30 Alimentos Incríveis para Melhorar a Memória e a Concentração

Sabia que há alimentos que podem ajudá-lo a melhorar a memória e capacidade de concentração?

A cafeína, presente no café, os flavonóides, presentes no chocolate e o aminoácido L-teanina presente no chá são apenas alguns exemplos de substâncias presentes em certos alimentos que podem atuar ativamente no sentido de melhorar consideravelmente a sua concentração.

Alimentos Para Melhorar A Memória E A Concentração

Já experienciou dificuldade em manter-se concentrado em determinadas atividades? Um bom nível de concentração é imprescindível para a execução correcta de uma enorme diversidade de tarefas.

A habilidade de se manter focado apresenta uma correlação directa com praticamente todas as funções cognitivas, uma vez que, se não consegue prestar atenção em algo, será muito difícil compreender, aprender ou memorizar o que quer que seja.

À medida que crescemos e nos desenvolvemos, a nossa habilidade de concentração também se desenvolve.

Por exemplo: por volta dos 6 anos uma criança consegue concentrar-se numa actividade por cerca de 15 minutos.

No entanto, por volta dos 9, já deve ser capaz de se manter concentrado por cerca de 1 hora.

Assim sendo, porque razão sentimos dificuldade de concentração em certas tarefas?

Esta dificuldade pode, na verdade, ser o resultado de diversos factores, entre eles o nosso interesse na actividade em questão, o nosso estado emocional e até mesmo a alimentação que seguimos.

Alimentos que ajudam a melhorar a memória e a concentração

Café

Fruto Do Cafeeiro

A razão pela qual uma boa percentagem da população começa o dia com uma chávena de café deve-se ao fato do café possuir uma substância que em muito ajuda a despertar: a cafeína.

O consumo moderado de cafeína não só melhora a habilidade de concentração como também o fará sentir-se mais energético e alerta, favorecendo também a sua memória a curto prazo bem como a sua capacidade de resolução de problemas.

É importante estar ciente de que o consumo de cafeína deverá sempre ser levado a cabo com muita moderação, uma vez que o consumo excessivo desta substância pode exercer um impacto negativo no seu sistema nervoso.

O ideal é não consumir mais do que 400 mg de cafeína por dia.

Como referência, lembre-se que 235 ml de café contém entre 95 e 200 mg de cafeína.

Portanto, evite beber mais do que 2 ou 3 chávenas por dia. Grávidas deverão evitar cafeína ou limitar o seu consumo a 300 mg por dia.

Chocolate preto

Para além de também conter cafeína, o chocolate é rico em flavonóides, particularmente epicatequina e catequina, caracterizados por fortes propriedades antioxidantes.

De acordo com diversos estudos realizados, a composição nutricional do cacau em muito pode ajudar a melhorar a concentração e o estado de humor.

Prefira sempre o chocolate negro ao chocolate de leite, uma vez que apresenta uma maior concentração de cacau.

Chá

Chá Verde

Tal como o cacau, o chá representa uma excelente fonte de antioxidantes flavonóides.

Adicionalmente, na composição do chá podemos também encontrar o aminoácido L-teanina, capaz de beneficiar significativamente as mais diversas funções cerebrais, podendo relaxá-lo sem o fazer sentir-se sonolento.

Talvez por esta razão o chá seja uma bebida tão popular entre monges budistas.

No entanto, tal como com o café, é importante não abusar do seu consumo e evitar ir para além das 3 chávenas diárias.

Mirtilo

Estudos revelam que a capacidade de concentração pode melhorar significativamente logo após o consumo de um simples sumo de mirtilo.

Mais do que isso, o mirtilo parece também favorecer a memória, beneficio esse que é potenciado pelos flavonóides presentes neste fruto.

Marisco

Caranguejo, ostra, ameijoa e peixe são poderosas fontes de ferro, que constitui um mineral extremamente importante para a preservação de uma boa saúde cerebral.

O ferro desempenha um papel crucial na produção de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo processo de memorização, aprendizagem e até regulação hormonal.

Estudos analisaram mulheres com deficiência de ferro e confirmaram que após um aumento do consumo de ferro o desempenho cognitivo das mesmas melhorou significativamente.

Para os vegetarianos, lentilhas, feijão, passas e verduras como o espinafre poderão revelar-se uma excelente fonte de ferro.

Para ajudar na absorção deste mineral recomenda-se que estes alimentos sejam acompanhados por outros alimentos ricos em vitamina C, como é o caso de frutas cítricas, tomate e pimentão.

Adultos do sexo masculino devem consumir cerca de 8 mg de ferro por dia, enquanto as mulheres deverão consumir 18 mg.

O consumo máximo diário de ferro deverá ser de 45 mg. A partir deste valor, o ferro poderá começar a causar complicações para a saúde.

Óleo de linhaça

óleo De Linhaça

O óleo de linhaça contém ácido alfa-linolénico, que representa um ácido gordo ômega 3. Para além de extremamente importante para o sistema cardiovascular, este ácido auxilia, também, no bom funcionamento cerebral.

Num estudo realizado com crianças que sofrem de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, concluiu-se que o óleo de linhaça, bem como suplementos de vitamina C, conseguem eficazmente amenizar sintomas como a falta de atenção, impulsividade, agitação e ausência de auto-controlo.

Vale a pena referir que em mulheres grávidas ou em fase de amamentação o óleo de linhaça pode dar origem a desequilíbrios hormonais.

Outros alimentos que ajudam a impulsionar o Foco e a Memória:

Abacate
Beterraba
Aveia
Caldo de osso
Laranja
Água
Chá verde
Banana
Semente de abóbora
Espinafre
Brócolis
Aipo
Óleo de coco
Gema de ovo
Azeite virgem extra
Vegetais de folha verde escura
Alecrim
Salmão
Cúrcuma (açafrão-da-terra)
Nozes
Semente de girassol
Amendoim e manteiga e amendoim
Vinho tinto
Grãos integrais

Referências

https://medlineplus.gov/ency/article/002017.htm
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20888549
https://medlineplus.gov/caffeine.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22775434
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18296328
https://www.cambridge.org/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17344500
https://ods.od.nih.gov/factsheets/Iron-Consumer/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16314082
https://nccih.nih.gov/health/flaxseed/ataglance.htm

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *