7 dicas para cuidar do cabelo cacheado - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

7 dicas para cuidar do cabelo cacheado

Ter um cabelo cheio de cachos é um sonho para muitas mulheres, que assim dão mais personalidade ao seu visual. Contudo, seja o seu cabelo naturalmente cacheado, seja o resultado de algum tratamento, este é um tipo de cabelo difícil de manter e de tratar.

cabelo cacheado 3

Se você quer os seus cabelos cacheados sempre bonitos definidos, e com um aspeto saudável e com um volume adequado, então há alguns cuidados diários que deve seguir. Uma das dicas mais importantes é utilizar produtos adequados para este tipo de cabelos.

Os cabelos cacheados são diferentes dos cabelos crespos e dos cabelos ondulados, e como tal, o uso de produtos específicos para outras características que não as do seu cabelo não terão o resultado desejado. Confira de seguida mais 7 dicas para cuidar do cabelo cacheado.

7 dicas para cuidar do cabelo cacheado

cabelo cacheado 4

Dica nº1

Uma das dicas mais básicas para cuidar do cabelo cacheado é lavá-lo com água morna ou fria. A água quente está na origem de problemas como o ressecamento dos fios e a descamação do couro cabeludo. Como tal, para evitar frizz, volume em excesso, e ainda, descontrolo na definição dos cachos, deve optar por água fria ou morna na lavagem do seu cabelo. No final da lavagem, evite o secador, pois pode também provocar o ressecamento dos fios, e ainda, a destruição dos cachos.

Dica nº2

Nos dias em que vai para a praia ou para a piscina, deve evitar molhar o cabelo. O sal da água do mar e o cloro presente na água das piscinas, além de serem prejudiciais para a saúde dos fios, podem ainda destruir os cachos.

Dica nº3

Para manter e tratar o cabelo cacheado é essencial ter alguns cuidados com a sua hidratação. Assim, especialmente na primeira lavagem da semana, utilize produtos hidratantes no cabelo, aliando shampoo, condicionador, leave in, protetor térmico e uma máscara hidratante. Os cuidados com a hidratação são essenciais, sejam em cabelos naturais, sejam em fios com químicos aplicados. Além destes cuidados, deve ainda fazer uma máscara hidratante com uma periodicidade mínima de 15 dias.

Dica nº4

Se na primeira lavagem da semana deve ter cuidados hidratantes, na segunda deve procurar nutrir os fios. A carência de nutrientes nos fios é responsável pela quebra e queda de cabelo, sendo assim fundamental nutrir devidamente o cabelo cacheado para ele se manter bonito e com os cachos definidos. Assim, para esta lavagem aposte em produtos nutritivos, mais uma vez conjugando shampoo, condicionador, leave in, protetor térmico e máscara.

 cabelo cacheadoDica nº5

Quando chega a altura de pentear os fios, há alguns cuidados importantes que deve ter. Basta pentear o seu cabelo cacheado de forma errada, para promover a quebra dos fios, o aparecimento de frizz e a rebeldia do cabelo. Assim, evite pentear os cabelos secos, pois os pentes e as escovas irão danificar a estrutura dos fios e desfazer facilmente os cachos. Para pentear corretamente o cabelo cacheado deve fazê-lo enquanto ele está úmido e utilizando um pente de dentes largos.

Dica nº6

Os leave in são produtos muito importantes para ajudar a manter o seu cabelo cacheado sedoso e macio. Na hora de aplicar, tenha o cuidado de utilizar apenas um pouco de creme, evitando aplicar em excesso, pois deixará o seu cabelo sem brilho, duro e com pouca fluidez de movimentos. Um bom exemplo é o Absolut Repair da L’Oréal. Para complementar este produto pode ainda aplicar um anti-frizz, como o Geleia disciplinante da Elseve.

Dica nº7

Na hora de dormir há alguns cuidados que pode ter para evitar que os seus cachos desapareçam durante a noite. Assim, deve apostar na utilização de fronhas de seda ou cetim na sua almofada para evitar o surgimento de frizz. Outra dica que pode utilizar é dormir com tranças frouxas. De manhã tem apenas de soltar os fios e aplicar um surf spray ou um reparador de pontas, sem os pentear.

Corte de cabelo para cabelo cacheado

cabelo cacheado 2

O cabelo cacheado costuma ter tendência para ser crespo e volumoso, e como tal, ao fim de algum tempo o ressecamento dos fios pode levar ao aparecimento de pontas duplas, que resulta num cabelo indisciplinado e rebelde. Para evitar isso deve cortar o cabelo de 3 em 3 meses. Caso não o faça, o seu cabelo cacheado terá maior tendência para sofrer com fios quebradiços e queda de cabelo. Para dar maior movimento e fluidez ao seu penteado, prefira cortes que não sejam retos.

Alimentação para cuidar do cabelo cacheado

Além de todas estas dicas, há ainda um conjunto de cuidados alimentares essenciais para manter a saúde dos fios. Assim, para fortalecer e promover o crescimento do cabelo cacheado deve apostar em alimentos proteicos, como ovos, carnes brancas e leguminosas, pois irão ajudar na produção de substâncias essenciais na estrutura capilar como a queratina e colágeno.

Além destes alimentos, deve ainda ter uma alimentação rica em verduras, legumes e frutas, de modo a fornecer minerais e vitaminas essenciais para a nutrição do couro cabeludo. Por fim, e como a hidratação não é apenas feita pelo exterior, deve beber bastante água, de modo a hidratar devidamente o seu organismo.

Atualizado em 12 Maio 2015

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade