Turbinectomia ou turbinoplastia

A turbinectomia ou turbinoplastia de nariz é uma cirurgia para remover parte das estruturas dos cornetos nasais (ambos os ossos e tecidos moles) na cavidade nasal. As conchas podem ampliar-se devido a trauma ou infecção e podem causar uma obstrução da respiração e drenagem dos seios. A Turbinectomia é feita para abrir a via aérea nasal e melhorar a respiração através da remoção de parte ou a totalidade das conchas.

Imagem de Nariz Obstruido

Turbinectomia ou turbinoplastia

É importante tentar sempre outros metodos antes de recorrer à turbinectomia, mas às vezes, você realmente não tem outra opção senão esta .

Possiveis Complicações e Riscos

Mas não se esqueça que a remoção de algumas ou de todas as conchas é o que você realmente precisa. Uma vez que estas estruturas são removidas, elas não voltam a crescer! Existe uma condição chamada síndrome de nariz branco, causada pela remoção do excesso das estruturas da concha. Alguns pacientes queixam-se de dores de cabeça, depressão, secura, hemorragia nasal e problemas da cavidade após a sua turbinectomia. Todas as suas opções devem ser pesquisadas antes de se comprometer a este procedimento. Ler Testemunho: Turbinoplastia e Septoplastia – Complicações, Efeitos Secundários, Resultados Desastrosos e Permanentes.

No entanto, uma turbinectomia quando realizada corretamente pode extremamente aliviar muitos problemas associados com a obstrução nasal. E as complicações são relativamente raras.

Existem várias maneiras de executar uma turbinectomia, a mais comum ressecção é a manual, onde o tecido da mucosa extra é removida com uma tesoura cirúrgica. Esta ressecção menor é frequentemente chamada de “turbinotomia” ou “conchotomia”.

A Turbinoplastia da parte inferior das duas conchas também é uma boa opção , mas um pouco mais detalhada e invasiva, mas é muito eficaz para o bloqueio. O Osso e um retalho da mucosa são removidos. A Submucosa do corneto inferior pode tambem ser removido, porque a sua proeminência pode obstruir a respiração também.

Pós Operatório da Turbinoplastia

Nenhum desses procedimentos são simples. O sangramento no pós-operatório é comum, bem como secura. A secura pode ser aliviada com uma lavagem salina ou um spray nasal.

Resultados

Não espere um alívio imediato. A respiração pode realmente estar pior nos primeiros dias ou semanas após a cirurgia devido ao inchaço. Uma vez que o inchaço diminui, você pode então respirar mais fácilmente .

Em: Cirurgias (Procedimentos Cirúrgicos) | 106 comentários

106 Comentários no Fórum

  1. Fiz cirurgia de septoplastia, turbinoplastia e de adenoide no dia 13 de Agosto. Fiquei um dia internada, acordei da cirurgia meu nariz estava tampado com um curativo, fiquei o dia todo respirando somente pela boca, de noite o médico retirou o curativo interno e externo, porem não consegui respirar pelo nariz devido ao sangramento. No dia seguinte ganhei alta, não senti nenhuma dor. Restrições: Durante os 10 dias de repouso (atestado) não pude pegar sol, e comer nada quente, nem tomar banho em agua quente. Não pude assoar o nariz.
    Recomendações: Lavar o nariz de uma e uma hora com o medicamento Nasojet para não criar cascas e limpar o nariz e ficar de repouso.
    Observações: Não senti dor, o único sintoma foi o sangramento depois que tirou o curativo e prosseguiu sangrando durante a semana, tbm não consegui respirar normalmente, somente apos o Dr. Sugar as cracas e desinchar o nariz. E no primeiro dia meu nariz e rosto ficaram inchados, mais me trouxeram compressas de gelo que resolveu o problema. Para quem for fazer não tenha medo

  2. Fiz minha cirurgia de rinoplastia e turbinoplastia no dia 26/07/14, hoje faz 3 semanas. Durou cerca de 50 minutos, acordei assustado e falando coisa com coisa devido a anestesia ser muito forte. No momento que acordei ja sentir a diferença na respiração, não inchou, somente ardeu devido o tempo seco da região que moro. Ja pude comer comer de tudo no outro dia. Depois de 1 Semana retornei ao medico pra tirar os tubos, cortou os pontos, retirou os tubos, fez a limpeza tirou muita secreção, e engraçado que tinha 2 pedaços de gases em cada nariz.
    Hoje tenho noites de sonos maravilhosas, o unico problema que ainda continua o sangramento quando asou o nariz. Mais o medico disse que e normal. No qual devo agradecer Dr Marco Ito.

  3. Olá amigos.
    Fiz septoplastia com turbinectomia há 2 dias. Me senti muito mal na hora da anestesia apesar de estar calma. A anestesia me deu uma sensação de queimação horrível e uma tosse que sufocava. O médico precisou segurar minha cabeça uns 10 segundos até eu adormecer.
    Quando acordei, meu pesadelo continuou… a dor de cabeça e tontura devido a anestesia eram demais. E a ânsia e enjoo e que eu sentia não me deixavam nem levantar ou virar a cabeça de lado. Quando fui para o quarto não conseguia comer nada e vomitei a primeira vez um pouco de sangue. A enfermeira disse que era normal. Umas 2 horas depois vomitei pela segunda vez muito sangue. A enfermeira precisou trocar toda minha roupa de cama, limpar o chão, minhas pernas e o sofá que estava ao meu lado. Me senti horrível. Fora o cheiro de vômito que ficou naquele bigodinho de gaze que é usado abaixo do nariz pra segurar o sangramento.

    Depois disso comecei a me sentir melhor. Consegui comer e tive alta no fim da noite. A primeira noite em casa foi acordando de 1h em 1h pelo desconforto que os splints causam e aquele sangue fedido no bigodinho. Sinto meu nariz duro e pinica demais a presença deles dentro do nariz.

    No dia seguinte acordei com uma vontade enorme de espirrar mas segurei até onde deu. Na hora do banho dei meu primeiro espirro. E o medo de ter tirado o nariz fora do lugar ou estourar os pontos? Mas espirro é involuntário… enfim, em seguida já retirei o bigodinho pois não havia mais sangramento e comecei a limpeza com o rinosoro. Confesso que não sei se com o passar do tempo vc se acomoda ou se irrita mais. A sensação do nariz cheio de catarro e não poder assoar é agoniante. O tempo todo sinto meu nariz cheio e só respiro pela boca.

    Estou no terceiro dia de repouso e não sinto dor alguma, não estou inchada e por fora meu nariz nem parece que passou por cirurgia. Há apenas um corte machucado na estrutura que divide o nariz perto da boca que arde muito quando passo o rinosoro ou quando escorre o catarro. A pontinha do nariz está bem sensível mas percebo que é pela presença dos splints lá dentro. Vou retira-los daqui 12 dias…

    Não vejo a hora de poder assoar o nariz, espirrar sem medo e dormir a noite toda.
    Confesso que achei que o pós-operatório fosse ser mais tranquilo. Me sinto irritada o tempo todo…

  4. Boa noite fiz a cirurgia de desvio séptico dia 22 ultima terça feira. Enfim estou me recuperando, o que mais me incomoda é não poder assoar o nariz, a minha médica falou que não pode. Sinto o nariz muito dolorido principalmente na parte dorsal e onde estão os pontos. fora fica saindo agua toda hora. tbem vivo pingando soro..na proxima terça com oito dias irei tirar os pontos estou apreensiva pois meu nariz está tão intocável, dolorido até pra lavar o rosto tem que ser sem encostar, imagina tirar os pontos..será que vou sofrer muito…..mas me sinto totalmente desentupida.coloco soro desce direto pela garganta. a sensação de entupimento do lado direito que era demais da conta não estou sentindo mais…impressionante.Há muitos anos vivo de remédios para alergias,rinosoro ,neosoro essas coisas que só viciam.antes da cirurgia fiz dois meses de tratamento para desapegar desses medicamentos viciantes, confesso não foi fácil é como qualquer outro vicio tem que ter força de vontade para sair dessa.nenhum medicamento funcionava pra mim se não fosse neosoro .quando eu via que ele estava acabando me batia um desespero, tinha que sair atras pra comprar. era só pingar e desentupia na hora, hoje não dependo mais dele bem antes da cirurgia. graças a Dra. viviane do hospital Day campinas.Recomendo ela é excelente tem uma equipe maravilhosa fui muito bem tratada, não me arrependo da cirurgia. vamos ver quando tirar os pontos se vai melhorar mais, acredito que sim.Para quem precisa fazer procure uma equipe médica recomendada pois foi o que fiz, não fui no primeiro médico e fiz, fui em outros até achar essa Dra. que fez a cirurgia em duas amigas minhas. Boa sorte.

  5. Fiz no dia 11/06/14 – septoplastia, turbinectomia idoscópica bilateral, sinusectomia, adenoidectomia e rinoplastia.

    Minha cirurgia correu bem, foi feita no otorrinos Recife, mas logo umas 2 horas que sai do bloco cirúrgico tive muita dor na garganta a ponto de fica impaciente e chamar várias vezes a enfermeira que só podia me dar sorvete (lá é uma clinica e não um hospital), então fica a dica, não deixem de na hora de fazer uma intervenção cirúrgica seja ela de qualquer natureza sempre em hospitais que te dão uma estrutura bem melhor.

    Passei mais de 1 semana sem comer direito e sem dormir devido a essa dor muito forte na garganta, foi quando no 15 dias apos a minha cirurgia já tinha tirado os pontos e voltei para a Otorrino que identificou que na hora da intubação foi cortada a minha úvula, e disse que a dor é muito forte mesmo.
    O que melhorou foi gargarejo de elixir sanativo que foi receitado por minha Mãe.
    Hoje faz mais de 1 mês de cirurgia, mas vou novamente para a otorrino, pois meu nariz está fedendo muito.

    Em relação a Rinoplastia, não ficou como queria, mas melhorou muito que meu nariz era muito feio. kk

  6. Fiz amigdalectomia, septoplastia e turbinectomia há 14 dias. Natural q a garganta incomodou até o sexto dia. O nariz com obstrução e secreção nos primeiros dias, ms nenhuma ocorrência de dor. No décimo quarto dia, ainda faço uso da solução a base de sal, pois ainda forma crostas devido a secreção. O nariz não obstrui mais. Estou tendo ótimas noites, bem dormidas :)
    Até o momento estou muito satisfeito com o resultado alcançado até aqui, sendo que a médica disse que só a partir de 40 dias que estarei 100%.

  7. Estou no segundo dia após a cirurgia , fiz septoplastia + turbinoplastia, o incomodo e o inchaço do nariz são notórios, sem contar com a dor no septo e nos dois dentes da frente e céu da boca. A respiração tb não esta das melhores, minha esperança e que após a retirada dos splints, possa melhorar a minha respiração e daqui a uns 15 dias respirar normalmente. Ainda não posso indicar a cirurgia, mas como o meu problema era crônico, o meu nariz vivia entupido, tive de arriscar. Diante disso, usei vaso dilatadores durante anos, além de vários remédios antialérgicos , porém nada de resultados , e o meu nariz continuava sempre entupido, fazendo-me cada vez mais viciado nesses vasodilatadores, do tipo: Neosoro, Naridrin, Adinax, Afrin, dentre outros. Caso você tenha esse mesmo problema, indico que vc arrisque também, pois os efeitos colaterais dos vasodilatadores são bem piores que o da cirurgia, basta pesquisar e olhar com o seu médico.

  8. Fiz septoplastia+ turbinectomia dia 19 de fevereiro.
    Hoje 16 dias depois ainda se formam muitas crostas em uma narina, com sangue. A outra parou faz tempo, mas está entupida. A respiração está a mesma porcaria de antes, ruim, com alguns momentos de melhora, como sempre foi antes da operação. Aconteceu uma coisa nomeu pós que eu não vi ninguem falar. Devido a entubação, minha garganta ficou ferida, grandes aftas pela garganta e boca… Nos primeiros dias comi normal, mas foi piorando ao ponto de eu não consegui beber água.
    A doutora receita alguns remédios, incluindo uma pomada, e depois de 4 dias que eu retomei minha alimentação normal, foi um enorme sofrimento.
    Tirando isto o pós é tranquilo… Ficar com o nariz tapado sem respirar pra quem quase sempre respirou pela boca é fácil.. As secreções, as crostas, os sangramentos, são todos toleráveis, o que pegou pra mim mesmo foi o que eu não. Meu grande medo é não ter adiantado nada, pois ainda não senti melhora, e lendo alguns relatos aqui fico com mais medo… Abraços

  9. Amigos fiz a cirurgia de septoplastia e turbinectomia dia 04 de fevereiro, minhas narinas estão muito entupidas, meu médico me receitou soro fisiológico misturado com rifocina e lavar o nariz 5 vezes por dia e tbm me receitou sorinan pigar 5 gotinhas em cada narina, pra desentupir. Está saindo muita secreção fedorenta.

  10. Fiz desvio de septo,amigdalas e reducao de cornetos,em 29/10/13,sofri dor na garganta como nunca imaginei,chorava o tempo todo,meu nariz entupiu totalmente,depois de 11 dias meu medico descobriu que eu tive um edema no septo,foi feita uma drenagem e colocado tampoes,tirei com 3 dias,depois disso a garganta e o nariz melhoraram.mas minha narina esquerda nao desentope,ja estou desanimada e arrependida de ter feito essa cirurgia,muito sofrimento para pouco beneficio.

  11. Farei o relato do meu caso…

    Sou alérgico, e há alguns anos esse quadro piorou. Usei N tipos de medicações, passando por Corticóides, Corticosteróides, entre vários e vários outros.

    Busquei uma Alergologista renomada, para iniciar um novo tratamento, pois os reflexos dessa alergia estavam me incomodando, e muito. Iniciamos um novo tratamento, e paralelo a isso, tbm me consultei com um Otorrino (tbm mto recomendado). O mesmo me indicou Septoplastia e Turbinectomia. Tanto o Otorrino qto a Alergologista disseram que esses procedimentos “talvez” não seriam uma “solução” para o meu problema, no caso, a alergia. Eles apenas garantiram que minha respiração certamente melhoraria e muito, além da melhora na qualidade de meu sono, o fim das constantes dores de cabeça, etc.

    Por fim. Na manhã do dia 11/01 fiz a Septoplastia e Turbinectomia, recebendo alta no mesmo dia, no fim da tarde. Saí da sala de cirurgia com uma bandagem nas entradas das narinas, apenas pra protege-las por ter passado por um procedimento cirúrgico, óbvio. Obs.: No meu caso, não foi utilizado “splint” (o que está sendo cada vez menos adotado).

    Em seguida, na sala de recuperação, antes de ir pro quarto, foi colocado gelo (por ser vasoconstritor), para amenizar a dor (que era pouca), e tbm para desinchar e evitar sangramentos, pois houve a cauterização dos cornetos – na Turbinectomia, e havia pontos – pela Septoplastia.

    Fui para o quarto, tomei algumas medicações, tudo sem nenhum problema, e assim fiquei até a visita de meu Otorrino, para verificar meu estado. Ele disse que a cirurgia foi um sucesso, me prescreveu algumas medicações, e disse que no fim da tarde receberia alta.

    Recebi várias instruções (como já havia recebido nas consultas antes da cirurgia), e vim pra casa. Como eu nunca havia passado por nenhum procedimento cirúrgico, nem tomado anestesia geral, confesso que fiquei apreensivo e confuso com tudo isso, mas fui extremamente bem cuidado no hospital em que realizei o procedimento, e qdo cheguei em casa, foi qdo realmente a ficha caiu rsrs

    Tomei banho normalmente, mantendo a mesma bandagem feita.

    No jantar, tbm não pude comer nada sólido, que me fizesse articular mto a boca para a mastigação, bem como falar em excesso, e rir, e essas 03 coisas foram mto difíceis pra mim. Para dormir, foi indicado dormir em ambiente bem ventilado, com travesseiro alto, praticamente sentado, para não haver um fluxo sanguíneo mto gde na cabeça, e evitar sangramento. Obs.: dormir “sentado” ngm merece.

    Colocava gelo por algum tempo, e logo tirava, e assim foi até eu dormir.

    No outro dia, acordei “normal”, sem dor alguma, apenas com uma sensibilidade no nariz. Não fiquei com nenhum hematoma no rosto, apenas o nariz estava “gordinho” rsrs

    Sentia uma secreção descendo pelo canal indo à garganta, e a cuspia, com um pouco de sangue, mas isso é comum.

    Em seguida, retirei a bandagem, e não havia mto sangue, apenas algumas secreções, o que é absolutamente natural, e pasmem, eu estava respirando absurdamente bem, como não sei há qtos anos não respirava. Confesso que fiquei emocionado pela tamanha surpresa de ter passado apenas 24 horas, e eu já estar respirando muitíssimo bem, mesmo com o nariz ainda inchado.

    DICA IMPORTANTÍSSIMA!!

    É extremamente importante seguir absolutamente tudo, tudo o que seu médico indicar, desde medicação, gelo (se necessário), e a parte que acho mais chata: a higienização.

    Durante o dia, por várias e várias vezes é necessário realizar todo o procedimento de higienização indicado, para que não criem crostas na parte interna do nariz, que ficará por alguns dias bem sensível. Doer não dói. Poderia comparar àquela sensação de qdo temos uma espinha bem na ponta do nariz, na parte interna, e tocamos o nariz, ou então alguma coisa ou alguém encosta. É aquela sensação.

    Além de retirar todas as secreções, também é importante manter as vias nasais sempre bem umidificadas (principalmente quem reside em locais quentes, como é o meu caso). Em hipótese alguma, tentar escarrar para limpar, pois tudo está mto sensível, além do risco de estourar os pontos. Outra coisa, é o extremo cuidado ao limpar a parte do tecido retirado dos cornetos, e a parte onde há os pontos. Essas são partes que as crostas insistem em ficar, e pela insistência de tentar tirar, podemos acabar ferindo o local, que está bem sensível.

    Nada de esforços físicos, andar rápido, abaixar bruscamente, pegar peso (mesmo que seja pouco), ficar em locais quentes ou ao sol, se estressar (pois isso aumenta o fluxo sanguíneo de nosso corpo), etc. Você não precisa ficar acamado, sem fazer absolutamente nada. Você terá suas limitações, mas pode sair da cama, andar lentamente pela casa, até mesmo para não enlouquecer num quarto rs

    Seu médico indicará qdo poderá voltar ao trabalho e suas atividades rotineiras, bem como atividades físicas, etc. Nos retornos indicados por ele, será constatado o andamento do pós cirúrgico, e uma coisa eu garanto, é uma nova vida!!

    Antes de procurar um profissional com o intuito de já querer operar, com a expectativa de que isso será a solução de seus problemas, sugiro que façam como eu fiz: leia muito, mas muito mesmo sobre o assunto. Vocês não imaginam quantas e quantas horas eu li sobre o assunto, além dos vários questionamentos aos meus médicos. Se você conhecer alguém que fez o procedimento, melhor ainda, assim você tem mais detalhes de como foi, e como está sendo. Mas nunca se esqueçam: cada caso é um caso.

    No retorno que tive, o médico disse que estava tudo indo mto bem, e elogiou a higienização, pois essa é uma parte mto delicada do pós cirúrgico, e em mtos casos, pela falta de uma higienização correta, a recuperação torna-se mais longa que o esperado.

    Uma coisa eu garanto a vocês: se em 24 hrs dpois de operado eu me senti outra pessoa, imaginem agora, com 02 semanas!!

    Desejo boa sorte a todos que passam pelo que passei, pois só quem passa sabe como isso interfere em nossa qualidade de vida, e que procurem um bom especialista para sanar suas dúvidas, e se necessário, realizar o procedimento.

    Abraços!!

  12. Fiz adenoidectomia+turbinectomia no dia 20 de janeiro. Não tive sangramento. Senti um pouco de desconforto na garganta ao deglutir, mas hoje (dia 25) esse desconforto não existe mais. O nariz está bem entupido. Não vejo a hora de usufruir dos benefícios da cirurgia.

  13. Oi pessoal estou com 6 dias de operada. Fiz septoplastia+ turbinoplastia+ sinusoplastia. Retirei os splints no 3o dia e ate ontem estava tudo ok, sem dores. Mas nao estou sabendo fazer a lavagem com soro, podem me explicar passo a passo? Antes estava usando uma seringa, com a cabeca inclinada para tras e depois inclinava para frente para o soro sair, mas isso me deixava muito entupida e nao saia secrecao. Depois, tentei sulgar o soro e deixar escorrer pela boca para cuspir. Desse jeito cuspi varias crostas de sangue e achei que era o correto. So que apos fazer isso comecei a ter dor de cabeca e muiiiita dor nos dentes. Entao estou na duvida de como fazer a limpeza correta. Meu medico nao eh muito acessivel meio seco, estou sem graca pra ligar e perguntar. Sei que nao posso assoar o nariz, mas posso sulgar o “catarro de sangue” e cuspir??? Isso pode prejudicar a cirurgia? Qual a forma correta de lavar o nariz? Estou sem crostas no nariz, so mesmo a sensacao de estar encatarrada por causa do sangue.

  14. Fiz ontem a cirurgia de septoplastia+turbinectomia+sinusectomia estou sentindo muitas dores, doi minha boca, dente e nariz.

  15. meu filho tem SD fez a cirurgia de tubinectonia em vidio mais amigdalas e adenoides não reclama de nada a não ser nos dois primeiros dias pos cirurgia que ficou mto irritado e dengosos porém agora ja fazendo 7 dias e o mesmo que na nada recuperação excelente.
    Porem a medica tomou o zelo de fazer por imagem e ele esta otimo não junta secreção desde o seg dia de cirurgia e so lavo com agua na hora de higiene pessaol de td que li por ai Tenho certeza que somos abençoados

  16. FIZ A CIRURGIA DESVIO DE SEPTO E TURBINECTOMIA, HOJE FAZEM 15 DIAS, ESTA SAINDO BASTANTE SECREÇÃO DO NARIZ, RECOMENDO A TODOS QUE USEM MUITO SORO, É DE VITAL IMPORTANCIA, MÍNIMO DE DEZ VEZES AO DIA, COM UMA SERINGA COM A AJUDA DE UMA SERINGA, ASSOAR O NARIZ DE MODO NENHUM, POIS, ESTA SENSIVEL DEVIDO A CIRURGIA.
    MINHA ESPOSA FEZ A MESMA CIRURGIA A 90 DIAS É SÓ ALEGRIA RESPIRA COMO NUNCA HAVIA RESPIRADO, ATÉ ESTA MUITO MAIS ANIMADA, POIS AGORA DORME BEM COISA QUE ANTES ERA ALGO IMPOSSÍVEL.
    EU RECOMENDO A CIRURGIA.
    ESPERO TER AJUDADO DE ALGUM MODO.
    ABRAÇOS!

  17. Fiz a cirurgia dia 15 de Outubro, tirei amídalas e fiz reconstrução de septo, turbinoplastia, até agora estou com as narinas entupidas, ontem deu umas desentupidas e depois entupiu de novo, engraçado que meu médico não me disse nada sobre soro, então não lavei ele nenhuma vez e ta um cheiro forte de catarro envelhecido, que coisa nojenta… Ta difícil ficar sem respirar, quem precisa fazer é só porque precisa mesmo porque pra passar por essa situação só nós mesmos, ninguém iria querer ficar tanto tempo com tudo trancado, mas espero melhorar até este final de semana e tentarei limpar com soro.

  18. Realizei os procedimentos de turbinectomia, septoplastia, sinusictomia e rinoplastia, a duração foi de 4 horas. Devido a grande quantidade de procedimentos, o pós operatório foi um pouco complicado, pelo menos até a retirada dos splints (que se deu no 4º dia). Hoje já faz um mês que fiz a cirurgia, o olfato voltou (há 6 anos que não sentia cheiro nenhum), a respiração melhorou muito e não sinto nenhuma dor nem incômodo. Após a última consulta de revisão e, por ter pego um resfriado muito forte há uma semana, o médico detectou que a polipose estava já querendo voltar na narina direita então já comecei um tratamento com diversos medicamentos a fim de evitar que essa desgraça volte para atormentar minha vida. Importante frisar a necessidade dos cuidados no pós operatório, sobretudo para quem tem polipose nasal, uma vez que esta não tem cura e é grande a reincidência, portanto, lavagem com soro em abundância (depois que você acostuma fica até prazeroso a sensação pós lavagem) e o tratamento com medicação (corticoide spray) são ESSENCIAIS!

  19. Fiz turbinectomia há18 dias e estou sentindo dores de cabeça muito forte que começa na gengiva e vai até a testa(tylenol e novalgina não fazem efeito nenhum). Minha medica me receitou mais antibiótico e antiinflamatorios(não resolveu nada). A dor continua, hoje resolvi por conta própria tomar spidufen e resolveu. Mas após 6 horas a dor volta. Alguem aqui teve essa dor, será que vai demorar muito pra passar?

  20. Não sei que cirurgia é esse que muito de vcs aki fizeram. Eu fiz septoplastia e turbinectomia faz um mes e ja estou até indo pra academia, nariz normal, 100 %, e vcs ficam falando de cheiro ruim, que não resolveu a cirurgia, etc… das duas uma, ou o caso de vcs é sem solução, ou o medico que operou é muito do ruim. =[

  21. Fiz ontem a cirurgia de septoplastia e amigdalectomia, nao senti dor nenhuma,respiração tranquila, apenas sangrava, o medico passou antibióticos, e soro fisiológico,dormi bem no primeiro dia e so tomava sorvete e sopa gelada. Ja hoje no segundo dia estou com dificuldade para respirar e consequentemente dormir, porém nada doi.

  22. Boa tarde,gente vou realizar septoplastia+amigdalectomia+turbinectomia.
    confesso que estou bem ansiosa,minha médica disse que vou sentir muita dor na garganta,pra falar é muito difícil??? a voz fica diferente???

  23. Ah!! havia esquecido, no nariz sai uma secreção de cor marrom fedorenta rs rs, e secreções digo crostas grandes do nariz ao lavar.
    Até quando este cheiro vai continuar?

  24. Bom dia a todos.
    Fiz há 15 dias a traz 3 procedimentos sendo: Septoplastia + sinusectomia + turbinectomia.
    Portanto após o final do sangramento do nariz a sinto cefaleia na reagião frontal da cabeça dor absurda. Sobre o que lí esta dor e comum aparecer após a operação.
    Por outro lado tenho observado que a dor ocorre somente durante o dia e na parte da manhã, pois a noite, não tenho dor nenhuma. o que será isso?
    Mesmo com as pequenas consequencias recomendo o procedimento.
    Abraços a Todos

  25. Fiz a cirurgia de septoplastia e turbinectomia a exatos dois meses gostaria de saber se é comum a narina esta ressecada ainda.

  26. Se Deus permitir estarei realizando no dia 05/09/2013 (Sexta-feira) uma cirurgia de retirada dos cornetos nasais. Estou implorando ao meu Deus que ocorra do bem, e que logo, logo eu esteja recuperado, dai poderei glorificar e agradecer a Deus mais e mais…

  27. Fiz minha cirurgia de rinoplastia + desvio de septo em Março de 2011 na Santa Casa de Misericórdia de SP, e pra ser sincera não gostei do resultado. De 2011 até agora não sei mais o q é dormir a noite toda, meu sono é interrompido devido as minhas narinas entupirem e isso faz com que eu ronca muito e acabo acordando. Fui em um renomado otorrino do Hospital Rubem Berta (Drº Levon) e o mesmo diagnosticou após eu ter feitoum exame de Polissonografia que a minha respiração quando estou dormindo é dificultada, causando ronco e meu despertar. Resumindo: ele falou que a parte estética da minha cirurgia ficou muito boa, mas a parte funcional não resolveu, ou seja, melhorou a aparência do nariz, mas a parte de dentro estragou toda. Hoje sofro de insônia constantemente e não há o que fazer….sem contar que meu nariz ainda sai secreção, todos os dias eu acordo e tenho de ficar tirando aquelas casquinhas q se formam lá no fundo do nariz (isso não deveria estar acontecendo, pq já se passaram 02 anos que eu operei), mas infelizmente isso ainda ocorre comigo. Só sei que estou muito decepcionada com o resultado da parte funcional.

  28. Voltei.

    Fiz a cirurgia há 3 dias.

    A cirurgia foi super tranquila. O pós-operatório está indo muito bem. Sem dores ou maiores incômodos. Nenhum sangramento nasal até o momento. O ótimo pós-operatório deve ser atribuído, sem dúvida alguma, à perícia do médico-cirurgião. Não foi utilizado tampão.

    A respiração ainda não é das melhores por conta do previsto inchaço pós-cirúrgico. Entretanto, a congestão nasal não tem atrapalhado o sono e nem é pior do que a que eu já apresentava antes da cirurgia.

    Estou de repouso e tenho evitando abaixar a cabeça, não fazer esforço físico, e sempre que espirro, o faço com a boca aberta. Comidas sempre frias ou à temperatura ambiente.

    Agora basta seguir a prescrição médica (corticóide oral e nasal, lavagem com cloreto de sódia à 3% e antibiótico) e esperar o tempo abrir as narinas para os novos ares.

    É isso aí!

  29. E lá vou eu… turbiinoplastia, sinusoplastia e septoplastia. É hoje.

    Depois eu volto para contar.

  30. Pessoal, vou fazer a cirurgia de turbinectomia, septoplastia, sinovectomia, no dia 05/09 e vou me casar 05/10. Vocês podem me informar se o pós operatório é tranquilo e se o tempo de 30 dias ja da pra estar recuperado?

  31. Olá!

    Ontem, 08/08/2013, fiz a septoplastia e a turbinectomia. A cirurgia correu muito bem e o pós-operatório está sendo super tranquilo. Fui operada pelo Dr. Henrique Gobbo, em Campinas-SP. Além de atencioso, é excelente. Sinto apenas uma narina entupida (a que tinha o desvio de septo) e apenas esta narina sangrou. No primeiro dia, o sangramento é considerável, mas não absurdo, por isso o repouso é o melhor remédio. No segundo dia (hoje) o sangramento foi bem menor e já posso me sentar por mais tempo. Não sinto dores nem desconfortos para dormir.

  32. ola pessoal, o que eu tenho a lhe dizer é o seguinte, fiz essa cirurgia de septoplastia e turbnectomia, olha sinceramente não gostei nada disso não, hoje faz 30 dias que operei e até agora não vi nenhuma melhora não, parece que tá piorando, nos ultimos dias começou a me dar febre de 39C e um caroço tipo ingla no pescoço e doi muito.Além disso ainda não consigo dormir, olha tá sendo um inferno, quem for fazer pense 10 mil vezes porque não é facil não. Eu arrependi.

  33. Gente,fiz turbinectomia. F ui orientada p médica a lavar o nariz só com soro fisiológico. Mas confesso que estou preocupada,pois estou sentindo um desconforto ao engolir saliva
    e está ardendo o meu nariz.

  34. Me submeti a uma cirurgia de sinusectomia, turbinectomia e septoplastia em 25 de julho. Li vários comentários antes de fazer essa cirurgia, coisas boas e ruins. Mas, só quem sofre de obstrução nasal sabe o quanto é incômodo. Os piores momentos são no primeiro e segundo dia, principalmente no segundo porque o inchaço tá no auge o que faz fechar ainda mais a respiração. O mais incrível de tudo é que o corpo começa a se adaptar (se é que podemos falar nisso) a respirar pela boca, pois as narinas (no meu caso) ficaram totalmente fechadas, pois sou muito alérgico. Estou com 72 horas de operado e sinto que estou melhorando. Ainda não passei pela fase das caidas das feridas internas, não sei como vai ser. Mas um conselho que dou: usem muito spray nasal pra ir lavando tudo internamente. É muito importante deixar a área operada livre e limpa para melhor recuperação. Eu tinha também um problema na válvula nasal e precisou ser reconstruída e o cirurgião fez uma plástica também no meu nariz. O rosto ta inchado, mas nada de outro mundo… No meu caso não tive muito sangramento, mas a secura nos lábios é grande. Enfim, procurando um bom profissional eu recomendo a cirurgia, pois a qualidade de vida não tem preço. Respirar não tem preço…

  35. Descobri na internet que não podia assoar o nariz após a turbinectomia q fiz na quinta passada, qual o problema que ocorre por ter assoado?

  36. Boa noite

    ontem dia 06/07/13 fui submetido a cirurgia de septoplastia junto com a turbinectomia entrei para o centro cirurgico as 16:20 e retornei para o quarto por volta das 19:20 conforme o relatorio medico o pós operatorio foi exelente, respondi bem aos procedimentos essa noite não dormi nada, não devido eu estar com nariz entupido e sim por grande quantidade de gases no estomago, e estava me incomodando muito, ainda mais que no ultimo mes de Janeiro mais precisamente em 24/01 fui submetido a cirurgia de hernia de hiato onde não consigo ainda arrotar, mais vamos falar da cirurgia que esta em pauta, meu nariz não para de sangrar, não chega ser intenço mais é continuo, principalmente quando ando ou vou comer algo
    meu nariz as vezes arde e doi muito, estou tomando paracetamol 750 mg para dor, otrivina para descongestionar, e cefadroxila que é antiframatorio, eu so tenho uma duvida como colocar soro fisiologico nas narinas, eu uso siringa ou aqueles contagotas do rinossoro e se qual a frequencia essencial para esta colocando soro no nariz e se é recomendado o uso abundante desse artificil, sei que ainda estou no começo e que os dias criticos ainda virão eu lê nos depoimentos aqui no blog que o terceiro e quarto dia são os piores, eu estava feliz por não precisar usar os famosos e crueis sprints mais le um artigo que foi um balde de agua fria , que foi feito uma pesquisa com pacientes que usaram e não usaram os sprints, e os que não usaram alguns tiveram sinequias ,compricação que pode dar nesse tipo de cirurgia, que seria a formação de uma pele que liga o septo ao corneto na hora da cicatrização, vou voltar de hoje a oito dias na crinica onde o DR atende para retornar com ele para ele ver como anda a recuperação e possivel limpeza, tambem gostaria de agradecer os dewpoimentos dos demais colegas que me esclareceram muitas duvidas e me encorajou para eu estar fazendo a cirurgia, para aqueles que ainda não tomaram coragem falo uma coisa
    se estiverem que fazer a cirurgia para ter uma qualidade de vida melhor, façam, que todo sofrimento vem para o bem, espero que a minha declaração ajude muitas pessoas a se resolverem, logo mais posto como anda minha recuperação, uma abraço e ate mais.

  37. boa tarde
    ontem dia 06/07/13 eu submeti a cirurgia de septoplastia e turbinectomia la no hosp. Paulista entrei no centro cirúrgico as 16;20 e estava de volta ao meu apto as 19;40 , a cirurgia por ser uma cirurgia vasculhadora no em tando foi necessário apenas os dois procedimentos a cima, essa noite eu não dormi devido o acumulo de gases no estomago causado pela respiração pela boca, pois em Janeiro passado mais precisamente dia 24/01 fiz a cirurgia de hérnia de hiato e ainda não consigo arrotar direito e isso esta me incomodando muito, já os sintomas do pós operatório não tem muito de diferente dos demais depoimentos, meu nariz esta sangrando moderadamente so que constante, minha narina esquerda já esta obstruída e o engraçado é que o desvio era do lado direito, da para reparar que a narina esquerda esta bastante inchada, graças a Deus não precisei usar os famosos e desagradáveis splints , antes mau né.
    Eu tenho uma duvida sobre a higiene nasal, o soro fisiológico o Dr me receitou que deveria lavar em 4 a 4 horas, posso diminuir o intervalo , e devovo aplicar com uma seringa ou com o dosador daqueles do frasco de rinossoro. há e pode deixar que vou postando a minha recuperação constantemente no intuito de ajudar quem esta em duvida de fazer a cirurgia, pois os posts de vcs amigos me ajudou bastante, um abraço e ate mais.

  38. Leandro, hj já faz 24 dias que fiz a cirurgia não tenho problemas com crosta no nariz e nem o mal cheiro que muitos aqui já descreveram, meu medico me orientou fazer a lavagem com soro fisiológico pelo menos 5 vezes por dia, basta pegar uma seringa (sem agulha e obvio) encher ela de soro e injetar no nariz, não doe nada e mantem seu nariz sempre limpo dessa crosta e elimina o mal cheiro. Não tive problema nenhum com o pós operatório, respiro muito melhor agora.

  39. Fiz a cirurgia ja fazem 45 dias e ainda junta muita crosta no meu nariz… No lado direito chega a entupir, dai eu tento tirar com pinca, as vezes sai do tamanho de uma azeitona e incomoda demais… Ontem eu nao consegui tirar e chegou a machucar e sangrar o nariz… fora o cheiro esquisito que da… O medico me falou q essas crostas iam diminuir, mas eu tenho que ir direto no consultorio pra tirar, o que se torna cansativo demais.

  40. Eu fiz a cirurgia de septoplastia e turbinectomia,engraçado q o meu só tava xxxxxx do lado esquerdo, o lado direito nao tinha nenhuma alteração! Também estava com medo da cirurgia, mas o grande desconforto de sentir a cabeça totalmente pesada do lado esquerdo, uma dor como pressão que nao suportava mais, decidi encarar a cirurgia! A cirurgia é tranquila afinal vc ganha anestesia geral e dorme durante ela, quando acorda já está na sala de recuperação! Acordei com o famoso curativo ( bigode ) sentindo dor de garganta devido a entubação e dores em todo seio nasal! Fui para o quarto de internação com fortes dores, ansioso para tomar a dose de dipirona na veia que foi o que aliviou a dor! teve sangramento, tomei uma injeção para parar de sangrar! Após10hrs de internação ganhei alta fui pra casa, comprei os remedios e comecei a tomar! respirando apenas pela boca, afinal nariz totalmente congestionado, sensação de está gripado! Segundo dia nariz congestionado, dores no seio facial, saiu o coagulo de sangue do lado direito melhorando a respiraçao por esse lado! Terceiro dia mesma sensação de gripe, dores faciais, mas saiu o coagulo de sangue do lado esquerdo o que melhorou a respiração, mas enfim, as vezes entupia novamente, as vezes aliviava! quarto e quinto dia melhorou as dores, ficando apenas a sensação de gripe, e congestao nasal ora sim ora nao!sexto dia tirei os famoso splints, sensação bacana, aliviou a sensação de está gripado, o lado esquerdo entupiu o direito tb, mas depois aliviou! em breve posto setimo dia em diante!

  41. Ontem dia 02/05 realizei cirurgias de septoplastia, turbinectomia e sinusectomia, cheguei no hospital por volta das 7 da manha entrei para o centro cirúrgico 07:45hrs e só acordei as 11hrs na sala de recuperação,ao meio dia eu fui para o quarto onde tomei as medicações no qual so fui embora no outro dia as 10hrs da manha. O pós operatório esta sendo tranquilo o único incomodo mesmo e ter que respirar somente pela boca fato que deixa a boca e a garganta muito ressecada, o sangramento moderado e normal nesses primeiros dias. Eu estava com nariz muito congestionado apos espirrar melhorou bastante e nem doeu na hora do espirro, mas meu medico me orientou a manter a boca fechada caso venha a espirrar.

  42. Fiz Septorinoplastia, turbinoplastia bilateral e sinusectomia endoscópica. Estou quase um mês operado e está ainda um pesadelo, muito pior do que antes. Acordo com o nariz muito seco, ainda sangra um pouco, não consigo sair de casa, uso soro constantemente, e por dentro fica grudadando muita secreção amarela e com cheiro forte

  43. Fiz turbinectomia, sinusectomia e remoção dos cornetos, ja se passaram 2 meses e 2 semanas. mais ainda o meu nariz de vez enquando sai algumas excreçoes com sangue… não sei se isso é normal. porem não tenho dores…

  44. No dia 02/05 irei fazer as cirurgias de septoplastia, turbinectomia e sinusectomia, confesso que me assustei apos alguns comentários aqui, mas segundo meu medico o pós operatório e tranquilo, apos a cirurgia dou mais detalhes da minha experiencia.

  45. Fiz a cirurgia de septoplastia, turbinectomia e sinusectomia e retirada de um cisto no seio maxilar esquerdo do tamanho de um ovo de galinha no dia 09/04/2013 as 8hs da manhã, e as 19hs já estava liberada. Foi tranquila a cirurgia que levou umas 4 horas, em seguida acordei na sala de recuperação, não senti nada de dor no nariz, apenas muito sono, e uma pequena dor na garganta por causa da intubação. Sangrou algumas vezes no hospital, quando levantei para ir ao banheiro. Pra dormir foi bem complicado, pois meu nariz está totalmente fechado, respiro só pela boca, e isso a noite faz secar a garganta, é horrível pra dormir. Estou usando soro de hora em hora para limpar e passando uma pomada anti-inflamatória com cotonete. Amanhã vou no meu médico para ver como está minha recuperação. Não vejo a hora de voltar a respirar pelo meu nariz. Espero melhorar minhas dores de cabeça e sensação de peso na cabeça.

  46. Olá!

    Fiz septoplastia, turbinectomia e amigdalectomia no último dia 28/01. Hoje, 9 dias depois, praticamente não sinto mais dor. Mas, os primeiros dias foram bem complicados, com bastante dor e dificuldade para ingerir até mesmo líquido. Preferi passar fome algumas vezes que sentir uma navalha cortando a minha garganta, que era a sensação que eu tinha até ao beber água.
    Resolvi esse problema ao ajustar o horário do remédio aos horários das refeições. Ou seja, tomava analgésico antes das refeições para conseguir comer. Tb tomei amoxicilina por 7 dias.
    O nariz já não doeu desde o 3º dia, mas sangrou nos 6 primeiros dias e os splints serão retirados amanhã. Hoje praticamente já consigo respirar normalmente. Quer dizer, eu acho, pq nunca tinha respirado direito com as duas narinas…hahaha e a sensação é ótima! Está valendo muito a pena.
    Agora eu não vejo a hora de comer, mastigar normalmente. Peguei raiva de sorvete, caldos, purê…hahaha

  47. Operei sinusctomia maxilar + etmoidectomia + septoplastia + turbinectomia ha alguns meses atras na Policlinica de Botafogo aqui no rio de janeiro, super recomendo, cirurgia super tranquila, com anestesia geral, me recuperei rapido, ia toda semana no consultorio da minha médica Dra. Vivian e fazia limpeza e aspiraçoes, minha respiração melhorou muito, inclusive a crises de sinusite, acho que la aceitam quase todos os planos, indico a cirurgia para todo mundo, mudou minha vida!

  48. Boa noite, fiz septo+turbinectomia dia 14/12 e hj estou no 12 pôs operatório. Ate agora venho tendo muita laringite, dificuldade para respirar, ate pq nao pode assoar o nariz e as lavagens mesmo de tempo em tempo nao adiantam suficiente. Gostaria de saber com qto tempo pode se voltar a rotina toda, dirigir, sair, trabalhar…hj fui trabalhar e meu quis sangrar. Obrigada

  49. Olá,

    Fiz turbinectomia bilateral endoscópica e a septoplastia no dia 03.12.2012. Como a maioria, foram 2h de cirurgia com anestesia total e entubamento. Acordei já respirando melhor. Meu otorrino (Dr José Mario – Fortaleza CE – me atendeu pela unimed núcleos) foi super atencioso em todos os procedimentos e exames pré cirurgicos. Ele cauterizou a região dos cartuchos com laser e me disse que usou um biopolímero em cima que evitava o uso de tampões e até do splinter, que só seria colocado em caso de hemorragia (o que graças a Deus não aconteceu).
    Acordei já respirando muito bem e voltei pra casa no final da tarde. Só tive sangramento quando levantei do leito até chegar no meu carro. As dores só apareceram no terceiro dia, mas um Tylex de 7,5mg de 4 em 4h resolveu meu problema. No primeiro dia após a cirurgia comecei as lavagens das narinas com soro de 1 em 1h e após 4 dias voltei ao médico, que fez uma aspiração e me orientou a continuar nas lavagens. A cada lavagem eu tenho uma excreção grande de muco bastante viscoso que as vezes vem com sangue coagulado também. Até ontem (oitavo dia) esse muco ainda me atrapalhava muito e me deixava congestionado na hora de dormir (e me fazendo roncar). Hoje a produção de muco já foi bem menor e estou respirando muito bem. Acredito que agora é só evolução. Aguardo ainda o período total de recuperação para poder voltar a atividades físicas como corrida e testar o nariz novo. hehehehhe. Recomendo para quem está tomando coragem para fazer a cirurgia. É uma melhora muito grande na qualidade de vida. Você fica sem saber o que fazer com tanto oxigênio. Hehehhehehe.

  50. OLA PESSOAL

    FIZ A CIRURGIA DESVIO DE SEPTO E TURBINECTOMIA
    ONTEM DIA 11/12/2012 NO PERIODO DE 10 AS 13HS ,TIVE ALTA AS 21:00 ,NÃO SENTIR DOR ALGUMA ATE O MOMENTO O MEU INCOMODO É QUE APESAR DE NÃO ESTAR COM NENHUM TAMPAO MEU NARIZ ESTA 100% OBSTRUIDO SEGUNDO MEDICO ISSO IRA DURAR UMA SEMANA , MESMO COM USO DE RINOSSORO E DECADROM DE 8 EM 8 HS
    ESPERO QUE SIM !

  51. Fiz a cirurgia de septoplastia e amigdalectomia dia 26/11/12 as 7:30h fui acordar por volta das 11h, tive sangramento somente no primeiro dia e na metade do segundo dia de pós operatório, depois a unica coisa que saia do nariz era uma secreção aguada, tudo normal. Por volta do quarto dia fui voltando a comer normalmente, porem somente alimentos em pasta (purê de batata, massa, etc), depois ja fui passando para o miolo de pão. Usava soro fisiológico para lavar o nariz, e medicação para dor por causa da garganta. Hoje fui no médico e retirei a chapinha de metal que estava do lado direito do nariz, e ele fez uma limpeza geral, agora é só ir voltando a alimentação normal e mais duas semanas sem esforços fisicos. A diferença na respiração é gritante e está bem melhor agora.

  52. Fiz Septoplastia, Turbinoplastia, Etmoidectomia e mais um outro procedimento que não lembro agora. A cirurgia foi dia 12/11/12. Tomei uma anestesia geral às 7h30 no centro cirúrgico, apaguei durante umas 3hs. Acordei na sala de recuperação. Fui pro quarto com aquele bigodinho de gaze, mas com pouco sangramento. Detalhe: Respirando pelo nariz. O médico colocou uns splints no meu nariz tipo “borboleta”, e a técnica utilizada foi cauterização à laser, por isso não precisei colocar tampão. Aluguei um equipamento pra isso (laser), que não era coberto pelo plano de saude.

    No quarto, trouxeram gelatina, suco de goiaba e mais umas coisas líquidas, sempre gelado. Fiquei tomando soro até umas 5 da tarde e troquei a gaze algumas vezes. Depois fui pra casa. Na hora de ir embora, (fui andando), sangrou um pouquinho mais, mas logo parou. Continuei respirando pelo nariz. O médico falou que dentro de uns dois dias iria entupir. Falou pra eu lavar bastante com soro, sem assoar o nariz e sem fungar. Fiz tudo o que ele falou, e lavei direto, com bastante soro. Coloquei gelo nos primeiros dias. Pra minha alegria, meu nariz não entupiu nenhuma vez depois da cirurgia, e fiquei respirando normalmente. Tomei antibioticos por uma semana, juntamente com decadron (umas 3x por dia) e fiquei passando uma pomada na entrada das narinas até a retirada dos splints. A primeira semana decorreu tranquila. Fiquei em casa direto, sem trabalhar.

    Fiquei sem sentir NADA de gosto e cheiro durante uns 5 dias. Podia até pegar fogo na casa que eu não sentiria o cheiro de queimado. A parte que eu considero pior foi a segunda semana, porque o médico marcou meu primeiro retorno pra 15 dias depois da cirurgia. Os splints forçavam muito o meu nariz pra fora (alargando) e incomodou bastante durante a segunda semana, mas em compensação, fiquei respirando sem nenhum entupimento durante todo esse tempo. Não via a hora de tirar aqueles negócios de dentro do nariz.
    Durante as limpezas sairam uns aliens esquisitos, e o que eu conseguia tirar eu tirava, com cotonete, com pinça, mas com cuidado pra não machucar pq ainda tava muito dolorido. Na hora de tirar os splints no consultorio foi punk. Deu uma abaixada na pressão e parecia que tava nascendo alguma coisa pelo meu nariz. Foi ruim, mas aquilo tinha que sair dali de dentro de qualquer jeito, já que eu não aguentava mais. Se o médico me dissesse que eu teria que estar no consultório dele às 3 da manhã, com certeza eu estaria lá. Junto com os splints sairam tb algumas cascas, mas nem cheguei a ver. Hoje já faz uns 20 dias da cirurgia e posso dizer que está tudo bem tranquilo. Meu nariz não entupiu nenhuma vez. O médico me disse que apareceria cheiro de chulé no nariz, mas até agora nada. Estou sentindo cheiro e gosto, tudo normal. Nenhum cheiro de podre, chulé nem nada. Numa das limpezas dessa semana comecei a ter a sensação de catarro no nariz. Funguei algumas vezes e cuspi uma gosma gigante de sangue coagulado. Feio mesmo, mas melhorou ainda mais a minha respiração depois disso. Enfim, até agora tá tudo certo. 20 dias depois da cirurgia e não tive quase nenhum dos problemas que o pessoal relatou aqui. A única coisa que incomodou realmente foi a segunda semana com os splints. De resto, tudo tranquilo. A cirurgia foi feita em Florianopolis e estou respirando bem melhor do que antes. Foi xxxx, mas valeu a pena!
    Espero ter ajudado quem está em busca de informações!!
    Abraço!

  53. Olá, fiz a cirurgia de turbinectomia mais correçao de septo nasal, foi segunda feira a tarde, acordei 2 horas após a cirurgia, sem nehuma dor apenas com uma congestao nasal forte devido a um tampão. Fui para casa a noite e correu tudo bem apenas com um leve sangramento. no dia seguinte fui a medica remover o tampao e ela me passou um soro para lavar, um spray e um gel salino para aplicar 3 x ao dia. hoje já faz 24 horas da remocao do tampao, continuo com o nariz todo tampado, deve ser devido ao inchaço e o splint do septo, mas sem dor nehuma. Devo ficar com o spint até segunda(7dias), a recuperaçao é lenta mas progressiva.Gostaria apenas que esse entupimento devido a cirurgia acabasse logo pois respirar apenas pela boca nao é mole não…..

  54. Eu fiz cirurgia nasal (turbinectomia + septoplastia + sinusectomia) no dia 22/09/2012. Cheguei bem cedo ao hospital, dei entrada no centro cirúrgico lá pelas 08h e quando era umas 17h, saí do hospital com uma espécie de “bigode” (gaze dobrada embaixo do nariz) para evitar o sangramento.
    À noite, foi tranquilo. Ficava sangrando muito e eu acordava várias vezes durante a madrugada. Depois de 2 dias, fui ao meu médico e ele disse que estava bom. Tirou umas crostas de sangue (com anestésico e vasoconstritor). Não doeu quase nada, mas incomoda.
    Depois, fiquei lavando a cada 2h com soro fisiológico e “meu inferno” começou. Tudo começou a doer: dente (chorava de dor e acordava de dor de madrugada), dor de cabeça fortíssima, nariz inchado, sensação de um monte de secreção lá dentro e toda semana (ou até 2x/semana) eu ia ao médico para ele tirar crostas ENORMES que se formavam no meu nariz.
    Posteriormente (umas 2 semanas após a cirurgia), percebi um odor HORRÍVEL que saía do meu nariz. Incomodava a mim e a várias pessoas que se aproximavam de mim ou que ficavam à minha volta.
    Até hoje (17/10/2012), esse odor não sai de jeito nenhum! Já tomei vários tipos de antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides (tudo sob orientação médica), mas nada resolve.
    Lavo com soro e não sai quase mais nada de secreção.
    O médico disse que é sinusite que voltou, mas estranho porque tomei vários antibióticos e só agora que está melhorando um pouco.
    Eu não recomendo a cirurgia (a menos que seja extremamente necessário), pois a pessoa sofre demais com esses incômodos e, pelo menos para mim, quase dois meses depois da cirurgia, os sintomas que tinha antes voltaram (nariz entupido às vezes, ronco e babar), coisas que sumiram alguns dias depois da cirurgia, mas que voltaram agora.
    O médico disse que ainda vai ficar muito bom, mas até lá…
    Abraços.

  55. Terei que fazer a turbinectomia… Alguém tem alguma indicação de médico em Sorocaba/SP?

  56. Fiz ontem a cirúrgia septoplastia+ turbinectomia e já estou em casa. Não senti dor alguma, apenas acordei com o nariz sangrando e não tem o que eu faça pra cessar o sangramento. Estou em repouso e não venço trocar o algodão. Espero que isso acabe logo :) Qualquer coisa eu volto aqui para comentar.

    Abraço

  57. Fiz septoplastia, turbinectomia e sinusectomia bilateral esfenoidal, etmoidal e maxilar. Não senti absolutamente nada! Tanto a cirurgia quanto o pós-operatório foi muito tranquilo. Apenas nos 2 primeiros dias para dormir que foi horrível porque não pode abaixar a cabeça, mas a partir do terceiro dia eu já estava comendo normalmente e deitando quase que totalmente. Eu tinha obstrução total do nariz, fala anasalada, sinusite crônica e alergia a qualquer coisa. Literalmente uma bos…a. Minha vida mudou totalmente após a cirurgia. Hoje consigo dormir de verdade.

  58. Meu filho fez ontem pela manhã, ainda escorre sangue, ele não queixou-se de dor de cabeça porém acordou hj “resfriado”, tossindo muito. Fique preocupada mas, pelo que lia acima, pode se devido ao congestionamento que muitos comentaram.
    Vc que fizeram recentemente, poderiam postar o dia a dia para que eu acompanhe o progresso da recuperação de meu filho? Seria legal.

  59. Simone, me identifico muito com a sua situação e estou muito agoniado para respirar melhor.

    Como você está agora e em quanto tempo voltou a respirar normalmente?

    Abraço,

  60. Bom dia !!

    Fiz a retirada dos cornetos ontem (dia 25 agosto12), acordei da anestesia geral, muito bem, respirando muito bem pelo nariz e sem qualquer sangramento.
    A noite já em casa, o meu nariz começou a ficar congestinonado, acredito que pela formação de uma crosta de sangue e fiquei com dor de cabeça.
    Minha primeira noite de sono apesar do nariz congestionado foi razoável, pois minha garganta me incomodou demais, acredito que por conta do tubo que colocam para respiração no momento da cirúrgia.
    Hoje 24 hs após a cirurgía, continuo com o nariz congestionado, mas sem sangraamento.
    Vamos aguardar os próximos dias e ver se sai esta crosta que esta dentro das narinas.
    Até o momento só posso recomendar o procedimento.

    Abraços a todos e boa sorte

    Nilson

  61. Olá Pessoal, Fiz Septoplastia + Turbinectomia + Rinoplastia ontem 24/05, fui internado 6 hrs da manha, me deram uma anestesia GERAL as 6:30, acordei 9hrs sem dor nenhuma, fiquei internado até as 5hrs da tarde, o único incomodo foi o escorrimento de sangue constante, só que eu falei com meu medico ele disse que é normal, hoje um dia depois já quase não tem escorrimento de sangue, mas estou com o nariz inchado e obstruído, sem nenhum hematoma , não sinto dor nem nada, vou retornar segunda feira 28/05 para fazer a retirada do sangue seco, não sei se vai doer, se doer eu volto a comentar aqui, é uma cirurgia tranquila e rápida, recomendo para quem sofre de rinite, alergias constantes, nariz entupido e escorrimento nasal.

    PS: vai ter que aprender a dormir de barriga pra cima por uns dias, meu maior incomodo :D

  62. Faz 2 meses que fiz minha cirurgia, no primeiro mes tive sangramento ocasional devido a esforço ou muito calor (ja não sangra mais). Agora meu nariz esta um espetaculo !! Respiro como nunca o fiz na vida !! Cirurgia sem dor e a limpeza depois de uma semana é um pouco chato mesmo (doeu pra chuchu !!) Mas hoje sou uma pessoa feliz !!De dormir tranquilo e sonhar com os anjos !!!Clinica Gobbo em Campinas !!!Nota 10 !!!Só tenho que agradecer !!!

  63. preciso fazer septoplastia, to morrendo de medo. moro no Rio de Janeiro.
    alguém indica um bom cirurgião. to querendo ir na santa casa (instituto ivo pitanguy), é particular to com medo de ser muito caro. tenho plano da saúde bradesco empresarial que cobre a cirurgia mais não tenho nenhum médico de confiança. por favor me ajude, sofro muito com minha respiração e o nariz entupido o ano todo e meu nariz é muito pequeno, qlq poerinha já entope.

  64. Simone, seu comentário me deixou meio desesperado. Estou prestes a marcar a cirurgia mas morrendo de medo dessa história de calhar de ficar dias a fio só respirando pela boca por causa do inchaço por dentro. Teu médico é bom mesmo? Vc já melhorou? Quando vc pinga naridirn o ar passa de novo mesmo q seja por algumas horas ou não? Estou com muito medo, nem acho que respiro tão mal assim.

    Ah, alguém de brasília pra recomendar um médico?

  65. Faz 31 dias que fiz a septoplastia e turbinoplastia, uns dias atrás até estava conseguindo respirar melhor, essa semana voltei a ficar com o nariz bem entupido, saiu um pouco de sangue, fui no médico e ele tirou umas casquinhas, mas mesmo assim, não adiantou muito, para o meu desespero.
    Ainda não consigo respirar direito, de tanto colocar soro acho que acabou inchando um pouco também.Tá horrível.Todo mundo diz que vai melhorar e tal, mas se eu soubesse que iria passar por tudo isso, não teria feito, não iria ter coragem de fazer.Pra mim tá muito sofrido, meu nariz é muito pequeno, então qualquer coisa já deixa obstruido.Tava melhor antes da cirurgia, mesmo tendo que usar Naridrin constantemente.
    O médico disse que tá tudo certo, não vai precisar fazer a cirurgia de novo.Mas ainda to sem respirar, isso tá me deixando muito cansada e triste.
    Desde a cirurgia que não consigo dormir bastante, e ontem não dormi a noite inteira e hoje pelo jeito vai ser a mesma coisa.
    Pos enquanto tá horrível!Isso que já se passaram 31 dias.
    Estou à espera de um milagre!!hehehe

  66. Fiz ontem minha cirurgia e posso dizer que não dói nada. Existe sim o desconforto dos primeiros dias da secreção que não para e tem que ficar limpando com soro a cada 2h. Eu era escravo do sorine e espero nunca mais usar isso na vida !!!Para quem tem carne esponjosa ou desvio de sépto não esperem para operar…

  67. ok pessoal fiz; seplastia a 8 meses atras, , em cascavel parana com a doutoda rosangela, especialista no asunto pois sofria muito com alergia a muito tempo, com acurirgia foi tambem, retirado um rinolito, corpo estranho dentro do nariz, mais que um grao de feijao, muito fedido e purolento .o pos operatirio um pouco dificil mas logo passou, estou curado graças a deus. se voce esta sofrendo com alergia ou respirando mal procure um especilista, eu recomendo e fiz a cirurgia. ok valeu a pena.

  68. Fiz turbinoplastia há 5 dias e me sinto muito bem, logo ao acordar não senti dor, só senti o nariz ainda obstruído e um pouco inchado.
    Estou fazendo uso dos medicamentos que meu médico passou e obedecendo as instruções do mesmo.
    Posso afirmar por experiência própria que a turbinoplastia é uma cirurgia muito tranquila, e é absolutamente normal sentirmos alguma coisa após a cirurgia, realmente é chato ter que respirar pelo nariz na hora de dormir e acordar com a boca e garganta tão secas q chega a doer, mas sabendo ao mesmo tempo que será por pouco tempo. Se não sentíssimos nada, não seríamos humanos, e sim robôs!

  69. Alguem poderia me informar qual seria o custo medio da cirurgia, se algum plano que cubra os custos ou se ate msm a como fazer pelos sus?? Ultimamente ando pesquisando porem nao tive bons resultados nestas buscas, sem mais.

  70. Hoje é o primeiro dia após a cirurgia de correção do septo e turbinectomia. Estou até agora na internet, pois não consigo dormir. Não estou tendo muito sangramento, mas há um corrimento de sangue, que é normal. Não sinto dor. O nariz está muito entupido o que não me deixar pegar no sono. Não está muito inchado. É muito desagradável ter que respirar pela boca. No dia da cirurgia eu ate que respirei bem, mas quando foi mais tarde ia abstruiu tudo. Só desejo voltar a respirar logo pelo nariz!

  71. Fiz a turbinectomia há 5 dias e estou ótima. No dia da cirurgia fiquei mal, com nariz entupido e muita dor de cabeça. Depois, dia após dia foi melhorando… o maior desconforto, além do nariz entupido foi o gosto de sangue na boca. Isso era horrível. Mas já estou bem… não tive nenhum sangramento e não estou com o nariz inchado. No geral, foi beemm mais tranquilo do que eu achava.

  72. vou fazer no dia de novembro ..mas pelo que eu vi..algumas passaram dor, incomodo, falta de ar.. desanimei..detesto passar dor..aff..depois eu conto pra vcs cmo foi..cmo me sinto e tdo mais…..

  73. também tenho fala analazada e descobri que o ventilador piora tudo

  74. olá monica entre 2006 e 2008 estive com os mesmos sintomas que o seu, menos dores de cabeça. Em 8/8/2008 fiz septoplastia e foi a pior experiêcia da minha vida (olha que já tenho 31 anos de idade) no meu caso quando me acordaram eu senti uma dor tão grande, tão grande que me falta palavras para te expicar, parecia que tinha morrido e depois voltado, a minha voz nunca mais foi a mesma está horrivel !!! tenho o nariz entupido 24 horas com o revesamento de cornetos (quando um lado entope o outro desentope) e corrimento nasal diario, mas o que mais me chocou foi a alteração da fala, apesar de tudo penso em fazer uma nova cirurgia pois nesta fiquei 50% melhor, é sofrido mais va um pouco.

  75. faz duas semanas que eu fiz estas operações e as dores passaram logo na primeira semana, pra dormir é horrível nos primeiros dias pois seu nariz fica entupido, sua boca fica ressecada e vc não consegue pegar no sono pesado, durante o dia tudo normal, seguindo as recomendações de lavar as narinas de 2h em 2h com soro fisiológico, por muitas vezes sai uma secreção amarronzada parece sangue “velho”.

  76. Olá Roberto,

    As cirurgias hoje em dia estão cada mais mais seguras. Apenas certifique-se você está gozando de boa saúde e não tem alergia a algum componente de anestesia. Eu fiz a minha cirurgia há 9 dias e ainda está um pouco congestionado e seco. Mas o quadro clínico está sendo acompanhado pela Médica que me informa que está tudo bem.

    Se a cirurgia fosse para melhorar 10% da minha respiração já vale a pena. Nada como viver sem corticóides!

  77. Fiz a cirurgia (septoplastia, turbinectomia e etmoidectomia) há 2 dias. To com sangramento ainda, congestão nasal e um pouco de dor. A partir de quanto tempo isso passa? Preciso respirar normalmente! E o inchaço, fica por quanto tempo?

  78. Pessoal, fiz a cirurgia de desvio de septo e essa tal de turbo + a retirada da Uvula (tudo isso pra melhorar a respiração e parar de roncar, ou dminuir ao menos). Hoje completou uma semana, ainda continuo com o nariz congestionando e sinto muitas dores na garganta, principalmente ao comer, beber ou engolir saliva. Tomei um anti-inflamatório + remédio pra dor durante essa semana, mas não teve jeito, hoje tomei um injeção de Voltaren, pelo menos a dor sumiu, o efeito dura pelo menos 12 horas, amanhã se estiver doendo vou pra agulha novamente, risos. Espero que melhore, pois minha mulher continua reclamando do ronco (risos). Abraços

  79. olá pessoal eu passei pela septoplastia e a turbinectomia foi horrivel nos primeiros dia do pos operatorio.os 10 dias foram terrivel mais antes de vcs passarem por alguma desta cirurgia proucurem um especialista no asunto,pois apezar de ser uma cirurgia simples precisa de bastante profissionalismo,eu fiz em belém do pará com o Dr Capelone ele e um dos melhore medico proucurado pela regiao do pará toda.acredite eu estou respirando normal e sinto dores apesar de esta resente menos de 30 dias de recuperação.qualquer duvida me proucure 94-91998730.

  80. amigos, pelo jeito aos 35 anos vou ter que seguir pelo caminho cirurgico…..vejo aqui depoimentos inspiradores de quem passou pela turbinectomia e correção de septo……hj gasto uma fortuna com remedios que não fazem efeito e quanta cortisona!!!!hj em dia ate apneia e ronco esta sendo diagnosticado….a vida não esta boa!!!!!
    tenho medo de operar e ainda assim ficar na mesma, todo drogado……alguem poderia comentar se os remedios deixaram de fazer parte da vida????? realmente tudo melhora ??

  81. Gente, a minha é terça feira e eu estou morreeeeeeeeeeeendo de medo :/
    Depois publico como foi!!!

  82. Olá pessoal,
    Há 6 dias eu fiz turbinectomia, septoplastia, retirada das amígdalas e adenóides.
    O maior motivo pra eu ter feito esses procedimentos cirúrgicos foi a apnéia obstrutiva do sono, também sofro de rinite alérgica e meu nariz estava sempre obstruído.
    A parte do nariz é muito tranquilo, é só lavar e lavar… o ruim é a garganta, até hoje (sexto dia após a cirurgia) não me alimentei direito, só líquido, coisas frias… Não vejo a hora de chegar amanhã pra começar a comer algumas coisas leves.
    Eu recomendo a cirurgia pra quem realmente precisa, se os exames diagnosticarem o tratamento cirúrgico faça, melhora e muito a qualidade de vida. Já sinto muita, muita diferença na respiração, antes da cirurgia o ar demorava muito pra passar pelo nariz e encher o pulmão, agora rapidinho o ar passa, fantástico!
    Desejo boa sorte a todos que precisam fazer a cirurgia! Abraços.

  83. Bom dia pessoal, bom fiz uma turbinectomia e septoplastia faz 7 dias os dois primeiros dias foi horrivel, ja no segundo dia retirei aquele tampão horrível, fiquei uns 4 dias de desconforto total até pelo inchaço mais agora
    só o que encomoda é a coriza, ja que o médico pediu para eu não soar o nariz, amanhã volto ao médico e postarei
    o que for feito, mais pelo andar da carruagem ta ficando normal abraços!!!!!!!!!!
    até amanhã!

  84. Oi pessoal! Fiz amidalectomia e turbinectomia há 2 dias. O primeiro dia de pós operatório é realmente muito ruim, tive tonturas, vômitos de secreção sanguinolenta, sensação de sufocamento, nariz totalmente obstruído, mas hoje já me sinto bem melhor, principalmente depois da retirada dos tampões do nariz. Estou somente com um pouco de dor semelhante a uma amigdalite branda, mas já sinto uma melhora muito grande na minha respiração e espero que só venha melhorias. Boa sorte aos que vão passar por esse procedimento!

  85. Bom dia Pessoal fiz a cirurgia septo nasal á 10 dias mas não estou suportando este mal cheiro, vcs usaram algum medicamento pra isso. meu otorrino me disse ser normal mas me incomoda não afuento mais, á impressão que tenho que todos ao meu redor tb estão sentindo.

  86. Olá pessoal!!!Eu me chamo Mônica,moro na Bahia e gostaria de informações a respeito da cirurgia de septoplastia,ja fiz vários exames e sempre constam obstrução nasal,pois tenho carne esponjosa em uma das vias nasais,não estou conseguindo respirar bem,sinto dor de cabeça constante e toda parte do meu organismo parece estar obstruído,respiro pelo boca,respiração de baixa qualidade,sinto que tem afetato as células pulmonar,as células cerebral e até mesmo o coração,ja fui em vários otorrinos,ja usei vários descongestionantes e continuo sem respirar direito,os meus ouvidos parece está seco,estou com dificuldade no raciocinio,as vezes entendo tudo errado…se alguém estava com um problema semelhante ao meu…por favor me ajude!!!
    abraços!!!

  87. Ontem eu fiz turbinectomia, antroplastia e septoplastia, pois eu tinha uma mucosa anormal que obstruiu todo o seio maxilar, estou super bem, sem dor, sem inchaço, so um pouco de congestao nasal e garganta seca. Estou respirando normal, mas nao sinto nem gosto nem cheiro, espero que so por enquanto!

  88. Ontem fiz septoplastia, turbinectomia e rinoplastia. O nariz está bem entupido, mesmo lavando com soro a cada 2h. Então ainda não sei qual é a sensação de “respirar de verdade”. Espero que este entupimento melhore nos próximos dias. Lendo na internet, vi que existem casos em que a cartilagem volta a crescer e o canal volta a ficar obstruído. Como não sabia disso antes da cirurgia, vou questionar o meu médico, já que seria bem desagradável ter que fazer essa cirurgia de novo daqui a alguns anos.

  89. Fiz uma septoplastia, turbinectomia e rinoplastia para resolver todos os meus problemas de respiração desde a infância e os causados por um socaço no nariz há quase um ano. O procedimento foi ontem de manhã e hoje já estou melhor. A sensação é extremamente desconfortável, mas melhorou consideravelmente ao longo de ontem e hoje. Ainda não consigo respirar pelo nariz, a minha cara tá meio inchada e com hematomas, mas estou feliz com o prospecto de poder finalmente respirar bem! Ontem saiu batsante sangue do nariz mas hoje, no final do dia, já não há mais sangramento praticamente… As lavagens com soro são extremamente importante para limpeza e assepsia!

  90. Boa noite a todos, depois de vários anos dormindo com meu companheiro inseparável…calma ai pessoal, estou falando do “Neosoro”, espero ter me divorciado dele ontem com uma septo e uma turbo…agora faz pouco mais de 24 hs da cirurgia, nao estou com dor só com o incomodo da secreção que sai do nariz, mas nada que nao de para aguentar, daqui a alguns dias volto para dizer como estou e tentar levar mais informações a quem quer passar por esse tipo de cirurgia.
    até mais.

  91. E ae pessoas, fiz a turbinectomia, amigdalectomia e a uvulopalatofaringoplastia (UPFP) no mesmo ato operatório,pois além de rinite cronica também tenho apnéia obstrutiva do sono leve. Fiz a cirurgia há dois dias e, apesar do edema no nariz já sinto diferença e é praticamente indolor, o único incômodo é um sangramento residual e formação de coágulos que melhora com a lavagem da cavidade nasal. Agora as outras cirurgia doem muito, pricipalmente a UPFP, que melhora com analgésicos potentes. Espero resolver o ronco e apneia. Qualquer dúvida perguntem! Abraços

  92. Eu fiz septoplastia , turbinectomia e rinoplastia no mesmo procedimento .Hoje estou com 8 dias de operada .Ainda estou inchada , acho que por conta da rinoplastia .Desce com frequência uma secreção do nariz , mas o pior foram os primeiros dias. Hoje já sinto gosto e cheiro e respiro bem melhor .Agora tenho que me acostumar a respirar pelo nariz , pois estava acostumada a respirar pela boca. Eu recomendo que se você precisa fazer a cirurgia , faça .Minha irmã fez há 2 meses e disse que nunca respirou tão bem.

  93. oi jean, eu fiz a minha ontem , n dói nada, nem se preocupe, eu tenho rinite e meu médico me disse q 90 por cento meu nariz n entope mais, ele é um ótimo médico de fortaleza.
    e faz 10 anos q ele já faz turb, desde o tempo q nem era com vídeo…depois vc só se sente como se estivesse gripado, e no meu caso minha mandíbula ficou doendo um pouco , mas isso foi por causa do processo de entubar…a anestesia é geral , vc dorme e qndo acorda já tem acabado…
    eu já noto a diferença ao dormir, pois os meu cornetos eram muito enormess…tb fiz o desvio do septo…pode ficar tranquilo!

  94. Eu praticamente não durmo à noite, acordado direto com o nariz entupido, a consequência que durante o dia fica o cansaço e a produção baixa. Vou fazer a cirurgia de septoplastia e a turbo dia 13 de janeiro, depois volto pra dizer o resultado.

  95. gostaria de saber se quem tem rinite alergica as conchas podem voltam a crescer ?vou fazer a cirurgia de desvio de septo e turbinectomia no dia 28/01/2011 ,meu nariz so anda entupido ,ja fiz a cirurgia de desvio de septo com outro medio e nao resolveu espero que agora melhore ,e sempre tomei remedios pra rinite alergica e tenho essa duvida se quem é alergico apos a turbinectomia as conchas nasais podem voltar a inchar e causar nova obstruçao ?

  96. olá ! já fazem 03 anos que eu fiz a cirurgia de turbinectomia,na mesma cirurgia também fiz a amidalectomia(retirada das amígdalas ), e essa sim, tive uma recuperação bastante desconfortável e dolorida, só podia comer alimentos gelados e mesmo assim doia bastante,mas a turbinectomia foi uma benção, me recuperei logo, após 11 anos voltei a respirar normalmente,poís eu era “viciada” em sorine,nunca consegui respirar pela boca, então me entupia de sorine a cada 3 horas. Agora estou livre ! nunca mais usei sorine !eu recomendo a cirurgia, mas faça com um bom profissional !

  97. Fiz a cirurgia de retirada dos cornetos junto com correção de desvio de septo no último dia 16. A minha respiração está muito melhor. Só uma coisa me preocupa: minha voz ainda não voltou ao normal. Parece que eu estou falando mais anasalado. Aconteceu isso com alguém?

  98. fiz uma turbo e do septo, tenho passado bem ate hoje (uma semana depois) recomendo mas continua a escarrar sangue. não sei se é consequencia da operação. contudo sinto-me bem sem dor nem inchaço.

  99. Olá, também fiz a turbinectomia +rinoseptoplastia no dia 26 de novembro e esta tudo correndo bem. Ja tirei o aquaplasta( tala) com 13 dias de cirurgia e os pontos tambem. Estou respirando bem durante o dia, quando eu lembro que tenho que respirar pelo nariz. Antes da cirurgia eu era respiradora bucal. Porem, como a respiraçao noturna eh inconsciente, tenho que fazer Fonoaudiologia, para adquirir esse habito. Fica a dica para aqueles que ficam refazendo as cirurgias, pois de nada adianta tirar os cornetos, pois eles crescem novamente se a respiraçao nasal nao estiver correta. =)

  100. OLA PESSOAL

    FIZ A CIRURGIA DESVIO DE SEPTO E TURBINECTOMIA DIA 27/11/2010. ESTOU PASSANDO MUITO MAL NÃO CONSIGO RESPIRAR, MINHA BOCA FICA EXTREMAMENTE SECA, MUITA DOR, MEU NARIZ ESTA COSSANDO MUITO E MUITO INCHADO LAVO DE HORA EM HORA MAS NAO ADIANTA NADA. ESPERO QUE MELHORE COM A TIRADA DO SPLINT

  101. eu fiz a minha no dia 18 de novembro hoje é dia 20 de novembro e eu não to sentindo dor nenhuma só um incomodo que é a quantidade de secreção que fica saindo o tempo todo do meu nariz ,mas fora isso tudo vai bem e espero que continue assim.

  102. Eu fiz em 1990 um rinoseptoplastia com “tentativa de correção de desvio do septo”. Terrivel, o otorrino, completamente imperito não viu que o o problema grave de obstrução era nos cornetos e sequer mexeu neles. Apos fiz uma turbinectomia, que fez apenas uma narina funcionar. Em 1994 refiz a turbinectomia, e minha vida melhorou, consegui dormir tranquilo. Porém em 2002 a obstrução voltou, foi feita uma correção com lazer, e fiquei bom novamente. Em 2008 a narina direita voltou a obstruir, e agora minha situação de obstrução está ficando cada vez pior. Os médicos não detectam o que é, pois somente quando durmo, a narina direita obstrui e eu acordo com apneia. Não sei mais o que fazer… pelo que observo os cornetos voltam a crescer…. è um inferno, mas acho que se a cirurgia de 1990 tivesse sido feita por um otorrino qualificado ele nem teria mexido no septo e somente no corneto, e creio que teria resolvido. Observação, o médico de 1990, um antigo profissional me disse após quando cobrei dele a utilização do procedimento de turbinectomia, este desatualisado profissional disse que não mexe nos cornetos pois daria “OZENA”… Sugiro, procurem otorrinos atualisados com as tecnicas de cirurgia, antes de cair nas garras de incompetentes que nem sei como não tem seus registros cassados por incompetência.

  103. Obrigado Pelos testemunhos.

  104. Realmente e uma cirurgia extremamente simples, sem complicacoes no pos e traz muitos beneficios para a vida do ser humano.
    Fiz a minha ontem e ja estou tranquilo na internet. O alivio e a qualidade de vida que se ganha e imediato!

    Recomendo!
    Tambem para quem for de Sao Paulo e tiver condicoes de procurar o meu medico eu recomendo muito, alem do cara ser UNIFESP , ele e o melhor cirurgiao de turbinectomia que eu conheci. Ja fui em muitos inclusive ja fiz uma mal feita por outro medico.
    O nome do meu atual medico e Dr. Leonardo Haddad. Na minha opiniao ele e melhor e mais em conta do que o Dr. Paulo Pontes um dos melhores medicos e que cobra em torno de 15 mil reais.

    Boa sorte!

  105. realmente ,fiz passei por essa cirurgia da turbo…,e recomendo,as dores são relevantes aos esforços passados para se poder respirar em outros tempos antes da operação.
    Posso estar sendo prematuro falando de tal matéria com apenas 5 dias depois da operação,mas os resultados foram bons,e por isso recomendo para os que realmente nescessitem .

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *