Verruga Plantar

Publicidade

Uma verruga plantar é um inchaço achatado, áspero e duro que surge nas plantas dos pés. As verrugas plantares são mais comuns em jovens dos 12 aos 16 anos.

Poderá ter uma verruga plantar durante muitos anos. Nas crianças ela tende, porém, a desaparecer no período de um mês. A maioria das pessoas já teve uma verruga plantar na idade adulta.

Causas da verruga plantar

As verrugas são causadas por um germe designado por vírus. Este vírus, denominado papilomavírus humano ou PVH, faz com que algumas células da pele cresçam mais depressa do que outras. O PVH entra, geralmente, na pele através de cortes ou arranhões.

Levantar ou coçar a verruga pode fazer com que o vírus se espalhe.

Sinais e sintomas

Camadas de pele acumulam-se na planta do pé em círculos ou em formas ovais. As verrugas são, geralmente, da mesma cor da pele, mas também podem ser mais escuras. Começam, de forma geral, por serem pequenas, mas podem aumentar de tamanho.

Podem ou não causar dores quando está de pé ou caminha

Cuidados a ter

Contacte o seu médico para uma consulta de acompanhamento. Anote quaisquer questões que tenha sobre as verrugas plantares. Lembrar-se-á, assim, de as colocar durante a sua próxima consulta.

Siga cuidadosamente as instruções do médico enquanto estiver a receber tratamento para a sua verruga. Mantenha a zona da verruga limpa e seca entre os tratamentos.

Não corte nem faça a barba na zona que está a ser tratada, a menos que o seu médico lho permita. Poderá ganhar uma sensibilidade acrescida nos pés durante 2 a 3 semanas se se tiver submetido a uma cirurgia de remoção da verruga.

Contacte o seu médico se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  1. Mais dores ou uma hemorragia que não tenha parado após o tratamento.
  2. Vermelhidão, inchaço ou drenagem da zona tratada. São sinais de uma infecção.
  3. A verruga aumentou de tamanho, alastrou-se ou apareceram-lhe novas verrugas.
  4. Problemas que possam ser causados pelos medicamentos que está a tomar.

Tratamento para verruga plantar

Apresentam-se, de seguida, diversos tratamentos para as verrugas plantares:

Publicidade

Medicamentos para as verrugas: Estes medicamentos podem ser comprados sem receita médica em farmácias.

Crioterapia: Este tratamento congela as verrugas a fim de as remover. A congelação da verruga mata as células da pele a fim de evitar o seu crescimento e multiplicação.

Electrocautério: Este tratamento utiliza o calor da electricidade para eliminar verrugas. A electricidade é utilizada para aquecer uma agulha que, assim aquecida, é colocada sobre a verruga. A electricidade não é transmitida para o corpo. Antes de se submeter a um electrocautério, comunique ao seu médico se possui um pacemaker.

Terapêutica queratolítica: Este tratamento utiliza medicamentos ácidos para fazer com que a camada exterior da pele se solte e se desprenda. Depois de a verruga ser aparada e reduzida por intermédio da terapêutica queratolítica, poder-se-ão utilizar outros tratamentos para a remover.

Terapêutica a laser (laserterapia): Este tratamento consiste na aplicação de um fino feixe de luz sobre a verruga. Normalmente, permanecem cicatrizes mínimas na pele quando se utiliza a terapêutica a laser. Ou cirurgia de remoção da verruga.

Fotos de verrugas plantares

Publicidade

31. Maio 2011 by admin

13 Comentários no Fórum

  1. OI gente, eu tambem sofri c essa verruga plantar; uma em cada pe; estava sem poder andar direito e apesar de tratar com o dermatologista, foram 3 sessoes de aplicacao de nitrogenio liquido, mas nao tava adiantando nada, ai resolvi eu mesma tratar.Pois bem, consegui eliminar o virus, removendo c um alicate tudo q podia, principalmente os pontos pretos que apareciam, durante uns dias pingava agua fervendo e depois colacava tree tea oil(oleo de malaleuca),e depois cobria c esparedrapo, fazia de manha e a noite e comecei a sentir melhora, mas o melhor mesmo foi quando resolvi esquentar o tree tea oil, deixalo fervendo e jogar na verruga, foi tiro e queda depois de umas 5 ou 6 aplicacoes,matou tudo ,nao senti mais nada.Fika a dika, Deus abencoe voces!

  2. Tenho 49 anos e desde a adolescência que sofro muito por causa das verrugas plantares. Tratei sempre em casa e em podólogos, até que há cerca de 2 meses a própria podóloga (uma simpática brasileira) me aconselhou a consultar um ortopedista.
    Assim fiz e depois de feito 6 radiografias e ouvido 3 opiniões diferentes, fui operada anteontem. Foram mais de 2h de operação, removeram todas as verrugas (disseram que nunca tinham visto nada assim, estavam espalhadas como um cancro), endireitaram os dedos em garra, com a implantação de 4 parafusos e voilá!!! tive alta logo no dia seguinte, segue-se pelo menos 1 mês de convalescência, mas estou mt feliz, realizei um sonho mt antigo, poder andar normalmente. Quando este pé estiver recuperado, operarei o outro.
    Aconselho a todos este caminho, pois todos os outros só me fizeram perder saúde, tempo e dinheiro.
    É o fim de um longo ciclo e o começo de uma vida nova.
    Beijinhos e boa sorte!

  3. Eu tive nos dois pés… Era uma dor insuportável, meu dedos grudaram… Depois elas secaram e sumiu com a medida que eu fui tirando os ponto pretos, graças a Deus estou melhor.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *