Tipos de Meningite

Este artigo pretende descrever alguns tipos de meningite, uma doença que pode ser infecciosa ou não. As meningites infecciosas são classificadas como virais, bacteriana, parasitária ou fúngica, dependendo do tipo de organismo que causa a infecção.

A meningite viral, também conhecida por meningite asséptica, é o tipo mais comum da doença. Raramente é fatal e é normalmente resolvida com tratamento. A meningite desenvolve-se em menos de 1 em cada 1000 pessoas que são infectadas com um dos vírus associados à doença.

A meningite bacteriana é normalmente grave e é considerada uma emergência médica. Se não for tratada, pode ser fatal ou levar a complicações a longo termo. Como a doença pode progredir muito rápido, é importante identificar a bactéria e começar o tratamento a antibiótico o mais rápido possível. Infecções bacterianas nas orelhas, boca ou nariz podem espalhar-se rapidamente para o cérebro e medula espinal. Algumas bactérias são transmitidas através de secreções da boca e nariz.

A meningite fúngica desenvolve-se em pacientes com problemas que podem comprometer a eficácia dos seus sistemas imunitários (VIH, Lúpus, Diabetes, por exemplo). A meningite fúngica ocorre em cerca de 10% dos pacientes com SIDA.CrytococcusneoformanseCandidaalbicansestão normalmente envolvidas na doença.

A meningite parasitária é mais comum em países pouco desenvolvidos e é normalmente causada por parasitas encontrados em água, comida ou solo contaminados.

A meningite não infecciosa pode desenvolver-se a partir de uma complicação de outra doença (por exemplo, papeira, tuberculose, sífilis).

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Outros Temas | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *