10 Surpreendentes Frutas com Baixo Índice Glicêmico para Diabetes

Vários estudos médicos mostraram correlações entre frutas e legumes de baixo índice glicêmico e a diminuição da incidência da diabetes. Não apenas isso, mas os frutos com baixo índice glicêmico também melhoram o controlo no tratamento da diabetes.

Índice glicémico

O índice glicêmico (IG) refere-se à “área incremental sob a curva de glicose no sangue (ASC) após o consumo de 50 gramas de hidratos de carbono digestíveis a partir de um alimento de teste dividido pela ASC depois de comer uma quantidade similar de um alimento de controlo, geralmente de glicose ou pão branco”.

Em outras palavras: a capacidade do alimento para aumentar os níveis de açúcar no sangue duas horas após o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono.

Um índice glicêmico baixo (<55) significa que os hidratos de carbono desses alimentos são absorvidos lentamente, o que pode ser útil para o corpo gerir melhor as alterações após a refeição.

Os alimentos com maior índice glicêmico (> 70) aumentam os níveis de açúcar no sangue mais rapidamente.

Após anos de pesquisa, o índice glicêmico é agora identificado como uma classificação confiável de alimentos de acordo com seu efeito glicêmico após uma refeição.

O índice glicêmico de alimentos que contém principalmente gordura e proteína não foi calculado, pois esse tipo de alimentos não possui muitos hidratos de carbono e, portanto, não afeta os níveis de açúcar no sangue no organismo.

Baixo Índice Glicêmico e Controle da Diabetes

Na diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina ou não consegue usá-la. As pessoas com diabetes do tipo 2 têm falta de insulina ou não podem usá-la corretamente.

Na diabetes do tipo 1, bem como na diabetes do tipo 2, uma dieta rica em hidratos de carbono pode ser prejudicial em relação ao controlo glicémico, que pode desempenhar um papel no desenvolvimento da doença arterial coronária e outras complicações macrovasculares e microvasculares (como a neuropatia diabética).

O que Procura?
Sementes/Amêndoas de Damasco: Os 9 Benefícios, Nutrientes e Efeitos Secundários

Além disso, uma dieta com baixo índice glicémico pode ajudar a prevenir ou a gerir a diabetes do tipo 2 em pessoas obesas e com excesso de peso.

Exemplos de alimentos com baixo teor de hidratos de carbono IG são legumes, legumes de amido, cereais e a maioria dos frutos.

Estes tipos de alimentos também têm a designação de alimentos funcionais por causa dos seus efeitos benéficos sobre a saúde e o bem-estar dos indivíduos.

10 Frutas com Baixo Índice Glicêmico

Os frutos não são apenas saudáveis devido às vitaminas contêm, mas também pelo baixo índice glicémico que possuem.

Além disso, podem ser facilmente incorporados numa dieta saudável. Os frutos com baixo índice glicêmico para a diabetes incluem pêras, ameixas, pêssegos, laranjas, damasco, tâmaras, maçã, morangos e muito mais.

Abaixo é apresentada uma descrição de 10 frutos como baixos índices de IG:

Pêra

Pêra

IG: 25

As peras não são apenas deliciosas, mas também apresentam um índice glicêmico baixo. Embora com baixo nível de vitamina C, elas são uma fonte confiável de fibra dietética e potássio.

Existem diferentes variações de peras. As peras enlatadas em xarope de açúcar reduzido atingem a pontuação IG mais baixa, mas também as peras cruas (IG: 33), as peras secas (IG: 43) e as metades de pera enlatadas em sumo natural (IG: 43) são boas para comer.

Ameixa

Ameixas

IG: 29

As ameixas secas são ricas em fibras dietéticas e vitamina K. As ameixas secas fornecem vários benefícios favoráveis à saúde.

Além disso, elas pertencem à lista de frutos com menor índice glicémico. Mas, por questões de segurança, não coma muitas, pois estão secas e têm mais hidratos de carbono.

Em vez disso, as ameixas frescas são uma boa alternativa, com um IG de 39.

Pêssego

Pêssego

IG: 30

Os pêssegos são uma excelente escolha para as pessoas com diabetes, tanto os pêssegos enlatados em sumo natural (IG: 30), como os pêssegos secos (IG: 35).

Embora em pequenas quantidades, os pêssegos contêm muitas vitaminas diferentes.

O que Procura?
Alzheimer: 17 Tratamentos Naturais, 8 Medicamentos, Alimentos e Óleos Essenciais

Laranja

laranja

IG: 33

Este citrino popular é uma ótima fonte de vitamina C e de outros nutrientes. Existem diversas variações, como laranja de sangue e laranja de umbigo.

Além disso, a Marmelada feita de laranjas sem açúcares adicionados tem um IG baixo de (27).

Alperce (Damasco)

Damasco

IG: 34

Um alperce (damasco) médio contém apenas 48 calorias e é uma fonte moderada de vitaminas A e C. Com um IG entre 30 e 32, os secos são também uma boa escolha.

Tâmaras

Tâmaras

IG 31-50

Esta típica fruta exótica do Médio Oriente é uma boa fonte de vários nutrientes essenciais, como potássio, magnésio e vitamina B6.

As grandes variações nas tâmaras e a forma como foram embaladas são responsáveis pela diferença no índice glicêmico.

Maçãs

IG: 39

As maçãs têm um índice glicémico baixo e são uma boa fonte de fibra dietética. Elas apenas fornecem pequenas quantidades de nutrientes essenciais, mas são fáceis de comer como um lanche saudável.

Morango

IG: 40

Os morangos fazem aumentar a sua vitamina C e contêm uma grande quantidade de manganês e outras fibras alimentares. A variante seca de morangos tem a mesma pontuação de IG.

Nectarinas

Nectarina

IG: 43

Como um mutante do pêssego, a nectarina é uma boa fonte de potássio e magnésio. 100 gramas de nectarina apenas contém 36 calorias.

Tangerina (mandarina, Citrus reticulata)

Mandarina

IG: 47

Semelhantes às laranjas, as tangerinas contêm muita vitamina C. Elas também são ricas em fibras alimentares, vitamina A e vitaminas B1 e B6.

Referências

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-4613-2111-8_12
http://ajcn.nutrition.org/content/76/1/266S.full
http://ajcn.nutrition.org/content/76/1/5.long
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4994556/
http://ajcn.nutrition.org/content/76/1/5/T1.expansion.html

08. agosto 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *