Tratamento natural para nariz entupido

Tratamento natural para nariz entupido: O nariz entupido é um sintoma bastante comum em casos de gripe, constipação, rinite, entre outros. Pode ser, também, causado pelo contato com as correntes de ar frio ou fumo aquando da inspiração via nasal. Todas estas causas levam à criação / aumento do muco no nosso nariz, e consequente entupimento.

Embora um entupimento nasal não seja muito preocupante em adultos, é sem dúvida deveras irritante, impedindo a correta respiração. No caso das crianças e bebés a falta da normal respiração pode levar ao mau hábito da inspiração oral e, aí sim, causar problemas graves, tais como, apnéia do sono e ronco durante a dormida, diminuição do rendimento físico, obesidade, inflamações, mudança de voz, … Tudo isto, porque o nariz é o responsável pela filtragem do ar para que não passem para o sistema respiratório gases e impurezas existentes na atmosfera.

Um bom tratamento para este sintoma é o chá de tomilho que, para além de ajudar neste caso, é um forte apoio para tratar gripes, dores nos ouvidos, bronquite ou, ainda, sinusite.

No nosso caso a quantidade de chá a ingerir deve ser de pelo menos três chávenas por dia. Para preparar este chá precisará de um litro de água fervente, uma mão cheia de tomilho e de feno-grego. Depois de lavar as plantas deve verter-lhes a água por cima, para um recipiente e, de seguida tapá-lo por quinze minutos. Por fim, basta coar o chá.

Lembre-se que este tratamento, embora seja relativamente bom, não cura por si só o congestionamento nasal. Para isso deve permanecer num ambiente quente e longe de poeiras, devendo também tentar sempre que possível a respiração pelo nariz. Caso seja uma criança / bebé, para além de seguir as outras recomendações, consulte uma farmácia ou hospital, para um mais rápido tratamento deste sintoma.

Leia Também:  Solução natural para tratar úlcera
loading...

30. Novembro 2012 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *