Vila Real

Também conhecida por Vila Real de Trás os Montes, Cidade transmontana banhada pelo rio Corgo, um dos afluentes do Douro, tem como pano de fundo as imponentes serras do Marão, do Alvão e da Falperra. A área do concelho pode-se dividir em duas zonas, muito diferentes geologicamente e em termas agrícolas.

Na zona mais a norte predomina o granito e a terra é pouco fértil, enquanto que, na zona mais perto do rio Douro, predomina o xisto e é onde se produz o famoso vinho da Região Demarcada do Douro.

Vila Real é particularmente rica em edifícios de grande interesse histórico e arquitectónico, onde se podem destacar a Sé Catedral, a casa de Diogo Cão e o Palácio e Quinta de Mateus. Nas ruas da sua zona histórica poderá ainda apreciar um conjunto de monumentos, salientando-se as várias casas armoriadas.

Foto da Torre de Quintela (torre do século XIII).

A nível arqueológico, o monumento mais importante é o Santuário Rupestre de Panóias, herdado e reutilizado pelos romanos para venerar Sérapis, deus da medicina.

A gastronomia é um dos pontos fortes de Vila Real, ou não estivéssemos a falar de Trás-os-Montes. Alguns dos pratos mais apreciados são as tripas-aos-molhos, a vitela assada com arroz de forno, o arroz de couve com moura e a famosa feijoada à transmontana. Os produtos típicos da região passam também pelo artesanato: o linho, a tamancaria, as miniaturas em madeira, a cestaria, a latoaria e os famosos barros pretos de Bisalhães.

A ruralidade desta cidade já não é, hoje em dia, um dado adquirido como antigamente, sendo agora uma cidade mais cosmopolita, muito graças à animação que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro trouxe. Outro factor de dinamização são as novas auto-estradas, que aproximam Vila Real do resto do país.

A Não Perder:

Palácio e Quinta de Mateus
Igreja de São Domingos / Sé Catedral de Vila Real
Pelourinho de Vila Real

Outras Sugestões:

Onde ir

– Capela de São Brás
– Casa de Diogo Cão
– Fragas de Panóias
– Igreja dos Clérigos
– Torre de Quintela

O Que Ver

– Museu da Fundação da Casa de Mateus
– Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real

Onde Comer

– Casa de Pasto Chaxoila
– Museu dos Presuntos
– Terra da Montanha

Onde Dormir

– Casa Agrícola da Levada
– Casa da Timpeira
– Hotel Mira Corgo

O que Fazer

– Jardim da Carreira
– Parque Florestal de Vila Real
– Queda de Água de Galegos da Serra

loading...

29. Outubro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *