Verruga Plantar

Uma verruga plantar é um inchaço achatado, áspero e duro que surge nas plantas dos pés. As verrugas plantares são mais comuns em jovens dos 12 aos 16 anos.

Poderá ter uma verruga plantar durante muitos anos. Nas crianças ela tende, porém, a desaparecer no período de um mês. A maioria das pessoas já teve uma verruga plantar na idade adulta.

Causas da verruga plantar

As verrugas são causadas por um germe designado por vírus. Este vírus, denominado papilomavírus humano ou PVH, faz com que algumas células da pele cresçam mais depressa do que outras. O PVH entra, geralmente, na pele através de cortes ou arranhões.

Levantar ou coçar a verruga pode fazer com que o vírus se espalhe.

Sinais e sintomas

Camadas de pele acumulam-se na planta do pé em círculos ou em formas ovais. As verrugas são, geralmente, da mesma cor da pele, mas também podem ser mais escuras. Começam, de forma geral, por serem pequenas, mas podem aumentar de tamanho.

Podem ou não causar dores quando está de pé ou caminha

Cuidados a ter

Contacte o seu médico para uma consulta de acompanhamento. Anote quaisquer questões que tenha sobre as verrugas plantares. Lembrar-se-á, assim, de as colocar durante a sua próxima consulta.

Siga cuidadosamente as instruções do médico enquanto estiver a receber tratamento para a sua verruga. Mantenha a zona da verruga limpa e seca entre os tratamentos.

Não corte nem faça a barba na zona que está a ser tratada, a menos que o seu médico lho permita. Poderá ganhar uma sensibilidade acrescida nos pés durante 2 a 3 semanas se se tiver submetido a uma cirurgia de remoção da verruga.

Contacte o seu médico se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  1. Mais dores ou uma hemorragia que não tenha parado após o tratamento.
  2. Vermelhidão, inchaço ou drenagem da zona tratada. São sinais de uma infecção.
  3. A verruga aumentou de tamanho, alastrou-se ou apareceram-lhe novas verrugas.
  4. Problemas que possam ser causados pelos medicamentos que está a tomar.

Tratamento para verruga plantar

Apresentam-se, de seguida, diversos tratamentos para as verrugas plantares:

Medicamentos para as verrugas: Estes medicamentos podem ser comprados sem receita médica em farmácias.

Crioterapia: Este tratamento congela as verrugas a fim de as remover. A congelação da verruga mata as células da pele a fim de evitar o seu crescimento e multiplicação.

Electrocautério: Este tratamento utiliza o calor da electricidade para eliminar verrugas. A electricidade é utilizada para aquecer uma agulha que, assim aquecida, é colocada sobre a verruga. A electricidade não é transmitida para o corpo. Antes de se submeter a um electrocautério, comunique ao seu médico se possui um pacemaker.

Terapêutica queratolítica: Este tratamento utiliza medicamentos ácidos para fazer com que a camada exterior da pele se solte e se desprenda. Depois de a verruga ser aparada e reduzida por intermédio da terapêutica queratolítica, poder-se-ão utilizar outros tratamentos para a remover.

Terapêutica a laser (laserterapia): Este tratamento consiste na aplicação de um fino feixe de luz sobre a verruga. Normalmente, permanecem cicatrizes mínimas na pele quando se utiliza a terapêutica a laser. Ou cirurgia de remoção da verruga.

Fotos de verrugas plantares

Receba os novos artigos no seu email:

Em: Dermatologia, Saúde | 12 comentários

12 Comentários no Fórum

  1. Tenho 49 anos e desde a adolescência que sofro muito por causa das verrugas plantares. Tratei sempre em casa e em podólogos, até que há cerca de 2 meses a própria podóloga (uma simpática brasileira) me aconselhou a consultar um ortopedista.
    Assim fiz e depois de feito 6 radiografias e ouvido 3 opiniões diferentes, fui operada anteontem. Foram mais de 2h de operação, removeram todas as verrugas (disseram que nunca tinham visto nada assim, estavam espalhadas como um cancro), endireitaram os dedos em garra, com a implantação de 4 parafusos e voilá!!! tive alta logo no dia seguinte, segue-se pelo menos 1 mês de convalescência, mas estou mt feliz, realizei um sonho mt antigo, poder andar normalmente. Quando este pé estiver recuperado, operarei o outro.
    Aconselho a todos este caminho, pois todos os outros só me fizeram perder saúde, tempo e dinheiro.
    É o fim de um longo ciclo e o começo de uma vida nova.
    Beijinhos e boa sorte!

  2. Eu tive nos dois pés… Era uma dor insuportável, meu dedos grudaram… Depois elas secaram e sumiu com a medida que eu fui tirando os ponto pretos, graças a Deus estou melhor.

  3. Mooooço do Céu… eu tenho esse negócio a uns 3 meses, desses dias pra cá está muito incomodo… Já cortei umas 2x, mas volta… vou no hospital agora mesmo, arrancar tudo e fazer cauterização.

  4. eu tenho verrugas perto da unha mais a minha mae vai comprar o remedio ponts

  5. Por favor me ajudem minha verruga esta saindo não sei se puxo ela pra fora porque ta saindo um pouco de sangue.

  6. Tive esse problema e testei de tudo, até mesmo um acido que o médico indicou, mais consegui acabar mesmo em 3 dias usando um produto que nunca imaginei que serviria pra isso, já usava a muito tempo pra acabar com chulé, chama – se lisoforme, descobri que ele era bom por acaso, antes aplicava dentro do calçado, ai passei a aplicar diretamente nos pés, em 3 dias parei de sentir dor, e no maximo uns 10 dias acabou com tudo, use se quiser não sou médico, descobri isso por acaso, mais funcionar perfeitamente.

    Quem quiser informações pode me procurar via email:

    cristiano.suport@gmail.com

  7. Entao!!!!, desde os meus 12 anos venho sofrendo com a calosidade dos meus pes, por tanto a quarenta anos nao achei nenhuma soluçao para o poblema, vi as fotos no site postadas e conclui que eram iguais as minhas tenho meus pes todos tomados delas parecem tipo; ( olho de peixe o mais conhecido) se arranco eles fica um buraco e poucos dias novamente esta la junto vem outros enraizando,,,, tem tratamento para esse tipo de problema,,,,,, nao tenho nenhuma foto no momento posso postar comentario?

  8. Eu sofro com esse mal há 36 anos,tenho cinco verrugas plantar em cada pé, somando um total de dez verrugas ao todo.Eu só tinha 9 anos quando surgiu a primeira. Agora estou com 48 anos. E confesso, estou praticamente impossibilitada de fazer minhas atividades rotineira, como por ex: cuidar de casa e ir ao trabalho, são duas tarefas essenciais e de grande importância durante toda uma vida do ser humano, e por consequência disso: Lamento não dar mais conta. Infelizmente. Hoje vivo apenas dependendo de tratamento apenas para não ficar em cadeira de rodas, pois as dores não tem fim é a todo momento. Os dermatologista só me dizem que não tem mais cura virou crônico por ter demorado tantos anos a entrar em tratamento. Hoje só curto dor e arrependimento de não ter tido o devido cuidado logo assim que começou inclusive o pior de tudo isso foi um vermelhidão e inchaço nos dois calcanhares que surgiu a cinco anos atrás. Por esta razão quero deixar aqui meu comentário a todos que vier ser atacado por este mal da verruga plantar; que vá imediatamente a um dermatologista e não deixe pra depois, se não pode ser tarde demais; aconselho deixar casa, trabalho atividade física até mesmo seus estudos se for o caso, mais não deixe isso pra depois, repito: Depois pode ser tarde demais.obrigado pelo espaço. Boa tarde.

  9. Eu tive uma na ponta do dedo do pé e acreditem, ela secou e caiu usando TOMATE. Parece brincadeira mas não é. Minha avó falou e como não tinha nada a perder eu usei. Separei uns tomates na geladeira só p isso e todo dia eu cortava um pedacinho e colocava sobre a verruga,cobria com gaze e esparadrapo. Dormia com ele no pé e de manha eu colocava outro pedacinho de tomate e deixava. MEsmo fazendo isso eu procurei uma dermatologista pois não acreditava muito que fosse funcionar. Ela me passou umas sessões de um procedimento q seria muito doloroso e diga-se de passagem caro (na época seria R$65,00 cada sessão). Ao saber disso insisti no tomate e com 3 semanas +ou- ela caiu sozinha, sem dor e deixou a pele toda cicatrizadinha. Funciona para qualquer verruga.

  10. Olá….eu tinha no meu pé uma enorme q foi se espalhando, segundo a dermatologista haviam vários focos. Foi marcado uma cirurgia para retirada da maior e as outras menores seriam cauterizadas… Antes de fazer a cirurgia, uns 20 dias antes, me ndicaram um remédio chamado IMIQUIMODE é um creme q passa no local e deixa durante a noite. Num período de 15 dias não tinha mais nada….
    Não precisou nem de cirurgia nem cauterização… Eu aprovo e recomendo….

  11. tirei uma verruga do pe de minha filha, com simpatia. Se interessarem é só mandar um email, que logo respondo.

  12. Eu teenho uma na ponta do dedo da mão .nunca passou de uma. Nao cresce e tambem nunca sumiu ddesde 2007 .quando molha. Inxa e tufa e dói

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *