Fotos Antes e Depois

7 Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Abeto balsâmico

O óleo essencial de Abeto balsâmico é um daqueles óleos essenciais que provavelmente nunca ouviu falar, mas já deveria ter ouvido!

Este óleo com um aroma característico a pinheiro é utilizado numa grande variedade de situações e possui benefícios que vão da sua eficácia como analgésico à capacidade de tratar o odor corporal embaraçoso.

Abeto Balsâmico, Abies Balsamea (balsam Fir)

Origem do Óleo Essencial de Abeto balsâmico

O óleo essencial de Abeto balsâmico é conhecido como o curador da floresta devido aos seus vastos benefícios medicinais.

Extraído das agulhas e das folhas do pinheiro branco (Abies balsamea), este óleo essencial é produzido por destilação a vapor. O seu aroma espirituoso é como caminhar através de uma floresta nevada ou como a calorosa memória das férias.

Por esta razão, o composto tem sido bastante apreciado pelo seu cheiro, sendo utilizado para purificar e desinfetar o ar.

Historicamente, as folhas (tipo agulha) deste pinheiro costumavam ser queimadas, após os partos, para garantir que o recém-nascido e a mãe ficavam de boa saúde.

Várias partes deste pinheiro também eram utilizadas para tratar a menstruação irregular. Além disso, acreditava-se que esta espécie ajudava a tratar o reumatismo, a tuberculose e o câncer, quando associados a outros medicamentos.

O uso do Abeto balsâmico em remédios enquadra-se na medicina popular. Foi utilizada na medicina ocidental e ayurvédica para produzir uma cataplasma para curar a dor muscular, o reumatismo e a artrite.

Além destas aplicações, a seiva da árvore era habitualmente utilizada para produzir pomadas para feridas, furúnculos, erupções cutâneas, chagas e vários outros problemas de pele.

Acreditava-se ainda que a casca deste pinheiro aliviava os problemas renais, enquanto as raízes tratavam os problemas do coração e das articulações.

Os nativos americanos também se aperceberam do seu valor medicinal. Eles acreditavam que encher almofadas com as agulhas do pinheiro proporcionava um sono tranquilo e pacífico. Os antigos egípcios exploraram o valor cosmético do óleo essencial, massajando-o no couro cabeludo para promover a saúde do couro cabeludo e o crescimento do cabelo. Saiba mais sobre este tema AQUI.

Benefícios do Óleo Essencial de Abeto balsâmico

Óleo Essencial De Abeto Balsâmico

Os usos e os benefícios do óleo essencial de Abeto balsâmico mantêm a relevância que sempre tiveram. Devido às grandes áreas florestais que possuem e ao estilo de vida consciente das questões de saúde, o composto é atualmente produzido em maior escala na Alemanha, na Bulgária e na França.

Usado com frequência em produtos de beleza, produtos de banho, incensos e purificadores de ar, este óleo essencial é utilizado em mais produtos do que você imagina! Ao colocar um frasco deste óleo essencial nas divisões da sua casa, poderá usufruir dos vários benefícios maravilhosos deste tónico revigorante.

O que Procura?
Óleo Essencial de Gengibre: 6 Benefícios Medicinais Incríveis, Usos e Como Fazer em Casa

Antisséptico

Apreciado há muito tempo pelas suas propriedades terapêuticas medicinais, o composto está repleto de propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Ao colocar um frasquinho deste óleo no seu armário de medicamentos, poderá fazer uso de uma poderosa defesa contra infecções.

Alguns estudos descobriram que a aplicação deste óleo curativo sobre feridas e cortes impede que essas lesões se tornem sépticas e, portanto, reduz a possibilidade de infecções.

Analgésico

Os indivíduos que sofrem de dores musculares, de reumatismo ou de artrite poderão encontrar um aliado eficaz no composto. Este óleo calmante funciona como analgésico, estimulando a circulação sanguínea e eliminando as toxinas nocivas. Mas não se limita a esse poderoso efeito analgésico, pois também é capaz de acelerar o processo de cicatrização.

Para usufruir das suas propriedades anti-inflamatórias, misture algumas gotas de óleo essencial de Abeto balsâmico com um óleo veicular/transportador, como o óleo de sésamo, e massaje as articulações e os músculos doridos.

Adicionando algumas gotas a um banho quente, também irá usufruir de um mundo de benefícios para os seus músculos em dificuldades.

Saúde Respiratória

Não deverá constituir uma surpresa que este composto revigorante seja capaz de restaurar a harmonia e o funcionamento eficaz do seu sistema respiratório.

Durante séculos, o óleo essencial de Abeto balsâmico foi utilizado para tratar a tosse e os problemas associados ao excesso de produção de muco. As suas propriedades antissépticas ajudam a impedir a expansão da infecção, enquanto as suas propriedades antitússicas funcionam como um poderoso supressor da tosse.

Os indivíduos que sofrem de tosse com catarro serão aliviados pela sua utilização, pois este limpa as vias respiratórias obstruídas, esvaziando os seios perinasais e diminuindo as dificuldades respiratórias.

Se você sofre de bronquite, poderá querer adicionar algumas gotas a um difusor de ar para criar um ambiente calmante, purificado e de fácil respiração.

Desintoxicante

Se está a sentir-se atolado por elementos tóxicos que contaminam o seu ambiente e o seu estilo de vida ou simplesmente quer perder a gordura em excesso, o óleo essencial de Abeto balsâmico constitui um excelente agente desintoxicante.

Estimulando o fígado e encorajando o corpo a limpar-se a si próprio, este óleo essencial é perfeito para pessoas que estão em algum processo de desintoxicação ou que apenas estão a tentar limpar o seu organismo de toxinas potencialmente nocivas.

Odor corporal intenso

O perfume do pinheiro é há muito associado a um ambiente limpo e puro, de tal forma que o seu aroma caracteriza imensos agentes de limpeza comerciais.

O que Procura?
Podem os Óleos Essenciais Agir Como Analgésicos para as Dores?

As pessoas que procuram um método natural e orgânico para melhorar o odor corporal intenso certamente considerarão o óleo essencial de Abeto balsâmico particularmente útil.

O aroma fresco desta espécie de pinheiro reduz o mau odor intenso enquanto os agentes antibacterianos e antissépticos do óleo matam qualquer bactéria ou infecção responsável por produzir um cheiro menos agradável.

Saúde da Pele

Se pretende ter um aspeto fresco e radiante com um tom de pele saudável, coloque um frasco de óleo essencial de Abeto balsâmico no seu estojo de maquiagem ou no seu armário de medicamentos.

O composto contém propriedades adstringentes, tornando-o eficaz no tratamento de problemas de pele tais como a acne, feridas, cortes, picadas de insetos e várias outras infecções.

Além disso, as propriedades antioxidantes do óleo detetam e eliminam os radicais livres, contrariando o envelhecimento prematuro. A aplicação regular do óleo irá mantê-lo/a limpo/a, fresco/a, jovem e livre de infecções.

Aromaterapia

Não desconsidere o óleo essencial de Abeto balsâmico, achando que se trata apenas de um óleo para difundir apenas nos dias de descanso. Quando infundido, este óleo essencial fornece um aroma puro e suave que purifica o ar e limpa o seu ambiente.

O composto não mata apenas os gérmenes que persistem no ar, como também alivia a tensão e o estresse. Coloque um par de gotas no seu infusor, quando estiver particularmente estressado, e disfrute de alguns minutos a sentir-se como se estivesse numa acolhedora cabana no meio da floresta.

Como Utilizar

Óleo Essencial Abies Balsamea

Para disfrutar dos benefícios aromaterapêuticos e respiratórios do óleo, coloque algumas gotas num infusor. A infusão deste óleo essencial irá também purificar e desodorizar a casa.

Adicione um par de gotas do composto aromático à água do seu banho para limpar a sua pele, eliminar o mau odor corporal e tratar os músculos e articulações doridos e reumáticos.

Misture algumas gotas com um óleo veicular/transportador à sua escolha para produzir um óleo antisséptico ou de massagem.

Misture 8 gotas do óleo essencial com 12 gotas de óleo essencial de limão, a 1/8 de uma chávena de vinagre branco e um galão líquido de água morna para fazer um detergente de limpeza natural e extremamente poderoso.

Algumas Considerações

Antes de incorporar o composto ou qualquer outro óleo essencial na sua rotina terapêutica e medicinal, deverá tomar em consideração algumas ideias importantes:

O óleo não é seguro quando ingerido.

Consulte um médico antes de o usar para garantir que a sua utilização não interage com nenhuma medicação que esteja a fazer ou que agrave qualquer situação clínica pré-existente.

Antes de o utilizar, procure realizar um exame de alergias (teste de contato). Uma forma de realizar um teste de alergias em casa será colocando uma gota ou duas de óleo essencial no dorso da sua mão e, de seguida, aguardando algumas horas para verificar se acontece alguma reação adversa.

O que Procura?
Guia de Óleos Essenciais

Quando utilizar o composto, evite o contato direto com os olhos e com outras mucosas.

Não se recomenda a sua utilização em mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Recomendamos a utilização dos óleos essenciais da Plant Therapy. Os seus aromas foram testados por Robert Tisserand, que possui mais de 40 anos de experiência na área e é o autor do livro “Essential Oil Safety” (em português: Segurança dos Óleos Essenciais).

Os óleos são testados em laboratório com Cromatografia de Gás, Espectrometria de Massa e, em alguns casos, com análise quiral.

Isto assegura que o cliente está a adquirir compostos que possuem os componentes-chave ativos, e são verdadeiros, não apenas um produto sintético de cheiro agradável. Cada garrafa possui um código de lote que o cliente pode enviar para analisar no site online da Plant Therapy.

A Plant Therapy tem uma gama de óleos com uma grande seleção orgânica. Também possuem óleos “seguros para as crianças” que são pré-diluídos – assim como óleos “seguros para as crianças” não diluídos que vêm com as instruções de diluição.

Nota: Alguns óleos são seguros para as crianças mas outros não o são – ter um rótulo que indica esta informação facilita o reconhecimento.

Além de tudo isto, eles possuem preços muito acessíveis! O cliente não irá pagar o trabalho de inúmeros intermediários, como faria com um “óleo de marketing multi nível”. Embora achemos que alguns sejam de altíssima qualidade, consideramo-los demasiado caros devido ao método de distribuição.

Os produtos muito caros podem assustar os mais novatos e inibi-los de comprar essa marca. Desta forma, consideramos que um óleo de alta qualidade e a um preço acessível reduzirá essa barreira.

Com os preços razoáveis ​​e a qualidade que a Plant Therapy fornece, acreditamos que os óleos essenciais podem e devem fazer parte de todos os “armários de primeiros socorros”.

O nosso site não é, de forma alguma, associado da Plant Therapy. Todas as informações e opiniões que transmitimos neste artigo são realmente aquilo em que acreditamos. Podemos garantir que não estamos a fazer publicidade.

A Plant Therapy possui realmente os melhores produtos do mercado na relação qualidade/preço, na nossa opinião!

Referências

http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf60172a007
https://link.springer.com/article/10.1007/BF02029329
http://www.sciencedirect.com/science/article/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2675024/
https://books.google.com/books?id=qbcwxnkLOSYC
http://opensiuc.lib.siu.edu/ebl/vol2006/iss1/7/
http://www.sciencedirect.com/science/article/
https://en.wikipedia.org/wiki/Abies_balsamea
http://eol.org/pages/1061732/overview
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16619365
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12802719
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25801172

06. novembro 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *