Vitamina C

Para que serve? A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel. A maior parte dos animais sintetizam a sua própria Vitamina C, mas o homem, os primatas e os porcos-da-índia têm necessidade de fontes nutricionais externas. Esta desempenha um papel fundamental na formação do colagénio, que é importante para o crescimento e regeneração das células , gengivas , vasos sanguíneos , ossos e dentes.

– Facilita a absorção do ferro pelo organismo .
– Quantifica-se em miligramas ( mg ) .
– Esgota-se rapidamente em situações de stress .
– A recomendação diária para adultos é de 60 mg . ( São recomendadas doses mais elevadas durante a gestação e a lactação —- 70 a 95 mg .)
– Os fumadores e as pessoas idosas têm maior necessidade de Vitamina C (ácido ascórbico) , cada cigarro destrói entre 25 e 100 mg ) .
– Recomenda-se também como forma de prevenir o sids (em inglês , Sudden Infant Death Sydrome ) ou a síndrome de morte súbita na criança.

Indicações e benefícios

Cicatrizar as feridas , queimaduras e gengivas que sangram; Aumenta a eficácia dos fármacos utilizados no tratamento das infecções das vias urinárias; Acelera a cicatrização pós-operatória; Contribui para reduzir o nível de colesterol no sangue; É importante na prevenção de grande número de infecções virais e bacterianas ,aumentando globalmente a eficácia do sistema imunitário;

Confere protecção contra os agentes cancerígenos; Ajuda a impedir a formação das nitrosaminas ( substâncias cancerígenas ); Actua como laxante natural; Diminui a incidência das tromboses venosas; É útil na prevenção e tratamento da constipação vulgar; Prolonga a vida ao permitir a coesão das proteínas celulares; Aumenta a absorção do ferro inorgânico; Neutraliza o efeito de certas substâncias causadoras de alergias e Previne o escorbuto.

O que Procura?
Vitamina B15

Doenças e outros problemas de saúde que podem surgir na falta desta vitamina :
– Escorbuto

Outros sintomas – Perda de apetite, hematomas por pancadas ligeiras ( quando traumatismos ligeiros ou de pequena intensidade provocam nódoas negras na pele, fadiga ( cansaço, fraqueza , pouca motivação, para a actividade física ), problemas gastrointestinais ( gastrite úlcera gástrica, vesícula biliar, perturbações digestivas ), problemas de cabelo , hemorragias nasais ( epistaxis ), cicatrização lenta de feridas e fracturas .

Quais as melhores fontes naturais de vitamina C

laranja

Como toda a gente deve saber , a principal fonte natural desta vitamina são os citrinos , e depois seguem -se os frutos de bagas , vegetais de folha verde , tomate , couve-flor (beneficios da couve), batata e pimentão .

Suplementos disponíveis e as várias formas e formulas

A vitamina C é um dos suplementos mais amplamente utilizado. Está disponível sob a forma de comprimidos convencionais e de acção retardada , xaropes , pós solúveis , pastilhas mastigáveis , exactamente em todas as formas que uma Vitamina pode ter . A forma que constitui a vitamina C pura deriva da dextrose do milho ( após o processo de transformação a que é submetido , este perde por completo os seus valiosos nutrientes ) .

As diferenças entre a vitamina C natural, a orgânica e o ácido ascórbico vulgar residem fundamentalmente na capacidade com que cada pessoa as digere.

O melhor suplemento de Vitamina C é o que contém o complexo C completo formado por Bioflavonóides , hesperidina e rutina. ( Por vezes são denominados sais cítricos ). Os comprimidos e cápsulas são geralmente administrados em doses máximas de 1000 miligramas ; na forma de pó solúvel a dose é por vezes de 5000 miligramas por colher de chá .

As doses diárias usadas com mais frequência estão compreendidas entre 500 mg e 4 g . A forma mais pura de Vitamina C é a proveniente da roseira-brava (rose hips) , contendo Bioflavonóides e outras enzimas que contribuem para uma boa absorção. (A Vitamina C forma-se sob o botão da rosa). A Vitamina C extraída da azarola provém das suas bagas.

O que Procura?
Segredos para a Eterna Juventude: Alimentos Saudáveis e Vitaminas

Toxicidade

O consumo excessivo pode provocar a formação de pedras de ácido oxálico e acido úrico no rim . ( No entanto , a ingestão de magnésio e Vitamina B6 , além de quantidades suficientes de água por dia , podem contrariar o efeito .) Ocasionalmente , doses muito elevadas ( mais de 10 gramas diários ) podem provocar efeitos secundários desagradáveis, tais como diarreia, poliúria e erupções de pele . Nestes casos , a dose deverá ser reduzida .

A Vitamina C também não deve ser utilizada por doentes cancerosos a fazer quimioterapia ou radioterapia.

Fique também a saber que:

– É possível que grandes quantidade de vit C possam inverter a acção anticoagulante do fármaco Coumadin .
– Os diabéticos ou doentes cardíacos devem consultar o médico uma vez que a vitamina C pode tornar necessário uma redução das doses dos seus fármacos .
– Doses excessivas de Vitamina C aumentam a eliminação de Vitamina B12 e Ácido Fólico, pelo que deve tomar pelo menos as doses mínimas diárias destes elementos .

Inimigos:
Ela perde-se na água, cozedura dos alimentos, calor, luz, oxigénio e fumo do tabaco .

Como tomar?

Dado que a vitamina C é eliminada duas a três horas depois de ser absorvida e esta depende da quantidade de comida existente no estômago , é importante manter permanentemente um nível constante e elevado no sangue , pelo que se recomenda os comprimidos de acção retardada , de forma a obter uma boa fixação .

Doses elevadas de de vitamina C podem alterar os resultados de análises laboratoriais . Se for fazer análises de sangue ou de urina , avise o seu médico que está a tomar vitamina C a fim de não haver erros de diagnóstico . ( A Vitamina C pode encobrir a presença de sangue nas fezes . )

Os diabéticos devem ter em consideração que os testes de urina para detectar a presença de açucar podem dar resultados incorrectos se o doente estiver a tomar doses elevadas de Vitamina C . ( Existem , contudo , outros tipos de testes que não são afectados pela vitamina C . Ponha a questão ao seu médico ou ao farmacêutico . )

O que Procura?
Coenzima Q10

Se estiver a tomar mais de 750 miligramas diários, sugiro que tome um suplemento de magnésio . Este é um elemento eficaz contra a formação de cálculos renais. O monóxido de carbono também destrói a vitamina C, pelo que os habitantes das cidades poluídas devem aumentar o consumo de suplementos .

As mulheres que tomam a pílula contraceptiva necessitam de quantidades adicionais de Vitamina C. Para maximizar a eficácia desta vitamina, lembre-se de que esta actua melhor em associação com os Bioflavonóides , cálcio e o magnésio . Recomenda-se ainda o aumento do consumo da mesma , ás pessoas que tomam aspirina , uma vez que esta triplica a sua eliminação .

Se estiver a tomar Ginseng, faça-o de preferência três horas antes ou depois de ingerir suplementos ou alimentos ricos em vitamina C .

Ler Também:

Beneficios da Vitamina C
Vitamina C e AVC (acidente vascular cerebral)

loading...

18. Janeiro 2010 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *