Vitamina B12

A cianocobalamina ou cobalamina é a forma de vitamina B12 utilizada no fabrico de comprimidos desta vitamina (forma sintética). A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel e eficaz em doses muito reduzidas.

Peixes ricos em vitamina B12

É vulgarmente conhecida por vitamina vermelha ou cianocobalamina. É quantificada em microgramas (mcg ou ug). A vitamina B12 é a única vitamina que contém elementos minerais na sua composição. Não é bem absorvida através do estômago, e para proporcionar os benefícios adequados ao organismo, é necessário combiná-la com a cálcio durante a sua absorção.

A dose diária de vitamina B12 recomendada para os adultos é de dois microgramas (mcg ou ug). São recomendadas quantidades de 2,2 mcg para as mulheres grávidas e 2,6 mcg para as que estão em fase de amamentação. Uma dieta pobre em vitamina B1 e rica em ácido fólico (como a dieta vegetariana), pode ocultar frequentemente uma deficiência de vitamina B 12.

O bom funcionamento da glândula tiroide facilita a sua absorção. Os sintomas de deficiência de vitamina B12 podem não se manifestar até cinco anos, mesmo depois de esgotadas as suas reservas orgânicas. A vitamina B12 é essencialmente obtida nos alimentos de origem animal uma vez que os vegetais não a contêm (salvo algumas excepções).

Para o que serve e quais os benefícios da vitamina B12?

  • Estrutura e regenera os glóbulos vermelhos do sangue e, por conseguinte, previne a anemia
  • Favorece o crescimento e o aumento do apetite nas crianças
  • Aumenta a energia
  • Mantém o sistema nervoso saudável
  • Auxilia a utilização adequada dos lípidos, dos hidratos de carbono e das proteínas
  • Reduz a irritabilidade
  • Melhora a concentração, a memória e o equilibrio.

A deficiência de vitamina B12 pode dar origem ao desenvolvimento de alguns problemas de saúde, tais como:

  • Anemia perniciosa
  • distúrbios neurológicos
  • Mau odor corporal
  • Problemas de cabelo
  • Palpitações
  • Problemas menstruais
  • Nervosismo

 Melhores fontes naturais de vitamina B12

Carnes ricas em vitamina B12

 Podemos encontrar a vitamina B12 no Fígado, carne de vaca, carne de porco, ovos, leite, queijo, rim.

Está disponivel em suplementos comprimidos cápsulas etc?

Sim, mas uma vez que esta não é bem absorvida pelo organismo, recomenda-se que a tome na forma sublingual ou de acção retardada, acompanhada de sorbitol, de modo a que esta possa ser assimilada no intestino delgado. Os suplementos encontram-se á disposição numa gama variada de doses, desde 50 até 2000 microgramas (mcg ou ug).

Normalmente, os médicos administram a vitamina B12 sob forma injetável. Se houver sinais evidentes de deficiência grave ou fadiga extrema, este método é o melhor para a administrar. As doses diárias usadas com mais frequencia são as de 5 a 100 microgramas (mcg ou ug).

A vitamina B12 é tóxica?

Não se registaram casos de toxidade, mesmo em regime de sobredosagem.

Cuidados a ter

A ingestão prolongada de qualquer vitamina do complexo B  pode resultar na eliminação de quantidades significativas das restantes.

Conselhos de Uso

  • Se é vegetariano e excluiu os ovos e os produtos lácteos da sua dieta, tem necessidade de suplementos desta.
  • Se é frequentador assíduo de festas e consome bastantes bebidas alcoólicas, este é também um suplemento importante para si. Em conjunto com o ácido fólico a vitamina B12 é um revitalizante importante.
  • Surpreendentemente, os grandes consumidores de proteínas também têm necessidade de quantidades adicionais desta, que exerce a sua acção de forma sinérgica com quase todas as outras vitaminas do complexo B e também com a vitamina A, vitamina Evitamina C.
  • As pessoas idosas têm dificuldade em a absorver pelo que necessitam de suplementos sob a forma injetável.
  • Nos períodos pré-menstruais e menstruais, a vitamina B12, como parte do complexo B, é muito útil para as mulheres.

12. Novembro 2009 by admin

2 Comentários no Fórum

  1. Rafael, realmente é muito dificil. Mas isso também depende de você realmente acreditar que vale a pena. Passei 6 meses tentando, levantando e caindo, com esse mesmo objetivo. Mas enfim, consegui. Até perdi o excesso de pedo que tinha (e olhe que nem era o meu objetivo principal). Claro, se você tiver acompanhamento médico, mfelhor ainda. Abraço

  2. Conhecendo muito bem a vitamina b12, a alguns meses eu decidi aderir à dieta vegetariana. Confesso que estou sentindo muita dificuldade. Largar velhos hábitos é muito difícil, mas eu sei que o esforço vale a pena. Tenho o apoio e acompanhamento de um médico amigo, que também é vegetariano. E ele me orientou que eu devia fazer ingestão de vitamina b12 (cobalamina).

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *