Vacina da Poliomielite

Vacina Oral Contra a Poliomielite:

O que é a vacina da poliomielite? A vacina da poliomielite é uma injecção com um produto que ajuda a proteger o seu filho para evitar que apanhe essa doença. A poliomielite era muito comum antes de se descobrir uma vacina. Fez com que milhares de pessoas tivessem ficado paralisadas ou morressem todos os anos. Existem 2 tipos de vacinação contra a poliomielite.

“OPV” é a vacina da poliomielite viva, oral. É dado na forma de gotas que são engolidas. “IPV” é uma injecção da vacina de poliomielite inactivada. Ambas as vacinas proporcionam imunidade contra a poliomielite, o que significa que o seu corpo reconhece e mata o vírus nocivo.

A OPV é melhor que a IPV para evitar que a doença se espalhe de uma pessoa para outra. Contudo, uma em 2,4 milhões de pessoas que são vacinadas com OPV acabam por apanhar a poliomielite. O risco de apanhar poliomielite é muito baixo. Por isso, não vale a pena correr o risco de tomar a OPV, excepto em algumas situações. Consulte o tema sobre a IPV.

Saiba o que é a > Poliomielite?

Quem é que deve ser vacinado com a vacina OPV (em vez da IPV) e quando?

A OPV já não é utilizada nos Estados Unidos, excepto para situações especiais. Pergunte aos médicos quais são os riscos associados à vacina da poliomielite antes de ser vacinado(a) com a OPV. Também deverá perguntar aos médicos quando é que o seu filho deverá ser vacinado no caso de pertencer a um dos 4 grupos a seguir. A vacina OPV pode ser dada ao mesmo tempo que as outras vacinas.

- Programas de vacinação em grupo para ajudar a deter a propagação da doença quando ela surge numa área ou um país.
– As crianças que planeiem viajar num prazo de 4 semanas para um país onde a poliomielite é comum, e que nunca tenham sido vacinadas contra a poliomielite. Estas crianças podem receber a OPV como primeira dose.
– Crianças cujos pais não respeitem o número recomendado de vacinas. Estas crianças deverão continuar a receber a vacina IPV nas primeiras duas doses. Mas, podem receber a vacina OPV na terceira ou quarta doses, ou ambas.
– Pessoas que tenham uma alergia perigosa aos antibióticos neomicina, estreptomicina, ou polimixina B. Ou pessoas que tenham tido uma reacção alérgica perigosa a uma dose de IPV.

Há pessoas que não devam ser vacinadas contra a poliomielite ou que devam esperar até mais tarde para serem vacinadas?

Pessoas que não devem ser vacinadas com a OPV. Se estiver incluída(o) num dos 3 grupos a seguir não deverá ser vacinada(o) com OPV.

  1. - Alguém a ser tratado a longo prazo com drogas que afectem o sistema imunitário, como por exemplo esteróides. O sistema imunitário é a parte dos nossos organismos que, normalmente, combate uma doença.
  2. - Alguém que tenha algum tipo de cancro ou que esteja a receber quimioterapia.
  3. - Alguém que tenha HIV/SIDA ou outra doença que afecte (enfraqueça) o seu sistema imunitário. O sistema imunitário é a parte dos nossos organismos que, normalmente, combate uma doença.

Um bebé não deve ser vacinado com a OPV se a pessoa que cuida do bebé (como por exemplo mudar as fraldas do bebé):

  1. - Se incluir num dos 3 grupos acima
  2. - Nunca tiver sido vacinado contra a poliomielite.
  3. - Alguém que tenha tido uma reacção alérgica grave a uma dose de OPV.

Pessoas que devem esperar para apanhar a vacina OPV:

Espere para dar a vacina da poliomielite ao seu filho se ele tiver uma doença moderada ou grave. Espere até o seu filho ter recuperado da doença e depois vacine-o. O seu filho pode ser vacinado se tiver apenas uma doença ligeira, como por exemplo uma constipação.

Riscos da Vacina contra a Poliomielite 

Tal como acontece com qualquer outro medicamento, esta vacina tem alguns riscos. A OPV pode realmente causar a poliomielite, apesar de ser raro. É por isso que a OPV só é utilizada em situações especiais. A maioria das pessoas não sofre qualquer reacção grave devido a esta vacina. Mas, tal como acontece com qualquer outra vacina, há uma hipótese remota da injecção poder provocar um dano grave ou a morte.

Contacte o médico se:

O seu filho tiver alguns dos seguintes sinais de uma reacção alérgica grave. Estes problemas podem acontecer em alguns minutos ou em algumas horas depois de ser vacinado:

- Dificuldades respiratórias, rouquidão, asma, ou inchaço na garganta.
Urticária (manchas vermelhas na pele, com comichão) ou cor pálida.
– Batimento cardíaco acelerado ou tonturas.
– O seu filho tiver algum dos seguintes sinais de paralisia. (em regra uma semana a um mês após ter sido vacinado).
– Fortes dores e espasmos musculares.
– Fraqueza muscular.
– Incapacidade de mexer um braço ou uma perna.
– Informe o médico sobre o que aconteceu, a data e a hora em que aconteceu, e quando é que o seu filho foi vacinado. Peça ao médico para preencher um relatório sobre a reacção adversa à vacina, no caso de tal ter acontecido ao seu filho.

Vacina   msd brazil com Vacina da Poliomielite

12. Março 2011 by admin
Em: Beneficios Para a Saúde, Saúde | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *