Tomar Zinco para Alívio do Resfriado

O zinco é um mineral essencial muitas vezes apontado como um remédio natural para o resfriado. Embora disponível em forma de suplemento, pastilhas e sprays nasais, o zinco também está naturalmente presente em alguns alimentos como as ostras, carne vermelha, aves, feijão, nozes e grãos integrais.

Alguns cientistas teorizam que o zinco pode combater os resfriados, impedindo o vírus da gripe de se fixar no revestimento nasal, bem como pela supressão da inflamação.

Zinco e resfriado: O que diz a ciência?

gripe-e-resfriado

Até à data, a investigação sobre a utilização do zinco no tratamento e prevenção dos resfriados produziu resultados mistos.

Uma pesquisa realizada em 2003 revelou que o zinco pode ajudar a reduzir a duração e gravidade de resfriados quando tomado dentro das 24 horas em que se experimentam os primeiros sintomas gripais.

No entanto, num relatório mais recente (publicado em 2007), os investigadores encontraram conflitos nas evidências sobre os efeitos do zinco no combate de resfriados. Dos 14 estudos analisados, sete deles mostraram que o zinco teve um efeito benéfico, enquanto os outros sete não mostraram qualquer efeito positivo neste sentido.

Outras pesquisas indicam que a forma de administração do zinco pode produzir efeitos diferentes consoante a forma administrada.

Num estudo realizado no ano 2000 em 273 pessoas com resfriado, os cientistas descobriram que as pastilhas de gluconato de zinco reduziram significativamente a duração da doença, mas não conseguiram diminuir a gravidade dos sintomas. O tratamento com pastilhas de acetato de zinco, por outro lado, não alterou a duração do resfriado nem a sua gravidade.

Ressalvas

Algumas pesquisas sugerem que o uso de sprays nasais de zinco podem causar a Perda do sentido do olfato (sentido de cheiro). Num estudo realizado em 2010, os cientistas determinaram que os produtos químicos existentes nos sprays nasais de zinco levaram à perda do sentido do olfato 25 pacientes recrutados com problemas de disfunção nasal.

O que Procura?
Tomar vitamina D para Combater o Resfriado Comum?

Os suplementos de zinco podem também interagir com vários tipos de medicamentos, incluindo certos antibióticos e diuréticos.

Tenha em mente que a maioria dos suplementos não são testados a nível de segurança e em grande parte não são regulamentados. Em alguns casos, o produto fornece doses que diferem da quantidade especificada para cada erva.

Em outros casos, o produto pode estar contaminado com outras substâncias, tais como metais. Além disso, não foi estabelecida a segurança destes suplementos em mulheres grávidas, lactantes, crianças e aqueles com condições médicas ou que estão a tomar medicamentos.

Usar o zinco para tratar constipações e gripes?

zinco

Até agora, os dados sobre a eficácia do zinco no combate de resfriados não são conclusivos, de acordo com o National Institutes of Health. Portanto, os produtos de zinco atualmente não podem ser recomendados para o tratamento ou prevenção da gripe.

Os suplementos de zinco podem oferecer alguma vantagem ao gerenciar o resfriado comum, mas é importante praticar outras estratégias para combater a doença  (como lavar as mãos regularmente e fortalecer o seu sistema imunológico, seguindo uma dieta saudável, fazer exercícios regularmente, gerir o seu esforço, e ter os sonos em dia).

Recursos:

Caruso TJ, Prober CG, Gwaltney JM Jr. “Treatment of naturally acquired common colds with zinc: a structured review.” Clin Infect Dis. 2007 Sep 1;45(5):569-74.

Continua » 11 Remédios Naturais para Gripe e Resfriado Comum Surpreendentes

loading...

11. Outubro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *