10 Tratamentos Caseiros para Foliculite na barba, couro cabeludo, virilha, coxas, nádegas…

Alho, Aloe Vera, Curcúma, Neem e muitas outras plantas. Propomos-lhe 10 Remédios caseiros para foliculite muito eficazes no tratamento desta infecção bacteriana.

A foliculite é na verdade um tipo de acne ou abscesso existente na pele. Em particular, é a inflamação dos folículos capilares que aparecem como irritações ou pequenas protuberâncias vermelhas.

imagem-de-foliculite-na-barriga

Esta condição pode se desenvolver em qualquer parte do corpo onde haja cabelo, mas é mais comum no rosto, barba, couro cabeludo, sovacos, costas, peito, pescoço, pernas, virilha, coxas e nádegas.

A infecção pode afetar apenas um folículo ou vários deles.

A foliculite pode ser considerada superficial ou profunda. Os tipos de foliculite superficial incluem a foliculite bacteriana, foliculite de banheira, coceira do barbeiro e a foliculite causada pelo fungo Pityrosporum (Malassezia furfur).

Já a foliculite profunda é aquela que afeta todo o folículo capilar, suas formas profundas incluem furúnculos, carbúnculos, foliculite eosinofílica, foliculite por gram-negativo e a sycosis barbae.

O que causa a foliculite?

foliculite-nas-pernas

A bactéria Staphylococcus aureus é uma das causas frequentes da foliculite. O Tratamento inadequado de água com cloro ou brometo também faz com que a bactéria Pseudomonas aeruginosa (também conhecida como Pseudomonas pyocyanea) cause a doença.

Já a foliculite da barba ou pseudofoliculite (Pseudofolliculitis barbae) e os pelos encravados são a causa da coceira do barbeiro. A Pityrosporum folliculitis é causada a partir de uma infecção por fungos. Também existem outras causas comuns para a foliculite, sendo elas:

  • Um sistema imune debilitado
  • Danos à pele ao se barbear
  • Roupas apertadas que irritam a pele
  • Não tomar banho após suar excessivamente
  • Calor e suor por usar luvas de borracha
  • Problemas de pele como acne e dermatite
  • Pessoas obesas possuem um risco maior de desenvolver foliculite

Sinais e sintomas de foliculite

foliculite-no-couro-cabeludo

Quais são os sinais e sintomas mais comuns de foliculite? Quando os sinais e sintomas não desaparecem após alguns dias é uma boa ideia procurar um médico. De seguida estão alguns dos sintomas e sinais que você pode desenvolver se tiver foliculite:

  • Espinhas ou protuberâncias cheias de pus que criam casca; podendo ser amarelada, esbranquiçada e avermelhada.
  • Uma grande massa inchada ou protuberante
  • Pele inflamada ou avermelhada
  • Dor ou sensibilidade excessiva ao toque
  • Queimação, inchaço, dor ou coceira na pele

10 Tratamentos Caseiros para Foliculite

foliculite bacteriana nas axilas

Em casos agudos, o tratamento da foliculite pode não ser necessário. Em outras ocasiões, antibióticos ou fármacos antibacterianos como o peróxido de benzoíla são prescritos. Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar no tratamento da doença. Confira:

O que Procura?
Chá de Dente de Leão e Alcachofra: Benefícios mais que Comprovados!

Óleo de coco

oleo-de-coco

O óleo de coco é mais do que apenas a melhor gordura vegetal utilizada para frituras. O óleo de coco contem vários compostos importantes que são úteis para a pele, incluindo ácidos graxos: ácido cáprico e ácido láurico.

Ambos os ácidos após a ingestão são convertidos em compostos que auxiliam na proteção da pele.

Os efeitos antibacterianos do ácido cáprico e láurico foram demonstrados num estudo de 2014, publicado no Journal of Dermatological Science. Use o óleo de coco virgem e aplique-o na área infectada diariamente.

Neem

oleo-de-neem-azadirachta-indica

As Folhas de neem ou o óleo essencial de neem possuem propriedades antissépticas e antifúngicas. O óleo de neem é feito a partir das sementes e fruta de uma árvore perene chamada Azadirachta indica.

Na medicina Ayurvedica tradicional, o neem é utilizado para tratar uma variedade de problemas de pele, incluindo a foliculite.

Qual seria um tratamento natural efetivo contra a foliculite utilizando o neem? Para tal você pode usar o óleo de neem ou ferver algumas folhas da planta.

Ambos os remédios devem ser esfregados sobre a área com foliculite. É uma boa ideia fazer uso do tratamento com neem de 2 a 3 vezes por dia, para obter resultados mais rápidos.

Aloe vera

A aloe vera, ou babosa, é outro remédio caseiro natural usado no tratamento da foliculite devido ao seu vasto poder anti-inflamatório e antibacteriano, que ajuda no alívio da sensação de queimação e coceira, normalmente associados com a foliculite. Ela também ajuda a pele a se curar naturalmente.

Suco de aloe vera

O Gel de babosa ou suco da porção interna da planta são as opções para tratar problemas de pele e devem ser aplicados na pele afetada por mais ou menos 15 minutos. A aloe vera também pode ajudar efetivamente no tratamento de problemas de pele quando combinada com óleo de coco e óleo de jojoba.

Alho

Garlic Cloves

O alho (Allium sativum) é considerado um dos melhores antibacterianos existentes dentre os remédios caseiros. O alho contem um composto sulfuroso, chamado alicina, que é um potente antiviral e antibacteriano, podendo ajudar a tratar vários problemas de pele, incluindo a foliculite.

O alho também contem vitamina C e outros componentes anti-inflamatórios que inibem as enzimas cyclooxygenase e lipoxygenase, ambas contribuintes ativas da inflamação. Para ajudar no tratamento contra a foliculite, coma de três a quatro dentes de alho diariamente ou use cápsulas com suplemento de alho para uma potência maior.

O que Procura?
Maconha

Turmérico

O turmérico, açafrão-da-Índia… (Curcuma longa) é um dos medicamentos caseiros mais famosos, utilizado na medicina Ayurvedia e medicina tracional chinesa.

Ele contem um composto anti-inflamatório potente, chamado de cúrcuma, conhecido por tratar desordens da pele como a foliculite. Para usar o turmérico contra foliculite, simplesmente dissolva uma colher de chá de pó de turmérico em um copo d’água, consumindo a mistura duas vezes por dia para resultados mais rápidos.

Conheça » 9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra…)

Vinagre

Vinagre de maçã orgânico

O Vinagre é usado para reduzir a ocorrência de irritações provenientes da foliculite. Tanto o vinagre branco quanto o vinagre de cidra de maçã são usados com frequência para aliviar a foliculite.

O vinagre de cidra de maçã, em particular, possui propriedades antibacteriana, antisséptica e antiviral.

Hamamélis

extrato-de-hamamelis

A Hamamélis também é uma planta efetiva no tratamento natural da foliculite. Os índios norte-americanos comprovam há tempos o uso de hamamélis no tratamento de irritações da pele.

A Hamamélis contêm propriedades adstringentes como taninos que ajuda a aliviar a dor e coceira associada com a folicuite.

A Hamamélis também ajuda outros problemas de pele como acne no peito e veias varicosas. Embeba um algodão com hamamélis e passe nas áreas afetadas por foliculite. É uma boa ideia, para este tratamento, escolher uma versão sem álcool e sem cheiro do extrato de hamamélis.

Óleo de orégano

oleo-essencial-de-oregano

O Óleo de orégano (Origanum vulgare) também está entre as melhores opções naturais para a foliculite e outros problemas de pele.

O óleo essencial de orégano possui fortes propriedades antibacterias tais como o carvacrol e terpenes. Ele também possui o thymol na sua composição, que funciona como fungicida natural, tendo propriedades antissépticas.

O óleo de orégano é melhor aceito pela pele quando combinado com outros óleos neutros como o óleo de amêndoa, jojoba ou de semente da uva. É importante frisar que o óleo de orégano deve ser evitado em peles sensíveis ou rachadas por causa da irritação.

Tratamento com óleos essenciais

oleos-essenciais

Outra alternativa eficaz para combater o problema é o uso de óleos essenciais. As propriedades antibacterianas e antissépticas em alguns óleos auxiliam na cura das fissuras, caso utilizados de forma regular.

Misture algumas gotas de óleo essencial com uma quantidade igual de água. A foliculite, provavelmente, desaparece em menos de uma semana caso você aplique a mistura de três a quatro vezes por dia.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Hiperidrose

Os óleos essenciais que lhe ajudarão na luta contra a foliculite são o óleo essencial de tomilho, lavanda, árvore do chá, limão, gerânio, hortelã-pimenta, eucalipto, alecrim, canela e o óleo essencial de bergamota.

Remédios homeopáticos

Homeopatia história

Os Remédios homeopáticos também são considerados muito eficazes contra a infecção e inflamação de um ou mais folículos pilosos.

Os medicamentos homeopáticos que com certeza devem ser incluídos em seu kit caseiro para combater a foliculite são: pirogenium, graphites, thuja, sulphur iodatum, hydrastis, arsenicum album, sulphuricum acidum, anthracinum, erysipelas, hepar sulphuris, lachesis, carbo vegetabilis, secale cornutum e tarantula cubensis.

É importante consultar sempre um homeopata, para que ele te ajude a escolher o medicamento mais apropriado para.

Outros tratamentos naturais contra a foliculite incluem:

Aumentar seu consumo de água: Você deve tomar entre oito e dez copos de água filtrada por dia. Beber água ajuda a estimular o sistema imunológico e previne mais infecções.

Medicina tradicional chinesa: Na medicina tradicional chinesa, o Extrato da Raiz de Astrágalo (astragalus) é usada em combinação com outras ervas para insuficiência pancreática, especialmente quando existe diarreia presente com a foliculite. Outras plantas medicinais eficazes são a Echinacea (equinácea), Hidraste (Hydrastis canadensis, Goldensal) e a Galium aparine (nome comum: amor-de-hortelão, erva-peganhosa, pegamaço, pegamassa, rapa-saias, raspa-lingua).

Compressas de água quente: A compressa de água quente vai reduzir a coceira e inflamação decorrente da foliculite.

Trocar a roupa da cama: Também é uma boa ideia trocar os lençóis da cama com frequência, diariamente se possível.

Prevenção da foliculite

foliculite-estafilococica-da-area-da-barba-imitando-acne

Quer evitar a foliculite de uma vez por todas? Como prevenir ou evitar o aumento da foliculite? De seguida descrevemos várias formas de prevenir a foliculite:

Evite usar roupas apertadas: Este método irá reduzir a fricção entre sua pele e as roupas.

Evite barbear ou depilar sobre protuberâncias da pele: Se tiver que se barbear então troque de lâmina toda vez que o fizer ou então utilize um barbeador elétrico.

Lave-se sempre com água morna: Quando for tomar banho ou uma ducha, lave sua pele com água morna e um sabão neutro.

Evite o uso de óleos na pele: Usar óleos na pele deve ser evitado, uma vez que o óleo pode prender bactérias nos poros da pele, possibilitando o desenvolvimento de foliculite.

Use sempre toalhas limpas: Se você já tiver foliculite, se certifique de sempre usar toalhas e panos limpos. E também nunca coce a área afetada.

Utilize banheiras limpas: Apenas use piscinas e banheiras limpas e aquecidas.

05. Novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *