22 Tratamentos caseiros para eliminar as olheiras

Com esta matéria vamos ensinar-lhe 22 tratamentos caseiros intensivos para eliminar as olheiras, um problema de pele que pode ser bastante incomodativo consoante a extensão do problema.

Algumas das principais causas do aparecimento de olheiras são a hereditariedade, retenção de líquidos, o envelhecimento, falta de vitaminas, consumo deficiente de água, pele seca, choro prolongado, trabalho excessivo em frente ao computador, ansiedade, noites mal dormidas ou ainda a adoção de uma dieta desadequada.

22 Tratamentos caseiros para olheiras

Tanto homens como mulheres podem ter olheiras. Não são, no entanto, um problema grave de pele. Contudo, podem fazer com que as pessoas pareçam mais cansadas, por serem normalmente escuras, por vezes de cor roxa, profundas, acompanhadas de papos que originam olheiras inchadas, fazendo-nos parecer mais velhos do que, na realidade somos.

As olheiras podem ser causadas pele simples retenção de liquidos

Causas

O primeiro passo antes de se optar por algum tratamento caseiro para eliminar as olheiras é diagnosticar a causa do problema através de uma avaliação médica. Normalmente, são dois os motivos: excesso de vasos sanguíneos ou excesso de pigmentação (melanina) sob a pálpebra inferior. Este último, geralmente, é consequência da idade.

Os tratamentos das olheiras vão desde receitas caseiras simples, como compressas frias de camomila, até microcirurgias. Se não tem coragem de encarar métodos de tratamento mais drásticos, a maneira mais eficaz é disfarçar as olheiras negras, e os especialistas garantem que os remédios caseiros funcionam.

Leia Também: Como eliminar Olheiras Escuras.

Pachos de batata

batata para olheiras

A batata possui propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspeto do rosto, principalmente quando geladas, já que diminuem o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos da região, melhorando o seu visual.

Rale uma ou duas batatas de modo a extrair o líquido. Mergulhe um pedaço de algodão no líquido e coloque-o sobre os olhos fechados. Deixe atuar entre 10 a 15 minutos. Lave as pálpebras com água fria. Repita uma ou duas vezes por dia durante algumas semanas. Se preferir, pode utilizar, para o mesmo procedimento, rodelas de batata. Neste caso, aplique-as na região durante cerca de 15 minutos, pode trocar as rodelas a cada 5 minutos.

Leia também: Suco de batata para úlcera no estômago.

Compressas frias de chá de camomila

Use bolsas frias de chá de camomila para reduzir o inchaço e olheiras sob os olhos

Os chás também são ótimos para amenizarem os efeitos das noites de sono mal dormidas, principalmente os chás de camomila, já que tem presente na sua composição flavonoides. Esses flavonoides melhoram a tonicidade dos vasos sanguíneos e acalmam a pele. A camomila possuem ainda propriedades de ação calmante e anti-inflamatória, ajudando a eliminar a pigmentação escura das olheiras.

Basta fazer compressas frias com este chá para contrair os vasos sanguíneos, tendo um efeito clareador na região. Para isso, coloque dois saquinhos de chá na água a ferver e deixe que a infusão faça efeito. Quando pronto, leve-os ao congelador. Aplique os saquinhos na região das olheiras por cerca de 10 minutos e experimente a sensação de ter um rosto com uma aparência mais relaxada e menos inchada.

Leia também: Suco de Camomila para acalmar

Compressas de chá verde

Aplique bolsas de Chá verde e diga adeus ás olheiras produndas

A cafeína e os antioxidantes presentes no chá verde reduzem os vasos sanguíneos e a retenção de líquidos. Os taninos, em particular, ajudam a diminuir o inchaço e a descoloração da pele, sendo benéficos para a remoção de olheiras e prevenção de rugas. Deixe dois sacos de chá verde usados no congelador durante meia hora. Coloque um saco de chá sobre cada olho e deixe atuar entre 10 e 15 minutos. Retire os sacos de chá e lave o rosto. Repita uma ou duas vezes por dia durante algumas semanas.

O que Procura?
21 Remédios Caseiros Impressionantes para Perder Peso Naturalmente

Leia Também: Chá verde para perder barriga

Máscara facial de abacate

Máscara de abacate para olheiras

As olheiras podem ser um pesadelo na vida de qualquer mulher! Então, que tal livrar-se delas com um tratamento caseiro de abacate com aveia? 0 abacate revigora a pele, descongestiona os vasos sanguíneos e ajuda a melhorar o aspeto da pele na região em redor dos olhos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de aveia
  • 1/2 abacate

Triture o abacate, adicione a aveia e misture muito bem até obter uma pasta. Com o rosto limpo, aplique na região em redor dos olhos e deixe atuar durante cerca de 30 minutos. Depois, lave o rosto com água corrente. Para melhores resultados, aplique a máscara diariamente.

Leia também: Abacate para Nervosismo

Compressas de leite

Leite frio para olheiras

Humedeça um pouco de algodão com leite gordo frio. Coloque-o sobre os olhos de forma a cobrir toda a pálpebra inferior; depois da aplicação, que deve durar cerca de 20 minutos, lave novamente o rosto com água fria.

Leia também: Como armazenar o leite materno

Compressas de pepino

Rodelas de pepino para olheiras

O pepino tem propriedades adstringentes que ajudam a tirar as olheiras naturalmente. Além disso, tem um efeito calmante, refrescante e melhora a flacidez na região dos olhos. Corte um pepino fresco em fatias grossas e deixe no congelador 30 minutos. Coloque as fatias na área da pele afetada durante cerca de 10 minutos. Lave a área com água. Repita o procedimento duas vezes por dia, durante uma semana ou o tempo que for necessário.

Outra opção é misturar suco de pepino com suco de limão em quantidades iguais. Com algodão, aplique esta mistura sobre as zonas afetadas. Deixe atuar por 15 minutos e depois lave com água. Siga este método durante uma semana.

Leia também: Suco de pepino para ácido úrico no sangue (gota)

Colher de prata

Colher de prata para se livras das olheiras

Sim, a colher de chá de prata não é apenas um belo e elegante acessório de cozinha, você também pode usá-la para se livrar das olheiras. Coloque uma colher de prata na geladeira durante 3 minutos e, em seguida, toque suavemente na área afetada com ela (sim, apenas um toque suave, sem apertar ou pressionar demasiado). A colher fria vai tonificar a pele e ajudar a livrar-se das olheiras.

Tônico de pétalas de rosa vermelha

pétalas de rosa vermelha para olheiras

Tire algumas pétalas bem vermelhas de uma rosa, coloque-as num recipiente não muito grande e despeje um pouco de água quente. Tape e espere até a água ficar fria. Esprema as pétalas com a ajuda de uma gaze e coloque-as sobre as pálpebras. Deixe atuar 15 a 20 minutos.

Leia também: Significado da cor das Rosas

Tónico de óleo de amêndoas

Óleo de amendoas para olheiras

O óleo de amêndoas tem propriedades que ajudam na eliminação das olheiras. Antes de se deitar, aplique um pouco de óleo de amêndoas sobre as olheiras e massaje suavemente a pele. Deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, lave com água fria. Siga este método diariamente até que as olheiras desapareçam.

Leia também: Remédio caseiro de óleo de amêndoas para limpar a pele

Tônico de água de rosas

água de rosas para olheiras

A água de rosas é também uma grande amiga da pele. Ajuda no rejuvenescimento da pele e tem um efeito calmante sobre os olhos com olheiras. Devido às suas propriedades adstringentes leves, é um ótimo tonificador. Embeba pedaços de algodão em água de rosas. Coloque o algodão sobre as pálpebras fechadas e deixe atuar 15 minutos. Siga este procedimento duas vezes por dia durante algumas semanas.

O que Procura?
Receita de Chá de Cúrcuma

Leia também: Tratamento caseiro para limpeza do rosto

Tônico de tomate e limão

Suco de tomate e limão para olheiras

O tomate tem propriedades específicas que ajudam a clarear a pele.

Ingredientes:

  • Suco de tomate
  • Suco de limão

Misture uma colher de chá de sumo de tomate com meia colher de chá de suco de limã0. Aplique suavemente esta mistura sobre as pálpebras e deixe atuar 10 minutos. Lave com água. Siga este método duas vezes por dia durante algumas semanas. Também pode optar por beber um copo de suco de tomate com algumas folhas de hortelã, sumo de limão e sal. Para resultados mais eficazes, beba o suco imediatamente depois de o fazer. Deve consumi-lo uma a duas vezes por dia, durante uma semana.

Leia também: Suco de tomate para fortalecer o sistema imunológico

Tônico de suco de limão

suco de limão

O limão contém vitamina C, que ajuda a clarear a pele e, consequentemente, na remoção de olheiras. Com um algodão, aplique o suco de limão em redor dos olhos. Deixe atuar cerca de 10 minutos e lave abundantemente. É aconselhado repetir uma vez por dia, durante uma semana.

Leia também: Infusões de Alho e Limão para Queimar Gordura da Barriga

Tratamento caseiro de Dermatologista com hipoglós + Bepantol

Os benefícios do Hipoglós e Bepantol para tirar olheiras

A receita que se segue foi passada pela Nutricionista Monica Batista e não tem contra-indicações. Graças à ação proporcionada pela vitamina A, vitamina D e vitamina E presentes na pomada Hipoglós é possível suavizar as olheiras de forma rápida e simples.

Como usar: Para fazer a máscara de tratamento basta misturar a quantidade de Bepantol + Hipoglós suficiente para o seu rosto ou zona afetada. Aplique uma camada fina da receita na área desejada. Depois de atuar durante algumas horas (1 a 2 horas) enxague. Se preferir pode aplicar à noite e remover na manhã seguinte.

Para não persistir o cheiro forte do hipoglés e alguns resíduos da mistura, lave bem o rosto com recurso a um sabonete líquido, de preferência neutro.

Atenção: O hipoglós não deve ser usado em peles oleosas.

Máscara de limão e tomate

Máscara de tomate

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 pitada de farinha de grão-de-bico
  • 1 pitada de açafrão

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta grossa. Aplique delicadamente em redor dos olhos. Lave com água após 10 a 15 minutos. Repita duas ou três vezes por semana. Se sentir ardor na pele, deixe de utilizar este método.

Óleo de coco

Óleo de coco para olheiras

Além de eliminar as olheiras, o óleo de coco também ajuda a suavizar a pele e previne rugas e linhas finas sob os olhos. Massaje a área abaixo dos olhos com óleo de coco extra virgem. Passadas algumas horas, remova abundantemente com água, Repita de 2 a 3 vezes por dia durante alguns meses ou até que esteja satisfeita com os resultados.

Leia também: Como Fazer Óleo de Coco Caseiro

Máscara de curcuma e abacaxi

Máscara de curcuma, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia para olheiras

A curcuma (açafrão-da-terra, açafrão-da-índia) tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a minimizar as olheiras fundas. Também irá suavizar a pele na zona dos olhos.

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de curcuma em pó
  • Suco de abacaxi

Misture o açafrão-da-índia com o suco de abacaxi, de modo a obter uma pasta grossa. Aplique esta mistura no contorno dos olhos. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos e depois limpe com um pano macio e húmido. Para resultados eficazes, repita diariamente.

Leia também: Chá anti-inflamatório de açafrão-da-terra (Cúrcuma)

Cubos de Gelo

Antes e depois da aplicação de Cubos de Gelo em olheiras antes e depois

O próximo truque para se livrar dos círculos escuros em redor dos olhos é usar cubos de gelo. Idealmente, é melhor preparar os cubos de gelo usando o chá verde ou de camomila, por exemplo. A Camomila tem propriedades calmantes, e o gelo vai tonificar a pele e reduzir o inchaço e as olheiras. Envolva os cubos de gelo num pano mole e coloque-os sobre os olhos durante alguns segundos. Em seguida, retire o gelo, espere um pouco para a pele descansar e repita novamente o processo. Tenha muito cuidado com a área abaixo dos olhos.

O que Procura?
Molusco Contagioso: 12 Tratamentos Caseiros, Causas e Principais Sintomas

Massagens e batidinhas nos olhos

Massagens para olheiras

Essa massagem provoca uma drenagem linfática, então vai haver uma diminuição do inchaço que existe na região dos olhos. Deve ser realizada de forma leve, no sentido de dentro para fora, com a duração no máximo de 10 minutos.

Leia também: Massagens para Bebês

Exfoliante de Café e óleo de coco

Exfoliante de Café e óleo de coco para olheiras

Receita caseira maravilhosa para eliminar olheiras profundas e roxas de forma rápida.

  • 1 colher de Café em pó.
  • 1 colher de óleo de coco

A Cafeína, quando aplicada na pele, contrai os vasos sanguíneos ajudando a tonificar e reduzir o inchaço nos olhos.

Popularizado pelas suas propriedades anti-rugas, anti-envelhecimento, antiflamatórias, e nutritivas, o óleo de coco é bastante útil na manutenção da saúde da nossa pele.

Juntar estas duas substâncias naturais maravilhosas forma um esfoliante fantástico, que vai ajudar a reduzir o inchaço e arroxeamento das olheiras.

arroxeamento das olheiras

Depois de misturar o café em pó e o óleo de coco, aplique na área afetada com cuidado, com a ajuda de um pincel. Deixe atuar cerca de quinze minutos. Para limpar a pele use um pedaço de algodão umedecido com água e retire o esfoliante com cuidado. Para terminar, lave bem com um sabonete neutro.

Leia também: Calorias do Coco

Bepantol Derma + Pomada Hirudoid 500

Bepantol Derma + Pomada Hirudoid 500 para olheiras

Ingredientes:

  • Pomada Bepantol Derma
  • Pomada Hirudoid 500 (em forma de Gel)

Vou terminar com uma receita bem legal sobre como clarear as olheiras, com 2 pomadas bem acessíveis que podemos encontrar em farmácias. O Bepantol Derma + Pomada Hirudoid 500 (a pomada tem de ser em gel), indicada para inflamações, hematomas e varizes, mas que também age no clareamento de olheiras, com um resultado sensacional após poucas semanas de uso.

A mistura foi passada por uma dermatologista, mas não é recomendado aplicar a receita todos os dias. A não ser que você tenha olheiras mesmo muito marcadas, e se responsabilize por aplicar todos os dias. Porquê? Porque a Pomada Hirudoid é uma pomada muito forte, e como sabemos, a área dos olhos é uma região bem sensível. Basta aplicar 2 a 3 vezes por semana para notar resultados incríveis.

Faça a mistura de um pouco de Hirudoid (tipo uma moedinha de 5 centavos, ou a quantidade que dê para passar na área dos olhos), e a mesma quantidade de Bepantol Derma. Não aplique a mistura muito perto dos olhos, apenas em baixo, onde está a olheira.

Dicas

  • Durma no mínimo oito horas por noite.
  • Evite esgregar os olhos demasiado ou muito frequentemente; quando isso acontece, os vasos sanguíneos dilatam e tornam as olheiras mais escuras.
  • Remova toda a maquiagem antes de dormir para não irritar os olhos.
  • Limite a exposição solar.
  • Beba muita água durante todo o dia para se livrar da retenção de líquidos; esta pode ser uma das causas do problema.
  • Para evitar olheiras causadas por fluidos nas pálpebras inferiores, eleve a cabeça, colocando duas ou mais almofadas sob a cabeça antes de dormir.
  • Preste atenção á sua alimentação e coma alimentos ricos em vitamina A, vitamina C e vitamina E.

Cuidado com a água quente. A água quente vai piorar as olheiras pois a vai originar uma vasodilatação, e essa vasodilatação vai liberar aqueles pigmentos de sangue que contêm o ferro que vai desencadear o aumento das olheiras.

Deixe de fumar e diminua o consumo do álcool e cafeína. O fumo causa sérios danos nas células da pele levando ao envelhecimento prematuro, e o álcool e a cafeína contribuem para a desidratação que enfraquece a pele, em especial em redor dos olhos, por ser uma zona muito sensível.

Melhores Cremes

Cremes para olheiras

Os melhores cremes para olheiras são os das seguintes marcas:

  • Mary kay
  • Clinique
  • Nivea
  • Dermage
  • L’Oréal
  • Shiseido
  • Garnier
  • Epidrat
  • Adcos
  • Futura Biotech
  • Vichy
  • Neutrogena
  • Sephora
  • Lancôme
  • Basicare
  • Clarins
  • Lancaster
  • Douglas
  • Nuxe
  • Caudalie
  • Lierac
  • Elizabeth Arden

Continuação » Olheiras: o que fazer para acabar com elas

loading...

21. Agosto 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *