apresenta efeitos secundários. No tratamento de infecções fúngicas Canesten spray, solução e creme são as apresentações de Canesten mais apropriadas.

Foto: Doente com lesões na superfície da pele de forma arredondada e com prurido. TINEA CORPORIS (TINHA) – Micose do grupo das dermatofitias.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Dermatologia, Saúde | 2 comentários

2 Comentários no Fórum

  1. Desejo conhecer seus opiniões com respecto ao uso da medicina natural no tratamento da tinha corporis

  2. Eu tenho um namorado que esta com vermelhidao e coseira sera que pode ser tinea cruris

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *