Tomar vitamina D para Combater o Resfriado Comum?

Durante a estação fria, muitas são as pessoas que tomam suplementos de vitamina D para ajudar a prevenir as doenças respiratórias.

Embora ainda sejam necessárias mais provas científicas de que os suplementos de vitamina D podem prevenir o resfriado comum (por vezes referido como uma “infecção do trato respiratório superior”), as pesquisas realizadas mostram que ter níveis mais elevados de vitamina D no organismo pode estar correlacionado com um risco reduzido de contrair o resfriado.

Benefícios da Vitamina D para o resfriado comum

resfriado-comum

Até ao momento, foram poucos os estudos que testaram a eficácia dos suplementos de vitamina D na prevenção do resfriado comum.

As pesquisas até hoje realizadas produziram resultados mistos.

Um estudo realizado em 2009, realizado ao longo de três meses, publicado no Epidemiology and Infection, verificou que a vitamina D não diminuiu a incidência e a gravidade das infecções do trato respiratório superior durante esse período. O estudo envolveu 162 adultos, em que foram administrados com 2.000 UI de vitamina D em forma de suplemento diário.

No final do estudo verificou-se que quem tomou o suplemento não ficou menos propenso a sofrer um resfriados do que quem tomou um medicamento placebo.

No entanto, um estudo populacional publicado nos Archives of Internal Medicine do mesmo ano (2009), sugere que a manutenção dos níveis ideais de vitamina D no organismo, pode ajudar a afastar o resfriado.

Verificando os dados de 18.883 pessoas, os pesquisadores descobriram que aqueles com níveis mais baixos de vitamina D ficaram cerca de 40 por cento mais propensos a contrair uma infecção respiratória recente (em comparação com aqueles com os níveis mais elevados de vitamina D).

O estudo identificou uma ligação particularmente forte entre os níveis baixos de vitamina D e risco de infecção respiratória em participantes com histórico de doenças respiratórias (como asma).

Usar a vitamina D para Prevenção do Resfriado

vitamina-d

Os dados actualmente disponíveis não apoiam o uso de suplementos de vitamina D para esta finalidade, embora esta seja uma área de investigação em curso. Manter os níveis ideais de vitamina D pode oferecer uma série de outros benefícios para a saúde. Por exemplo, os níveis ideais de vitamina D são importantes para manter os ossos fortes e proteger-nos contra a osteoporose.

O que Procura?
Sintoma e Sinais do Molusco Contagioso

Para prevenir e preparar o seu organismo contra o resfriado comum, certifique-se de lavar as mãos com frequência, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercício físico de forma regular, e dormir as horas de sono ideais para a sua idade (veja a tabela abaixo).

o-numero-de-horas-que-devemos-dormir-varia-de-acordo-com-a-idade

Se você considera o uso de suplementos de vitamina D para a prevenção da constipação, ou se está preocupado com os seus níveis de vitamina D, consulte o seu prestador de cuidados primários.

Recursos

Bartley J. “Vitamin D, innate immunity and upper respiratory tract infection.” J Laryngol Otol. 2010 May;124(5):465-9. Epub 2010 Jan 13.

Continua » 11 Remédios Naturais para Gripe e Resfriado Comum Surpreendentes

loading...

11. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *