Tratamento para artrite

A artrite reumatoide é uma doença que se caracteriza pela inflamação crônica das articulações, especialmente nas mais pequenas, existentes nos pés e nas mãos, provocando inchaço, dor, e nalgumas situações, mesmo deformidade articular e erosão óssea.

artrite reumatóide

Esta é uma doença ainda sem cura. No entanto, o tratamento adequado pode combater o desconforto e amenizar os efeitos da artrite. Saiba mais sobre esta doença, e ainda, as várias formas de tratamento. Confira.

Artrite – o que é

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o sistema imunitário ataca erradamente o próprio organismo. Por essa razão, esta doença não afeta apenas articulações, podendo em alguns casos atacar também tecidos de vários órgãos, como os olhos, pulmões, pele e vasos sanguíneos.

Apesar de este problema ser mais frequente em indivíduos com idades entre os 35 e os 55 anos, a artrite reumatoide pode ocorrer em pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Esta doença afeta 1 em cada 100 pessoas, sendo na sua maioria indivíduos do sexo feminino.

Causas da artrite

Sendo uma doença autoimune, não existem causas conhecidas para o ataque do sistema imunitário ao seu próprio organismo. Existem no entanto alguns fatores que podem estar relacionados com o aparecimento deste problema. Assim, os fatores de risco para o surgimento e desenvolvimento da artrite reumatoide incluem:

Predisposição genética

Apesar de não existirem certezas absolutas, sabe-se que alguns genes têm maior facilidade de interação com alguns dos outros fatores de risco, o que aumenta as possibilidades de ocorrência desta doença.

Alterações hormonais

As alterações dos níveis hormonais podem também ser um dos fatores de risco para o surgimento desta doença, sendo uma das razões pelas quais as mulheres são o grupo mais afetado.

Tabaco

As pessoas com exposição regular a alguns fatores ambientais, como o fumo do tabaco, ou ainda, o contacto recorrente com poluentes do tipo sílica, têm maiores chances de desenvolver artrite reumatoide. Relativamente ao fumo do tabaco, o risco ocorre tanto para fumadores ativos e passivos.

O que Procura?
Dor miofascial

Sintomas da artrite

Sendo a artrite reumatoide um problema que afeta de forma gradual as articulações, inicialmente os sintomas podem resumir-se a algum inchaço, dor e ardor nalgumas articulações, frequentemente acompanhadas com rigidez de movimentos.

Estas primeiras manifestações ocorrem mais comummente de manhã, podendo prolongar-se por algumas horas. Com o evoluir da doença, estes sintomas alastram-se a outras estruturas articulares, juntamente com o aparecimento de outras manifestações. Confira de seguida os vários sintomas da artrite reumatoide:

  • dor articular;
  • inchaço nas articulações;
  • aumento da temperatura na zona das articulações;
  • rigidez matinal;
  • aparecimento de nódulos reumatoides (caroços de tecido duros sob a pele, na zona dos braços);
  • perda de peso;
  • febre;
  • cansaço e fadiga.

É frequente os indivíduos com esta doença apenas se aperceberem dela quando está mais avançada, sendo por isso importante estar atento aos sinais que o seu corpo lhe dá. Se está a sentir alguns destes sintomas, deve consultar um médico, de modo a despistar o problema, ou definir o tratamento mais adequado, caso lhe seja diagnosticada artrite reumatoide. Confira de seguida as várias formas de tratamento para artrite reumatoide.

Tratamento para artrite

Como referimos anteriormente, a artrite reumatoide é uma doença que não tem cura. Como tal, o tratamento tem a função de amenizar o problema e dar maior qualidade de vida ao paciente. Existem vários tipos de tratamento para artrite, nos quais se incluem:

  • tratamento medicamentoso;
  • tratamento fisioterápico;
  • tratamento natural;
  • tratamento cirúrgico;
  • tratamentos com medicinas alternativas.

Quando seguidos e aplicados de uma forma correta e contínua, cada um destes tratamentos pode reduzir os sintomas da artrite, melhorar a qualidade de vida do paciente, e até, evitar a progresso da doença. Saiba mais sobre cada um destes tipos de tratamento.

Tratamento medicamentoso

Existem vários medicamentos específicos para a artrite reumatoide, que têm como função reduzir os sintomas e impedir a progressão da doença. Estes incluem imunossupressores, corticoides e anti-inflamatórios. Os medicamentos imunossupressores têm como função modificar o curso da doença, enquanto que os corticoides e os anti-inflamatórios têm o objetivo de reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações.

O que Procura?
Tratamento para tendinite

Os medicamentos imunossupressores, tais como o sulfato de hidroxicloroquina (HCQ) ou o difosfato de cloroquina (DCQ9), remédios anti malária, e ainda, o leflunomida (LEF), metotrexato (MTX) ou o sulfassalazina (SSZ), têm como função reduzir a inflamação na articulação, e ainda, diminuir outras manifestações provocadas pela doença. Estes medicamentos podem ser prescritos individualmente, ou então, associados.

Já os medicamentos anti-inflamatórios são mais indicados para uma fase inicial, com uma toma que não deve exceder as duas semanas. Para casos mais graves, onde seja necessário um alívio imediato, são aplicadas injeções de corticoides. Estas não devem ultrapassar 4 aplicações anuais.

Tratamento fisioterápico

A fisioterapia pode ter um papel muito importante no tratamento para a artrite reumatoide. Além de ajudar a tonificar a alongar os músculos, ajuda ainda a reduzir ou mesmo evitar as deformidades articulares. No entanto, a sua principal função diz respeito à redução da inflamação e da dor, e ainda, melhorar o funcionamento da articulação atingida pela doença.

O tratamento fisioterápico para a artrite reumatoide inclui diversos exercícios e outras terapias. Assim, exercícios e alongamentos ativos e passivos, são os mais indicados, mas atividades aeróbias como bicicleta, hidroginástica, natação ou caminhada podem também ser recomendadas. No que diz respeito a outras terapias, no tratamento fisioterápico para artrite reumatoide podem também ser utilizados bolsas de água quente, aparelhos de eletroterapia e mecanoterapia.

Tratamento natural

Existem várias plantas medicinais que podem ser muito úteis para o tratamento para artrite reumatoide, devido à presença de substâncias com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, e ainda, diuréticas. Estes tratamentos podem ser em forma de suco, chá ou cataplasma.

Entre os vários tratamentos naturais indicados para este problema, destacamos o chá de bardana, erva-doce e cavalinha, suco de beringela com limão, suco de abacaxi, ou o chá de mentrasto. Confira de seguida duas receitas de tratamentos naturais para a artrite.

Banho com chá de mentrasto

O chá de mentrasto contém substâncias com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que aplicadas através de um banho, ajudam a reduzir o inchaço das articulações e a melhorar a qualidade de vida do paciente. Para este tratamento natural vai necessitar de 20 g de folhas de mentrasto e de dois litros de água. Deverá colocar a água e as folhas numa panela e levar ao lume.

O que Procura?
12 Causas de Osteoporose e Perda Óssea, que Você Deve Saber

Depois de levantar fervura, deixe ficar durante 10 minutos, ao fim dos quais desligue. Deixe repousar durante 5 minutos, coando de seguida. Com esse líquido numa temperatura morna, banhe a zona afetada. Se preferir, molhe compressas e aplique na articulação durante cerca de 15 minutos.

Suco de beringela com limão

Este suco, que deve ser bebido logo de manhã, tem uma ação remineralizante e diurética, ajudando assim a reduzir o inchaço nas articulações. Dessa forma, ao desinchar essa área, este suco ajuda a melhorar a qualidade dos movimentos do paciente.

Para este tratamento natural vai necessitar de suco de meio limão, meia beringela crua, e ainda, 250 ml de água. Bata tudo muito bem no liquidificador, coando de seguida. Deve beber logo de manhã em jejum, deixando-se ficar em jejum durante mais 30 minutos.

Tratamento cirúrgico da artrite

Em casos onde a doença está mais avançada, com o desenvolvimento de deformidades articulares, com consequências grandes no bem-estar da pessoa, o médico pode decidir pelo tratamento cirúrgico. Nesta situação, o objetivo da cirurgia é substituir a articulação afetada por uma prótese. No entanto, nem todas as pessoas têm condições para o tratamento cirúrgico, dependendo da atividade diária e do estado de saúde do paciente.

Tratamento com medicinas alternativas

Há um conjunto de terapias alternativas que, não substituindo o tratamento médico e fisioterápico, podem complementá-los e ajudar a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Estas terapias incluem meditação, auriculoterapia, acupuntura, dieta, quiropraxia, massagens, biofeedback, entre várias outras.

Referência Bibliográfica

LICIA MARIA HENRIQUE DA MOTA, et al. Consenso 2012 da sociedade brasileira de reumatologia para o tratamento da artrite reumatóide. Acesso em Maio. 2015.

Links úteis:
loading...

15. Maio 2015 by Filipe

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *