Vacina da Varicela

A vacina da varicela é uma injecção com um produto que ajuda a proteger o seu filho contra a possibilidade de apanhar varicela. Esta doença foi muito comum antes de ter sido encontrada uma vacina, e causou muitas mortes todos os anos. A maioria das crianças que sejam vacinadas contra a varicela não apanha a doença. Mas se o seu filho tiver sido vacinado e mesmo assim apanhar varicela, os sintomas costumam ser muito ligeiros. O seu filho terá menos manchas e terá menos probabilidades de ficar com febre. Também melhora mais depressa.

O que é a varicela?

A varicela é uma doença comum na infância. Normalmente é ligeira, mas pode ser grave, especialmente nos bebés mais pequenos e nos adultos. O vírus (germe) da varicela pode passar de uma pessoa para outra através do ar. Ou o seu filho pode apanhar varicela se estiver em contacto com o líquido das borbulhas. A varicela provoca uma erupção cutânea, comichão, febre e fadiga (sensação de cansaço). Pode levar a infecções cutâneas mais graves, cicatrizes, pneumonia, danos cerebrais, ou morte. O seu filho também pode sofrer uma erupção cutânea dolorosa, chamada “herpes”, alguns anos depois de ter tido varicela.

Idade – Quando é que o seu filho deve ser vacinado contra a varicela?

A vacina da varicela pode ser dada ao mesmo tempo que outras vacinas. A maioria das crianças deverá ser vacinada aos 12 a 18 meses de idade. É necessária uma vacina de reforço se o seu filho tiver mais de 13 anos de idade quando apanhar a primeira vacina. Precisará de 2 doses, com 4 a 8 semanas de intervalo.

Há pessoas que não devam ser vacinadas contra a varicela ou que devam esperar até mais tarde para serem vacinadas?

Não dê a vacina da varicela ao seu filho se este tiver tido uma reacção alérgica perigosa a um dos produtos a seguir indicados:

Gelatina.
O antibiótico neomicina.
Uma injecção anterior da vacina da varicela.

Espere para dar a vacina da varicela ao seu filho se este tiver um dos problemas a seguir:

Uma doença moderada ou grave. Espere até o seu filho ter recuperado da doença.
As mulheres grávidas devem esperar para tomar a vacina só depois do parto. As mulheres não deverão engravidar durante 1 mês depois de serem vacinadas.

Pergunte aos médicos se o seu filho deve ou não ser vacinado contra a varicela, no caso de sofrer de um dos problemas a seguir indicados:

Tiver feito recentemente uma transfusão de sangue ou de qualquer outro produto sanguíneo.
Tiver HIV/SIDA ou outra doença que afecte (enfraqueça) o seu sistema imunitário. O sistema imunitário é a parte dos nossos organismos que combate uma doença.
Tiver sido tratado durante um período superior a 2 semanas com drogas que afectem o sistema imunitário, como por exemplo esteróides.
Tiver algum tipo de cancro ou se estiver a ser tratado a um cancro com raios-x ou drogas.

Reações – Riscos da vicina contra a varicela

Tal como acontece com qualquer outro medicamento, esta vacina tem alguns riscos. Os riscos de problemas graves (reacções) ou de morte devido a esta vacina são extremamente pequenos. Apanhar a vacina contra a varicela é muito mais seguro que apanhar a doença. A seguir estão indicados os tipos de problemas que o seu filho pode ter depois de apanhar a vacina.

As reacções ligeiras são comuns mas não são graves:

Fadiga (sensação de cansaço).
Febre.
Agitação.
Menos apetite (parece não ter fome).
Erupção cutânea ligeira até 1 mês depois de ter sido vacinado. O seu filho pode espalhar a varicela para as outras pessoas se tiver uma erupção, mas isto é extremamente raro.
Feridas ou inchaço no local onde foi dada a injecção.

As reacções moderadas a graves não são muito comuns:

Ataques apoplécticos (convulsões) causadas pela febre.

As reacções graves são muito raras:

Contagem sanguínea baixa.
Pneumonia (infecção dos pulmões).
Reacção cerebral grave, que é um ataque apopléctico muito longo e entrar em coma. Isto é tão raro que os médicos não têm a certeza se é ou não provocada pela vacina.

O que é que posso fazer para diminuir a febre e a dor depois da criança ser vacinada?

Dê ao seu filho um medicamento para reduzir as dores, sem aspirina, como por exemplo paracetamol. Isto é especialmente importante se o seu filho tiver tido um ataque apopléctico. Também é muito importante se um pai, um irmão, ou uma irmã tiverem tido um ataque apopléctico. Pergunte ao médico do seu filho a quantidade de medicamento que lhe deve dar, e com que frequência.

Telefone imediatamente ao médico do seu filho se:

O seu filho tiver algum dos problemas a seguir indicados;
Tonturas ou fraqueza.
Batimento cardíaco acelerado.
Urticária (manchas vermelhas na pele, com comichão).
Rouquidão ou asma.
Cor pálida.

Informe o médico sobre o que aconteceu, a data e a hora em que aconteceu, e quando é que o seu filho foi vacinado. Peça ao médico para preencher um relatório de uma reacção adversa à vacina, no caso do seu filho tiver uma reacção ligeira ou grave à vacina.

Como é que posso obter mais informações sobre esta e outras vacinas?
Peça ao médico do seu filho mais informações, ou contacte o seu centro de saúde.

Vacina da Varicela preço:

A vacina da varicela Varivax custa cerca de 49,59 euros, e já está disponivel em farmácias.

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | 1 comentário

One Comment

  1. com quais vacinas podem ser administradas juntos?
    Obrigado

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *