Varizes

As varizes são um problema vascular que afecta actualmente 40% das mulheres do nosso país e 20% dos homens. É uma doença que transcende e meramente estética que pode ter um impacto negativo sobre a saúde, portanto é importante que elas sejam tratadas por profissionais médicos qualificados.

O Que são varizes?

Varizes são veias dilatadas causadas por uma alteração das válvula, Que é responsável por conduzir o sangue de volta ao coração. Este transtorno provoca problemas de circulação sanguínea, cujos principais sintomas são inchaço, pernas pesadas, cólicas, comichão ou ardor, especialmente localizada nas extremidades inferiores. Apesar do aparecimento de varizes estas a olho nu podem ser um problema cosmético para quem as transporta, são parte de uma síndrome muito mais ampla, insuficiência venosa crônica, que a longo prazo podem piorar a tornar-se um grave risco para a saúde .

Às vezes, as varizes são manifestações externas do problema venoso interno vascular. Por esta razão,os angiologistas e os cirurgiões vasculares, profissionais que tratam essas doenças, aconselham consultar especialistas que podem diagnosticar qual o tipo de varizes que você tem , e o tratamento mais recomendado, se necessário. Esses profissionais alertam tambem sobre a importância de afastar-se do uso de tratamentos falsos e milagrosos para prevenir e tratar o aparecimento de varizes.

As varizes podem ocorrer em qualquer pessoa, homem ou mulher em qualquer idade. Embora a maior prevalência ocorra na população adulta, mais especificamente entre os 40 e 60 anos , em geral, mas pode aparecer logo após os 18 anos. Embora sejam mais mulheres do que homens a consultar um especialista, tem-se visto um grande número de homens afectados tambem por esta anomalia vascular. No entanto, apenas um homem para cada dez mulheres procuram especialistas para esses transtornos, e somente no final, quando a doença já está grave , e avançada .

Os peritos apelam à consciência no sector masculino, que se dirijam a um médico quando começam os primeiros sintomas , porque às vezes ocorrem incidentes infelizes que podem ser perfeitamente evitáveis. A incidência de varizes na população mundial é muito significativa. Só em Espanha os dados recolhidos pela Sociedade Espanhola de Angiologia e Cirurgia Vascular, prevê que um em três indivíduos tenham varizes no ano de 2010. Talvez seja hora de ligar as baterias para saber como parar esse desenvolvimento.

Quais são os Fatores de desenvolvimento

Esta doença está intimamente ligada à hereditariedade (80% -90%). A predisposição genética a sofrer desta doença e o histórico familiar são a chave para prevenir o aparecimento deste problema. Existem outros fatores de risco geral que favorecem o seu aparecimento em pessoas sensíveis:

- A obesidade é um grande inimigo das varizes, porque aumenta a progressão da doença, devido à compressão aumentada no sistema venoso da pelve, o que torna o retorno do sangue, e também aumenta a taxa de complicações durante a cirurgia e tratamento pós-operatório.

- A gravidez também, pela pressão que o bebe exerce sobre o útero e sistema venoso .

- O sedentarismo. Os pés e os músculos das pernas são a força motriz do retorno venoso, se o estilo de vida é sedentário, o sistema não beneficia de válvula de contração muscular ou do desempenho do bloco, provocando a estagnação do sangue e aumentando a sobrecarga das valvulas .

- Ficar sentado com as pernas cruzadas, exerce pouco exercício muscular.

- Passar muito tempo em pé mas com pouca atividade muscular ou parado faz o sistema ter que trabalhar contra a gravidade.

- Usar roupa apertada.

- Uma dieta com muito sal, gordura, álcool ou cafeína.

- Fumar.

Não prevenir ou tratar as varizes podem ter importantes consequências para a saúde daqueles que sofrem deste problema venoso .

Ler Também:

- Pernas – Derrames, Varizes, Inchaço, Celulite e Sensação de Pernas Pesadas
- Hemorragia Digestiva Alta
- Escleroterapia
- Formigueiro – Sensação de Formigueiro
- Varizes nas Pernas – Sintomas, Causas, Prevenção e Como Tratar
- Laser Vascular – Angiomas, Derrames, Acne, Eritrose e Couperose
- Varizes na Gravidez – Cuidados e Como Evitar.
- Varizes em Crianças e Adolescentes
- Varizes no Verão – Conselhos Úteis
- Insuficiência Venosa, Varizes e Tromboses na Gravidez
- Vasculight
- Laserterapia
- Photoderm
- Tratamentos de Varizes
- Eliminar Varizes com Microcirurgia ou Escleroterapia

 
Em: Dermatologia | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *