Turbinectomia ou turbinoplastia

A turbinectomia ou turbinoplastia de nariz é uma cirurgia para remover parte das estruturas dos cornetos nasais (ambos os ossos e tecidos moles) na cavidade nasal. As conchas podem ampliar-se devido a trauma ou infecção e podem causar uma obstrução da respiração e drenagem dos seios. A Turbinectomia é feita para abrir a via aérea nasal e melhorar a respiração através da remoção de parte ou a totalidade das conchas.

Imagem de Nariz Obstruido

Turbinectomia ou turbinoplastia

É importante tentar sempre outros metodos antes de recorrer à turbinectomia, mas às vezes, você realmente não tem outra opção senão esta .

Possiveis Complicações e Riscos

Mas não se esqueça que a remoção de algumas ou de todas as conchas é o que você realmente precisa. Uma vez que estas estruturas são removidas, elas não voltam a crescer! Existe uma condição chamada síndrome de nariz branco, causada pela remoção do excesso das estruturas da concha. Alguns pacientes queixam-se de dores de cabeça, depressão, secura, hemorragia nasal e problemas da cavidade após a sua turbinectomia. Todas as suas opções devem ser pesquisadas antes de se comprometer a este procedimento. Ler Testemunho: Turbinoplastia e Septoplastia – Complicações, Efeitos Secundários, Resultados Desastrosos e Permanentes.

No entanto, uma turbinectomia quando realizada corretamente pode extremamente aliviar muitos problemas associados com a obstrução nasal. E as complicações são relativamente raras.

Existem várias maneiras de executar uma turbinectomia, a mais comum ressecção é a manual, onde o tecido da mucosa extra é removida com uma tesoura cirúrgica. Esta ressecção menor é frequentemente chamada de “turbinotomia” ou “conchotomia”.

A Turbinoplastia da parte inferior das duas conchas também é uma boa opção , mas um pouco mais detalhada e invasiva, mas é muito eficaz para o bloqueio. O Osso e um retalho da mucosa são removidos. A Submucosa do corneto inferior pode tambem ser removido, porque a sua proeminência pode obstruir a respiração também.

Pós Operatório da Turbinoplastia

Nenhum desses procedimentos são simples. O sangramento no pós-operatório é comum, bem como secura. A secura pode ser aliviada com uma lavagem salina ou um spray nasal.

Resultados

Não espere um alívio imediato. A respiração pode realmente estar pior nos primeiros dias ou semanas após a cirurgia devido ao inchaço. Uma vez que o inchaço diminui, você pode então respirar mais fácilmente .

Em: Cirurgias (Procedimentos Cirúrgicos) | 101 comentários

101 Comentários no Fórum

  1. Fiz amigdalectomia, septoplastia e turbinectomia há 14 dias. Natural q a garganta incomodou até o sexto dia. O nariz com obstrução e secreção nos primeiros dias, ms nenhuma ocorrência de dor. No décimo quarto dia, ainda faço uso da solução a base de sal, pois ainda forma crostas devido a secreção. O nariz não obstrui mais. Estou tendo ótimas noites, bem dormidas :)
    Até o momento estou muito satisfeito com o resultado alcançado até aqui, sendo que a médica disse que só a partir de 40 dias que estarei 100%.

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *