Sal de Epsom: 10 Benefícios Surpreendentes deste Banho Mágico - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Sal de Epsom: 10 Benefícios Surpreendentes deste Banho Mágico

Se você já sentiu o profundo efeito calmante de um banho com sal de Epsom, você sabe o quão benéfico medicinalmente ele é para tratar dores musculares e outros problemas de saúde.

Um banho com sal de Epsom é bastante simples e envolve a adição de uma pequena quantidade de sais de Epsom em um banho quente, além da imersão por aproximadamente 15 a 20 minutos.

Bem diferente do sal de cozinha comum, o sal de Epsom recebe esta denominação quando é produzido em uma região da Inglaterra.

Conheça 10 Benefícios Poderosos Do Banho Com Sal De Epsom

Considerado um remédio caseiro popular usado por gerações ligeiramente mais velhas, os banhos com sais de Epsom sempre foram uma tradição confiável.

A substância em questão é classificada como sal devido à sua composição química específica, mas ao se dissolver na água ele se separa em dois compostos poderosos: o sulfato de sódio e o magnésio.

Muitas pessoas acreditam que esses minerais penetram na pele durante o banho, fornecendo uma série de incríveis benefícios para a saúde.

Embora haja uma quantidade limitada de pesquisas comprovadas a respeito da ligação direta entre estes banhos e a melhoria das condições de saúde, evidências casuais demonstram a eficácia deste sal no tratamento de dores associadas às articulações e aos músculos.

Como tomar um banho com sal de Epsom

Banho Com Sal De Epsom

Como você pode imaginar, tomar um banho com sal de Epsom é um processo simples, o que explica a popularidade desse tratamento caseiro.

Você pode comprar o sal de Epsom em muitas lojas diferentes, de pequenos mercados a lojas de produtos naturais e ervanários.

Você só precisa de 1 a 2 xícaras de sal de Epsom por banho — dependendo da quantidade de água usada na banheira.

Lembre-se que é melhor manter a água morna, já que a água quente pode danificar profundamente a pele, além de remover a oleosidade natural e prejudicar e eficácia do “sal mágico”.

Deixe que o sal de Epsom se dissolva na água antes de entrar na banheira, o que deve levar cerca de 4 a 5 minutos.

Fique na banheira por 15 minutos, tentando manter seu corpo o mais relaxado possível.

Ao sair da banheira, pode haver algum resíduo branco na pele, mas ele pode ser enxaguado facilmente.

A maioria das pessoas que toma banhos com sais de Epsom para tratar doenças agudas ou crônicas o faz com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana.

Benefícios do banho com sal de Epsom

Benefícios Do Banho Com Sais De Epsom

Não só são os banhos com sais de Epsom são simples e maravilhosamente relaxantes, como também fornecem uma série de benefícios para a saúde, incluindo o alívio das dores musculares, amenização da inflamação na pele e redução da dor da artrite, dentre outros.

Reduz os processos inflamatórios

Se você sofre processos inflamatórios na pele, como psoríase, eczema, acne ou rosácea, as propriedades terapêuticas dos banhos com sais de Epsom podem ser exatamente o que você precisa.

Elas podem estimular a circulação sanguínea nessas áreas para melhorar a taxa de cicatrização, ao mesmo tempo em que melhoram a saúde da pele e colaboram na eliminação das células mortas.

Atua como analgésico

Se você estiver tentando aliviar qualquer tipo de dor (de um dedo cortado a um pulso torcido), as propriedades analgésicas dos banhos de sais de Epsom podem ser úteis.

Um simples banho alivia a dor parcialmente e apenas por algumas horas (devido à natureza reconfortante de um banho quente), mas ele pode permitir que você relaxe e, assim, dê ao corpo uma chance de se recuperar.

Trata a artrite

Artrite Reumatoide

Muitas pessoas com artrite asseguram os benefícios proporcionados pelos sais de Epsom.

Os sais e o calor da água não só ajudam a aliviar a tensão muscular e a inflamação nas articulações das mãos, quadris e pés, como também eliminam a dor nessas regiões.

Alivia o estresse

Se você estiver se sentindo extremamente ansioso ou estressado, há algumas evidências que atestam o rápido efeito medicamentoso do sal de Epsom.

Ao ajudar a equilibrar os níveis de eletrólitos e a promover o funcionamento apropriado dos nervos, esses banhos também alteram os níveis hormonais e as transferências de neurotransmissores — fundamentais para o humor e o comportamento, de modo geral.

