5 dicas para hidratar o cabelo

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 27 de março de 2015

Qualquer mulher que adore cuidar do seu cabelo sabe o quanto a hidratação é essencial para manter a saúde e beleza dos fios. Na realidade, a hidratação é um dos cuidados mais importantes do cabelo.

hidratar o cabelo

Hidratar o cabelo correta e regularmente irá ajudar a proteger o fio da ação prejudicial do vento, do frio e do sol, tornando-os mais saudáveis, macios e brilhantes.

Além dos cuidados diários com a hidratação dos fios, é ainda fundamental uma hidratação periódica mais profunda (semanal ou quinzenal). Neste artigo poderá conhecer 5 dicas para hidratar o cabelo, e ainda, várias receitas de máscaras caseiras, que irão ajudá-la a hidratar mais profundamente os seus fios.

5 dicas para hidratar o cabelo

As cinco dicas que aqui apresentamos são cuidados básicos a ter durante a lavagem e hidratação dos fios, e que a serem seguidos diariamente, irão promover a saúde e beleza do cabelo. Caso você tenha cabelo pintado, ou problemas com queda anormal de cabelo, foliculite, caspa ou fios danificados, então deverá consultar o seu cabeleireiro, ou mesmo um médico dermatologista, sobre quais os cuidados mais adequados para o seu caso. Confira de seguida as nossas 5 dicas para hidratar o cabelo.

Dica 1: Não vale a pena usar muito shampoo, pois além de não lavar melhor apenas por usar mais produto, o excesso de shampoo resseca e abre os fios. Dessa forma, deve usar pouco shampoo e retirar muito bem utilizado água morna ou fria.

Dica 2: Os cremes hidratantes para o cabelo devem ser usados diariamente em todo o fio, evitando no entanto a raiz. Como exemplos de cremes de hidratação tem o Ducray Nutricerat Máscara Nutrição Intensa ou o L’Oreal Absolut Repair. Uma dica bem interessante, que faz aumentar ainda mais a capacidade de hidratação de um creme, é acrescentar Bepantol solução ao seu creme diário.

Dica 3: Quando aplicar o creme de hidratação no cabelo, deve colocar uma touca na cabeça. O calor libertado pelo couro cabeludo irá facilitar a abertura das cutículas, aumentando assim a penetração do hidratante no fio. Depois de colocar a touca, deixe o creme atuar durante o período de tempo indicado na embalagem, geralmente de 20 minutos.

Dica 4: Após aplicar o hidratante e o deixar atuar, é fundamental retirar todos os resíduos para não deixarem o cabelo pesado e sem brilho. Para isso, deve utilizar água um pouco fria para retirar bem o creme. Para finalizar, pode passar um sérum, que nutrirá ainda mais os fios, evitando pontas duplas, cabelo arrepiado e frizz. Como exemplos de séruns tem o Sérum da Wella, Sérum C Kamura ou o L’Oreal Absolut Repair Serum.

Dica 5: Se usar o secador para secar o seu cabelo, deve antes tentar absorver o máximo de água possível do cabelo com uma toalha fina, não esfregando cabelo. Esfregar com a toalha pode originar que os fios fiquem espigados.

Se tiver dúvidas quanto aos produtos mais adequados para hidratar o seu cabelo, então procure informar-se junto ao um médico dermatologista, ou mesmo o seu cabeleireiro, pois eles saberão indicar as opções mais corretas para o seu tipo de cabelo. A escolha de um produto adequado é essencial para manter o seu couro cabeludo saudável e os fios bonitos e brilhantes.

Além destas dicas diárias sobre como hidratar o cabelo, pode ainda fazer uma hidratação profunda, semanal ou quinzenalmente, de acordo com o tipo de cabelo. Existem vários tipos de máscaras hidratantes no mercado, havendo ainda receitas caseiras que pode usar, muito úteis para hidratar de uma forma mais profunda os seus cabelo, sem gastar muito dinheiro. Confira de seguida várias receitas caseiras para hidratar o cabelo.

Receitas caseiras para hidratar o cabelo

Antes de explicarmos sobre como fazer algumas receitas caseiras de máscaras hidratantes para os cabelos, é importante seguir as dicas apresentadas em cima de modo a ter as condições ideais para a aplicação da máscara. Confira de seguida três receitas caseiras de máscaras hidratantes para o cabelo.

Máscara hidratante de azeite

Ingredientes:

  • três colheres de creme de hidratação;
  • uma colher de sopa de azeite.

Como preparar:

Num recipiente junte os dois ingredientes, e misture bem. De seguida, aplique sobre os cabelos, não passando na raiz. Depois, deixe atuar durante 30 minutos. Esta receita caseira é ótima para cabelos secos, deixando os fios mais fortes e com mais vida. Caso faça esta máscara regularmente, conseguirá aos poucos acabar com os cabelos frágeis e quebradiços.

Máscara hidratante de abacate

Ingredientes:

  • meio abacate maduro;
  • duas colheres de sopa de mel;
  • uma gema de ovo.

Como preparar:

Num recipiente coloque o abacate maduro, previamente amassado, o mel e a gema de ovo. Misture bem e de seguida aplique no cabelo, massageando ao mesmo tempo. Por fim, envolva com uma touca de papel de alumínio, e deixe atuar durante cerca de 30 minutos. No final enxague com água ligeiramente fria, retirando todos os resíduos. O abacate, tal como o mel, são ingredientes perfeitos para uma máscara hidratante para cabelos ressecados.

Máscara hidratante de mel

Ingredientes:

  • meio abacate;
  • duas colheres de sopa de azeite;
  • três colheres de sopa de mel.

Como preparar:

Num recipiente de vidro adicione o abacate, previamente amassado, o azeite e o mel. Misture muito bem todos os ingredientes, e de seguida, aplique mecha a mecha, a dois dedos abaixo da raiz. Não se esqueça de massagear ao mesmo tempo que aplica a máscara. No fim tem apenas de deixar atuar durante perto de 20 minutos, enxaguando no final com água morna a fria. O mel, além de nutrir os fios, deixa o cabelo mais macio e sedoso.