Fotos Antes e Depois

8 Óleos Essenciais para Tratar e Prevenir Infecções Urinárias (Uretra, Bexiga, Ureter e Rins)

A maior parte das infecções bacterianas do trato urinário são tratadas através de antibióticos. No entanto, ainda que os antibióticos desempenhem um papel fundamental no tratamento de diversos tipos de problemas de saúde, a realidade é que a utilização em excesso dos mesmos pode exercer um impacto negativo na integridade da flora intestinal.

Para além disso, tomar antibióticos em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de resistência aos mesmos, quebrando assim a sua capacidade de atuar no tratamento do problema.

Isto faz com que recorrer a alternativas de carácter mais natural para o tratamento de infecções do trato urinário possa revelar-se necessário.

óleos Essenciais Para Infecção Na Bexiga, Uretra, Bexiga, Ureter E Rins

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são óleos extraídos de plantas e flores, preservando as suas propriedades medicinais. São considerados a “essência pura” das plantas, o que significa que lhe permitem usufruir de todos os benefícios das mesmas num formato mais concentrado.

De seguida listaremos 8 óleos capazes de auxiliar eficazmente no tratamento e prevenção de infecções do sistema urinário.

Olíbano

Oleo De Olibano Franquincenso

Muito conhecido pelas suas propriedades medicinais, o olíbano (Boswellia serrata) ou franquincenso é considerado um “tónico” com a capacidade de fortalecer o sistema imunitário, reduzir inflamações e prevenir infecções.

O óleo (extraído principalmente das espécies Boswellia carterii, frereana, e sacra), pode ser também utilizado como relaxante natural, capaz de o ajudar a usufruir de noites de sono mais tranquilas.

Cravo-da-índia

O óleo essencial de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum) é conhecido como um dos melhores para o tratamento de infecções, o que se deve à sua habilidade de eliminar bactérias e parasitas.

Para além de contribuir para a prevenção de infecções do trato urinário, o cravo-da-índia também poderá atuar como um anti-inflamatório e ajudar no alívio de dores.

Orégano

óleo Essencial De Orégano

Enquanto antimicrobiano natural, o orégão ou orégano destaca-se pela sua eficácia no combate a bactérias que apresentam imunidade a antibióticos, particularmente a Escherichia coli, que representa a principal responsável pelo desenvolvimento de infecções no sistema urinário.

O que Procura?
Óleo Essencial de Gengibre: 6 Benefícios Medicinais Incríveis, Usos e Como Fazer em Casa

Leia mais sobre este composto AQUI

Árvore-do-chá

Óleo Essencial Da árvore Do Chá

O óleo da árvore-do-chá (também conhecido como óleo de melaleuca alternifolia) apresenta propriedades medicinais muito semelhantes às do óleo essencial de orégano, sendo, por isso, muito eficaz no combate a bactérias resistentes a antibióticos. O uso interno deste óleo altamente desaconselhado. Em vez disso, recomenda-se que adicione o óleo a banhos quentes.

Capim Limão (Lemongrass)

óleo Essencial De Capim Limão

Este é mais um óleo capaz de favorecer ativamente o seu sistema imunitário. De acordo com um estudo realizado, o capim limão (Erva-Príncipe ou Capim-Cidreira) de nome científico Cymbopogon citratus, revelou-se capaz de combater eficazmente diversos tipos de bactérias, entre elas a E.coli, bem como diversos outros microorganismos que apresentam imunidade a antibióticos.

Mirra

Tal como os restantes óleos aqui referidos, o óleo essencial de mirra (extraído da planta Commiphora myrrha) também auxilia eficazmente no combate de microorganismos resistentes a antibióticos, revelando-se assim uma excelente alternativa natural para o tratamento de infecções do trato urinário.

Há já muitos anos que este óleo é conhecido pela sua eficácia neste campo, sendo ainda hoje muito utilizado para o tratamento de problemas deste tipo.

Junípero (Zimbro)

Oleo Essencial De Junipero Zimbro

A baga de zimbro é comummente utilizada no tratamento de todos os tipos de problemas associados à bexiga e aos rins, sendo, por isso, a alternativa natural perfeita para o tratamento e prevenção de infecções do sistema urinário.

Graças às suas propriedades antibacterianas, antifungícas e diuréticas, o seu óleo, não só extraído das bagas, como também das agulhas, e da madeira de zimbro, tendo o nome científico Juniperus communis, não só combate a infecção, como acelera o processo de recuperação.

Laranja-bergamota

Óleo Essencial De Bergamota

A utilização de óleo de Laranja-bergamota (Citrus bergamia) ajudará a prevenir eficazmente infecções na uretra, bexiga, ureter e rins. Para usufruir dos benefícios anti-inflamatórios deste óleo, basta adicionar algumas aos seus banhos. Adicionalmente, o óleo de laranja-bergamota também poderá ser utilizado no alivio de dores abdominais.

Conheça melhor o composto AQUI.

Como utilizar estes óleos essenciais

Óleos Essenciais Para Tratar E Prevenir Infecção Urinária

Agora que conhece os melhores óleos para o combate de infecções urinárias, é importante aprender a utilizá-los corretamente, de modo a conseguir usufruir de todos os benefícios dos mesmos.

O que Procura?
Óleos Essenciais Para a Disfunção Erétil

Inalar

Uma das formas mais rápidas de beneficiar destes óleos essenciais é através de inalação. Para tal, pode comprar um difusor para a sua casa, ou simplesmente adicionar algumas gotas de óleo a água fervente, o que fará com que os vapores resultantes da mistura se espalhem pela sua casa.

Aplicação tópica

A aplicação directa dos óleos sobre a pele permitirá à mesma absorver todos os benefícios medicinais presentes nestas essências. De modo a proteger a pele, é importante diluir o óleo essencial num óleo vegetal (coco, jojoba, azeite) antes de efetuar a aplicação.

Ingestão

É importante confirmar que a marca de óleo essencial que utilizar permite a ingestão do produto, uma vez que nem todos os óleos essenciais são produzidos da mesma forma e podem ser ingeridos.

Caso esteja indicado pela marca que o óleo é próprio para consumo, poderá ingeri-lo com um copo de água ou chá (utilize apenas copos de vidro).

Para o tratamento de infecções urinárias, o método de utilização mais comum é a ingestão ou a aplicação tópica sobre a região inferior abdominal.

Ainda que possa utilizar estes óleos individualmente, por vezes pode ser benéfico misturá-los. Para tal, pode seguir estas receitas:

Para a bexiga

6 gotas de uma mistura de óleo de limão com óleo de cravo da índia, 6 gotas de óleo de orégão e 6 gotas de olíbano.

Pomada desintoxicante para infecções urinárias

10 gotas de óleo de baga de zimbro, 10 gotas de óleo de alecrim e 10 gotas de cidreira. Estes óleos deverão ser diluídos em óleo de coco, e posteriormente adicionados a uma garrafa de rolo para facilitar a aplicação tópica.

Óleo de Capim Limão e coco

Misture partes iguais de óleo de coco e óleo de cidreira e utilize o preparado como aplicação tópica para as palmas dos pés.

Estes óleos são extremamente fáceis de utilizar e não comportam quaisquer tipos de efeitos colaterais nocivos para a sua saúde, desde que sejam corretamente utilizados.

De modo a maximizar a sua eficácia no tratamento e prevenção de infecções, recomenda-se que os complemente com outros suplementos naturais, como é o caso de vitamina C, D-Mannose e probióticos.

O que Procura?
Quantas Vezes se Deve Urinar por Dia - Está urinando demais? 7 Possíveis Causas

Fique a saber tudo sobre Infecção Urinária na Gravidez.

18. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *