5 cuidados com a pele oleosa - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

5 cuidados com a pele oleosa

Ter uma pele oleosa é um problema que afeta muitas pessoas, não apenas durante a adolescência, mas também durante a vida adulta.

Com causas tão diferentes como fatores genéticos, alterações hormonais, stress, poluição ou uma alimentação incorreta, a pele oleosa é um problema para muitos homens e mulheres.

cuidados com a pele oleosa

Caracterizada pelos poros mais dilatados e por um aspeto demasiado brilhante, a pele oleosa tem uma produção excessiva de sebo que pode levar a vários problemas de pele, como o surgimento de espinhas, cravos e acne.

É por isso essencial saber cuidar devidamente da pele oleosa de modo a prevenir estes problemas.

O segredo para cuidar e tratar a pele oleosa é a utilização de produtos de boa qualidade, específicos para este tipo de pele, e ao mesmo tempo, ter cuidados moderados na hidratação e limpeza da pele.

De seguida pode conhecer 5 cuidados a ter com a pele oleosa, e ainda, várias dicas e uma receita de um hidratante caseiro.

5 cuidados com a pele oleosa

Limpeza da pele

Uma limpeza adequada da pele é um dos cuidados mais importantes para a saúde de qualquer pele, sendo especialmente importante nas peles oleosas.

Devido à produção de sebo em excesso, os poros ficam facilmente entupidos e a pele com um aspeto sujo e demasiado brilhante, sendo por isso essencial uma limpeza adequada.

Para limpar a pele deve lavar o rosto de manhã e à noite, com água fria ou morna, utilizando uma loção específica para peles oleosas ou um sabonete neutro.

A água quente deve ser evitada pois estimula a produção de sebo. Uma vez por semana é recomendável fazer uma esfoliação, de modo a remover as células mortas e abrir os poros obstruídos com sebo ou outras impurezas.

Tonificação da pele

O tônico é um produto negligenciado por muitas mulheres, sendo no entanto bastante importante nos cuidados da pele, seja ela oleosa ou outra.

O tônico deve ser aplicado antes do hidratante, tendo várias funções. Estas incluem fechar os poros, reequilibrar o pH da pele, e ainda, remover mais a fundo quaisquer vestígios de maquiagem e outras impurezas.

Hidratação da pele

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pele oleosa, não sendo ressecada, também perde água. Como tal, os cuidados com a sua hidratação são essenciais para manter os níveis adequados de água na pele.

Evite cremes mais densos, apostando sim em produtos com uma textura mais suave, como séruns, loções ou gel, que deixam a pele respirar.

Tendo em conta que um dos problemas da pele oleosa é ser demasiado brilhante, prefira produtos hidratantes com fórmulas matificantes.

Proteção Solar

A proteção solar é outros dos cuidados essenciais em qualquer pele, e que é muitas vezes esquecido na maior parte do ano.

No entanto, para manter a sua pele protegida e saudável deve usar um protetor solar todo o ano, independentemente de estar um dia de sol ou não.

Deve apostar num protetor solar específico para peles oleosas, que além de protegerem a pele dos efeitos nocivos do sol, podem também ajudar a controlar o excesso de oleosidade.

Escolha um produto o mais fluído possível, oil free, com fator de proteção mínimo de 15. Dê também preferência a hidratantes com fator de proteção.

Maquiagem para pele oleosa

Sendo a pele oleosa tão dada a problemas cutâneos, especialmente por ficar com os poros facilmente obstruídos, é essencial que utilize produtos de maquiagem adequados a este tipo de pele.

Assim, prefira os pós compactos e soltos, pois irão ajudar a absorver o excesso de oleosidade.

Evite bases densas ou líquidas, pois terão como resultado a obstrução dos poros.

Por fim, aposte em produtos matificantes, pois além de combater o brilho em excesso, dão uma aparência mais uniforme e seca à pele.

» Conheça 10 Mezinhas Caseiras Fantásticas para Pele Oleosa e com Acne

Hidratante caseiro para pele oleosa

Além dos hidratantes diários existentes no mercado, há várias máscaras adequadas para peles oleosas que pode fazer em casa, com um efeito bem eficaz.

Este hidratante caseiro é rico em vitamina A. Esta é um nutriente muito importante para a saúde da pele, especialmente nas peles oleosas, pois ajuda a prevenir o surgimento de espinhas e rugas, e ainda, a promover a regeneração da pele.

Ingredientes:

  • meia cenoura;
  • um pote de iogurte natural.

Como preparar:

Comece por ralar a cenoura, adicionando de seguida três colheres de sopa do iogurte natural. Misture muito bem.

Antes de passar este hidratante caseiro, deve limpar a pele do rosto com água fria e uma loção de limpeza oil free.

De seguida, deve aplicar a máscara caseira na pele do rosto, evitando a área da boca e dos olhos.

Deixe agir durante cerca de 20 minutos, após os quais deve enxaguar com água fria. Tenha o cuidado de não secar esfregando a toalha, mas sim dando pequenas pancadinhas na pele.

Confira o artigo » Pele Muito oleosa? Use Estas 7 Máscaras Faciais de Mel como Remédio Caseiro

Dicas para ajudar a controlar a produção de oleosidade

Os cuidados a ter com a pele oleosa são dicas essenciais para conseguir mantê-la bonita e saudável.

No entanto, há também outras dicas muito úteis, que ajudarão a controlar a produção de oleosidade.

Se há fatores causadores do excesso de sebo nos quais você não pode fazer nada, como a genética, há outros que você pode controlar.

Confira de seguida várias dicas que o ajudarão a controlar a produção de oleosidade.

  • A ingestão de água é essencial para a pele manter a umidade necessária para a sua integridade. Deve por isso beber todos os dias, seja na estação quente ou fria, dois litros de água.Evite alimentos muito gordurosos, preferindo vegetais, verduras, frutos e hidratos de carbono complexos.
  • Evite estar sempre a tocar no rosto com as mãos, pois esse contacto é suficiente para estimular a produção de sebo.
  • Evite ou diminua o consumo de alimentos industrializados, gorduras animais e doces.
  • Nutra a sua pele com uma alimentação rica em minerais e vitaminas.
  • Se tem excesso de peso, procure emagrecer, de uma forma saudável, e adotar um estilo de vida mais ativo, com a prática regular de atividade física.
  • Tenha sempre o cuidado de verificar se qualquer produto para a pele contém álcool ou óleo na sua composição. Evite esses produtos.

Continuação » 25 Remédios Caseiros para pele oleosa

Atualizado em 15 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.