7 Remédios Naturais Para a Tosse, Garganta Inflamada e Resfriado com Óleos Essenciais - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

7 Remédios Naturais Para a Tosse, Garganta Inflamada e Resfriado com Óleos Essenciais

Seja no auge do inverno ou até mesmo em pleno verão, a ocorrência de resfriados e crises de tosse pode revelar-se extremamente inconveniente e obrigá-lo a abandonar o seu estilo de vida habitual durante algumas semanas.

Uma vez que a espera pelo desaparecimento dos sintomas constitui um processo moroso e entediante, de seguida listaremos alguns remédios caseiros 100% naturais que ajudarão a acelerar este processo sem efeitos secundários desagradáveis associados.

7 Remédios Naturais Para A Tosse, Garganta Inflamada E Resfriado Com Óleos Essenciais

Massagem no peito e garganta

Massajar diretamente o peito e a garganta com óleos essenciais constitui uma forma extremamente simples, natural e agradável de ajudar a aliviar os sintomas de tosse e resfriado.

Os óleos essenciais de madeira de cedro e olíbano (Boswellia serrata), também conhecido como franquincenso), são frequentemente usados em conjunto no tratamento da tosse, uma vez que apresentam a capacidade de limpar os pulmões.

Para uma limpeza ainda mais eficaz das vias respiratórias, recomenda-se a utilização de óleos de hortelã-pimenta (Mentha × piperita), cipreste e Immortelle (Helichrysum italicum).

Para a Tosse: Utilize uma combinação diluida de madeira de cedro, olíbano, cipreste e helichrysum para massajar toda a região do peito.

Para a garganta inflamada: Esfregue uma mistura de óleos de limão, hortelã-pimenta e óleo essencial de árvore do chá (melaleuca) diretamente na garganta.

Comece na base das orelhas e desça pelo pescoço, massajando bem as zonas laterais. Massaje, também, por baixo do queixo, em ambos os lados da traqueia. Repita este processo três vezes por dia.

Massagem para sinusite

A sinusite ou congestão nasal pode revelar-se um dos sintomas mais desagradáveis de gripes e constipações, podendo mesmo originar fortes dores de cabeça. De forma a descongestionar e limpar as vias respiratórias, siga as seguintes dicas:

Para ajudar a livrar-se da congestão nasal, massaje suavemente perto das narinas, aplicando directamente óleo de madeira de cedro ou óleo essencial de árvore do chá. É importante evitar contacto com os olhos e membranas mucosas.

Caso experiencie corrimento nasal (coriza) combine algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou hortelã-pimenta com óleo vegetal, e de seguida utilize-o para massajar o nariz, junto das narinas.

Repita este processo diariamente antes de dormir. Isto ajudará descongestionar o nariz e a recuperar a capacidade de respirar normalmente. Lembre-se que, na utilização de qualquer tipo de óleo essencial, é importante mantê-lo bem longe dos olhos, boca e interior do nariz.

Inalação de vapor

Inalação De Vapor Com óleos Essenciais Para Tosse, Garganta Inflamada E Resfriado

Já reparou que após um duche bem quente o seu nariz parece ficar mais limpo? Isso deve-se ao vapor, que contribui para o descongestionamento nasal. Quando conjugado com determinados óleos essenciais, a inalação de vapor pode ajudá-lo a limpar totalmente o nariz e a livrar-se dos problemas de congestionamento.

Infelizmente, o tempo passado no duche não é o suficiente para resolver definitivamente o problema, por isso sugerimos-lhe os seguintes tratamentos alternativos:

Para a congestão nasal (coriza), garganta inflamada e dores de cabeça de sinusite: Combine 3-12 gotas de limão, lavanda, manjerona e lima numa tigela de água a ferver e de seguida inale o vapor.

A lima e o limão ajudarão a descongestionar o nariz, enquanto a lavanda e a manjerona auxiliarão no alivio da dor de cabeça.

Remédio para a tosse e gotejamento pós-nasal: Coloque 3-12 gotas de óleos de manjerona, lavanda, cedro e hortelã pimenta numa tigela de água a ferver. Posicione a cara na direcção da tigela e inale os vapores por cerca de 5 a 10 minutos. Repita este processo 3 vezes por dia.

Inalação direta de óleos essenciais

Caso não tenha acesso imediato ao vapor de água e deseje uma alternativa ainda mais simples, experimente aplicar 1-6 gotas de óleo essencial de lima, limão ou hortelã a um lenço e inalar ocasionalmente até 3 vezes por dia.

A lima e o limão ajudarão a descongestionar o nariz, enquanto a hortelã combaterá os sintomas do trato respiratório superior associados às gripes e constipações, como é o caso da tosse e garganta inflamada.

Qualquer um destes três óleos apresenta o benefício adicional de possuir um aroma extremamente agradável e refrescante.

Banho calmante

Não há dúvida de que um banho morno de óleos essenciais ajudará o corpo a relaxar, o que contribuirá para aliviar muitos dos sintomas associados às gripes e resfriados (ou constipações, como se diz em Portugal).

Para desfrutar dos benefícios de um banho calmante, utilize os seguintes óleos essenciais.

Combine entre 2 a 8 gotas de qualquer um destes óleos essenciais com quantidades idênticas de champô ou sabonete liquido:

– Limão
– Árvore do chá (Melaleuca alternifolia)
– Gerânio
– Lavanda
Tomilho

Adicione esta mistura a um banho morno e banhe-se por cerca de 10 minutos.

Compressas quentes

A utilização de compressas quentes para fazer uma infusão com determinados óleos essenciais poderá, de fato, ajudar a aliviar os sintomas de gripes e constipações. Para a realização deste tratamento caseiro, adicione duas gotas de qualquer um dos seguintes óleos a uma garrafa com 500 ml de água morna:

– Cedro
– Tomilho
– Hortelã-pimenta
– Lima
– árvore do chá
– cravo da índia
– Limão
– Olíbano
– Gerânio
– Manjerona
– Lavanda
– Cipreste
– Helichrysum

Agite bem a garrafa e de seguida molhe a sua compressa na mistura (recomenda-se a utilização de um pano limpo e absorvente). Esprema bem a compressa para remover o excesso de liquido e aplique-a diretamente sobre a testa, passando também pelo nariz, face, garganta e peito.

Poderá aplicar a compressa também nos ouvidos, como método de tratamento para a dor de ouvido. Cubra a compressa com uma t-shirt ou toalha e deixe repousar entre 2 a 4 horas. Este tratamento poderá ser realizado até 3 vezes ao dia.

Líquidos mornos

Líquidos mornos exercem um efeito tranquilizante no organismo e podem ajudar a amenizar muitos dos sintomas do resfriado.

Para relaxar e combater eficazmente estes sintomas, massaje a garganta com óleos essenciais de lavanda, tomilho, hortelã-pimenta, olíbano ou árvore do chá e complemente com uma mistura calmante de vinagre de maçã com mel.

Complementarmente a estes remédios naturais, não se esqueça de repousar bastante e seguir uma alimentação saudável.

Atualizado em 16 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.