Turbinectomia ou turbinoplastia

A turbinectomia ou turbinoplastia de nariz é uma cirurgia para remover parte das estruturas dos cornetos nasais (ambos os ossos e tecidos moles) na cavidade nasal. As conchas podem ampliar-se devido a trauma ou infecção e podem causar uma obstrução da respiração e drenagem dos seios. A Turbinectomia é feita para abrir a via aérea nasal e melhorar a respiração através da remoção de parte ou a totalidade das conchas.

Imagem de Nariz Obstruido

Turbinectomia ou turbinoplastia

É importante tentar sempre outros metodos antes de recorrer à turbinectomia, mas às vezes, você realmente não tem outra opção senão esta .

Possiveis Complicações e Riscos

Mas não se esqueça que a remoção de algumas ou de todas as conchas é o que você realmente precisa. Uma vez que estas estruturas são removidas, elas não voltam a crescer! Existe uma condição chamada síndrome de nariz branco, causada pela remoção do excesso das estruturas da concha. Alguns pacientes queixam-se de dores de cabeça, depressão, secura, hemorragia nasal e problemas da cavidade após a sua turbinectomia. Todas as suas opções devem ser pesquisadas antes de se comprometer a este procedimento. Ler Testemunho: Turbinoplastia e Septoplastia – Complicações, Efeitos Secundários, Resultados Desastrosos e Permanentes.

No entanto, uma turbinectomia quando realizada corretamente pode extremamente aliviar muitos problemas associados com a obstrução nasal. E as complicações são relativamente raras.

Existem várias maneiras de executar uma turbinectomia, a mais comum ressecção é a manual, onde o tecido da mucosa extra é removida com uma tesoura cirúrgica. Esta ressecção menor é frequentemente chamada de “turbinotomia” ou “conchotomia”.

A Turbinoplastia da parte inferior das duas conchas também é uma boa opção , mas um pouco mais detalhada e invasiva, mas é muito eficaz para o bloqueio. O Osso e um retalho da mucosa são removidos. A Submucosa do corneto inferior pode tambem ser removido, porque a sua proeminência pode obstruir a respiração também.

Pós Operatório da Turbinoplastia

Nenhum desses procedimentos são simples. O sangramento no pós-operatório é comum, bem como secura. A secura pode ser aliviada com uma lavagem salina ou um spray nasal.

Resultados

Não espere um alívio imediato. A respiração pode realmente estar pior nos primeiros dias ou semanas após a cirurgia devido ao inchaço. Uma vez que o inchaço diminui, você pode então respirar mais fácilmente .

loading...
loading...

01. Dezembro 2009 by admin

112 Comentários no Fórum

  1. Pessoal. Fiz a cirurgia do desvio do septo, estou no segundo dia de repouso fiz dia 09 janeiro’ estou com o nariz entupido tomando remédios como maresis e amoxilina. Ontem como me sentir sufocado acebei assuando o nariz, agora me preocupei, será que pode prejudicar algo da cirurgia?? E também estou com os splints que encomodam, espero melhorar logo

  2. Fui submetida a um rinossepto com turbinectomia bilateral há 9 dias, estou ótima , não tive nenhuma complicação, nem roxos, no terceiro dia ja me sentia super bem, o que incomoda um pouco é que devido a respiracao pela boca ela fica muito seca,mas eu nao me arrependo , quem quer fazer nao tenha medo , nao doi absolutamente nada.tirei o curativo com 6 dias e estou amando o resultado mesmo inchado

  3. Há 9 dias fui submetida a uma septoplastia e turbinectomia e confesso que estou muito feliz com o resultado e olhe que ainda não está 100℅. Foi tudo muito tranquilo, desde a cirurgia até o pós-operatório. Os splints não incomodaram e não senti dor alguma, só um pouco a garganta assim que sai da cirurgia, mas nada forte e passou logo. Retornei ao médico e ele continuou recomendando a lavagem com soro e uso do nasonex todas as noites por dois meses…Ah, no momento só reclamo de umas casquinhas dentro do nariz, vontade de arrancar… Risos!
    Bem, quem necessita realizar esse tipo de cirurgia, recomendo e pode fazer sem medo, vale muito a pena.
    Resido em Maceió e dou parabéns ao meu médico Dr. Floriano Peixoto, um ótimo profissional.

  4. Hoje faz 6 dias da cirurgia (septoplastia e turbinectomia bilateral média e inferior). o tempo de cirurgia total foi de aproximadamente 2h30m. Dormi no hospital e recebi alta no dia seguinte. o médico optou pela utilização de tamponamento, o que gerou grande desconforto, retirado 3 dias depois. Não houve sangramento, apenas leve secreção. A sequidão da boca é outro desconforto resolvido com pequenas doses de água para umidificar a mucosa da boca. mesmo sem o tampão ainda não respiro normalmente por causa do processo de cicatrização da mucosa nasal. Não sinto o sabor dos alimentos, apesar de sentir levemente o aroma de alguns temperos. Me preocupa a possibilidade de haver novo hipertrofiamento dos cornetos ou de ficar com a eterna sensação de obstrução nasal. vamos aguardar os próximos dias.

  5. Hoje completa 5 dias que fui submetido ha uma septoplastia e turbinectomia, confesso que estou bastante incomodado com o nariz parcialmente obstruído(lado esquerdo),pouca dor, bastante secreção, um pouco de sangue,leve dor de cabeça.
    Mas no geral estou bem, garganta um pouco dolorida ainda mas nada de muito grave, OBS. não usei nenhum curativo ou splint, medico solicitou que eu fizesse lavagem nasal de hora em hora(particularmente achei bastante desconfortável nas primeiras vezes ),boca seca devido a respiração oral.
    Confesso que ainda estou esperando os benefícios dos procedimentos!

  6. Gente, fiz septoplastia e sinusectomia ha 9 dias e tudo melhorou, tem o incômodo do pós operatório que é chatinho mas estou respirando melhor. Ainda não sinto cheiro e gosto das coisas, queria saber se isso aconteceu com alguém de demorar pa voltar o olfato e paladar.
    Obrigada

  7. Fiz cirurgia de septoplastia, turbinoplastia e de adenoide no dia 13 de Agosto. Fiquei um dia internada, acordei da cirurgia meu nariz estava tampado com um curativo, fiquei o dia todo respirando somente pela boca, de noite o médico retirou o curativo interno e externo, porem não consegui respirar pelo nariz devido ao sangramento. No dia seguinte ganhei alta, não senti nenhuma dor. Restrições: Durante os 10 dias de repouso (atestado) não pude pegar sol, e comer nada quente, nem tomar banho em agua quente. Não pude assoar o nariz.
    Recomendações: Lavar o nariz de uma e uma hora com o medicamento Nasojet para não criar cascas e limpar o nariz e ficar de repouso.
    Observações: Não senti dor, o único sintoma foi o sangramento depois que tirou o curativo e prosseguiu sangrando durante a semana, tbm não consegui respirar normalmente, somente apos o Dr. Sugar as cracas e desinchar o nariz. E no primeiro dia meu nariz e rosto ficaram inchados, mais me trouxeram compressas de gelo que resolveu o problema. Para quem for fazer não tenha medo

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *