TRAB – Doenças auto-imunes da tireóide

Doenças auto-imunes da tireóide (ex. doença de Graves, tireoidite de Hashimoto) podem cursar com a presença de auto-anticorpos contra antígenos citoplasmáticos e de superfície. Os auto-anticorpos contra antígenos citoplasmáticos estão associados com dano celular, e os anticorpos anti-receptor de TSH (TRAB), influenciam na função e crescimento glandular, possuindo também um papel importante na patôgenese. A natureza destes auto-anticorpos (TRAB) é heterogênea.

Além da atividade estimuladora, podem agir também como anticorpos bloqueadores ou promotores do crescimento, levando ao hipotireoidismo ou a bócios endêmicos e esporádicos, respectivamente. Na doença de Graves, possuem predominantemente atividade estimuladora, apresentando uma sensibilidade de 85% e uma especificidade de 80% para seu diagnóstico. Seus níveis diminuem com o uso de drogas antitireoideanas, podendo ser usados para predizer a recidiva da doença de Graves. Ausência de TRAB após tratamento diminui a tendência de recidiva da doença.

Estes anticorpos podem estar presentes em alguns casos de tireoidite de Hashimoto, tireoidite subaguda, tireoidite silenciosa, e em recém-nascidos de mães portadoras de doença de Graves, devido à transferência feto-placentária destes anticorpos. Altos níveis detectados durante a gestação possui valor preditivo relativo para tireotoxicose neonatal.

ANTICORPO ANTI-RECEPTOR DE TSH (TRAB)

Doenças tireoideanas auto-imunes, oftalmopatia de Graves e hipertireoidismo nonatal.

MATERIAL:
0,5 mL de soroSangue (deve ser congelado logo após a coleta).

VALOR DE REFERÊNCIA:
Até 10 U/mL.

MÉTODO:
Ensaio radiorreceptor (agente marcador: iodo.)

02. Setembro 2010 by admin
Em: Outros Temas | 1 comentário

One Comment

  1. fiz alguns exames e constatou q estou com tireoide , emagreci demais e agora a medica me passou exames TPO que o resultado foi28,14 iu/ml
    e o TRAB resultou em 8,11 ui/l
    O q isso significa?

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *