5 dicas de maquiagem para pele negra

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 6 de maio de 2015

A maquiagem é um dos cuidados mais básicos na composição do look feminino. Uma maquiagem bem escolhida e aplicada, além de valorizar o que de melhor tem o seu rosto, consegue ainda disfarçar as imperfeições e pequenos defeitos da pele.

dicas de maquiagem para pele negra

A maquiagem é assim um cuidado essencial para a maioria das mulheres. Contudo, para que a maquiagem fique perfeita, é preciso respeitar as características de cada pele. Neste artigo iremos abordar várias dicas de maquiagem para pele negra, que a ajudarão a conseguir um resultado perfeito e fantástico. Confira.

5 dicas de maquiagem para pele negra

Maquiagem em pele negra Antes e Depois

A pele negra, sendo mais escura, necessita de cuidados vários na hora de escolher os produtos de maquiagem. Uma escolha incorreta irá deixar o seu look arruinado, conferindo um tom feio à sua pele. Assim, antes de entrarmos nas dicas de maquiagem para pele negra, é essencial abordar a escolha da base e do pó.

Estes dois produtos devem ser do mesmo tom da pele, caso contrário, esta ficará com um tom acinzentado. Outro aspeto importante a ter em conta é testar sempre as cores dos produtos de maquiagem antes de os aplicar.

No entanto, ao contrário do que muitas mulheres fazem, testando na pele do braço, deve fazê-lo no rosto, para ter a certeza absoluta de como irá ficar a maquiagem.

Como já deve ter percebido, os principais cuidados da maquiagem para pele negra dizem respeito à escolha das cores. Para a ajudar, deixamos de seguida 5 dicas de maquiagem para pele negra.

Dica nº1

O corretivo é um produto essencial para deixar o rosto perfeito, sem imperfeições. Na hora de escolher o corretivo, a primeira dica é usar um produto com o tom da pele, aplicando com batidinhas leves. Independentemente do tipo de imperfeição, deve escolher sempre um corretivo com o mesmo tom que a sua pele.

Quanto ao tipo de corretivo, se tem imperfeições roxas, deve usar corretivo amarelo. Se as imperfeições forem escuras, então o corretivo correto é o laranja.

Já se as imperfeições forem amarelo alaranjado ou de tom marrom, então opte pelo corretivo lilás. Já se as imperfeições forem avermelhadas, aposte no corretivo verde.

Dica nº2

As sombras mais adequadas para peles negras são o verde, rosa, lilás, dourada, prata ou azul. A cor prata, em especial, ajuda a realçar os olhos das mulheres com peles negras. Se usar uma sombra prata, experimente aplicar um delineador de traço fino, e ficará com um visual lindo para usar à noite. Pode também combinar várias tonalidades de sombra para produzir um resultado perfeito.

Por exemplo, a conjugação de marron, cinza e preto resulta num visual esfumado escuro, dando um ar bem chique e sofisticado. Por fim, as peles negras podem ficar bem valorizadas com a aplicação de máscaras para cílios de cor preta. Esta cor irá ajudar a realçar ainda mais os cílios de mulheres de peles mulatas ou negras.

Dica nº 3

Na hora de escolher um blush, opte preferencialmente por blush de cor vermelha, rosa ou dourada.

Dica nº4

Quanto aos produtos com função de iluminar o rosto, prefira aqueles que têm brilhos dourados. Estes ficam mais discretos em peles pretas, iluminando de uma forma natural.

Dica nº5

As peles negras, na zona do rosto, não são uniformes, já que nos olhos, à volta da boca e próximo da raiz dos fios de cabelo, a pele é mais escura que no resto do rosto. Como tal, deve usar dois tons de base, de modo a homogeneizar a pele. As melhores bases para peles negras são as mais douradas, de tons quentes.

Mais dicas de maquiagem para pele negra

Além das dicas básicas que referimos atrás, existem outras que podem ser muito úteis para uma maquiagem perfeita de peles negras. Confira também estas dicas, e componha uma make linda para a sua pele.

Como a pele negra tende a ter mais oleosidade, deve limpá-la previamente muito bem com um líquido ou gel de limpeza, aplicando de seguida um tônico preparativo, e apenas depois começar a aplicação dos produtos de maquiagem.

Apesar de as peles negras serem mais resistentes ao sol, na realidade, a exposição solar não deixa de ser prejudicial. Como tal, aposte em produtos de maquiagem com filtro solar, de modo a proteger a sua pele negra do surgimento de manchas.

Existem hoje em dia produtos de maquiagem que integram uma linha denominada de “linha solar”. Os produtos que fazem parte desta linha têm pigmentos em tons de marron e terracota, perfeitos para peles de cor negra.

Os lábios são também uma parte muito importante em qualquer make. Existem vários tons que ficam bem em makes de peles negras, consoante o efeito que pretenda dar ao seu look. Assim, se prefere um efeito mais discreto e suave, prefira os gloss transparentes ou os beges nudes. Já para uma boca mais marcante, os batons mais adequados para peles negras são os tons de ameixa, chocolate, vinho, café ou amora.

Continuação » 11 Cuidados com Pele Negra