8 Remédios Caseiros Infalíveis para Refluxo Gástrico e Azia

Com esta matéria vamos dar continuação ás mezinhas caseiras para curar ou prevenir a acidez do estômago, azia, e o refluxo gástrico. Para quem ainda não leu as dicas anteriores, é importante que conheça os 6 remédios que já foram publicados aqui: 14 Remédios Caseiros para Refluxo Gastroesofágico.

Chá de Gengibre

Ferva raiz de gengibre para ajudar com refluxo ácido

O Gengibre ajuda a aliviar uma série de problemas de estômago, desde as náuseas ao refluxo ácido. Beber uma xícara de chá fresco cerca de 20 minutos antes das refeições pode ajudar a acalmar a barriga e agir como um tampão para os ácidos do estômago.

Você vai precisar de …

  • 3 fatias de raiz de gengibre
  • 2 copos de água

Fatie 3 pedaços de raiz de gengibre e cozinhe lentamente com 2 copos de água, durante 30 minutos, com o recipiente tapado. Retire os pedaços de gengibre, coloque num copo, e beba a infusão cerca de 20 minutos antes da refeição.

Tabaco + álcool = coração em chamas

Tabaco + álcool = coração em chamas

Fumar cigarros e consumir álcool pode originar o refluxo terrível. A nicotina e o álcool, ambos trabalham no enfraquecimento do Esfíncter esofágico inferior, tornando ainda mais fácil, o conteúdo do estômago e ácido “espirrar” para o esôfago. Para além disso, o álcool também irrita o estômago. A solução? Parar de fumar, e beber menos. Seguir estes 2 conselhos vai melhorar a sua saúde em geral, além de aliviar o refluxo gástrico.

Chá de camomila

Chá de camomila

Beber um pouco de chá de camomila cerca de ½ – 1 hora antes de ir dormir pode ajudar a reduzir a inflamação no estômago e, equilibrar os níveis de acidez.

O  chá de camomila também faz maravilhas no alivio do estresse, situação que também pode fazer desencadear o refluxo ácido, e vai ajudá-lo a dormir durante a noite também.

Ingredientes, acessórios:

  • 1 colher de chá de pétalas de flores de camomila secas
  • Coador/Peneira
  • 1 xícara de água a ferver
  • Mel ou limão (opcional)

Ferva um copo de água em uma panela e, em seguida, coloque 1 colher de chá de pétalas secas de camomila, e deixe-as ferver durante 45 segundos.

Retire do fogo e deixe as pétalas em infusão durante mais 1 ou 2 minutos antes de coar. Coloque o chá numa caneca, adicione um pouco de mel ou limão, se desejar, e desfrute.

Funcho (erva-doce) Foeniculum vulgare Mill

Foto de sementes de funcho (erva-doce)

O funcho é uma planta altamente benéfica para nosso estômago. Ajuda a melhorar a digestão e reduz os espasmos, contrações estomacais.

A erva-doce contém um composto chamado Anetol (ou trans-anetol) que ajuda a acalmar os espasmos do trato gastrointestinal. A planta tem também efeitos anti-inflamatórios.

  • Basta mastigar meia colher de chá de sementes de funcho após as refeições.
  • Alternativamente, pode ferver uma colher de chá de sementes de funcho em um copo de água. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos e depois coe. Beba-o duas ou três vezes por dia durante alguns dias.

Olmo-vermelho (Ulmus rubra)

Foto de casca de Olmo-vermelho (Ulmus rubra)

O olmo-vermelho oferece propriedades demulcentes que ajudam a proteger o revestimento do esôfago e do estômago. Além disso a planta tem efeitos calmantes e anti-inflamatórios.

  • Misture duas colheres de sopa de pó de casca de olmo-vermelho (Ulmus rubra) em dois copos de água quente.
  • Deixe em infusão por cerca de cinco minutos.
  • Beba-o três vezes por dia até que sinta realmente uma melhoria.

O olmo-vermelho é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, ervanárias, etc.

Altéia (Althaea officinalis L.)

Raiz de Althaea officinalis

A alteia é uma planta de flor branca. As suas folhas e raizes são utilizadas para produzir medicamentos. Atenção! Não confunda a Alteia com a Malva sylvestris.

Tal como o Olmo-vermelho, a alteia tem também propriedades calmantes e demulcentes. É rica em mucilagem, uma substância vegetal que protege a mucosa do estômago e do esôfago.

  • Adicione duas colheres de sopa de raiz de alteia (Althaea officinalis L.) seca a um quarto (quatro copos) de água.
  • Deixe descansar durante a noite.
  • Na manhã seguinte, retire a erva.

Beba esta mezinha algumas vezes por dia até que o refluxo gástrico melhore.

Para além da maravilhosa utilidade da alteia no tratamento da acidez estomacal, as suas folhas e raízes são também utilizadas para tratar outras patologias, tais como: dor e inchaço (inflamação) das membranas mucosas que revestem o trato respiratório; tratar a tosse, diarreia, úlceras no estômago, prisão de ventre, inflamações do trato urinário, e cálculos na bexiga.

Cominho (Cuminum cyminum)

Sementes de Cominho (Cuminum cyminum) para refluxo gástrico

As sementes de cominho podem auxiliar no tratamento do refluxo ácido, uma vez que contêm propriedades que estimulam a digestão, e reduzem problemas digestivos, tais como acidez e gases estomacais.

Ferva uma colher de chá de sementes de cominho em um copo de água. Deixe em infusão durante cinco minutos e depois coe.

Beba este chá pela manhã e após as refeições durante alguns dias ou até notar melhorias.
Uma boa dica será, adicionar o tempero aos alimentos, durante o cozimento, ou confecção de pratos.

Dicas adicionais:

  • Coma uma maçã vermelha ou algumas amêndoas após as refeições. Ambas podem ajudar a prevenir o aparecimento de refluxo ácido.
  • Além disso, inclua alimentos probióticos, como o iogurte, na sua dieta.
  • Não realize refeições muito pesadas, especialmente antes de se deitar.
  • Se tiver Peso em excesso, tente perdê-lo!

É muito importante você tentar saber o que desencadeia o refluxo ácido. A maioria dos fatores comuns são o tabagismo; consumo de álcool, café e bebidas carbonatadas (com gás); comer chocolate, frutas cítricas, cebola, alho, picante, fritos e alimentos gordurosos.

Uma forma bem fácil de prevenir o refluxo quando estamos deitados, ou a dormir é, elevarmos a cabeceira da cama cerca de 10 centímetros.

Além disso, devemos ficar deitados para o lado esquerdo. Estudos indicam que dormir para o lado direito pode agravar o problema de refluxo gastroesofágico.

Banana ou Maçã

banana é um alimento seguro se você estiver em uma dieta de GERD

As Bananas contêm antiácidos naturais que evitam o refluxo no estômago. Compre bananas bem maduras, ou deixe-as amadurecer e coma todos os dias.

Outra boa opção é comer uma maçã todos os dias. Ingerir uma maçã cerca de 2 horas antes de dormir, ajuda a aliviar ou evitar a azia.

Conclusão

Você está sofrendo de azia

Esta dor e ardor é como um fogo que arde no peito, e se espalha até à garganta!

É certo que existem medicamentos que podem acabar com o desconforto, no entanto, muitas vezes vêm acompanhados de efeitos colaterais a longo prazo, além de criarem dependência.

Cada caso é um caso, os organismos são todos diferentes, e cada um de nós predispõe de fatores de risco diferentes. Fatores genéticos, tabaco, etc. Eu, no meu caso, resolvi o problema com 2 remédios caseiros referidos na publicação anteriorMascar chiclete e com a raiz de alcaçuz.

Pode demorar até encontrar a receita caseira que funcione melhor para tratar a sua azia, mas eu acredito e espero que alguma destas receitas resulte e seja útil para você, pois a longo prazo, vão fazer toda a diferença, ao contrário dos medicamentos.

Referências:

www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16246942
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8071510

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 29/05/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 29/05/2018 às 9:26 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)