Melhora a qualidade do sono

Sintomas Da Privação De Sono

Para aqueles que sofrem de insônia ou que têm o sono regularmente interrompido, um banho com sal de Epsom tomado uma hora antes de dormir pode ser uma solução rápida e simples.

A natureza calmante do magnésio, um mineral presente nas células do nosso corpo, também desempenha um papel importante na produção de neurotransmissores.

Quando você tem magnésio em excesso, o corpo é capaz de converter mais triptofano em serotonina, o que auxilia no sono e na regulação do ritmo circadiano.

Desintoxica o organismo

Alguns estudos apontam que os banhos de sais de Epsom podem acelerar a habilidade desintoxicante do corpo, principalmente devido ao impacto que estes banhos exercem sobre os níveis de eletrólitos.

O aumento da eficácia corporal na metabolização dos líquidos faz com que o organismo armazene menos toxinas, além de eliminá-las mais rapidamente.

Isso ameniza a inflamação e ajuda o sistema imunológico.

As toxinas também são removidas diretamente pela pele, como resultado da osmose reversa que ocorre durante o banho com sal de Epsom — de acordo com inúmeros trabalhos científicos.

Mantém o sistema nervoso saudável

Considerando o fato de como este é capaz de regular a concentração de eletrólitos, isso significa que a função neural também é aperfeiçoada.

O sistema nervoso depende de um fluido eletricamente equilibrado para transmitir mensagens e sinais de forma efetiva.

A eficácia dessas transmissões colaboram para um bom funcionamento muscular e aperfeiçoamento das atividades cognitivas.

Trata queimaduras solares

Queimadura Solar

Os efeitos calmantes e anti-inflamatórios do sal de Epsom podem ser extremamente eficazes para alguém acometido por queimaduras.

Trata-se de outra situação na qual a água morna, em vez de quente, é recomendada para o banho — o banho quente pode causar uma sensação de queimação na pele.

O banho conduz a circulação do sangue para o local da queimadura e, assim, acelera o processo de cicatrização, além de também reduzir a dor.

Reduz o inchaço

Ter inchaço nos pés é um transtorno consideravelmente doloroso e desconfortável para muitas pessoas, principalmente gestantes e pessoas que trabalham em pé todos os dias.

Nesse caso, você pode tomar um banho com sal de Epsom completo ou simplesmente mergulhar os pés em um recipiente menor.

Os sais ajudarão a reduzir o inchaço e a aliviar a dor.

Caso seus pés permanecem constantemente inchados, considere a possibilidade de experimentar sapatos diferentes.

Trata picadas de insetos

Picada De Abelha No Rosto

Se você sofrer picadas de mosquito, de abelha, de aranha, de carrapatos ou de outros insetos, após desinfectar a ferida e remover o ferrão, o banho com este sal pode ser o próximo passo para aliviar a dor e estimular o processo de cicatrização.

O banho pode reduzir a vontade de coçar as feridas e o inchaço de uma picada mais intensa.

Efeitos Colaterais: Uma pequena advertência

O sal de Epsom é uma excelente opção para muitas pessoas, mas existem alguns possíveis efeitos colaterais, como diarreia ou desidratação.

No entanto, se você evitar tomar banhos (de sais) excessivamente longos ou frequentes, eles não serão um problema.

Diarreia: a exposição excessiva ao sulfato de magnésio pode gerar um efeito laxante e, conforme a quantidade absorvida pelo organismo, pode haver diarreia, em alguns casos.

Novamente: limitar os banhos a, no máximo, 20 minutos ajuda a evitar esse efeito colateral desagradável.

Desidratação: a presença de água com alto teor de sal faz com que o mineral absorva a umidade da pele, o que pode gerar desidratação.

Tomar banhos longos ou diários com sais de Epsom pode causar uma leve desidratação.

Assim, é melhor limitar a quantidade de banhos a 2 ou 3 vezes por semana.

Continuação » 5 Fantásticos Benefícios do Sal do Mar Morto e Sal Rosa dos Himalaias

Referências

http://www.tandfonline.com
http://scholarexchange.furman.edu
http://www.imperialjournals.com/index.php
http://www.sciencedirect.com/science/article
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles
http://i2p.com.au
http://molpharm.aspetjournals.org
http://www.mdpi.com/1660-4601/3/4/338/htm
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii
http://onlinelibrary.wiley.com
http://www.childcarequarterly.com

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade