Abrasão (lesão na pele, raspagem superficial da pele) - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Abrasão (lesão na pele, raspagem superficial da pele)

Abrasão – Esfoladela (lesão, raspagem, superficial da pele):

O que é? É uma lesão na qual uma porção da pele está esfolada, mas não existe atingimento das camadas mais profundas da pele. Estas lesões são comuns no desporto e, apesar serem superficiais, funcionam como porta de entrada para infecções. As crianças e os atletas têm as maiores probabilidades de sofrerem uma abrasão pelo simples facto de sofrerem mais quedas, durante as quais existe raspagem da pele numa superfície dura.

Causas

Normalmente este ferimento é provocado por uma queda acidental, laboral ou desportiva, por um acidente de carro, na qual a pele raspa no solo ou noutra superfície dura.

Sinais e sintomas

A dor e ardência são os dois sintomas mais comuns. Em relação aos sinais importa referir a ferida superficial da pele, sem atingir as camadas profundas da mesma, de contornos irregulares, mais ou menos suja, avermelhada e com pele descamada.

Como se Diagnostica

Observando a pele após a queda.

Cuidados a ter

Manter a zona envolvida em repouso, com penso adequado, e recorrer ao médico sempre que a ferida seja extensa ou mais profunda, tenha estado muito suja ou que o perigo de infecção seja provável.

Riscos e Complicações

O maior risco é a ocorrência de infecção, incluindo o tétano. Quando são muito extensas ou mais profundas, a futura pele poderá adquirir alterações da coloração.

Tratamentos

O tratamento imediato consiste em lavar muito bem com água e sabão a ferida. Todos os detritos devem ser gentilmente removidos, sem causar grande dor. Depois é necessário cobrir a ferida com gaze gorda e uma gaze esterilizada. Se esta não existir, serve também um pano limpo. Deve-se manter a ferida e o penso limpos e secos.

O gelo colocado sobre o penso poderá ajudar a diminuir o inchaço e a dor. Também poderá ter de elevar a zona ferida a um nível acima do coração para diminuir o inchaço. A ingestão de um comprimido analgésico ajuda a diminuir as dores. A prescrição do antibiótico ficará ao critério do médico. Se não estiver actualizada, a vacina contra o tétano deve ser tomada.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade