Açores

Açores, Chamem-lhes “terras de sol e de bruma”, “ilhas desconhecidas”, lugares de “gente feliz com lágrimas” que enfrenta o “mau tempo no canal” e guarda a “memória da terra” vestida com “xailes negros”. Chamem-lhes assim ou de outro modo, que passareis sempre ao lado do essencial, que é chamar-lhes Açores e contardes nove ilhas, nove pedaços de terra no meio de um mar caprichoso, algumas delas paragens onde o Apocalipse se dá a ver com uma frequência que inquieta quem lá não vive, outras pedaços do Paraíso aqui na Terra. Todas sítios de sonho, de paisagens que nos revelam o que de mais belo tem a Natureza, mergulhadas bem no meio do Atlântico.

fg1 Açores

Do que aqui se trata é, sem subterfúgios, de indicar o destino Açores a quem gosta de viajar, de conhecer lugares harmoniosos, sossegados. De sugerir uma visita às ilhas açorianas a quem sinta necessidade de avaliar com rigor quanto dura uma hora na vida de cada um de nós, a quem ainda se emociona com o canto de pássaros desconhecidos, com o som do vento no telhado, com o coaxar das rãs, o cheiro da flor de laranjeira, a quem se interroga sobre as razões da existência de “águas azedas”, lagoas de águas negras e de águas brancas, fundas e rasas, águas que fervem em cachão ou são frias e mansas, mais mansas do que os bezerros que pontuam as paisagens verdes dos prados perenes que monopolizam os trechos aráveis das nove ilhas.

Todos os que queiram ficar com uma ideia mais aproximada do dia a dia nas nove ilhas, a escolha das casas de turismo em espaço rural dos Açores impõe-se. Indicam-se, a seguir, alguns dos destinos possíveis, com as tipologias de agro-turismo, turismo rural, turismo de habitação, turismo de aldeia e casas de campo.

Casas para todos os gostos

“Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural” reúne unidades de turismo em espaço rural com as tipologias agro-turismo, turismo rural, turismo de habitação, turismo de aldeia e casas de campo. Foi a convite desta associação que o FUGAS se deslocou, recentemente, a S. Miguel, Flores, Faial e Terceira. Publicam-se, a seguir, as fichas das casas que integram a associação, actualmente presidida por Gilberto Vieira, da Quinta do Martelo (Terceira), e cuja sede se localiza na Rua do Aljube, 42-1º, em Ponta Delgada.

Ilha de S. Miguel

Quinta de Santana
Canada da Meca, Rabo de Peixe
Localizada a 15 kms de Ponta Delgada, esta quinta de dois hectares, com árvores de fruto e outras culturas, tem 10 quartos com casa de banho, tv e telefone, três deles com pequena cozinha e sala de estar. Restaurante, salas de estar e de jogos e uma piscina fazem parte do equipamento.

O Moinho da Bibi
Localizado a 17 kms de Ponta Delgada a 10 kms dos Mosteiros
Site: www.moinhodabibi
Lugar encantador, património regional, esta construção do século XIX, que funcionou como moinho de vento até à primeira metade do século XX, oferece todas as comodidades modernas: um quarto duplo e um single, casa de banho e cozinha, duas salas de estar, tv, vídeo, sistema de som, jardim com zona de churrasco e a possibilidade de se encomendarem refeições tipicamente açorianas.

Casa do Monte
Estrada Regional, Santo António Além Capelas
Especial para quem goste de acompanhar e participar nos trabalhos do campo, dar passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta. Situada numa propriedade agrícola, vínculo de família há três séculos, a Casa do Monte tem cinco quartos com casas de banho privativas, sala de convívio e jardim. Casa de jantar, decorada no mais puro estilo século XVII.

Convento de São Francisco
Jardim António Silva Cabral, Vila Franca do Campo
Site: www.conventosaofrancisco.com
Fabulosa a localização frente ao mar desta bela construção do século XVII. Móveis da época, 10 quartos modernos bem equipados e com lareira. Tem piscina, campo de “croquet”, jardins e terraços com belas vistas.

Casa Nª Srª do Carmo
Rua do Pópulo de Cima, 220, Livramento (Ponta Delgada)
Com praias perto, habitada pelos proprietários, é uma casa do século XVII, toda restaurada em 1983. Inserida no meio rural açoriano, fica a cerca de 1 km das melhores praias de S. Miguel.

Casa das Calhetas
Rua da Boa Viagem s/n, Calhetas
Situada à beira mar, na costa Norte da ilha de S. Miguel, a Casa das Calhetas é uma construção solarenga do século XVIII. Dista 12 kms de Ponta Delgada e dispõe de três quartos (dois duplos e um single).

Casas do Frade
Rua do Trialto, nºs 11, 12 e 15, Lomba da Fazenda, Nordeste
A escolha das Casas do Frade proporciona uma viagem pelo interior da ilha de S. Miguel, com a descoberta de panoramas deslumbrantes. Por outro lado, a localização das casas, na parte alta da Lomba da Fazenda, no sopé da Serra da Tronqueira, a 3 kms da vila do Nordeste, permite aos utentes desfrutarem a serra e o mar. As casas são do tipo T1 e T2.

Casa do Termo
A 3 kms da Vila de Lagoa
Ideal para família grande ou grupo de amigos, esta senhorial Casa do Termo, do século XVIII, localizada numa propriedade agrícola, que tem cinco quartos (três “twins”, um duplo e um single), cinco casas de banho, uma cozinha bem equipada, lavandaria, sala de jantar, salas com lareiras e dois terraços com vistas para o mar, vila de Lagoa e Ponta Delgada. Inserida numa quinta com árvores de fruto tropicais, a propriedade estende-se até ao mar.

Quinta Nª Sra. de Lourdes
Rua da Igreja, nº 132, São Vicente Ferreira
Três quartos duplos, um na casa principal, dois nos anexos, funciona todo o ano. Sensivelmente à mesma distância de Ponta Delgada e Ribeira Grande, junto ao mar, tem anexos terrenos onde se pratica agricultura biológica.

Herdade de Nª Sª das Graças
Lomba da Maia
Situada no Norte da ilha de S. Miguel, dispõe de quatro quartos, um estúdio de olaria e tecelagem, ténis, ginásio, pesca em ribeira, golfe e praia não longe. Os visitantes podem participar nas actividades agrícolas e pecuárias.

Ilha Terceira

Quinta de São Carlos
Caminho do Meio, São Carlos, 38, Angra do Heroísmo
Dispõe de cinco quartos e uma suite muito bem equipados, além de piscina e jardins e parque de sonho esta casa senhorial do século século XVIII, na posse dos actuais proprietários desde o século XIX. Localizada a cinco minutos do centro histórico de Angra do Heroísmo.

Quinta do Martelo
Canada do Martelo, 24 Cantinho, São Mateus (Angra do Heroísmo)
Situada a 5 kms de Angra do Heroísmo, a Quinta do Martelo pretende repor o ambiente rural terceirense genuíno, a começar nas construções e adereços, tendo a gastronomia uma expressão altíssima no conjunto da propriedade. Um restaurante aberto a toda a gente é dos atractivos maiores da Quinta do Martelo, onde há opções de habitação variadas. Piscina, “court” de ténis, campo de “croquet” estão também à disposição dos utentes.

Casa do Pombal
Canada do Pombal, 37, São Mateus da Calheta (Angra do Heroísmo)
Quartos duplos e quartos de casal com todos os requisitos de conforto, numa casa datada do século XVIII, localizada nos arredores de Angra do Heroísmo. Sala de refeições, simplicidade e comodidade.

Ilha das Flores

Aldeia da Cuada
Fajã Grande
O paraíso do sossego existe e fica na surpreendente ilha das Flores, dos coelhos bravos e melros saltarilhos, nesta Aldeia da Cuada. São 12 casas, ligadas por uma calçada em pedra de estilo romano, onde se reaprende o som do vento nas vidraças e nos telhados e uma hora dura exactamente uma hora. Seis das casas têm cozinha bem equipada, um quintal com um canto para grelhados, cama de casal e casa de banho. Outras seis têm dois quartos de cama (um com cama de casal o outro com duas camas), cozinha e casa de banho. São 18 quartos ao todo e a Aldeia da Cuada está aberta todo o ano.

Ilha de Stª. Maria

Casa de São Pedro
Vila do Porto
Esta casa solarenga do século XIX está equipada com quatro quartos climatizados e com casa de banho privativa. Situa-se a uns 6 kms de Porto Formoso, uma bela praia da ilha de Stª Maria. Jardim de árvores centenárias, paisagem excelente, ambiente acolhedor e tranquilo.

Casal da Azenha
Vila do Porto
Trata-se de uma habitação tradicional da ilha de Santa Maria recentemente reconstruída. Tem três quartos, duas casas de banho e demais equipamentos domésticos. Fica a 2 kms da Baía de São Francisco, famosa pela sua praia de areia branca.

Ilha do Faial

Casa Capelinhos
Rua do Canto, 45-A, Capelo
Site: www.casacapelinhos.com
Vista fantástica sobre o mar e o vulcão extinto, restos de paisagem lunar, casa grande, de construção recente, com dois apartamentos em dois pisos distintos. Ideal para família grande ou grupo de amigos numeroso. Casa bem equipada com electrodomésticos modernos.

Casa do Capitão
Rua do Capitão, 5, Cedros
Site: www.casadocapitao.net
Situada a 17 kms da cidade da Horta, numa freguesia rural faialense, num ambiente de grande tranquilidade, a Casa do Capitão possui vários quartos espaçosos. Biblioteca com obras de temática açoriana e pequeno pátio ajardinado são mais valias desta Casa do Capitão, de carácter rural e faialense.

Quinta das Buganvílias
Castelo Branco
Integrada numa quinta de árvores de fruto e de produção de flores, a Quinta das Buganvílias oferece oito quartos com quarto de banho privativo e outros equipamentos modernos. O mar fica perto e a casa guarda a memória de antiga casa agrícola de grandes dimensões.

Quinta da Meia Eira
Rua dos Inocentes, 1, Castelo Branco
Site: www.meieira.com
Lugar encantador, dirigido por um jovem casal encantador, esta Quinta da Meia Eira. Tem duas casas rurais e uma área agrícola de 50 metros quadrados, que se estende até ao mar. Fica perto de tudo o que de mais belo e sossegado tem a ilha do Faial.

Eduardina Rosa – Casas de Campo
Areeiro, nº 40, Capelo
Situada na aprazível e tranquila freguesia do Capelo, a casa tem dois quartos com casa de banho, duas salas de estar (uma em cada andar) e uma cozinha com área de refeições. Telheiro com mesa ampla e canto com lareira e grelhador.

hg Açores

Em: Viagens | Comentar

Deixe o Seu Comentário no Fórum

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *